AFEGANISTÃO

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6376 vezes
Agradeceram: 6728 vezes
Contato:

Re: Notícias de Afeganistão

#1501 Mensagem por Túlio » Ter Jun 01, 2010 4:26 pm

Túlio escreveu:CROSS, um pouco mais de civilidade não te faria mal, né? Respeitar crenças opostas à nossa faz parte da Democracia, não? A outros colegas: que me conste, não foi aberta nenhuma temporada de caça no DB, tri? Não somos comunas nem fachos... :wink:
Cross escreveu: Por favor me perdoe mas eu não consigo respeitar a crença de alguem que acha que o comunismo é um meio justo de governo;
A meu ver ficaria melhor se dissesses que não consegues COMPREENDER: tenho o mesmo problema; RESPEITAR, não obstante, é preciso...

Cross escreveu:ou que Israel é a nova Alemanha Nazista;
Não creio que o seja, embora pareçam estar se esforçando ao máximo...

Cross escreveu:ou que as FARC representam os anseios do povo campoês colombiano;
Ça depénd: se estamos falando do povo camponês que planta coca eu acho que é sim... :mrgreen:

Cross escreveu: ou que o Taliban era um governo legitimado no Afegnistão por apoio popular;
Penso igual.
Cross escreveu: ou que a luta dos mesmos contra as forças da ISAF é uma luta por libertação;
Aí complica: não sei de GOVERNO algum lutando contra as forças de ocupação (é o que são, não importa qual eufemismo usemos para defini-las). Pensemos: e se fosse aqui? Viveríamos felizes sob ocupação estrangeira, gente totalmente avessa a nossos costumes e leis (imunes a elas, inclusive) que lhes parecem errados e bárbaros mas a nós parecem certos?

Cross escreveu:ou que o governo Lula e sua continuação no governo da Dilma não vão tentar sorrateiramente acabar com a democracia no Brasil, ao poucos, como uma rã fervendo numa panela.
Confesso que já tive mais receio disso. Hoje me parece meio difícil, vejo assim: eles pretendem chegar ao 'fofialifmo' tornando o Brasil cada vez mais capitalista, isso tem lógica? Para mim - e pelo que leio, para o resto do mundo também - eles nos conduzem a uma criptoescandinava social-democracia e isso não me parece mau de todo... :wink:

Cross escreveu: É duro, Deus sabe que eu tento, mas meu limite pra tolerar asneira alheia é muito curto, ainda mais quando envolve mentiras descaradas, maquiagem de fatos, divulgação seletiva da verdade e exageros grosseiros.

Hôme, tentes mais. Descreveste exatamente como me sinto ao ler posts de alguns colegas - nem é teu caso. A meu ver, pareces ao menos estar tentando acertar e isso é louvável, tem colega que repete seus mantras contra toda a lógica e razão e fica doido quando é contraditado... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1974 vezes
Agradeceram: 803 vezes

#1502 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jun 01, 2010 6:49 pm

Olha, eu falo por mim que se aqui no Brasil houvesse um regime ditatorial como o Taliban, que reprimisse violentamente a população civil e especialmente as mulheres, que proiba escolas, filmes e músicas, eu digo que eu me aliaria à primeira democracia que nos invadisse aqui para depor esse governo. Eu gosto é de liberdade, e me aliaria aos que se dispusessem a propocioná-la ao meu país.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1503 Mensagem por Túlio » Ter Jun 01, 2010 6:59 pm

Entendas, cupincha, foste criado - como eu também, aliás - dentro de determinados parâmetros. O que para nós é normal para um Afegão seria heresia. Imagines então a gente sob ocupação deles, como te sentirias? É exatamente como eles se sentem sob ocupação de gente como nós, hereges, infiéis, pagãos & quetales... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1974 vezes
Agradeceram: 803 vezes

#1504 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jun 01, 2010 7:05 pm

Túlio escreveu:Entendas, cupincha, foste criado - como eu também, aliás - dentro de determinados parâmetros. O que para nós é normal para um Afegão seria heresia. Imagines então a gente sob ocupação deles, como te sentirias? É exatamente como eles se sentem sob ocupação de gente como nós, hereges, infiéis, pagãos & quetales... :wink:
Mas a opinião dos afegãos, pelo menos até onde é notificado, é que eles estão preferindo viver sob ocupação da Otan do que na era do Talibã.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#1505 Mensagem por EDSON » Ter Jun 01, 2010 7:19 pm

Cross escreveu:Olha, eu falo por mim que se aqui no Brasil houvesse um regime ditatorial como o Taliban, que reprimisse violentamente a população civil e especialmente as mulheres, que proiba escolas, filmes e músicas, eu digo que eu me aliaria à primeira democracia que nos invadisse aqui para depor esse governo. Eu gosto é de liberdade, e me aliaria aos que se dispusessem a propocioná-la ao meu país.
Não é bem assim, a repressão feminina e burka é anterior ao Islã. O Brasil não é de maioria mulçumana e nem tem uma etnia chamada pasthun e não tem costumes de fidelidade tribal, é completamente diferente.

Um Pasthun pode não gostar do Talibã mas sua fidelidade a raízes familiares e tribais são bem mais forte. Se um ancião jurar lealdade ou algum compromisso com Talibãs então toda sua tribo lutar com o estes.

marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#1506 Mensagem por marcelo l. » Ter Jun 01, 2010 7:19 pm

http://www.nytimes.com/2010/06/01/world ... ?ref=world

Afeganistão suspende dois grupos de ajuda
Por Rod Nordland e WAFA Abdul Waheed
Publicado em: 31 de maio de 2010

CABUL, Afeganistão - O governo afegão suspensas as operações de dois grupos de ajuda humanitária da Igreja baseada na segunda-feira sobre as suspeitas de que eles estavam envolvidos na conversão de afegão ao cristianismo, embora as provas contra eles, aparentemente, consistia em nada mais do que um anúncio em uma lista telefônica.

Uma estação de televisão afegã, Noorin TV, fotografias de difusão mostrou que alegou ocidentais "batizando afegãos, homens e mulheres, e outros afegãos 'orar para Jesus nas reuniões de oração privada. Ele mencionou os dois grupos no mesmo relatório, embora não tiveram nenhuma evidência de amarrá-los a tais atividades, funcionários da TV Noorin confirmada.

Convertendo para qualquer religião do Islã é um crime no Afeganistão, e também o proselitismo é proibido.

Os grupos suspenso, Church World Service, uma organização americana, e Norwegian Church Aid, dizem que não fazem proselitismo.

Ambos os grupos têm grandes operações no Afeganistão, desembolsando milhões de dólares em ajuda. Church World Service emprega 190 pessoas, e Norwegian Church Aid 50 pessoas em uma variedade de programas de desenvolvimento aqui, disse o governo.

Estudantes na Universidade de Cabul fizeram um protesto nesta segunda-feira em resposta ao relatório de televisão, bloqueando ruas rapidamente ao redor do campus.

Mohammed Sediq Amarkhiel, um porta-voz do Ministério da Economia, que regula os grupos de ajuda a trabalhar aqui, disse que não há provas reais contra os dois grupos, que eram conhecidos por "fazer um bom trabalho aqui." Entretanto, o Sr. Amarkhiel adicionado, o ministério decidiu a suspensão por causa da televisão "relatórios de suspeitas levantadas" e "deixou as pessoas muito emocionais e raiva." O governo vai investigar as atividades dos grupos ", disse ele.

"Se eles estão realmente envolvidos no proselitismo povo afegão ao cristianismo, então definitivamente essas pessoas vão ser introduzidas as autoridades judiciais", disse o Sr. Amarkhiel.

Evangelizar é um assunto delicado no Afeganistão, um país conservador islâmico, onde não se conhecem os cristãos indígenas e as igrejas não formal, apesar de algumas embaixadas estrangeiras realizar serviços dentro de seus próprios compostos. Mas muitas organizações não-governamentais estrangeiras e grupos de ajuda aqui são apoiados por grupos cristãos no exterior.

grupos de ajuda externa tem que fazer um compromisso "que a sua actividade terá por base a Constituição do Afeganistão", que proíbe a conversão do islamismo, o Sr. Amarkhiel disse.

Os relatórios de televisão mostraram última quinta-feira e sexta-feira em Noorin TV, uma pequena estação em Cabul conhecido como um chato antigovernamentais. Mesmo o director da estação, o Muhammed Arif Noori, entretanto, disse Noorin TV não tinha provas de que os dois grupos de ajuda tinha sido envolvido em fazer proselitismo. O relatório apenas levantado "suspeitas" sobre os dois grupos após encontrá-los em uma lista telefônica local de organizações não-governamentais e perceber que cada um tinha a palavra "igreja" em seus nomes, o Sr. Noori explicou em uma entrevista.

Os relatórios de televisão mostraram as fotografias que foram acusados de ser batizados cristãos, bem como vídeos de encontros de oração cristã, realizada na estação disse que o missionário sete casas seguras em Cabul ocidental. Os batismos, presidida pelo menos quatro homens ocidentais, foram feitas por homens afegãos dunking completamente em banheiras cheias e despejando baldes de água sobre as cabeças das mulheres afegãs, como eles estavam em banheiras vazias.

Atle Sommerfeldt, Ajuda de secretário-geral da Igreja da Noruega, disse que "o ANC não está envolvido no trabalho missionário em todo o mundo, e não no Afeganistão ".

Mr. Sommerfeldt disse que a maioria dos trabalhos do grupo de desenvolvimento, concentrando-se no desenvolvimento rural e agrícola em quatro províncias do centro e do sul, continuou, como de costume, pois a maioria foi levada a cabo por parceiros locais afegãs, que não foram afetados pela suspensão.

"No Afeganistão, como no resto do mundo, NCA não tem um mandato para influenciar as pessoas a mudar de religião", disse ele. "Esperamos e acreditamos numa solução rápida e positiva".

O grupo tem um orçamento de US $ 8 milhões para projetos no Afeganistão neste ano, de acordo com Liv Snesrud, o seu coordenador do programa no Afeganistão.

Maurice A. Bloem, diretor de programas de Church World Service deputado, disse em comunicado que o proselitismo era contra o seu código de conduta da organização, informou a Associated Press.

No ano passado, a Al-Jazeera difundiu uma reportagem mostrando soldados cristãos evangélicos em uma base norte-americana que, aparentemente discutindo a tentar converter afegãos ao cristianismo através da distribuição de Bíblias em pashto e dari, o país de duas línguas principais.

O exército dos Estados Unidos responderam que essa atividade foi proibida pelas regras militares, e confiscou e destruiu as Bíblias.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1507 Mensagem por Túlio » Ter Jun 01, 2010 7:23 pm

Cross escreveu:
Túlio escreveu:Entendas, cupincha, foste criado - como eu também, aliás - dentro de determinados parâmetros. O que para nós é normal para um Afegão seria heresia. Imagines então a gente sob ocupação deles, como te sentirias? É exatamente como eles se sentem sob ocupação de gente como nós, hereges, infiéis, pagãos & quetales... :wink:
Mas a opinião dos afegãos, pelo menos até onde é notificado, é que eles estão preferindo viver sob ocupação da Otan do que na era do Talibã.

Tá, mas então por que atiram tanto nos caras? É a forma deles de dizer "eu gosto de ti"? Peraí, truta, Ingleses e soviéticos já provaram do gostinho do 'amor' deles ... 8-]

tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#1508 Mensagem por tflash » Ter Jun 01, 2010 7:28 pm

Pois é, mas ali a coisa é diferente. Apareceram os talibans que correram com os russos, então para o afegão médio que só entende de agricultura e camelos, os talibans são a super-potência. Defendem aquilo que que ele gosta e são fortes, então vai de apoiar. Os EUA e o ocidente são o mal, então vai de destruí-los. O afegão apoia. Começaram a levar com chumbo quente na tola, vem logo com a choradeira que são pobres, indefesos, mais pacíficos que a madre Teresa de Calcutá e os opressores ocidentais vem com o material todo hi-tech e matam-nos!

Quais as Hipóteses?

1- sair de lá. Dar rédea solta aos talibans que dominariam o paquistão, e depois parte da india, Disparavam bombas atómicas sobre os países ocidentais e levavam com outras em cima.

2- Disparar misseis nucleares sobre tudo o que é muculmano, just in case.

3- Ou invadir o país que serviu de base para os ataques terroristas, para os apanhar no local, e evitar que os combates se travem nos nossos países.

Agora, se está a resultar é outra conversa...

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
EDSON
Sênior
Sênior

#1509 Mensagem por EDSON » Ter Jun 01, 2010 7:29 pm

Erro.

Editado pela última vez por EDSON em Ter Jun 01, 2010 7:43 pm, em um total de 1 vez.
EDSON
Sênior
Sênior

#1510 Mensagem por EDSON » Ter Jun 01, 2010 7:39 pm

Cross escreveu: Mas a opinião dos afegãos, pelo menos até onde é notificado, é que eles estão preferindo viver sob ocupação da Otan do que na era do Talibã.
Neste caso não sei ainda como não foram derrotados já que não tem apoio popular.

Isto depende da da etnia ou região dentro do Afeganistão.
Um exemplo é Gulbuddin Hikmetyar senhor da Guerra Afegão que já lutou com a OTAN e hoje luta com os Talibãs é com ele segue boa parte dos Pashtuns.

Hizb-i-Islami Gulbuddin (HIG)

Gulbuddin Hikmetyar é, talvez, o maior senhor da guerra afegão e o seu partido, Hizb-i-Islami, é um aliado de Mullah Omar. Chegou a ser primeiro-ministro em 1993 e 1994 e, com os talibãs, em 1996. Está implantado no Norte do país.

Hizb-i-Islami Khalis (HIK)

Grupo criado pelo senhor da guerra Younis Khalis, falecido em Julho de 2006, aos 87 anos. Khalis acolheu Bin Laden, quando este regressou ao Afeganistão em 1996, e alinhou pelos talibãs.

Rede Haqqani

Liderada por Jalaluddin Haqqani e pelo seu filho Sirajuddin, senhores da guerra associados aos talibãs e que têm a sua base em Miramshah, no Paquistão, junto às províncias afegãs de Khost e Paktika, no Sudeste.

Há mais exemplos como estes em outros grupos étinicos.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1511 Mensagem por Túlio » Ter Jun 01, 2010 7:40 pm

Se está tão de barbada por que os ianques, "antidrogas" (mente que eu gostcho) por excelência, levam livre a tchurma da papoula? É por gostarem de flores?

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#1512 Mensagem por Francoorp » Ter Jun 01, 2010 7:43 pm

Túlio escreveu:Se está tão de barbada por que os ianques, "antidrogas" (mente que eu gostcho) por excelência, levam livre a tchurma da papoula? É por gostarem de flores?

Sim.... Das Flores verde$$$ !!! :lol:

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#1513 Mensagem por tflash » Ter Jun 01, 2010 7:44 pm

O que estraga tudo são os americanos, com a mania que são superiores. Humilham a população civil e geram sentimentos de revolta por onde quer que passam. Os tugas tem se dado bem por onde passam porque respeitam as populações, produzem laços com a população local e acima de tudo, não se fazem de superiores na terra dos outros. Também tem muito a ver com a origem das tropas destacadas. Sendo que as nossas são oriundas de zonas rurais ou suburbanas e são maioritariamente classe média. Tem alguma cultura e familiares com experiência de guerra.

Nos estados unidos, esse pessoal conta-se pelos dedos e não fazem parte das tropas que tem mais contacto com os cidadãos. Depois tem as características da sociedade deles, com brancos dum lado, hispânicos do outro e etc. Eles chegam lá e vêem a população local como o grupo dos terroristas e tratam-nos como tal.

Para mim, esta é a principal causa do estado das coisas.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1514 Mensagem por Túlio » Ter Jun 01, 2010 7:46 pm

tflash escreveu:O que estraga tudo são os americanos, com a mania que são superiores. Humilham a população civil e geram sentimentos de revolta por onde quer que passam. Os tugas tem se dado bem por onde passam porque respeitam as populações, produzem laços com a população local e acima de tudo, não se fazem de superiores na terra dos outros. Também tem muito a ver com a origem das tropas destacadas. Sendo que as nossas são oriundas de zonas rurais ou suburbanas e são maioritariamente classe média. Tem alguma cultura e familiares com experiência de guerra.

Nos estados unidos, esse pessoal conta-se pelos dedos e não fazem parte das tropas que tem mais contacto com os cidadãos. Depois tem as características da sociedade deles, com brancos dum lado, hispânicos do outro e etc. Eles chegam lá e vêem a população local como o grupo dos terroristas e tratam-nos como tal.

Para mim, esta é a principal causa do estado das coisas.

Leiam isso! PENSEM! É importante, POWS!!!

EDSON
Sênior
Sênior

#1515 Mensagem por EDSON » Ter Jun 01, 2010 7:52 pm

Começaram a levar com chumbo quente na tola, vem logo com a choradeira que são pobres, indefesos, mais pacíficos que a madre Teresa de Calcutá e os opressores ocidentais vem com o material todo hi-tech e matam-nos!

De onde tirou isto? Nunca se ouviu falar que um Afegão chora por ser massacrado, no máximo ficam com mais raiva. Os russos usaram do mesmo expediente e ainda pior envenenado poços, queimando plantações e varrendo centenas de aldeias do mapa, e não domaram este povo.

Desculpe mas os mais tribais adoram morrer em batalha.

Responder