Gramado vai muito bem obrigado. Mudei pra ca em 2014 e feliz toda vida com a qualidade de vida da cidade! Nunca tive a necessidade de pisar em porto alegre exceto pra usar o aeroporto.
Obviamente arranjar imóvel aqui é complicado. Perdi uma pequena fortuna em aluguel devido a crise imobiliária ter dificultado a venda do meu velho imóvel o que tb prende minha renda extra toda pro aluguel. Mas no fim vlw a pena ja que em Natal estava insuportável a violência.
Agora é apenas questão de me ajeitar nos próximos 3-4 anos!
Mas aqui a cidade´e muito dependente da rede hoteleira (Turismo) e comercio local com uma pequena mas bem impactante industria moveleira, que não necessariamente paga bem! A rotatividade de emprego é alta e não a valorização de curso superior muito boa na maioria dos empreendimentos. (Querem pessoal capacitado mas nao querem pagar por isso, tratam diploma igual 2º grau completo).
Os salários pagam o suficiente pra viver. (1500-2000 reais) mas precisa-se ter boa administração financeira pra fechar a conta no fim do mês!
Obvio que aqui tem roubos e furtos. A cidade vizinha, Canela principalmente que não tem a mesma infraestrutura e briga pra evitar o desenvolvimento das duas cidades. (Pq os moradores querem manter a cidadezinha pequena da infância deles). Mas esse ar de interior ta sumindo das cidades conforme mais e mais imigrantes de fora das cidades chegam e começam a dar dinamismo aos negócios locais. (E ninguem é burro aqui pra imaginar que as cidades se sustentam sem o turismo).
Logo não é uma cidade fácil de se mudar, levei 3 anos pra conseguir e se eu botar a conta no papel eu perdi dinheiro no processo! Vc precisa ou vir com emprego bom garantido, passar uns anos vivendo em casas simples e com salário pequeno pro padrão dos alugueis da cidade(aluguel aqui é 1000 a 3000 reais a mensalidade em casas que na capital mal custariam 500 a 1500 reais) ou ter negocio próprio. (Físico ou online que sustente sua vida aqui).
Eu chequei Maringá e é tb uma ótima cidade pra morar! E mais facil de se adequar ao mercado por ser maior e ter mais demandas.
Nordeste tem algumas cidades decentes tb, mas elas são quentes e dpois de 20 anos em Natal-RN cansei de calor
PS: Andar a noite tranquilo em Paris tem que ver com cuidado isso ae :p. Sempre ouvi falar de muitos pedintes/roubos/furtos na capital parisiense. A parte decente de Paris sempre ouvi falar que era o interior do país! Obvio que se falarmos de crimes violentos como o que ocorre em RJ / SP Paris é o paraíso.