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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Jun 10, 2021 11:58 am
por ECorreia
Nenhum dos 2. Não foi dirigido à fabricantes para algum produto deles. Divulgou os requisitos, as datas e quem quisesse, que apresentasse a proposta.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Seg Jul 05, 2021 4:59 pm
por FCarvalho
Está rolando por aí que Israel estaria oferecendo ao EB uma versão do EITAN tanto como VBR como VBCI, com fabricação no Brasil.
A proposta teria sido feita em visita oficial do cmte do EB ou do MD, não lembro, aquele país.
Procurei informações oficiais a despeito mas não encontrei nada.
Alguém pode confirmar?
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Seg Jul 05, 2021 7:56 pm
por gogogas
O que sei , é que o Brasil assinou um acordo de defesa com Israel , e que até o presidente tinha comentado que vai sair muitos projetos para ambos os países ....
Acredito que artilharia anti aérea esta na pauta,blindados 8x8 acredito que vai dar Centauro !
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Seg Jul 05, 2021 8:21 pm
por FCarvalho
gogogas escreveu: ↑Seg Jul 05, 2021 7:56 pm
O que sei , é que o Brasil assinou um acordo de defesa com Israel , e que até o presidente tinha comentado que vai sair muitos projetos para ambos os países ....
Acredito que artilharia anti aérea esta na pauta,blindados 8x8 acredito que vai dar Centauro !
Esses acordos de defesa entre países via de regra são muito generalistas, tem que ver o que vai nas letras miúdas do contrato. Essa parte é a que dá o tom do quê realmente vai ser feito de verdade.
No caso do Brasil, os israelenses são conhecem bem os bastidores da política local e como funcionam as relações das ffaa's com este e com a BID.
A ver no que vai dar. Produtos e soluções eles tem de sobra, e com ótimos preços e qualidade.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Seg Jul 26, 2021 2:47 pm
por marcusv
Publicado o rfi da vbr 8x8
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Seg Jul 26, 2021 3:08 pm
por FCarvalho
Relatório da Consulta Pública para Aquisição da VBC Cav
http://www.colog.eb.mil.br/index.php/li ... dit&id=243
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Ter Jul 27, 2021 5:30 pm
por marcusv
Então podemos deduzir que o novo RFI já e em função do relatório
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qua Jul 28, 2021 10:45 am
por FCarvalho
marcusv escreveu: ↑Ter Jul 27, 2021 5:30 pm
Então podemos deduzir que o novo RFI já e em função do relatório
Eu estava olhando o site do Colog e não consegui identificar nenhum novo RFI da VBC Cav, apenas o relatório acima.
Podes dizer onde tu encontrastes este novo RFI ou disponibilizar o link para ele aqui?
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qua Jul 28, 2021 3:08 pm
por marcusv
Boletim do exército dia 23
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qua Jul 28, 2021 3:11 pm
por marcusv
29/a 2021
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qua Jul 28, 2021 5:13 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: ↑Qua Jul 28, 2021 10:45 am
marcusv escreveu: ↑Ter Jul 27, 2021 5:30 pm
Então podemos deduzir que o novo RFI já e em função do relatório
Eu estava olhando o site do Colog e não consegui identificar nenhum novo RFI da VBC Cav, apenas o relatório acima.
Podes dizer onde tu encontrastes este novo RFI ou disponibilizar o link para ele aqui?
EB20-RO-04.067
e
EB20-RTLI-04.076
(
http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/bole ... tas_be.php - clicar nos itens 29A e respectivos ícones de
download PDF)
PS.: cortesia do @knigh7 via Twitter (DM).
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Jul 29, 2021 10:54 am
por FCarvalho
São os novos ROB/RTLI da VBC CAv. em substituição aos anteriores. O RFI deve vir depois disso e baseado neles. Talvez este ano ainda. Eles são o resultado do relatório acima.
Vamos torcer para que tenhamos uma solução ainda este ano, ou no máximo ano que vem, que vai ser um ano muito complicado politicamente.
Se é para comprar até 2026, tem que se mexer agora.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Jul 29, 2021 11:26 am
por FCarvalho
Destaquei o seguinte:
REQUISITOS OPERACIONAIS ABSOLUTOS (ROA)
3.1.1 Características Gerais
ROA 1 - Possuir, como armamento principal, canhão de 105 mm (cento e cinco milímetros) ou
canhão de 120 mm (cento e vinte milímetros), capaz de utilizar munições padrão OTAN
(Organização do Tratado do Atlântico Norte), com acionamento assistido. (Peso dez)
Mantido conforme as orientações anteriores. Isso permite ampla escolha da torre, armamento e munições. No ocidente, temos apenas a Jonh Kockerill e a Oto Melara que fabricam torres para bldos SR. Os chineses tem a deles, mas corre por fora. Todos os demais bldos citos até aqui usam a torre belga ou italiana.
ROA 4 - Possuir Peso Bruto Total (PBT), isto é, peso da viatura mais carga máxima, não superior a
40 (quarenta) toneladas sem blindagem adicional. (Peso dez)
Este item adaptou o ROB anterior aos bldos SR hoje disponíveis no mercado e que pesam, não raro, 30 ton ou mais. O Boxer é o mais pesado de todos. Isto permite aceitar maior variedade de candidatos, e também de proteções adicionais que eles possam usar sem comprometer o PBT do ROB.
ROA 10 - Possuir comprimento máximo de 8,30 m (oito metros e trinta centímetros) com o tubo
à frente. (Peso sete)
ROA 11 - Possuir largura de, no máximo, 3,40 m (três metros e quarenta centímetros). (Peso
sete)
ROA 12 - Possuir altura máxima de 3,70 m (três metros e setenta centímetros) incluindo o
sistema de armas da torre (armamento principal e secundário). (Peso sete)
Estes itens também são uma adaptação aos modelos existentes hoje no mercado, permitindo a concorrência mais justa e equilibrada para todos.
ROA 17 - Transpor, sem preparação, cursos d'água até a altura limite de 1,20 m (um metro e
vinte centímetros), com correnteza de até 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso
dez)
Este item respalda a importância que o EB segue dando para a capacidade dos bldos SR ultrapassarem certas barreiras naturais, muito comuns no Brasil inteiro, sem ter que necessariamente esperar por uma ponte.
ROA 18 - Desenvolver, com carga máxima, velocidade igual ou superior a 100 km/h (cem
quilômetros por hora) em estradas planas e pavimentadas. (Peso dez)
Este item é algo que tem que ser analisado com cuidado. Como se tratam de bldos SR admite-se que todos possam ultrapassar os 100km/h normalmente, mas esta não é uma regra geral. Tem que ver caso a caso.
ROA 19 - Possuir autonomia igual ou superior a 600 km (seiscentos quilômetros), em estrada
plana pavimentada, sem a utilização de reservatório suplementar de combustível, com Peso
Bruto Total. (Peso dez)
ROA 20 - Possuir trem de rolamento do tipo 8x8 (oito por oito). (Peso dez)
Vai ser 8X8 mesmo como previsto. Talvez isto permita lá na frente uma maior homogenidade com o restante da frota de Gurani.
3.1.7 Blindagem
ROA 66 - Possuir proteção blindada básica contra munição perfurante de até 12,7mm (doze
vírgula sete milímetros) e, na parte frontal, no mínimo, contra munição perfurante de 14,5 mm
(quatorze vírgula cinco milímetros) disparados com elevação de 0° a 30° (zero a trinta graus) a
30 (trinta) metros da viatura. (Peso dez)
Aqui algo interessante que pode servir de parâmetro para a evolução natural do próprio VBTP Guarani 6x6 no futuro.
3.1.23 Conjunto de força
ROA 171 - Possuir motor de combustão interna, admitindo no mínimo combustível diesel S-10 e
S-500, que possibilite o funcionamento de todos os sistemas em quaisquer condições climáticas
e com variação de temperatura entre - 15º C a + 50°C (menos quinze a mais cinquenta graus
Celsius). (Peso dez)
ROA 172 - Possuir caixa de transmissão automática que possibilite marchas à frente e à
retaguarda. (Peso dez)
ROA 173 - Possuir relação potência/peso igual ou superior a 19 HP/ton (dezenove Horse-Power
por tonelada). (Peso dez)
Aqui é questão de ver quem vai conseguir disponibilizar esse conjunto de força de acordo com a capacidade de oferta e manutenção da indústria nacional. A Iveco e KMW tem seus próprios sistemas, dos quais, vários tem matriz industrial no país. A ver até onde os ofertantes se dispões a transpor suas capacidades industriais internamente.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Jul 29, 2021 11:49 am
por FCarvalho
Destaquei o que segue:
3.2 REQUISITOS OPERACIONAIS DESEJÁVEIS (ROD)
3.2.1 Características Gerais
ROD 3 - Possuir Peso Bruto Total (PBT), ou seja peso da viatura mais carga máxima, não superior a 35 (trinta e cinco) toneladas sem blindagem adicional. (Peso seis)
Aqui me parece algo contraditório, pois no RO fala em 40 ton como aceitável, mas já aqui são 5 ton a menos, embora o requisito seja desejável. Não entendi.
ROD 4 - Possibilitar à viatura receber sobre a blindagem externa a aplicação de material absorvedor de radiação eletromagnética com a finalidade de reduzir sua assinatura radar. (Peso cinco)
Aqui acho que se trata daquelas camuflagens multiespectral que andam fazendo sucesso nas feiras militares por aí, mas que bem pouca gente compra, e menos ainda usa. Mas seria um acréscimo muito bom, desde que não custe o olho da cara.
ROD 5 - Possuir condições de instalar sistema de proteção ativa contra disparos de armas anticarro guiadas ou não. (Peso seis)
Item que a meu ver deveria ser obrigatório em qualquer bldo SR ou SL hoje em dia, mas que no caso do EB ficou como opcional. Com certeza é um sistema que encarece o valor do bldo, e não deve ser pouco. Mas que continua sendo absolutamente indispensável nos dias de hoje.
ROD 6 - Permitir carregamento automático para o canhão, com método simples de depanagem, e modo manual de carregamento. (Peso seis)
Algo que é interessante e serve como um plus para bldos SR que dependem de serem rápidos em tudo que fazem em qualquer TO. Um sistema automático de carregamento ajuda, e muito, a vida de qualquer tripulação.
ROD 15 - Possuir a capacidade de receber um bloqueador de sinal contra Dispositivos Explosivos Improvisados (IED). (Peso seis)
Outra coisa que penso deveria ser obrigatório, mas o EB deixou como opcional. A ver.
ROD 26 - Possuir condições de integrar um lançador de mísseis anticarro ao sistema de armas
da viatura. (Peso seis)
Pode ser um lançador, ou pode ser também, em todo caso, mísseis disparados pelo próprio canhão do bldo. Ambas as possibilidades existem. Vai depender do que for mais interessante para o EB, e claro, o custo de cada uma. Isso também abre a possibilidade de homogenizar com outras torres que venham equipar VBTP Gurani.
3.2.5 Blindagem
ROD 38 - Possuir blindagem básica do chassi, que ofereça proteção contra explosões de mina
anticarro de até 10 kg (dez quilogramas), em qualquer ponto dos trens de rolamento e do piso
da viatura. (Peso cinco)
Também creio que deveria estar nos obrigatórios, mas ficou nos desejáveis. Algumas escolhas simplesmente parecem não fazer sentido. Mas tudo bem. Mesmo sendo um requisito desejável, todo mundo com certeza oferece isso de fábrica em seus bldos.
ROD 39 - Ter capacidade de receber proteção blindada adicional de natureza passiva ou reativa.
(Peso seis)
Item mandatário, mas que no ROB acabou também como opcional. Sei lá porque.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Jul 29, 2021 12:04 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: ↑Qui Jul 29, 2021 11:49 am
Destaquei o que segue:
3.2 REQUISITOS OPERACIONAIS DESEJÁVEIS (ROD)
3.2.1 Características Gerais
ROD 3 - Possuir Peso Bruto Total (PBT), ou seja peso da viatura mais carga máxima, não superior a 35 (trinta e cinco) toneladas sem blindagem adicional. (Peso seis)
Aqui me parece algo contraditório, pois no RO fala em 40 ton como aceitável, mas já aqui são 5 ton a menos, embora o requisito seja desejável. Não entendi.
ROD 4 - Possibilitar à viatura receber sobre a blindagem externa a aplicação de material absorvedor de radiação eletromagnética com a finalidade de reduzir sua assinatura radar. (Peso cinco)
Aqui acho que se trata daquelas camuflagens multiespectral que andam fazendo sucesso nas feiras militares por aí, mas que bem pouca gente compra, e menos ainda usa. Mas seria um acréscimo muito bom, desde que não custe o olho da cara.
ROD 5 - Possuir condições de instalar sistema de proteção ativa contra disparos de armas anticarro guiadas ou não. (Peso seis)
Item que a meu ver deveria ser obrigatório em qualquer bldo SR ou SL hoje em dia, mas que no caso do EB ficou como opcional. Com certeza é um sistema que encarece o valor do bldo, e não deve ser pouco. Mas que continua sendo absolutamente indispensável nos dias de hoje.
ROD 6 - Permitir carregamento automático para o canhão, com método simples de depanagem, e modo manual de carregamento. (Peso seis)
Algo que é interessante e serve como um plus para bldos SR que dependem de serem rápidos em tudo que fazem em qualquer TO. Um sistema automático de carregamento ajuda, e muito, a vida de qualquer tripulação.
ROD 15 - Possuir a capacidade de receber um bloqueador de sinal contra Dispositivos Explosivos Improvisados (IED). (Peso seis)
Outra coisa que penso deveria ser obrigatório, mas o EB deixou como opcional. A ver.
ROD 26 - Possuir condições de integrar um lançador de mísseis anticarro ao sistema de armas
da viatura. (Peso seis)
Pode ser um lançador, ou pode ser também, em todo caso, mísseis disparados pelo próprio canhão do bldo. Ambas as possibilidades existem. Vai depender do que for mais interessante para o EB, e claro, o custo de cada uma. Isso também abre a possibilidade de homogenizar com outras torres que venham equipar VBTP Gurani.
3.2.5 Blindagem
ROD 38 - Possuir blindagem básica do chassi, que ofereça proteção contra explosões de mina
anticarro de até 10 kg (dez quilogramas), em qualquer ponto dos trens de rolamento e do piso
da viatura. (Peso cinco)
Também creio que deveria estar nos obrigatórios, mas ficou nos desejáveis. Algumas escolhas simplesmente parecem não fazer sentido. Mas tudo bem. Mesmo sendo um requisito desejável, todo mundo com certeza oferece isso de fábrica em seus bldos.
ROD 39 - Ter capacidade de receber proteção blindada adicional de natureza passiva ou reativa.
(Peso seis)
Item mandatário, mas que no ROB acabou também como opcional. Sei lá porque.
Minha opinião de ontem segue valendo hoje (charla via Twitter com o grande
@knigh7 ):