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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 11:15 am
por Marino
Vinicius Pimenta escreveu:Legal que na notificação consta coisa diferente do que o cara afirmou na entrevista pra mim.

Notificação de venda do F-18 ao Brasil mostra detalhes da proposta de US$ 7 bi
Escrito por Defesa Brasil
Sex, 07 de Agosto de 2009 23:42

Falta de notificação era uma das maiores críticas à proposta norte-americana; Itens notificados incluem armamentos; Leia a íntegra.

Vinicius Pimenta

Os EUA deram mais um passo político de olho no Projeto F-X2. A DSCA (Defense Security Cooperation Agency) notificou nesta quinta-feira (06/08) o Congresso do país sobre a possível venda de 36 caças F/A-18 Super Hornet ao Brasil. (...)

Em entrevista exclusiva ao Defesa Brasil, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Boeing Michael Coggins havia informado que o Governo dos EUA estava adiantando o processo "como um sinal do seu desejo de uma relação militar mais estreita [com o Brasil]".

Por outro lado, diferente do que informou o executivo, a notificação também inclui 28 mísseis de médio alcance AIM-120C7 e mesma quantidade de mísseis de curto alcance AIM-9M, de versão inferior ao atual AIM-9X. Coggins havia afirmado que não constavam armamentos na proposta norte-americana ao Brasil, pois a FAB teria preferido integrar seus próprios mísseis.

(...)

Íntegra em:

http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... s-7-bi.php

----------

A gente tem memória e não é bobo. Não pode falar, diz que não pode falar, só não inventa. Segunda-feira tem coletiva em São Paulo, estarei lá e vou perguntar isso.

Aliás, alguém quer deixar perguntas? rsrs.
MP.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 11:34 am
por Penguin
gaitero escreveu:
Santiago escreveu:E se a proposta do Rafale for mais cara?
Dês de que os custos se justifiquem não há problema...
Custos x Benefícios! Voila!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:01 pm
por alexmabastos
[quote="orestespf"]Amigos e colegas DBistas,

será que os interessados (concorrentes ao FX-2) não conversaram com as pessoas envolvidas no processo sobre realmente o que se deseja? Será que eles ofereceram "coisas" sem saber exatamente o que fazemos e conhecemos no País? (Não se esqueçam da enxurrada de empresas estrangeiras que populam estas terras...) Será que eles seriam tolos para oferecer exatamente o que já dominamos há anos? Será que eles desconheciam o papel internacional e os conhecimentos presentes na Embraer? Será que não houve diálogo constante entre a FAB e os interessados? Será? Será? Será?

A leitura que faço destas vagas informações que brotaram na mídia não passa é que não passa de marketing mesmo, como o objetivo de "sensibilizar" a imprensa e o cidadão comum, até porque o cerne das propostas continuam fechadas à sete chaves.

Não acredito que a proposta americana é aquela que apareceu aí, visto ser muito tímida, estou convencido que é muito, mas muito maior do que aquilo. O objetivo, acredito, foi apenas levar a notificação para o congresso americano, algo que estava demorando e não tinha respostas, há não ser as verbais, logo isso é uma tentativa para reverter o quadro. Basta analisar o fato que o Saito "estendeu" o prazo de agosto para setembro, "revelando" que nova chance foi dada e se foi dada, é porque, de certa forma, algo novo e talvez interessante tenha surgido por aí.

O caso francês é análogo, ao meu ver. Sempre disse aqui que o kernel deste reaparelhamento é inserir defesa na agenda política, industrial e comercial. Isto se traduz, em linguagem dos políticos, como criação/expansão industrial e geração de empregos, isto é tudo o que eles querem e precisam, ainda mais em época de crise internacional onde os arranhões precisam ser dissipados de forma crível e com soluções "elogiosas". Assim sendo, o que saiu sobre a "proposta" francesa não passa de algo nesta direção, ou seja, a parte interessada se antecipou e colocou na rua algo para chamar a atenção da imprensa e da população, desviar o debate para esta modalidade e também para desviar o foco dos preços e custos.

Não estou preocupado com proposta alguma, tenho certeza que todas são ótimas, algo que nunca tivemos e que inclusive coloca o Brasil em destaque no cenário internacional pelos tratamentos que vem recebendo. Porém, dizer, todos dizem; colocar no papel, todos estão demonstrando claramente que colocam; resta saber se, após assinatura do contrato (seja com quem for), não teremos ruptura contratuais, ou ainda, se toda esta benevolência que surge a cada dia e de todas as partes (interessadas) dependerá do humor de governos atuais ou se será (igualmente) uma proposta de Estado (da parte deles), se não for assim, basta mudar um governo para que o Brasil receba outro tratamento e sobre o mesmo assunto. Isto vale para EUA, França e Suécia.

As propostas chegaram em um patamar muito alto, hoje já não estou convencido que elas sejam sustentáveis, estão prometendo (e colocando formalmente no papel) tudo e mais um pouco. O papel do governo brasileiro é de conseguir salvas-guarda de que tudo isso não mude com o tempo, só assim haverá certeza de que o Brasil passou a receber tratamento diferenciado de fato e não promessas de casamentos que se interrompem antes mesmo do noivado.


Saudações cordiais,

Orestes[/quote]

Bom dia!

Poderiam ter soltado esta proposta (real ou não) da Boing para que fosse comparada com a francesa. A da França, muito mais abrangente e comprometida, teria o apoio de todos para ser aceita mesmo com NJ cantando a bola há tempos e o preço sendo maior.

Abs
Alex

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:10 pm
por GDA_Fear
Vamos esclarecer uma coisa.

Boeing -> Saiu proposta dos armamentos e sistemas que virão.
Dassault->Saiu proposta em relação a ToTs

OU SEJA,não tem como comparar são coisas DIFERENTES.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:11 pm
por orestespf
alexmabastos escreveu: Bom dia!

Poderiam ter soltado esta proposta (real ou não) da Boing para que fosse comparada com a francesa. A da França, muito mais abrangente e comprometida, teria o apoio de todos para ser aceita mesmo com NJ cantando a bola há tempos e o preço sendo maior.

Abs
Alex
Alex, todas as propostas são obrigatoriamente classificadas, não podem ser reveladas. Assim sendo, o que "vazou" não é proposta alguma, mas sim a notificação encaminhada ao congresso americano (o que lá é uma obrigação), porém não retratando a proposta em si, mas parte dela, bem como uma "propaganda" dos franceses, visto que a origem da notícia é da própria "Equipe Rafale". Ninguém ousaria divulgar suas propostas, seria como revelar seus segredos. Desta forma, tire da cabeça que alguém em sã consciência possa divulgar algo para leigos poderem comparar e concluir algo, isto é papel da FAB e do MD. Não sonhe com isso, nem mesmo depois que for anunciado o vencedor, ou seja, nem depois disso as três propostas virão a público. Enquanto isso, vamos apenas abstraindo, juntando os fatos e apelando para a intuição de forma a revelar o "caminho" e não a resposta.


Abração,

Orestes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:12 pm
por Marino
Isto É:

Os Caças De Jobim
A escolha do ministro da Defesa vai definir o futuro da indústria bélica nacional

Claudio Dantas Sequeira


DECISÃO MILIONÁRIA Opção de Jobim envolve contratos que chegam a R$ 8 bilhões

Após 15 anos de negociações frustradas, batalhas de lobbies das maiores potências bélicas do planeta e uma sequência interminável de testes e avaliações técnicas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, finalmente terá em mãos até o final da próxima semana o relatório completo para escolher quais serão os novos aviões superssônicos da Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se de um documento com mais de mil páginas com a análise completa das ofertas finais feitas pelos americanos da Boeing, que oferecem o F-18 Super Hornet; pelos franceses da Dassault, que produzem o Rafale; e pelos suecos da Saab, que concorrem com o Gripen NG. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende anunciar a escolha no dia 7 de setembro. Trata-se de uma decisão com perspectivas de longo prazo e efeitos na concepção estratégica da segurança nacional e no desenvolvimento tecnológico do País. Como tem alertado o ministro Jobim, a transferência tecnológica obtida com a compra dos aviões deve assegurar uma retomada da indústria bélica nacional, na tentativa de alçar o Brasil aos líderes mundiais do setor num prazo de três décadas.

Na semana passada, americanos, franceses e suecos entregaram à FAB a chamada “Best and Final Offer”, a melhor e última oferta, com a qual tiveram chance de melhorar suas propostas iniciais. A Dassault reduziu o preço do Rafale de 70 milhões de euros para 50 milhões de euros, se aproximando dos demais finalistas, o F-18 (US$ 55 milhões) e o Gripen (US$ 50 milhões).

A Boeing ampliou o pacote de compensações comerciais, industriais e tecnológicas. Os americanos propõem parceria com 45 empresas, enquanto os franceses visam à cooperação com 38 companhias ou entidades brasileiras. Na análise comparativa feita pela FAB, as três aeronaves se destacaram de diferentes maneiras, ficando F-18 e Rafale tecnicamente empatados. Equipado com componentes de quinta geração e armamentos de ponta, o caça francês saiu vitorioso no quesito tecnológico. O Super Hornet venceu na logística, pois suas peças e seus armamentos são mais baratos e fáceis de ser encontrados. O Gripen NG, por sua vez, ainda é um protótipo, o que colocou o avião sueco como preferido da FAB para o desenvolvimento do projeto desde sua fase inicial. Mas, para a cúpula da Defesa, não ter o aparelho completamente operacional é um problema. Assim como o fato de o Gripen NG apresentar diversos componentes de fabricação americana, portanto suscetível a embargo para a transferência tecnológica.

Com a balança pendendo para os franceses, o governo de Barack Obama lançou uma ofensiva para tentar reverter o jogo em prol do F-18. Na quarta-feira 29, desembarcou em Brasília o chefe do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, general Douglas Fraser, que esteve com representantes do Ministério da Defesa e das três Forças. Na terça-feira 4, foi a vez de o próprio conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, general James Jones, cumprir a liturgia de encontros a portas fechadas, primeiro com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e depois com Jobim.

O presidente Obama quer que esse relacionamento cresça entre nossos países”, afirmou Jones. Nos encontros, o general americano ressaltou a necessidade de aprofundar a parceria militar bilateral. Ele entregou ao chanceler Celso Amorim uma carta em que a secretária de Estado, Hillary Clinton, garante que haverá total transferência de tecnologia ao Brasil (leia quadro à dir.). As palavras foram reiteradas pela subsecretária de Controle de Armamento, Ellen Tauscher, que integrou a comitiva. “Trata-se de uma oferta sem precedentes.” Ela esteve acompanhada do subsecretário de Estado de Defesa, Aquisição e Tecnologia, Ashton Carter. O problema é que, em termos de equipamentos de defesa, a lei americana não permite a transferência tecnológica a não ser que haja aval do Congresso. E isso vale mesmo que autoridades do Executivo prometam o contrário. Ao saber disso, o chanceler Celso Amorim ponderou sobre o embargo imposto pelos EUA à venda dos Super Tucanos da Embraer para a Venezuela em 2006, exatamente porque o avião brasileiro possui equipamentos fabricados nos EUA.

O relatório da FAB, embora seja conclusivo, não tem caráter decisório. Caberá a Lula e a Jobim a palavra final e escolher o Dia da Independência para o anúncio do caça escolhido pode indicar que de fato o Brasil está caminhando no sentido de adquirir conhecimento para fabricar suas próprias defesas.
Promessas De Última Hora

“Como você sabe, o Departamento de Estado é responsável por autorizar a venda e a exportação de artigos e serviços de defesa dos Estados Unidos. O Departamento de Estado examinou detalhadamente a proposta da Marinha dos Estados Unidos e apoia completamente a transferência de toda informação relevante e toda tecnologia necessária em apoio a essa proposta de venda. Além disso, acreditamos que a oferta da Marinha dos Estados Unidos preenche, e em muitas áreas excede, todos os requisitos técnicos da Força Aérea Brasileira. A Marinha dos Estados Unidos está oferecendo tecnologias e capacidades provadas em combate que, em outras partes da indústria da aviação internacional, estão ainda apenas nos estágios conceituais"
Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, em carta entregue a Celso Amorim

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2 ... 6127-1.htm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:12 pm
por orestespf
GDA_Fear escreveu:Vamos esclarecer uma coisa.

Boeing -> Saiu proposta dos armamentos e sistemas que virão.
Dassault->Saiu proposta em relação a ToTs

OU SEJA,não tem como comparar são coisas DIFERENTES.
E ambas são falsas (no sentido de não retratar a verdade, a completitude das mesmas), acredite. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:20 pm
por orestespf
Marino escreveu:Isto É:

Os Caças De Jobim
A escolha do ministro da Defesa vai definir o futuro da indústria bélica nacional

Claudio Dantas Sequeira


DECISÃO MILIONÁRIA Opção de Jobim envolve contratos que chegam a R$ 8 bilhões

Após 15 anos de negociações frustradas, batalhas de lobbies das maiores potências bélicas do planeta e uma sequência interminável de testes e avaliações técnicas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, finalmente terá em mãos até o final da próxima semana o relatório completo para escolher quais serão os novos aviões superssônicos da Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se de um documento com mais de mil páginas com a análise completa das ofertas finais feitas pelos americanos da Boeing, que oferecem o F-18 Super Hornet; pelos franceses da Dassault, que produzem o Rafale; e pelos suecos da Saab, que concorrem com o Gripen NG. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende anunciar a escolha no dia 7 de setembro. Trata-se de uma decisão com perspectivas de longo prazo e efeitos na concepção estratégica da segurança nacional e no desenvolvimento tecnológico do País. Como tem alertado o ministro Jobim, a transferência tecnológica obtida com a compra dos aviões deve assegurar uma retomada da indústria bélica nacional, na tentativa de alçar o Brasil aos líderes mundiais do setor num prazo de três décadas.

Na semana passada, americanos, franceses e suecos entregaram à FAB a chamada “Best and Final Offer”, a melhor e última oferta, com a qual tiveram chance de melhorar suas propostas iniciais. A Dassault reduziu o preço do Rafale de 70 milhões de euros para 50 milhões de euros, se aproximando dos demais finalistas, o F-18 (US$ 55 milhões) e o Gripen (US$ 50 milhões).

A Boeing ampliou o pacote de compensações comerciais, industriais e tecnológicas. Os americanos propõem parceria com 45 empresas, enquanto os franceses visam à cooperação com 38 companhias ou entidades brasileiras. Na análise comparativa feita pela FAB, as três aeronaves se destacaram de diferentes maneiras, ficando F-18 e Rafale tecnicamente empatados. Equipado com componentes de quinta geração e armamentos de ponta, o caça francês saiu vitorioso no quesito tecnológico. O Super Hornet venceu na logística, pois suas peças e seus armamentos são mais baratos e fáceis de ser encontrados. O Gripen NG, por sua vez, ainda é um protótipo, o que colocou o avião sueco como preferido da FAB para o desenvolvimento do projeto desde sua fase inicial. Mas, para a cúpula da Defesa, não ter o aparelho completamente operacional é um problema. Assim como o fato de o Gripen NG apresentar diversos componentes de fabricação americana, portanto suscetível a embargo para a transferência tecnológica.

Com a balança pendendo para os franceses, o governo de Barack Obama lançou uma ofensiva para tentar reverter o jogo em prol do F-18. Na quarta-feira 29, desembarcou em Brasília o chefe do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, general Douglas Fraser, que esteve com representantes do Ministério da Defesa e das três Forças. Na terça-feira 4, foi a vez de o próprio conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, general James Jones, cumprir a liturgia de encontros a portas fechadas, primeiro com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e depois com Jobim.

O presidente Obama quer que esse relacionamento cresça entre nossos países”, afirmou Jones. Nos encontros, o general americano ressaltou a necessidade de aprofundar a parceria militar bilateral. Ele entregou ao chanceler Celso Amorim uma carta em que a secretária de Estado, Hillary Clinton, garante que haverá total transferência de tecnologia ao Brasil (leia quadro à dir.). As palavras foram reiteradas pela subsecretária de Controle de Armamento, Ellen Tauscher, que integrou a comitiva. “Trata-se de uma oferta sem precedentes.” Ela esteve acompanhada do subsecretário de Estado de Defesa, Aquisição e Tecnologia, Ashton Carter. O problema é que, em termos de equipamentos de defesa, a lei americana não permite a transferência tecnológica a não ser que haja aval do Congresso. E isso vale mesmo que autoridades do Executivo prometam o contrário. Ao saber disso, o chanceler Celso Amorim ponderou sobre o embargo imposto pelos EUA à venda dos Super Tucanos da Embraer para a Venezuela em 2006, exatamente porque o avião brasileiro possui equipamentos fabricados nos EUA.

O relatório da FAB, embora seja conclusivo, não tem caráter decisório. Caberá a Lula e a Jobim a palavra final e escolher o Dia da Independência para o anúncio do caça escolhido pode indicar que de fato o Brasil está caminhando no sentido de adquirir conhecimento para fabricar suas próprias defesas.
Promessas De Última Hora

“Como você sabe, o Departamento de Estado é responsável por autorizar a venda e a exportação de artigos e serviços de defesa dos Estados Unidos. O Departamento de Estado examinou detalhadamente a proposta da Marinha dos Estados Unidos e apoia completamente a transferência de toda informação relevante e toda tecnologia necessária em apoio a essa proposta de venda. Além disso, acreditamos que a oferta da Marinha dos Estados Unidos preenche, e em muitas áreas excede, todos os requisitos técnicos da Força Aérea Brasileira. A Marinha dos Estados Unidos está oferecendo tecnologias e capacidades provadas em combate que, em outras partes da indústria da aviação internacional, estão ainda apenas nos estágios conceituais"
Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, em carta entregue a Celso Amorim

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2 ... 6127-1.htm
Melhor matéria sobre defesa que saiu na imprensa até agora. Falou o básico, de forma correta e sem entrar em partes sensíveis. O texto foi escrito de uma forma tão interessante que permite ao leitor tirar várias conclusões do mesmo, não necessariamente dizendo quem é o vencedor (e o texto nem sugere isso), mas apontando corretamente o que anda acontecendo por aí. O interessante é que o autor "atualizou" os valores do pacote, citou o "nível" que se encontra o debate ao citar o ministro Celso Amorim, sem falar que cutucou a constante preocupação com os americanos, mas não deixou de apontar a tentativas deles em mudar tal comportamento. Muito interessante esta matéria.


Orestes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:22 pm
por Carlos Mathias
Ao saber disso, o chanceler Celso Amorim ponderou sobre o embargo imposto pelos EUA à venda dos Super Tucanos da Embraer para a Venezuela em 2006, exatamente porque o avião brasileiro possui equipamentos fabricados nos EUA.
Eu sempre falo aqui que nossa diplomacia adora um prato de vingança frio, gelado.
Aos que não aceitam ou não entendem como funciona, esse é um pequeno exemplo do retorno.
Agora vamos pensar.
Será que valeu realmente à pena phuder (com "u", porque é mais profundo) o Brasil nessa pequena venda de aviões que absolutamente não mudariam porra nenhuma na região e agora perder uma venda de mais de 100 F-18E, fora o mantenimento do alinhamento político brasileiro (até mesmo obrigatório pela ligação logística) com os EUA?

Quem foi o esperto?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:23 pm
por Vinicius Pimenta
orestespf escreveu:
GDA_Fear escreveu:Vamos esclarecer uma coisa.

Boeing -> Saiu proposta dos armamentos e sistemas que virão.
Dassault->Saiu proposta em relação a ToTs

OU SEJA,não tem como comparar são coisas DIFERENTES.
E ambas são falsas (no sentido de não retratar a verdade, a completitude das mesmas), acredite. :wink:
Está coberto de razão, Orestes. Até porque ninguém vai querer abrir o jogo para o inimigo.

É aí que entra o nosso papel de perguntar, embora eles (todos) sejam "cascudos" nisso e sempre conseguem sair pela tangente, como no caso das minhas (nossas, DB) perguntas sobre armamento. Mesmo assim vamos perguntar. As perguntas nunca são indiscretas, as respostas que podem ser. :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:24 pm
por Vinicius Pimenta
orestespf escreveu:Melhor matéria sobre defesa que saiu na imprensa até agora. Falou o básico, de forma correta e sem entrar em partes sensíveis. O texto foi escrito de uma forma tão interessante que permite ao leitor tirar várias conclusões do mesmo, não necessariamente dizendo que é o vencedor (e o texto nem sugere isso), mas apontando corretamente o que anda acontecendo por aí. O interessante é que o autor "atualizou" os valores do pacote, citou o "nível" que se encontra o debate ao cita o ministro Celso Amorim, sem falar que cutucou a constante preocupação com os americanos, mas não deixou de apontar a tentativas deles em mudar tal comportamento. Muito interessante esta matéria.


Orestes
Concordo, o Claudio Dantas Sequeira vem sempre escrevendo os melhores textos. Acho que ele escreve pro Valor Econômico também.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:25 pm
por Vinicius Pimenta
Carlos Mathias escreveu:
Ao saber disso, o chanceler Celso Amorim ponderou sobre o embargo imposto pelos EUA à venda dos Super Tucanos da Embraer para a Venezuela em 2006, exatamente porque o avião brasileiro possui equipamentos fabricados nos EUA.
Eu sempre falo aqui que nossa diplomacia adora um prato de vingança frio, gelado.
Aos que não aceitam ou não entendem como funciona, esse é um pequeno exemplo do retorno.
Agora vamos pensar.
Será que valeu realmente à pena phuder (com "u", porque é mais profundo) o Brasil nessa pequena venda de aviões que absolutamente não mudariam porra nenhuma na região e agora perder uma venda de mais de 100 F-18E, fora o mantenimento do alinhamento político brasileiro (até mesmo obrigatório pela ligação logística) com os EUA?

Quem foi o esperto?
Perdoe seus inimigos, mas nunca esqueça os seus nomes.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:26 pm
por Penguin
orestespf escreveu:
alexmabastos escreveu: Bom dia!

Poderiam ter soltado esta proposta (real ou não) da Boing para que fosse comparada com a francesa. A da França, muito mais abrangente e comprometida, teria o apoio de todos para ser aceita mesmo com NJ cantando a bola há tempos e o preço sendo maior.

Abs
Alex
Alex, todas as propostas são obrigatoriamente classificadas, não podem ser reveladas. Assim sendo, o que "vazou" não é proposta alguma, mas sim a notificação encaminhada ao congresso americano (o que lá é uma obrigação), porém não retratando a proposta em si, mas parte dela, bem como uma "propaganda" dos franceses, visto que a origem da notícia é da própria "Equipe Rafale". Ninguém ousaria divulgar suas propostas, seria como revelar seus segredos. Desta forma, tire da cabeça que alguém em sã consciência possa divulgar algo para leigos poderem comparar e concluir algo, isto é papel da FAB e do MD. Não sonhe com isso, nem mesmo depois que for anunciado o vencedor, ou seja, nem depois disso as três propostas virão a público. Enquanto isso, vamos apenas abstraindo, juntando os fatos e apelando para a intuição de forma a revelar o "caminho" e não a resposta.


Abração,

Orestes
Prefeito Orestes [009]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:28 pm
por Marino
Vinicius Pimenta escreveu:
orestespf escreveu:Melhor matéria sobre defesa que saiu na imprensa até agora. Falou o básico, de forma correta e sem entrar em partes sensíveis. O texto foi escrito de uma forma tão interessante que permite ao leitor tirar várias conclusões do mesmo, não necessariamente dizendo que é o vencedor (e o texto nem sugere isso), mas apontando corretamente o que anda acontecendo por aí. O interessante é que o autor "atualizou" os valores do pacote, citou o "nível" que se encontra o debate ao cita o ministro Celso Amorim, sem falar que cutucou a constante preocupação com os americanos, mas não deixou de apontar a tentativas deles em mudar tal comportamento. Muito interessante esta matéria.


Orestes
Concordo, o Claudio Dantas Sequeira vem sempre escrevendo os melhores textos. Acho que ele escreve pro Valor Econômico também.
E está por dentro do que está acontecendo "nos bastidores".
Realmente, o melhor texto até agora publicado na "mídia leiga".

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Ago 08, 2009 12:30 pm
por orestespf
Vinicius Pimenta escreveu:
orestespf escreveu: E ambas são falsas (no sentido de não retratar a verdade, a completitude das mesmas), acredite. :wink:
Está coberto de razão, Orestes. Até porque ninguém vai querer abrir o jogo para o inimigo.

É aí que entra o nosso papel de perguntar, embora eles (todos) sejam "cascudos" nisso e sempre conseguem sair pela tangente, como no caso das minhas (nossas, DB) perguntas sobre armamento. Mesmo assim vamos perguntar. As perguntas nunca são indiscretas, as respostas que podem ser. :mrgreen:
Obrigado por me "ajudar" neste assunto, Vinícius, achei que estava ficando doido ao insistir neste assunto e ver que os demais insistiam no contrário, como este comentário vem você... Ufa!!!

E concordo com seu último parágrafo, tem mesmo que perguntar, mesmo tendo consciência que eles farão de tudo para se esquivar. Bem, vou pensar em algo (perguntas ou "temas") e lhe envio por MP, talvez consiga aproveitar alguma coisa. :mrgreen:


Grande abraço,

Orestes