Infelizmente não existe solução magica. O Brasil de fato retrocedeu em muitos aspectos. O caminho de recuperação será longo. Em um país que a população e consequentemente seus representantes (de baixíssimo nível) estão com as costas viradas para o mar à construção de um Poder Naval compatível com a maritimidade de nosso país sempre enfrentara grandes obstáculos. Com esta premissa e que o almirantado com muita humildade e pragmatismo deveria pensar o futuro da MB.
Em minha opinião existem programas de construção que deveriam ser perseguidos com determinação pela MB, quase todos poderiam ser conduzidos no país com o apoio de nosso complexo industrial naval.
Nos próximos anos a MB deveria envidar esforços para:
1. Modernizar/estender a vida útil da corveta Barroso;
2. Modernizar/estender a vida útil dos SSK's das classe Tupi/Tikuna;
3. Concluir a construção dos NaPa 500 que estavam no EISA: Maracanã (60 %) , Mangatatiba (30%) e Miramar (20%);
4. Construir os NaPa 500 BR;
5. Construir os 5 NaPaOc previstos no PROSUPER;
6. Equacionar a questão da degradação da capacidade de guerra de minas, através da substituição dos varredores da classe Aratu;
7. Estudar a construção no país de um moderno navio-escola para substituição do Brasil;
8. Construir um navio tanque de Esquadra em reposição ao Marajó;
9. Implementar com os países parceiros a construção do NaPaFlu AM; e
10. Construir no exterior um navio polar para futura substituição do Ary Rongel.
A questão dos navios escolta dever ser conduzida com prioridade e determinação. Existem diversas linhas de ação que podem ser encaminhadas, entre elas:
a) construção das FFG’s classe Tamandaré conforme estão no momento concebidas;
b) construção das FFG’s classe Tamandaré com o projeto refinado pelo estaleiro construtor parceiro; e
c) adoção de um FFG’s de 2.700/3.000 ton de projeto existente e com unidades em operação com TOT’s para a MB. Estes TOT’s permitira no futuro a construção de navios escolta de maior tonelagem.
Nota: O total de FFG’s construídos nesta etapa deveria de ser pelo menos de 6 navios, que viriam a ser os substitutos da 4 classe Garcia e das 2 classe Greenhalgh ( Type 21 – Batch) retiradas de serviço nos últimos anos.
Em uma conta de padaria seria necessário para a realização destes projetos de pelo menos um investimento de USD 4 bilhões a serem realizados por um período de 12 anos. Poucos R$ na realidade quando comparados as perdas do país com a corrupção de políticos ou as emendas de orçamento com recursos para deputados ladrões que enchem seu bolsos com nosso dinheiro para sabe-se lá o que.
Sds
Lord Nauta[/quote]
Foi feito um estudo, se não me engano, pela ONU, que constataram que o Brasil perde aproximadamente R$ 200 BILHÕES POR ANO PARA CORRUPÇÃO.
O orçamento federal para Educação está em torno de R$ 110 bi.
E um valor semelhante para Saúde.
Com o valor DESVIADO daria para praticamente DOBRAR os investimentos em Educação e Saúde.
Ou, pelo menos, aumentar em 50% e deixar uma FORTUNA para investir em Defesa, Segurança Pública, Infra-estrutura e muito mais coisas.
Por isso que as prioridades do próximo governo devem ser:
1) tornar o crime de Corrupção um crime HEDIONDO
2) Acabar com a redução de pena para todos os tipos de crimes HEDIONDOS.
3) Aumentar a fiscalização, com ampliação do número de homens e recursos para esse fim. Com criação de mais unidades especializadas e fiscalizar todos os mais de 5 mil municípios, principalmente os Prefeitos, Vereadores e todos os demais cargos públicos que possuem algum poder para ASSINAR alguma coisa.[/quote]
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