TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15616 Mensagem por brisa » Sex Ago 07, 2009 8:19 pm

orestespf escreveu:
brisa escreveu:Eu?????? :lol: :lol: :lol:

Olha la a minha assinatura amado mestre :twisted:

Apesar de ser ruim na leitura das entrelinhas, descobri que sou bom na analize dos fatos :twisted:

Por enquanto vou ficando.....ficando....ficando......

Alias acabei de abrir um Malbec argentino ***..... campeão..... so pra relaxar....sabes né :lol: :lol: :lol:

Sintra.....desculpe este erro tosco :oops: :oops: :oops: e obrigado :wink:

Mas é devido a sua assinatura que disse que "perdeu", ora bolas!!! :twisted: :twisted:

Procure a declaração do ministro Celso Amorin a cerca do FX-2, algo de dias atrás, verá que as chances de seu preferido tendem a zero exponencialmente. Mas deixo claro que não tenho nada contra este caça, aliás em relação a nenhum deles. Preferia o SU-35, mas este já morreu faz tempo, hoje me prendo a idéia do "modelo" idealizado por este governo e pra mim já está claro do que se trata, só falta o "símbolo" para confirmar. E se esta hipótese se confirmar (tese), então o mundo vai cair de joelhos, até os de cima se espantarão (já estão, por isso as reações).

Agora pego carona no post anterior do Bender, pense assim, para quem anunciou 2,2 bilhões de dólares em caças, com a imprensa especulando algo em torno de 4 bi, o que a população vai dizer quando souber que os americanos estão pedindo 7 bi em uma proposta pra lá de meia-boca??? Pense! A ficha da imprensa vai cair, vão dizer que a compra dos subs não foi tão cara assim e o que está em jogo não é grana, mas algo muito maior. Por isso digo, nada melhor do que um ex-militar falastrão do governo americano, mais uma cartinha importante e este valor anunciado para os caças para colocar o sentimento de patriotismo em voga. :twisted: :twisted:

Agora deu, tudo aconteceu como imagino ter sido planejado, o tiro saiu pela culatra, e a volta por cima se consolidou. Mas não se preocupe com isso, está muito bem acompanhado pelo bom vinho argentino. :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes
Estava escrevendo e fui pegar um petit Brie e so agora vi este post seu :oops:

Orestes.... foi publicado aqui no DB não sei quantas notícias sobre os valores(Especulativos) algumas dessas notícias falavam em até $ 9 Bilhões (o contrato poderia chegar).

Acho que voce estava de férias....

Agora o amiguinho do Marino entrou na jogada sem saber o que é off- side...Center ALFF.... apenas digamos figurativo.

Como te falei, sou ruim nas entrelinhas(estrelinhas?*).

É apenas uma opinião

Abração

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#15617 Mensagem por Marino » Sex Ago 07, 2009 8:26 pm

Agora o amiguinho do Marino entrou na jogada sem saber o que é off- side...Center ALFF.... apenas digamos figurativo.
????????????????????????????????????

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

#15618 Mensagem por brisa » Sex Ago 07, 2009 8:29 pm

Marino escreveu:
????????????????????????????????????
Almirante ....me referia pejorativamente ao Celso Amorim..... minhas mais sinceras desculpas :oops:

certer alff e off side são termos futebolíscos antigos :lol:

Marino
Sênior
Sênior

#15619 Mensagem por Marino » Sex Ago 07, 2009 8:32 pm

[009]
Desculpe, não tinha entendido que se referia ao [057]. É que estou meio grogue por conta de uma "virose" (diagnóstico qdo os médicos não sabem o que é :evil: )
Abração

Barão do Rio Branco
soultrain
Sênior
Sênior

#15620 Mensagem por soultrain » Sex Ago 07, 2009 8:35 pm

Marino escreveu:[009]
Desculpe, não tinha entendido que se referia ao [057]. É que estou meio grogue por conta de uma "virose" (diagnóstico qdo os médicos não sabem o que é :evil: )
Abração
Hehehe médico é igual em todo o mundo, as melhoras comandante!!!

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
alexmabastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#15621 Mensagem por alexmabastos » Sex Ago 07, 2009 8:36 pm

[quote="orestespf"]Senhores,

que fogo bobo é este??? O valor apresentado é praticamente o mesmo da Austrália, logo não é novidade alguma, sem falar que lá não tinha armamentos (disseram isso aqui), mas com suporte maior. É caro, sim, muito caro, mas alguém imaginou algo bem abaixo disso?? Eu não...

Outra coisa, para os empolgados tenho que dizer que não entendo a euforia com esta proposta (e que me parece estar longe de ser verdadeira, apenas algo meio superficial e olhe lá) e com o que estamos vendo na imprensa brasileira, fora as visitas importantes e cartinhas de última hora. Se está tudo bem e se a proposta (o que saiu aí) é tão boa assim, pergunto: por que tanta gritaria desta turma boazinha????

Não adianta falar, mas este lado professor me condena, mas vamos lá: preço não importa, nem hoje e nem lá trás, no início, o jogo é outro, muito distante do que estão vendo agora, isto não conta, não serve pra nada e o buraco é muito mais embaixo.

Basta parar pra pensar, dias atrás vimos um ministro do Estado, mais especificamente do MRE, dando importante opinião sobre a compra dos caças. E quem compreende a linguagem dos diplomatas saberá que tal declaração foi uma porrada forte e em cheio. O assunto, me parece, não está sendo tratado mais no âmbito da FAB e MD somente, partiu para vôos mais altos, coisa de gente grande e que, quando é assim, o significado é outro.

Mas se for para fazer alguns amigos dormirem bem esta noite, continuem empolgados e feliz com o que não diz nada (tal nota). Ou alguém em sã consciência imagina que um concorrente iria abrir sua proposta assim, tão facilmente e deixar os demais quietos e podendo agir??? rsrsrs[/quote]

O que realmente o Celso Amorim disse?
Droga! Estou sempre precisando correr pra acompanhar estes raciocínios! [003]
Se eu jogar a toalha vou querer via mp tudo bem explicado [003] [003] [003]

Abs
Alex

alexmabastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#15622 Mensagem por alexmabastos » Sex Ago 07, 2009 8:37 pm

Mas vou me esforçar.
Faz lembrar meus professores...sempre querendo que pensássemos...
Isso faz bem.

Abs!!

soultrain
Sênior
Sênior

#15623 Mensagem por soultrain » Sex Ago 07, 2009 8:38 pm

Pois é meus caros, estranho é a falta de comentários ao extenso post do nosso colega sobre ToT do Rafale, muito mais significativo como noticia, que esse anuncio que não trás nenhuma novidade.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Marino
Sênior
Sênior

#15624 Mensagem por Marino » Sex Ago 07, 2009 8:42 pm

soultrain escreveu:
Marino escreveu:[009]
Abração
Hehehe médico é igual em todo o mundo, as melhoras comandante!!!

[[]]'s
[009]

Barão do Rio Branco
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#15625 Mensagem por orestespf » Sex Ago 07, 2009 9:01 pm

brisa escreveu: Estava escrevendo e fui pegar um petit Brie e so agora vi este post seu :oops:

Orestes.... foi publicado aqui no DB não sei quantas notícias sobre os valores(Especulativos) algumas dessas notícias falavam em até $ 9 Bilhões (o contrato poderia chegar).

Acho que voce estava de férias....

Como te falei, sou ruim nas entrelinhas(estrelinhas?*).

É apenas uma opinião

Abração
Sem problema algum, amigo Brisa.

Realmente não vi nada sobre os 9 bi, provavelmente apareceu em minhas férias mesmo. Só me preocupo com notícias assim, ou seja, sem ler fica difícil dizer se era tentativa de escândalo ou tentativa de dizer a verdade (tenho minhas dúvidas...).

Bem, o que é bom (pra você) ainda não apareceu, nem sei se vai aparecer, mas como as coisa andam...

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#15626 Mensagem por orestespf » Sex Ago 07, 2009 9:04 pm

alexmabastos escreveu: O que realmente o Celso Amorim disse?
Droga! Estou sempre precisando correr pra acompanhar estes raciocínios! [003]
Se eu jogar a toalha vou querer via mp tudo bem explicado [003] [003] [003]

Abs
Alex
Olá Alex,

ele disse que: "Eles cometeram um grande erro! Não podiam ter impedido a venda de Super Tucanos à Venezuela. Nós perdemos muito, eles perderam pouco, mas quem realmente ganhou foram os russos." (Deixo claro que escrevi de memória, provavelmente foi diferente na forma, mas a essência foi esta mesmo).

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#15627 Mensagem por orestespf » Sex Ago 07, 2009 9:06 pm

soultrain escreveu:Pois é meus caros, estranho é a falta de comentários ao extenso post do nosso colega sobre ToT do Rafale, muito mais significativo como noticia, que esse anuncio que não trás nenhuma novidade.
Está correto, Soultrain, mas a pergunta que fica é: por que os franceses divulgaram aqui? Este ponto me parece vital e explica muitas coisas, principalmente na parte referente a geração de empregos, algo que enche os olhos de qualquer político e permite usar e abusar de suas retóricas.

Abração,

Orestes

HIGGINS

#15628 Mensagem por HIGGINS » Sex Ago 07, 2009 9:06 pm

Que infernooo!

É capaz do FX-2 virar fumaça!
Decido logo, cramunhão! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Vou ter um infarto com essa bagaça que nunca é anunciada! [062]

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#15629 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Ago 07, 2009 9:20 pm

soultrain escreveu:Pois é meus caros, estranho é a falta de comentários ao extenso post do nosso colega sobre ToT do Rafale, muito mais significativo como noticia, que esse anuncio que não trás nenhuma novidade.
De fato soultrain, um post que me parece importantíssimo e praticamente passou "batido" nos comentários.

Fiz (não sei se ajudo ou atrapalho) um resumo do texto com uma melhor estética (pelo menos me pareceu assim), para facilitar a visualização, e quem sabe alguém com conhecimento sobre os tópicos possa "abrir" mais o assunto.

Lembrando: Este não é o texto original, está reduzido/alterado.
Tigershark escreveu:Dassault abre detalhes de sua proposta de Transferência de Tecnologia
Escrito por Administrator
Sex, 07 de Agosto de 2009 17:11

DESTAQUES DA COOPERAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA UM IMPULSO SIGNIFICATIVO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA AEROESPACIAL E DE DEFESA COM BENEFÍCIOS DE LONGO PRAZO
A Oferta de Transferência de Tecnologia RAFALE tem propostas para 65 projetos em cooperação com 38 entidades/empresas brasileiras potenciais.

OFERTA ILIMITADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA AO BRASILA equipe RAFALE está preparada para transferir tecnologias altamente sensíveis que o Brasil não conseguiria obter de outra fonte. A aprovação para transferência irrestrita de tecnologia já foi oficialmente notificada ao COMAER por autoridades francesas.

TECNOLOGIAS ESSENCIAIS OFERECIDAS AO BRASIL

Integração aeromecânica de armas e casulos;
Engenharia da estrutura do avião;
Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA;
Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados; Integração de motor;
Gestão de testes de solo & voo;
Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão);
Micro sistemas eletro-mecânicos (MEMS);
Otimização multidisciplinar;
Nanotecnologias;
Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade; Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo;
Optrônica;
Aplicativos de pirotecnia espacial;
Software de radar e de sistema de planejamento de missão;
Desenvolvimento de software de simulação;
Tecnologias de baixa detectabilidade;
Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados.

NOVAS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE MERCADO

Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar

Processos compostos:

moldagem por transferência de resina,
colocação de fibras;
Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718);
Fundição de peças de alta precisão;

Outros processos metalúrgicos:

usinagem de 5 eixos com controle numérico,
usinagem de alta velocidade,
estiramento,
técnicas de soldagem & modelagem,
corte e perfuração a laser,
revestimento com plasma;

Processos de montagem:

montagem sem gabarito & robótica,
soldagem com feixe de elétrons,
soldagem TIG robótica;

Processos de inspeção:

testagem automática não destrutiva;
Simulações de processos de fabricação;

Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA).

Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos:

Engenharia de estrutura do avião;
Integração de oficina aeromecânica;
Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão;
Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência;
Integração de motor;
Optrônica;

Ambiente de pilotagem:

planejamento de missões e treinador de pilotos

Aproveitando a experiência adquirida pela equipe RAFALE em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como:

Programa do veiculo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial);
Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab;
Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS);
Nanotecnologias;
Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado.

FOCO NA EMBRAER

De acordo com sua posição de fabricante aeronáutica e integradora de sistemas, a EMBRAER terá total expertise e autonomia para liderar e realizar – em cooperação com a indústria aeronáutica brasileira – adaptações e aperfeiçoamentos futuros na aeronave RAFALE e seus sistemas. Isso levará a EMBRAER a adquirir capacidades e conhecimento—aprimorando o que já havia ganhado no programa AMX – para realizar, de modo autônomo no futuro, o projeto da próxima geração de caças brasileiros.

A EMBRAER tem a proposta de, também, desempenhar um papel chave na transferência da fabricação do RAFALE para o Brasil, a partir de peças estruturais essenciais da aeronave (ex. asa) até chegar a uma linha de montagem local para o RAFALE, iniciando o primeiro lote de aeronaves F-X2.

A indústria aeronáutica brasileira ganhará capacidades para fornecer suporte local à FAB em assistência técnica, inclusive na manutenção de elementos essenciais de sistemas e equipamentos da aeronave RAFALE: motor, aviônica, sensores, estrutura do avião.

FOCO NA COOPERAÇÃO COM UNIVERSIDADES

A equipe RAFALE atualmente coopera com mais de 100 universidades e centros de P&D no mundo todo. Ela fortalecerá seus elos com as universidades brasileiras e particularmente:
A cooperação com o ITA em áreas como nanotecnologia e MEMS com a participação de alunos de pós-doutorado;
A cooperação com o ITA para o desenvolvimento de motores turbojet para veículos aéreos não tripulados;
A pesquisa cooperativa com a Universidade Federal do Rio de Janeiro focando principalmente otimização não linear.

A RAFALE International tem o compromisso de apoiar o desenvolvimento das capacidades tecnológicas brasileiras, permitindo assim o projeto e produção da próxima geração de caças do país. Mais informações no site http://WWW.RAFALE.COM.BR.

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#15630 Mensagem por Penguin » Sex Ago 07, 2009 9:28 pm

Uma bela e abrangente proposta!

Vamos ver se as propostas de ToT da Saab e da Boeing vêm a tona também.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder