PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1546 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 9:56 am

gabriel219 escreveu: Sex Jul 30, 2021 2:58 am O restante, para Esq Cav Mec espalhados, fora das Bda Cav Mec, talvez possa haver solução nacional pra isso, como:
Imagem
Só trocar a HITFIST pela TORC 30 com um par de mísseis AC e perfeito para unidades Cav Mec fora das Bda Cav Mec.
Eu defendo aqui há tempos que as OM de inf mec e as de cav mec atreladas a elas devem se manter fiéis ao modelo básico do Guarani 6x6 e continuar investindo no desenvolvimento das VBE necessárias, incluso aí uma VBR equipada com TORC30 e um canhão adequado + mísseis AC. Não precisa mais do que isso.
Além de complementar a frota, elimina a necessidade de comprar mais bldos 8x8 que por si já devem valer 2 ou 3 Guarani 6x6.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1547 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 10:03 am

gogogas escreveu: Sex Jul 30, 2021 3:40 pm O ideal seria desenvolver as duas viaturas simultaneamente ! Mesmo que o ritmo de compras fosse lenta , mas não ficaríamos dependente de nenhum projeto de outro país !
Um dia ainda vamos saber o porquê de o exército ter interrompido o desenvolvimento do Guarani 8x8 em favor de um bldo importado. Até hoje não houve nenhuma explicação plausível que justificasse esse abandono.
Desde o início do projeto fala-se que os italianos fizeram o Guarani já modelado para evoluir a um 8x8 sem maiores problemas, e não mais que de repente, o exército larga mão dele e opta por um bldo importado e pronto. Tem alguma coisa aí e que não é só uma questão de dificuldades técnicas ou financeiras.
Enfim, a lógica seria desenvolver a VBTP 8x8 e partir dela evoluir naturalmente para uma VBCI e derivados, como a atual VBC Cav. Mas... :?




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1548 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 10:09 am

Túlio escreveu: Sex Jul 30, 2021 3:55 pm
Pessoalmente, eu trataria estes ROB (e quaisquer outros do gênero, incluindo o amado/odiado MMBT) pelo que mui provavelmente são: apenas exercícios e oportunidades de aprendizado (notem que agora o EB até já sabe que existe APS, a ponto de inserir nos citados ROB) teórico/intelectual. Lembrem do que eu já dizia ano passado, quando a tchurma do "fikenkaza" se esbaldava com seu adorado "saúde primeiro, economia a gente vê depois".
Bueno, o depois é hoje e, como aqui não tem noob (me refiro a este tópico), por onde começam os cortes tradicionalmente? C'mon guys, U know better...
Eu não lembro qual foi a solução financeira que o EB arrumou para bancar o projeto do Guarani, mas com certeza os recursos não vieram do orçamento.
Neste aspecto, podemos crer com razoável nível de precisão que o EB irá demandar financiamentos externos para tentar dar providência a quase todos os projetos de aquisição de material novo, aí incluso os bldos 8x8 e SL que ainda estão por vir.
A questão é: o ME aquiescerá todos esses financiamentos? Afinal, hoje existem uma série de barreiras que limitam, e muito, o endividamento do governo no longo prazo, e obviamente, não sabemos quem estará no poder nos próximos anos. Então, pode ser que tenhamos algo para ver concretamente, ou pode ser que simplesmente o EB jogue todos esses ROB e RLTI para a próxima década à espera de um novo simpatizante de suas causas no planalto central.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1549 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 31, 2021 1:23 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jul 30, 2021 6:30 pm Se arranjar alguém pra financiar...
Aí é que está, financiamento significa DÍVIDA! Mais do que já há! É preciso nos darmos conta de que, em pouco mais de um ano o BRL (e não só ele, USD, EUR, escolhas) já perdeu mais de 20% do poder de compra. As pessoas pensam "xi, o arroz ficou mais caro" quando é o oposto, o dinheiro que elas têm pra trocar por arroz é que ficou "mais barato", o Mercado apenas compensa a diferença. Notar, a alusão ao real, dólar e euro não é acidental, os três são emitidos e manipulados por Países (Brasil, EUA, UE - esta se comporta cada vez mais como uma Federação, mesmo não o sendo) que estão atirando dinheiro pra cima e deixando a pequena e microeconomia despencarem. É isso ou não governam.

Só que essa emissão descontrolada de dívida acaba tendo os piores efeitos possíveis no Orçamento, precisa emitir mais dinheiro para pagar os credores (e isso inclui todo o pessoal que recebe ajuda$ porque alguma compensação se deve dar a quem se viu privado de seus meios normais de subsistência), logo, menos sobra para fazer coisas como comprar/desenvolver e até modernizar blindado, porque Valor (não falo em dinheiro agora, que é apenas símbolo de valor) não é produzido pelo Estado e sim pelo véio e desprezado PAGADOR DE IMPOSTOS, tanto pessoas quanto empresas.

Mas nem é só sobre INFLAÇÃO e sim sobre coisa muito pior, que pode ser constatada nos três exemplos citados (BR, EUA e UE): ESTAGFLAÇÃO, ou seja, quando inflação e desemprego se tornam simbióticos, um se alimenta do outro e juntos crescem sempre mais. É por isso que financiamento algum vai ajudar a comprar ou desenvolver blindado. Queres um exemplo Histórico? Brasil no comecinho dos anos 90! O que compramos ou desenvolvemos para Defesa mesmo? Que eu me lembre foi quando a BID de então desmoronou, aliás.
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 31, 2021 10:09 am
Eu não lembro qual foi a solução financeira que o EB arrumou para bancar o projeto do Guarani, mas com certeza os recursos não vieram do orçamento.
Neste aspecto, podemos crer com razoável nível de precisão que o EB irá demandar financiamentos externos para tentar dar providência a quase todos os projetos de aquisição de material novo, aí incluso os bldos 8x8 e SL que ainda estão por vir.
A questão é: o ME aquiescerá todos esses financiamentos? Afinal, hoje existem uma série de barreiras que limitam, e muito, o endividamento do governo no longo prazo, e obviamente, não sabemos quem estará no poder nos próximos anos. Então, pode ser que tenhamos algo para ver concretamente, ou pode ser que simplesmente o EB jogue todos esses ROB e RLTI para a próxima década à espera de um novo simpatizante de suas causas no planalto central.
O caso do Guarani (e KC-390, e PROSUB, etc) teve origem em circunstâncias muito específicas: baixa inflação, baixo desemprego e montanhas de moedas (então) fortes entrando; hoje, graças às commodities, as moedas (já cada vez menos fortes) continuam entrando mas servem apenas para honrar débitos externos ou para pagar importações, que vão desde um iPhone até insumos essenciais à produção e ao comércio, ou ainda para causar/manter um mero efeito contábil (re$erva$, e notar que já estiveram acima de USD 390B* - 25/06/2019 - para, logo após o Coronga Day, caírem para pouco acima de USD 338B* - 29/04/2020, estando hoje em pouco mais de USD 355B*) que garanta a manutenção de crédito, mas podes apostar que isso tem muito mais a ver com insumos e vaCHINAs, "bolsas e ajudas" de todo tipo e manutenção da chamada "máquina estatal" do que com desenvolvimentos e compras militares.

* - https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consulta ... ries=13621

E aí voltamos ao Guarani, PROSUB e 390: todos sofreram e estão sofrendo grandes atrasos (dois deles já sofreram inclusive redução de encomendas) por falta de verba e não de tecnologia ou capacidade de desenvolvimento/produção ou mesmo de necessidade por parte das Forças. Mas "a Economia a gente vê depois", né? Bueno, estamos no depois: e agora, fazemos o quê?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1550 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 2:25 pm

Jogaram uma possível decisão da VBC Cav para até 2026, e penso que isso não foi por mero acaso.
Então, o exército me parece de certa forma está pensando no longo prazo em termos contábeis, também.
Se este projeto tem influência sobre a modernização de Cascavel e Leo 1A5, pode ser que tenhamos algo para comemorar este ano, ano que vem, em 2026, ou... só depois de 2030. Quem sabe.
Não há RFI por enquanto. Este novo ROB/RTLI server para que os interessados arrumem suas propostas de acordo com o que se pretende em termos logísticos, industriais e financeiros, agora com maior clareza e dentro daquilo que foi discutido com o EB e apresentado no respectivo relatório.
Pessoalmente acho muito difícil haver emissão de RFI este ano. Mas ano que vem é ano de promessas, e muita circulação em Brasília. Recursos também não serão necessariamente um problema. Ou pelo menos não se espera que seja dado nosso histórico. Mas é algo que julgo teremos de pagar para ver.
Se eventualmente o RFI for jogado para 2025/2026, imagino que entre lançamento do mesmo, a emissão da RFP, processo de decisão, escolha final, discussão de contrato e assinatura final, já estamos em 2028. Em 7 anos quiçá as coisas tenham mudado do ponto de vista macroestrutural da economia.
Mas eu posso estar enganado também e o EB fazer tudo isso em apenas um único ano.
Fico imaginando quais serão as nossas opções daqui a 5 anos para a VBC Cav. Admitindo que o sucesso do formato negocial para a aquisição destes bldos seja referência para a substituição dos Leo e M-113 na década seguinte.
ps: não deixo de pensar também que este prazo esticado em 2026 para uma decisão pode ter também uma saída pela tangente no sentido de viabilizar um Guarani 8x8, caso tudo dê errado na VBC Cav, assim como potencializar VBR 6x6 como uma solução pertinente para as OM de inf mec. Veremos.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1551 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 12:17 am

gogogas escreveu: Qui Jul 29, 2021 10:35 pm Com o orçamento apertado , a solução para nossas forças ,vai ser aquele financiamento a perder de vista :lol: , pq são muitos projetos e pouca grana , KC-390 cortado , Gripen sem novidades de segundo lote ,4 fragatas que só tem notícias no papel , Leopard 1a5 com os dias contados , IA-2 entrando bem aos poucos , Cascavel e Urutu pelo visto só saem de serviço depois de 2030 , Guarani só no básico ...enfim
CREDO, quanto pessimismo.

O Alte Cunha disse em palestra no Rotary Club há alguns meses que valores recebidos pela EMGEPRON para execução do projeto das 4 Tamandarés, somado a rentabilidade, estavam em mais de R$10 bilhões.
O financiamento oferecido pelos alemães é extremamente atrativo, o pagamento é por 35 anos e a MB pode exercer a opção por mais 2 unidades. O Alte Ilques no fim do ano passado era extremamente seguro quanto às próximas unidades.

A cadência de produção do IA-2 está em 6.500 unidades/ano.

Vamos receber o primeiro lote de Gripens até 2025. A capacidade instalada de produção na Suécia é de 24 unidades/ano. Só na Suécia. À partir da encomenda um Gripen E poder ser entregue em 24 meses, mas a SAAB pode acelerar para 14 meses. Já quer que o contrato do 2º lote esteja assinado?

É importante ter a linha de produção aberta no Brasil ao longo dessa década. Caça de 5ª geração é caro e complicado de operar. A 4,5ª geração ainda vai ter demanda por um bom tempo ainda.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1552 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 2:15 am

FCarvalho escreveu: Sáb Jul 31, 2021 2:25 pm Jogaram uma possível decisão da VBC Cav para até 2026, e penso que isso não foi por mero acaso.
A Portaria do EB que lançou o projeto não diz isso, mas sim o prazo temporal do projeto de aquisição (ou seja até o recebimento da última viatura), não houve retificação nos Boletins do Exército seguintes bem como não houve alteração de datas do processo no site da Comissão do Exército Brasileiro em Washington. Aliás, foi lá a publicação dos editais.

Pelo cronograma, já se passou a fase de elucidações e a BAFO e agora o Exército está debruçado nas propostas.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1553 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 06, 2021 10:55 am

knigh7 escreveu: Sex Ago 06, 2021 2:15 am
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 31, 2021 2:25 pm Jogaram uma possível decisão da VBC Cav para até 2026, e penso que isso não foi por mero acaso.
A Portaria do EB que lançou o projeto não diz isso, mas sim o prazo temporal do projeto de aquisição (ou seja até o recebimento da última viatura), não houve retificação nos Boletins do Exército seguintes bem como não houve alteração de datas do processo no site da Comissão do Exército Brasileiro em Washington. Aliás, foi lá a publicação dos editais.
Pelo cronograma, já se passou a fase de elucidações e a BAFO e agora o Exército está debruçado nas propostas.
Olá Manuel, bom ter você de volta por aqui.
Grato pela explicação.
Temos as propostas, mas tirando aquelas que foram colocadas na matéria do Paulo Bastos na T&D, há alguma outra que não foi citada?
De cabeça, temos:

EITAN - Israel
CENTAURO II - IVECO
BOXER - KMW
AMV XP - PATRIA
LAV 700 - GDMS
ST-1 - NORINCO

Além destes há ainda o outros potenciais candidatos que não foram citados:

TIGON 8X8 sul coreano,
MBOMBE sul africano,
bldo 8x8 japonês,
ARMA 8X8 turco.

Existem também outros bldos 8x8 fora destes que tem origem tanto no oriente médio como no extremo oriente.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1554 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 12:45 pm

Olá, Carvalho.

Eu não me interessei em saber até porque não teriam chances. Acho que a concorrência fica entre aqueles citados pela T&D, mesmo que outros se candidatassem.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1555 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 1:14 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 06, 2021 2:15 am
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 31, 2021 2:25 pm Jogaram uma possível decisão da VBC Cav para até 2026, e penso que isso não foi por mero acaso.
A Portaria do EB que lançou o projeto não diz isso, mas sim o prazo temporal do projeto de aquisição (ou seja até o recebimento da última viatura), não houve retificação nos Boletins do Exército seguintes bem como não houve alteração de datas do processo no site da Comissão do Exército Brasileiro em Washington. Aliás, foi lá a publicação dos editais.

Pelo cronograma, já se passou a fase de elucidações e a BAFO e agora o Exército está debruçado nas propostas.

Atualizando... [001]

Publicado no Boletim do Exército de hoje. O cronograma de recebimento desse lote de até 221 unidades Viaturas de Combate de Cavalaria 8x8 poderá ir até 2040 dependendo da disponibilidade orçamentária.

PORTARIA – EME/C Ex Nº 457, DE 2 DE AGOSTO DE 2021
Aprova a Diretriz de Implantação do Projeto Viatura

Blindada de Combate de Cavalaria-Média Sobre
Rodas 8x8 (EB20-D-08.049).


O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem os
incisos III e VII do art. 3º e os incisos II e X do art. 4º do Regulamento do Estado-Maior do Exército (EB10-
R-01.007), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.538, de 14 de junho de 2021, e de
acordo com o que estabelece o inciso III do art. 12 e o art. 44 das Instruções Gerais para as Publicações
Padronizadas do Exército (EB10-IG-01.002), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 770,
de 7 de dezembro de 2011 e o parágrafo 2º do art. 21 das Normas para Elaboração, Gerenciamento e
Acompanhamento do Portfólio e dos Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro (EB10-N-01.004), 1ª
Edição, aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 054, de 30 de janeiro de 2017, resolve:
Art. 1º Fica aprovada a Diretriz de Implantação do Projeto Viatura Blindada de Combate de
Cavalaria-Média Sobre Rodas 8x8 (VBC Cav-MSR 8x8) – (EB20-D-08.049), integrante do Programa
Estratégico do Exército GUARANI (Prg EE GUARANI), na forma do Anexo a esta Portaria.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.
DIRETRIZ DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO VIATURA BLINDADA DE COMBATE DE CAVALARIA MÉDIA SOBRE
RODAS 8X8 (EB20-D-08.049)
1. FINALIDADE
Regular as medidas necessárias à implantação do Projeto Viatura Blindada de Combate de Cavalaria-
Média Sobre Rodas 8x8 (VBC Cav-MSR 8x8), integrante do Programa Estratégico do Exército GUARANI
(Prg EE GUARANI).

2. REFERÊNCIAS


(blá blá blá)



3. OBJETIVO
Orientar os trabalhos relativos à implantação do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, integrante Prg EE
GUARANI.
4. CONCEPÇÃO GERAL
a. Justificativa do Projeto
1) O 1º Seminário de Doutrina de Emprego da Cavalaria, ocorrido em 1997, indicou a necessidade de
iniciar-se o desenvolvimento de uma Nova Família de Blindados sobre Rodas (NFBR).
2) O então Projeto GUARANI teve sua origem em setembro de 1998, quando da aprovação das
Condicionantes Operacionais e Doutrinárias (CONDOP) que originaram a NFBR. A versão mais recente das
CONDOP foi aprovada em 2019 (CONDOP nº 023/19), por meio da Portaria – COTER/C Ex nº 211, de 18
de novembro de 2019.
3) A NFBR é composta por uma subfamília de viaturas médias e uma subfamília de viaturas leves,
contando com diferentes sistemas que são integrados às respectivas plataformas, destacando-se o
sistema de comando e controle e o sistema de armas.
4) A 1ª Reunião Decisória (RD) da NFBR, ocorrida em 2006, decidiu, dentre outros aspectos, por dar
continuidade ao Projeto referente à Subfamília Média da NFBR, no qual está incluso o projeto VBC Cav-
MSR 8x8. Conforme decisão constante da Ata dessa 1ª RD da NFBR, a obtenção da Subfamília Média da
NFBR era o Projeto de desenvolvimento prioritário para o Exército Brasileiro.
5) O Projeto NFBR, no qual está incluso o Projeto VBC Cav-MSR 8x8, observa as diretrizes da Estratégia
Nacional de Defesa (END) que objetiva dissuadir a concentração de forças hostis nas fronteiras terrestres,
Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021. - 35
e organizar as Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença,
atualizando as Forças Blindadas com os meios que proporcionem as capacidades necessárias ao cenário
atual do país no contexto continental.
6) O Projeto VBC Cav-MSR 8x8 visa contribuir com a consecução dos seguintes Objetivos Estratégicos
do Exército (OEE):
a) OEE 1 – contribuir com a dissuasão extrarregional;
b) OEE 3 – contribuir com o desenvolvimento sustentável e a paz social; e
c) OEE 9 – implantar um novo e efetivo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.
7) O envelhecimento e a obsolescência da Viatura Blindada de Reconhecimento EE-9 Cascavel (VBR
EE-9 Cascavel) apontam a necessidade de um novo meio de combate para dotar as unidades de cavalaria
mecanizada.
8) As Forças Blindadas existentes no Brasil, salvo as viaturas adquiridas no contexto do Prg EE
GUARANI (VBTP GUARANI 6X6 e VBMT-LSR 4X4), em sua maioria, possuem sistemas eletrônicos
defasados ou em fase de obsolescência.
9) Os avanços tecnológicos no aspecto computacional e nos sistemas de informação, combinados com
as rápidas mudanças nos cenários operacionais, vêm exigindo capacidades cada vez mais aprimoradas
nas forças blindadas.
10) Os Sistemas de C4ISTAR (traduzido pelo português "Comando, Controle, Comunicações,
Computação, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvo e Reconhecimento) já são uma realidade nos
blindados das Forças Armadas de outros países, sendo imperativos para a guerra moderna, portanto, o
emprego das Forças Blindadas do Brasil na guerra moderna encontra-se comprometido.
11) A atual frota de viaturas blindadas do Brasil é de cerca de 2.000 (duas mil) viaturas e, salvo as
viaturas adquiridas no contexto do Prg EE GUARANI (VBTP GUARANI 6X6 e VBMT-LSR 4X4), encontra-se
em estágio avançado do ciclo de vida, com os seus sistemas mecânicos desgastados e parte do material
de reposição descontinuado e/ou de difícil obtenção.

b. Objetivos do Projeto

1) Obter até 221 (duzentos e vinte e uma) VBC Cav-MSR 8x8, dotadas de canhão de calibre mínimo de
105 mm (cento e cinco milímetros), conforme os requisitos operacionais (RO) estabelecidos.
2) Gerenciar e contribuir, em coordenação com os órgãos responsáveis, com a substituição das VBR
EE-9 Cascavel por meio da aquisição de novas viaturas.

3) Coordenar com o Projeto de Modernização da VBR EE-9 Cascavel a comunalidade dos sistemas.
4) Planejar e gerenciar, em coordenação com os órgãos responsáveis, a obtenção e a provisão dos
meios de simulação necessários à capacitação e ao adestramento do pessoal no uso da VBC Cav-MSR
8x8.
5) Contribuir com a integração dos diferentes sistemas componentes da NFBR, em particular os
relacionados às VBC Cav-MSR 8x8, estabelecendo uma interface com os sistemas conexos (cibernética,
guerra eletrônica, etc).
6) Planejar e gerenciar o Pacote Logístico Contratual (PLC) necessário à VBC Cav-MSR 8x8 e seus
sistemas.
7) Planejar e gerenciar, em coordenação com os órgãos responsáveis, a experimentação doutrinária e
a logística relacionadas à VBC Cav-MSR 8x8.
8) Planejar e gerenciar, em coordenação com os órgãos responsáveis, a capacitação, a qualificação e o
treinamento dos recursos humanos relacionados à VBC Cav-MSR 8x8.
9) Planejar e gerenciar, em coordenação com os órgãos responsáveis, a implantação dos planos de
compensação comercial, tecnológica e industrial, em particular os relacionados à VBC Cav-MSR 8x8.
36 - Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021.
10) Contribuir com a modernização dos Sistemas de Materiais de Emprego Militar (SMEM) e dos
produtos de defesa (PRODE) aplicados aos meios blindados, reduzindo o hiato tecnológico e a
dependência externa.
11) Planejar e gerenciar, em coordenação com os órgãos responsáveis, a adequação da infraestrutura
física das Organizações Militares (OM) relacionadas à VBC Cav-MSR 8x8.
12) Planejar e gerenciar, em coordenação com os órgãos responsáveis, a execução orçamentária
relacionada ao Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
c. Prioridade do Projeto
O Projeto VBC Cav-MSR 8x8 tem alta prioridade, estando entre os projetos integrantes dos Programas
Estratégicos do Exército Brasileiro, além do que está previsto no planejamento da NFBR estabelecido no
Plano Estratégico do Exército (PEEx) e constante do Sistema de Planejamento Estratégico do Exército
(SIPLEX), uma vez que as Forças Blindadas do Exército Brasileiro possuem lacunas de capacidades que
comprometem seu poder de combate para cumprir a sua missão constitucional de defesa da Pátria.
d. Orientações para o funcionamento do Projeto
1) A implantação do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 está condicionada, conforme consta no item nº 7. da
Memória para Decisão nº 004/2021-EPEx, de 3 de maio de 2021, ao atendimento pelos Prg EE GUARANI
e Projeto VBC Cav-MSR 8x8, na iniciação, no planejamento e na execução do referido Projeto, dos
aspectos levantados pelas Subchefias do Estado-Maior do Exército (EME), bem como das medidas
propostas para os diversos aspectos ao longo do EV do Projeto e no Resumo Retrospectivo para a 1ª RD
Viatura Blindada de Combate de Cavalaria, de 15 de março de 2021, com especial atenção para as
ressalvas e considerações a seguir enumeradas:
a) o atendimento das condições estabelecidas pela 6ª S Ch EME nos estudos relativos à disponibilidade
de recursos (espaço orçamentário), que comporta a Linha de Ação "Possível" para a implantação do
Projeto VBC Cav-MSR 8x8;
b) a concretização das providências atribuídas no Resumo Retrospectivo para a 1ª Reunião Decisória
da VBC Cav-MSR 8x8, de 15 de março de 2021;
c) o acompanhamento e a atualização continuada das estimativas preliminares referentes aos custos
do Projeto constantes no Estudo de Viabilidade;
d) a atualização continuada do Estudo de Viabilidade do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, com o objetivo de
verificar a sustentabilidade e exequibilidade dos cronogramas físico-financeiros do Projeto, ao longo do
tempo;
e) o estabelecimento de um cronograma da aquisição dos meios, das entregas, da capacitação e da
infraestrutura, de forma que as atividades do Projeto tenham encadeamento e continuidade;
f) a elaboração de planejamento para o desfazimento do material que será substituído para que este
tenha destinação ambiental adequada;
g) a informação ao Estado-Maior do Exército (6ª S Ch), no decorrer da implantação e execução do
Projeto, em caso de insuficiência de recursos, para estudo quanto à eventual remanejamento interno
dentro dos valores disponíveis para a Força Terrestre e posterior decisão do Ch EME e do Cmt Ex;
h) o prescrito na Portaria nº 301-EME, de 10 de novembro de 2015, que aprovou a Diretriz de
Racionalização de Cargos nos Quadros de Cargos e nos Quadros de Cargos Previstos das Organizações
Militares do Exército Brasileiro (EB20-D-01.027), a fim de evitar o aumento de cargos nas OM;
i) a realização, sob a ótica do apoio administrativo, de ações de planejamento e gestão, visando
viabilizar o aporte anual relativo ao incremento dos custos com a vida vegetativa das OM envolvidas no
Projeto, conforme orientação da Secretaria de Economia e Finanças (SEF);
j) a interação com as equipes das demais iniciativas do Portfólio Estratégico do Exército (Ptf EE) com o
objetivo de estudar as lições aprendidas e as boas práticas, aplicando-as à gestão do Projeto naquilo que
couber;
Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021. - 37
k) a estruturação e organização da Equipe de Gerenciamento do Projeto VBC Cav-MSR 8x8,
considerando a magnitude e a complexidade da iniciativa, que demandam profissionais com
competências em áreas de conhecimento específicas;
l) a importância da adoção de uma estrutura de gerenciamento de riscos, com capacidade de dar
tratamento aos riscos identificados no Estudo de Viabilidade e gerenciá-los de forma adequada; e
m) a realização da gestão do conhecimento.
2) Situação para o emprego operacional ou administrativo
O emprego operacional da VBC Cav-MSR 8x8 será realizado pelas Brigadas de Cavalaria Mecanizadas
(Bda C Mec), Organizações Militares de Cavalaria Mecanizadas das Divisões de Exército e das demais
brigadas (RC Mec e Esqd C Mec), OM de apoio logísticos e estabelecimentos de ensino.
3) Atuação conjunta com outros órgãos ou Forças
O Projeto, quando necessário, poderá, mediante coordenação prévia e/ou por intermédio do
Escritório de Projetos do Exército (EPEx/EME), estabelecer contato com o Ministério da Defesa (MD),
demais Forças Singulares, agências ou órgãos públicos (civis ou militares).
4) Tipos de ações esperadas do Projeto:
a) as ações do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 devem buscar o emprego racional dos recursos, a
comunalidade dos sistemas com o projeto de Modernização da VBR EE-9 Cascavel, obtenção da sinergia,
a qualidade das entregas, a entrega de novas capacidades, a realização dos benefícios propostos, bem
como a medição do desempenho e dos resultados;
b) as ações do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 devem, ainda, buscar a obtenção de novos PRODE, a
integração de sistemas de comando e controle (C²) e de armas, a execução de experimentação
doutrinária, a obtenção e emprego de sistemas de simulação, a capacitação de recursos humanos, a
implementação da Logística Integrada, e a adequação de OM, dentre outras – todas relacionadas às
viaturas 8x8;
c) quando as iniciativas do Projeto Viaturas 8x8 demandarem a obtenção de Materiais de Emprego
Militar (MEM), deverão ser observadas as Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e
Materiais de Emprego Militar (SMEM) – (EB10-IG-01.018), 1ª Edição, 2016; e
d) à medida que forem realizadas as entregas dos projetos há necessidade da execução do suporte
logístico integrado e do custeio dos MEM gerenciados pelo Projeto, conforme o ciclo de vida do material
relacionado. Para tanto, deverão ser coordenadas ações entre o Órgão de Direção Geral (ODG),
particularmente o EPEx, a 4ª e a 6ª S Ch, e os respectivos Órgãos de Direção Setorial (ODS) envolvidos
(particularmente o Comando Logístico (COLOG) e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).
5) Dispositivos legais para a execução do Projeto:
a) Estratégia Nacional de Defesa (END);
b) Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal;
c) Plano Estratégico do Exército (PEEx);
d) Memória para Decisão nº 001-EPEx/SGM, de 16 de dezembro de 2016, que analisou, com apoio das
S Ch EME, ODS e ODOp, todos os então Projetos Estratégicos e propôs soluções para a redefinição do
Portfólio Estratégico do Exército. Com a reclassificação dos atuais Projetos em Programa, após decisão do
Ch EME, o Projeto Estratégico do Exército (PEE) GUARANI passou a denominar-se Programa Estratégico
do Exército (Prg EE) GUARANI, incluído no Subportfólio Defesa da Sociedade;
e) Memória para Decisão nº 004/2018-EPEx, de 10 de abril de 2018, que tratou da transformação do
PEE GUARANI em Prg EE GUARANI;
f) Portaria – EME/C Ex nº 255, de 30 de outubro de 2018, que aprovou a Diretriz de Implantação do
Prg EE GUARANI (EB20-D-08.025);
38 - Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021.
g) Portaria – EME/C Ex nº 245, de 23 de novembro de 2020, que aprovou a Diretriz de Implantação do
SPrg F Bld e estabeleceu que o Projeto VBC Cav-MSR 8x8 é integrante do Prg EE GUARANI;
h) Portaria – EME/C Ex nº 275, de 11 de dezembro de 2020, que aprovou a Diretriz de Iniciação do
Projeto de Obtenção da VBC Cav-MSR 8x8 (Alterada pela Portaria – EME/C Ex nº 320, de 24 de fevereiro
de 2021);
i) Estudo de Viabilidade do Projeto de Obtenção VBC Cav-MSR 8x8, de 23 de fevereiro de 2021;
j) Resumo Retrospectivo para 1ª Reunião Decisória da VBC Cav-MSR 8x8, de 15 de março de 2021;
k) Ata da 1ª Reunião Decisória sobre a obtenção da VBC Cav-MSR 8x8 e modernização da VBR EE-9
Cascavel, de 22 de março de 2021; e
l) Memória de Decisão nº 04/2021-EPEx, de 3 de maio de 2021, com o parecer do EPEx e a decisão do
Ch EME sobre o Estudo de Viabilidade do Projeto de Obtenção da VBC Cav-MSR 8x8.
6) Direcionamento didático do Projeto em relação aos ODS e ODOp de ensino e adestramento:
a) o Projeto VBC Cav-MSR 8x8 deverá considerar a metodologia estabelecida pelas NEGAPORT-EB,
NEGAPEB-EB, Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego
Militar e demais legislações relacionadas à atividade de gerenciamento de Projetos; e
b) Deverão, ainda, ser consideradas pelos Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX),
Comando Logístico (COLOG) e Comando de Operações Terrestres (COTER), as capacitações e
competências demandadas pela aquisição de novas capacidades previstas no escopo do Projeto.
7) Integração com outros programas e projetos já existentes:
a) o EME promoverá tal integração, particularmente por meio do Escritório de Projetos do Exército
(EPEx)/Prg EE GUARANI; e
b) a equipe do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 deverá:
(1) interagir com a equipe da Gerência do Prg EE GUARANI e das demais iniciativas do Ptf EE com o
objetivo de estudar as lições aprendidas e as boas práticas, aplicando-as à gestão do próprio Projeto
naquilo que couber;
(2) estabelecer estreita coordenação com os Prg EE do Ptf EE (OCOP, SENTINELA DA PÁTRIA e
SISFRON), a fim de evitar conflitos de compatibilidade, doutrina, manutenção ou aquisições, além de
buscar a obtenção de maiores vantagens econômicas e operacionais; e
(3) buscar a integração com os demais Prg EE do Ptf EE, particularmente com o Projeto de
Modernização da VBR EE-9 Cascavel, identificando pontos de convergência entre as iniciativas, com o
objetivo de resolver questões relacionadas ao escopo comum, bem como à otimização e à racionalização
do emprego de recursos.
8) Órgão Gestor do Projeto
Estado-Maior do Exército.
9) Local onde será gerenciado o Projeto
Guarnição de Brasília-DF, no Comando Logístico.
10) Vinculações necessárias com os ODS, ODOP, OADI, C Mil A e OM
O ODG e suas respectivas Subchefias e Escritório de Projetos do Exército (EPEx), os Órgãos de Direção
Setorial (ODS), o Órgão de Direção Operacional (ODOp), os Órgãos de Assistência Direta e Imediata
(OADI), os Comandos Militares de Área (C Mil A) e OM impactadas pelo Projeto VBC Cav-MSR 8x8
deverão valorizar o canal técnico.
11) Necessidade de regulação do funcionamento por legislação própria
Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021. - 39
Em observância às IG de Gestão do Ciclo de Vida dos SMEM (EB10-IG-01.018), a gerência do Projeto
VBC Cav-MSR 8x8 deverá propor ao EME, quando necessário, a revisão e/ou estabelecimento de
iniciativas para a formulação conceitual de sistemas de material de emprego militar para a NFBR do
Exército, em particular da VBC Cav-MSR 8x8, inclusive das propostas de Compreensão das Operações
(COMOP), Condicionantes Doutrinárias e Operacionais (CONDOP), Requisitos Operacionais (RO),
Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais (RTLI), Mapa de Tecnologias (MAPATEC), projetos conceituais
de materiais de emprego militar (corrente e/ou futuro), entre outros.
12) Acréscimo de efetivo, assim como sua origem
O Projeto VBC Cav-MSR 8x8 deverá observar a Diretriz para a Redução do Efetivo do Exército Brasileiro
2020-2023 (EB20-D-01.003), aprovada por meio da Portaria – EME/C Ex nº 395, de 17 de dezembro de
2019, bem como futuras diretrizes sobre o assunto.
13) Outras Orientações e Premissas
De acordo com o Estudo de Viabilidade do Projeto de Obtenção da VBC Cav-MSR 8x8, de 23 de
fevereiro de 2021; o Resumo Retrospectivo para 1ª Reunião Decisória da VBC Cav-MSR 8x8, de 15 de
março de 2021; a Memória de Decisão nº 04/2021-EPEx, de 3 de maio de 2021, e a Ata da 1ª Reunião
Decisória sobre a obtenção da VBC Cav-MSR 8x8 e modernização da VBR EE-9 Cascavel, de 22 de março
de 2021, são estabelecidas as seguintes orientações e premissas:
a) a alocação de recursos financeiros, ao longo de todo o Projeto, para a aquisição dos subsistemas
componentes do escopo previsto, obedecerá à disponibilidade orçamentária da Força;
b) a Base Industrial de Defesa participará desse processo com vistas à geração de empregos, renda,
impostos, royalties, e como possível beneficiária de compensações comerciais, tecnológicas e industriais;
c) haverá a possibilidade de integração com os demais Prg EE;
d) a Ação Orçamentária 14T4 suportará o custeio do PLC;
e) o custeio dos SMEM findo o PLC será encargo do respectivo órgão gestor de cada subsistema;
f) deverá ser levado em conta, também, que as demais despesas relacionadas às outras atividades que
não estejam diretamente enquadradas no escopo do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, ficarão a cargo dos
respectivos ODS, ODOp e/ou demais OM responsáveis;
g) obter a VBC Cav-MSR 8x8, por aquisição, tendo por base a análise realizada pela DSMEM e
consubstanciada na PMO nº 01/2021;
h) adquirir, com recursos do Prg EE GUARANI, 02 (duas) VBC Cav-MSR 8x8;
i) adquirir, condicionado à aprovação das amostras em avaliação pelo CAEx, um lote de 07 (sete) VBC
Cav-MSR 8x8 para Experimentação Doutrinária;
j) as aquisições subsequentes serão, em princípio, de acordo com o cronograma anual (Anexo B –
Cronograma Físico, do Estudo de Viabilidade do Projeto de Obtenção da VBC Cav-MSR 8x8, de 23 de
fevereiro de 2021), dependendo das etapas anteriores e da disponibilidade orçamentária;
k) em relação à infraestrutura, embora a obtenção das novas VBC Cav-MSR 8x8 não acarrete mudança
na quantidade de viaturas existentes, as características da viatura podem impactar as instalações
atualmente ocupadas, principalmente quanto ao peso e às dimensões. No mesmo molde, pode haver
necessidade de adequação de infraestrutura (física e elétrica) para recebimento de simuladores para
treinamento, visando atender as adequações das Seções de Instrução de Blindados (SIBld). Destaca-se,
entretanto, que o Prg EE GUARANI já vem investindo na adequação de instalações das OM Mecanizadas;
l) a estreita coordenação com os Prg EE do Ptf EE (OCOP, SENTINELA DA PÁTRIA e SISFRON, entre
outros), por intermédio do Prg EE GUARANI, é necessária, a fim de evitar conflitos de compatibilidade,
doutrina, manutenção ou aquisições, além de buscar a obtenção de maiores vantagens econômicas e
operacionais;
m) a integração com os demais Prg EE do Ptf EE, identificando pontos de convergência entre as
iniciativas, de maneira a resolver questões relacionadas ao escopo comum, evitando redundâncias, bem
como otimizar e racionalizar o emprego de recursos;
40 - Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021.
n) a integração com o Projeto de Modernização da VBR EE-9 Cascavel, uma vez que ambos atendem às
mesmas OM, porém com prazos distintos; e
o) a implantação de um efetivo gerenciamento de escopo, custos, benefícios, cronograma, riscos,
qualidade e da área de gestão orçamentária e financeira, entre outras áreas.
e. Implantação
1) Proposta de composição do Projeto
3) Atribuições de responsabilidades específicas que ultrapassam o poder decisório do Gerente:
a) ligar-se com o Gerente do Prg EE GUARANI para fins de gerência do Projeto; e
b) manter cerrada vinculação técnica com o EME, COLOG e DCT.
4) Estabelecimento de marcos e metas consideradas impositivas no planejamento do Projeto pelo
escalão superior:
a) para o planejamento e execução do Projeto, deve-se seguir o previsto nas NEGAPEB e NEGAPORTEB,
nas Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar
(SMEM) – (EB10-IG-01.018), 1ª Edição, 2016, e na Portaria do Estado-Maior do Exército nº 330, de 4 de
novembro de 2019, que aprovou as Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de
Custos do Portfólio, dos Projetos e dos Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro (EB20-N-08.002), 1ª
Edição, 2019; e
b) a equipe do Projeto deverá adotar as medidas necessárias para a utilização do Sistema de
Tecnologia da Informação indicado pelo EPEx para a gestão do Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
5) Faseamento do Projeto:
a) obtenção do lote de amostras para avaliação;
b) avaliação do lote de amostras focando nos novos sistemas a serem integrados e nos equipamentos
modernizados;
c) obtenção do lote de experimentação doutrinária;
d) avaliação do lote de experimentação doutrinária;
e) adoção da VBC Cav-MSR 8x8; e
f) contrato para a obtenção das demais viaturas.
f. Organização do Projeto
1) Composição da Equipe:
a) Gerente do Projeto: a cargo do Comando Logístico;
Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021. - 41
b) Supervisor do Projeto: a cargo do Gerente do Projeto; e
c) demais integrantes da equipe do Projeto: a cargo do Gerente do Projeto.
2) Etapas impostas pelo Escalão Superior:
a) a equipe do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 deverá observar as etapas tanto das Instruções Gerais para a
Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SMEM) – (EB10-IG-01.018), 1ª
Edição, 2016, como dos processos de gerência de Projeto da EB20-N-08.001 (NEGAPEB), e orientações e
diretrizes do EPEx/Prg EE GUARANI; e
b) a sequência de algumas etapas do processo de obtenção da VBC Cav-MSR 8x8, previstas na
NEGAPEB e nas EB10-IG-01.018, não obedece à linha do tempo, haja vista a necessidade da antecipação
de alguns processos, na intenção de acelerar a obtenção em comento, resultando em redução de custos.
3) Regime de Trabalho
O Gerente do Projeto trabalhará em regime de dedicação exclusiva ou cumulativa com a função do
Órgão. Os demais integrantes da equipe seguirão o estabelecido pela Gerência do Projeto.
4) Condicionantes para a elaboração de QO, QCP e QDM
Deverá ser observada a Diretriz do Comandante do Exército de 2019, que determina, entre outros
aspectos: reduzir o efetivo do Exército em, no mínimo 10%; reduzir o número de militares de carreira,
substituindo-os por militares temporários; e reduzir o número de Unidades Gestoras (UG) do Exército.
5) Movimentação de Pessoal
O Gerente do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, consultado o EME e o DGP, poderá propor movimentações
para atender às demandas de gerência do Projeto.
6) Supressão de etapas do Projeto
As etapas previstas nas NEGAPEB e nas Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas
e Materiais de Emprego Militar (SMEM) – (EB10-IG-01.018), 1ª Edição, 2016, deverão ser observadas. As
demandas em sentido contrário deverão ser submetidas ao EPEx/Prg EE GUARANI.
g. Recursos disponíveis para a implantação do Projeto
1) O Projeto receberá recursos financeiros do Orçamento do Exército na Ação Orçamentária 14T4 –
Implantação do Projeto Forças Blindadas.
2) Além dos custos de investimento de cada Projeto, o EME aportará o valor destinado ao custeio
decorrente para a manutenção desses meios diretamente nos Planos Orçamentários da Ação
Orçamentária 21A0 – Aprestamento, sob gestão do Comando Logístico, em função das entregas
conforme o cronograma físico-financeiro ao longo dos anos, de acordo com a Memória para Decisão Nº
04/2021-EPEx, de 3 de maio de 2021.
3) A PMO nº 01/2021 concluiu, sob o ponto de vista econômico, que o Projeto VBC Cav-MSR 8x8 é
viável, desde que sejam concretizados os aportes anuais de recursos apresentados pelo EME, na reunião
do Grupo de Trabalho para Formulação Conceitual do Projeto de Obtenção da VBC Cav-MSR 8x8, de
acordo com a Memória para Decisão Nº 04/2021-EPEx, de 3 de maio de 2021.
4) O cronograma físico apresentado a seguir consta do Anexo B – Cronograma Físico, do Estudo de
Viabilidade do Projeto de Obtenção da VBC Cav-MSR 8x8, de 23 de fevereiro de 2021, e reflete o
planejamento preliminar das entregas. Os quantitativos são passíveis de alterações a fim de equilibrar o
futuro escopo/janela orçamentária/necessidades doutrinárias.
h. Exclusões
1) Reorganização de OM.
2) Rearticulação de OM.
3) Transformação de OM.
4) Custeio da munição de operação da VBC Cav-MSR 8x8.

i. Restrições
1) O planejamento deve ajustar-se aos recursos alocados anualmente na Lei Orçamentária Anual.
2) O prazo limite para conclusão do Projeto não poderá exceder o fim do cronograma do Prg EE
GUARANI, que, na presente data, é o ano de 2040.
3) A obtenção da VBC Cav-MSR 8x8, por aquisição, tendo por base a análise realizada pela DSMEM e
consubstanciada na PMO nº 01/2021.


5. ATRIBUIÇÕES
As atribuições das autoridades e dos órgãos envolvidos na governança e na gestão do Projeto VBC Cav-
MSR 8x8 constam nas NEGAPEB-EB, NEGAPORT-EB e Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos
Sistemas e Materiais de Emprego Militar. Relacionam-se, a seguir, os principais temas que demandam
necessidades de cooperação/coordenação entre o Projeto VBC Cav-MSR 8x8 e os respectivos Órgãos.
a. Estado-Maior do Exército
1) Supervisionar, coordenar e controlar as atividades para a execução desta Diretriz, bem como
realizar as gestões necessárias junto aos órgãos não pertencentes à Força.
2) Supervisionar, coordenar e controlar a formulação da documentação do Projeto VBC Cav-MSR 8x8,
devendo adequar-se à metodologia para elaboração de projetos, bem como ao escopo do Prg EE F Bld.
3) Supervisionar, coordenar e controlar a concepção, o planejamento e a execução de todas as fases
do Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
4) Coordenar a execução orçamentária do Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
5) Acompanhar a atualização de toda a documentação referente ao Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
6) Coordenar o alinhamento das ações decorrentes da implantação do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 com
o PEEx, os Planos de Descentralização de Recursos anuais, o Plano Básico de Construção, o Sistema
Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), os demais PrgEE, entre outros.
7) Receber e analisar os relatórios de situação referentes ao Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
8) Regular os cursos e estágios relacionados ao Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
9) Participar da governança e gestão do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, mediante coordenação do EPEx,
executando as suas competências e atribuições previstas no Regulamento e no Regimento Interno do
Estado-Maior do Exército.
10) Atualizar o Portfólio de Projetos do Exército, inserindo as novas iniciativas estratégicas.
11) Cumprir as etapas das EB10-IG-01.018 de sua competência.
12) Realizar, após aprovadas nos testes e avaliações, a adoção e padronização (SFC), da viatura e seus
sistemas, visando simplificar a logística do material.
13) Atualizar, quando necessário, os RO e RTLI da VBC Cav-MSR 8x8.
14) Realizar reuniões de coordenação com as partes interessadas quando necessário.
Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021. - 43
15) Prover os recursos financeiros para aquisição de meios de simulação necessários à capacitação e
adestramento dos usuários da VBC Cav-MSR 8x8.
16) Viabilizar os recursos orçamentários necessários à obtenção da VBC Cav-MSR 8x8.
17) Coordenar a substituição da VBR EE-9 Cascavel por meio da aquisição de novas viaturas.
18) Coordenar a comunalidade dos sistemas entre os Projetos de Modernização da VBR EE-9 Cascavel
e VBC Cav-MSR 8x8.
19) Coordenar a integração dos diferentes sistemas componentes da NFBR, em particular os
relacionados às VBC Cav-MSR 8x8, estabelecendo uma interface com os sistemas conexos (cibernética,
guerra eletrônica, etc).
20) Coordenar a capacitação, qualificação e treinamento dos recursos humanos relacionados à VBC
Cav-MSR 8x8.
21) Coordenar a implantação dos planos de compensação comercial, tecnológica e industrial, em
particular os relacionados à VBC Cav-MSR 8x8.
b. Comando Logístico
1) Gerenciar a execução orçamentária do Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
2) Designar o Gerente do Projeto, apoiando-o, orientando-o e fiscalizando as atividades atinentes ao
respectivo Projeto.
3) Executar o processo de obtenção da VBC Cav-MSR 8x8 e seus sistemas.
4) Apoiar as ações da gerência do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 por intermédio do respectivo Gerente
e/ou representante.
5) Celebrar os contratos necessários junto aos fornecedores.
6) Prever o Pacote Logístico Contratual da VBC Cav-MSR 8x8.
7) Obter a munição necessária para os testes de recebimento, avaliação e experimentação doutrinária
e logística da VBC Cav-MSR 8x8, em coordenação com o COTER e o DCT.
8) Realizar a previsão de combustível e lubrificantes (Classe III) necessários para os testes de
recebimento, avaliação e experimentação doutrinária e logística da VBC Cav-MSR 8x8, em coordenação
com o COTER e o DCT.
9) Monitorar e controlar a execução do Projeto, zelando pela aplicação das melhores práticas de
gerenciamento.
10) Coordenar o planejamento e a execução de todas as fases do Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
11) Aprovar e atualizar toda a documentação referente ao Projeto VBC Cav-MSR 8x8, em coordenação
com o EME.
12) Alinhar as ações decorrentes da implantação do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 com o PEEx, com os
Planos de Distribuição de Recursos (PDR), o Plano Básico de Construção, o Sistema Integrado de Gestão
Administrativa (SIGA), em coordenação com o EME.
13) Encaminhar ao EME os relatórios de situação do Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
14) Regular, no contrato de aquisição com o fabricante, no mínimo, as condições de assistência
técnica, garantia do produto, treinamento de pessoal, simuladores, subcalibres, fornecimento de manuais
técnicos e catálogos de suprimento, disponibilidade de itens de suprimento, ferramental, possibilidade de
nacionalização e de compensação (offset).
15) Adquirir, com recursos do Prg EE GUARANI, 02 (duas) VBC Cav-MSR 8x8, como Lote de Amostra.
16) Obter o lote de 7 (sete) viaturas destinadas à experimentação doutrinária, após a aprovação da
avaliação pelo Centro de Avaliação do Exército (CAEx).
44 - Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021.
17) Realizar gestões junto ao Departamento-Geral do Pessoal (DGP) para a manutenção dos efetivos
necessários à gestão do Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
18) Cumprir as etapas da EB10-IG-01.018 de sua competência.
c. Comando de Operações Terrestres
1) Apoiar as ações da gerência do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, por intermédio do respectivo Gerente
Setorial e/ou representante.
2) Propor a distribuição da VBC Cav-MSR 8x8 a serem adquiridas, observando o previsto no PEEx
2020–2023.
3) Em coordenação com o EME, planejar e solicitar os recursos necessários para as ações de
responsabilidade desse ODOP em relação ao Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
4) Planejar e coordenar, com os órgãos responsáveis, a obtenção e a provisão dos meios de simulação
necessários à capacitação e ao adestramento do pessoal no uso da VBC Cav-MSR 8x8.
5) Planejar e coordenar, com os órgãos responsáveis, a experimentação doutrinária e logística
relacionadas à VBC Cav-MSR 8x8, informando oportunamente a necessidade de munição e
combustível/lubrificantes (Classe III) para deslocamento até o local de avaliação doutrinária e sua
execução.
6) Cumprir as etapas da EB10-IG-01.018 de sua competência, após a obtenção do SMEM.
d. Departamento de Ciência e Tecnologia
1) Apoiar as ações de obtenção do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, sob a supervisão do EME, em especial a
preparação de Especificações Técnicas, Normas e Avaliações Técnicas, Dados para os Manuais Técnicos e
o apoio às atividades de experimentação doutrinária e logística.
2) Apoiar as ações da gerência do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, por intermédio do respectivo Gerente
Setorial e/ou representante.
3) Realizar apoio de Ciência e Tecnologia à atividade de Experimentação Doutrinária e Logística do
Projeto VBC Cav-MSR 8x8.
4) Cumprir as etapas das EB 10-IG-01.018 de sua competência, após a obtenção do SMEM.
e. Departamento de Educação e Cultura do Exército
1) Realizar a difusão do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 nos estabelecimentos de ensino da Força, em todos
os níveis.
2) Realizar a orientação técnico-pedagógica dos cursos e estágios relacionados às VBC Cav-MSR 8x8.
3) Apoiar as ações da gerência do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, particularmente por intermédio do
respectivo Gerente Setorial e/ou representante.
4) Apoiar o COLOG e o COTER na implantação do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, sobretudo nos aspectos
relacionados à experimentação doutrinária e logística, à capacitação e na especificação de simuladores
(CMS/CIBld).
5) Coordenar, com os órgãos responsáveis, a distribuição dos SMEM do Projeto VBC Cav-MSR 8x8 para
os estabelecimentos de ensino.
6) Planejar e coordenar a capacitação, qualificação e treinamento dos recursos humanos relacionados
à VBC Cav-MSR 8x8.
7) Cumprir as etapas das EB 10-IG-01.018 de sua competência, após a obtenção do SMEM.
f. Departamento de Engenharia e Construção
1) Apoiar as ações da gerência do Projeto VBC Cav-MSR 8x8, por intermédio do respectivo Gerente
Setorial e/ou representante.
Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021. - 45
2) Apoiar os Cmdo Mil A e suas OM nas adequações necessárias das infraestruturas operativas e
logísticas para o recebimento da VBC Cav-MSR 8x8.
3) Cumprir as etapas das EB10-IG-01.-18 de sua competência, após a obtenção do SMEM.
g. Gerente do Projeto
1) Designar os integrantes da equipe, atribuindo-lhes responsabilidades específicas para a execução do
Projeto.
2) Gerenciar todas as atividades referentes ao Projeto, inteirando-se mesmo daquelas que são
conduzidas por outros órgãos.
3) Realizar o acompanhamento físico-financeiro da implantação do Projeto.
4) Prestar contas periodicamente à autoridade que determinou a implantação do Projeto, via canal de
comando, por intermédio do Relatório de Situação do Projeto.
5) Ligar-se com o Gerente do Prg EE GUARANI para fins de orientação e esclarecimentos.
6) Manter cerrada ligação técnica com o EME, COTER e DCT, por meio do Prg EE GUARANI.
h. Supervisor do Projeto
1) Representar o Gerente do Projeto.
2) Secundar o Gerente, assegurando a execução de todas as atividades previstas.
3) Exercer controle e prestar contas ao gerente quanto ao desenvolvimento das diversas etapas do
Projeto.
4) Identificar e comunicar ao Gerente fatos que possam retardar o cumprimento das etapas
intermediárias de implantação, propondo ajustes e correções.
5) Manter estreita ligação com os representantes do Projeto em outros órgãos.
6) Cumprir e fazer cumprir todas as ações previstas no Plano do Projeto.
7) Submeter à aprovação do Gerente todos os documentos elaborados.
8) Outras que se fizerem necessárias.
6. PRESCRIÇÕES DIVERSAS
a. As ações decorrentes da presente Diretriz poderão ter seus prazos alterados mediante autorização
do Chefe do EME, autoridade que determinou a implantação do Projeto.
b. Caberá, ainda, aos ODS, ODOp, C Mil A e OM envolvidos:
1) participar, por intermédio de seu representante, das reuniões de coordenação a serem realizadas
pelo Gerente do Projeto;
2) propor alterações em ações já programadas, quando necessárias; e
3) adotar outras medidas, na sua esfera de competência, que facilitem a implantação do Projeto VBC
Cav-MSR 8x8.
c. Estão autorizadas as ligações necessárias ao desencadeamento das ações referentes à condução do
Projeto, entre o Gerente e os Órgãos e OM envolvidos.
46 - Boletim do Exército nº 31, de 6 de agosto de 2021.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1556 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 06, 2021 1:54 pm

Ou seja, nós sifu... de novo. :oops:




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1557 Mensagem por gogogas » Sex Ago 06, 2021 1:57 pm

Se o prazo fosse no máximo até 2028 para ter ao menos mais da metade dessas viaturas , ficava de boua. ! Se é pra receber até 2040 , sou mais favorável desenvolver um Guarani 8x8 ,Mesmo sendo uma viatura diferente do 6x6 , temos bases e requisitos e mão de obra pra desenvolver um 8x8 de acordos com as necessidades do EB e quem sabe o CFN.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1558 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 1:59 pm

Para pensarmos: será que o EB não vai diminuir o número de brigadas de Cavalaria Mecanizadas? A Amazônia é prioridade na Defesa.

Um Esquadrão de Cavalaria de Selva tem uma organização igual ao aeromóvel e ao aerotransportado. Não há Cascavéis e são apenas 3 Urutus.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1559 Mensagem por gogogas » Sex Ago 06, 2021 2:09 pm

A Amazônia merece muita atenção por parte de todos ! Sua proteção é vital para os próximos anos ,os blindados mesmo em pouco uso na região ,deveria ter outras OM de cavalaria naquele ambiente ,como em Manaus , Porto Velho , Rio Branco e muitas outras cidades importantes da região ..




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1560 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 06, 2021 6:07 pm

Na Amazônia, exceto por Amapá, sul do Acre e Roraima, o restante se resolve com aviação, tropas de selva no terreno, com capacidade aeromóvel e combate urbano, além de barcos e navios de patrulha para fazer o bloqueio de rios. Acho que Cavalaria não é tãaao prioridade assim na região.

Además, gostaria de ver os EE-9 sendo substituídos por um VBC 8x8 120 mm e por um VBR 6x6 30 mm + Msl AC.




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