UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: UM MBT NACIONAL

#1501 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 13, 2019 3:50 pm

Vamos fazer assim: eu não sou o dono da verdade, e nem você.
Expus e comentei uma notícia, não um fato consumado.
EB e CFN tem cada um suas próprias concepções e prioridades sobre o que comprar ou não.
Vamos aguardar para ver o que vai acontecer.
E até que haja uma decisão oficial, tudo o mais que há por aqui não passa de especulações ou opinião.

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Re: UM MBT NACIONAL

#1502 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 13, 2019 4:52 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mar 13, 2019 3:50 pm Vamos fazer assim: eu não sou o dono da verdade, e nem você.
Expus e comentei uma notícia, não um fato consumado.
EB e CFN tem cada um suas próprias concepções e prioridades sobre o que comprar ou não.
Vamos aguardar para ver o que vai acontecer.
E até que haja uma decisão oficial, tudo o mais que há por aqui não passa de especulações ou opinião.

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Ser o dono da verdade? Putz, não se trata de um ou outro ser dono da verdade, se trata de fatos e o fato é que 1A5 não opera até 2030 nem se o Aladin esfregar a lâmpada e pedir isso pro gênio, enquanto você fica insistindo num caso já superado - e comprovado -, empobrecendo o debate, levando ao looping infinito de toda vez alguém ter que vim explicar o óbvio de que o 1A5 não opera mais, enquanto poderíamos estar debatendo coisas produtivas sobre o substituto dele. É simples e é incrível como você não consegue aceitar isso, citando casos absurdos que nada tem a ver.

Ok, digamos que façam no 1A5 o que fizeram no EE-9, coloquem a eletrônica, pois é a ÚNICA coisa aproveitável daquele projeto - a não ser que você ache que o motor que colocaram nele e o sistema hidráulico sirvam no 1A5, não é possível que pense nisso. Beleza, o 1A5 vai sair do quartel como? Como ele vai operar no campo de batalha, sendo rebocado? "Ah, bota um motor novo nele". Beleza, mas e a transmissão? Colocou a transmissão, agora vai ter que mudar a hidráulica inteira, desde o sistema de giro da torre, suspensão...

Agora que gastamos tudo isso, temos um blindado com poder de fogo ainda menor que um Centauro. E agora? Colocamos outro canhão nele pra utilizar LAHAT e munições como M426 ou M900. Pronto, agora temos um Centauro B1 sob lagartas, com uma blindagem ainda inferior. Colocamos blindagem nele.

Legal, agora temos 1A5 para operar até 2030 ou depois. Quanto custa isso? No mínimo vai para US$2 mi e olhe lá, sendo muito - MAS MUITO - otimista. Basta comparar o custo de modernização do M60 para o padrão SLEP e seria pior, pois o M60 ainda tem pacotes de upgrades aos montes no mercado, o que faz o preço sair mais competitivo, coisa que o 1A5 NÃO tem, ou seja teríamos que DESENVOLVER uma nova modernização pro mesmo.

Viu como a ideia é simplesmente inaceitável e não contribui em nada? Pois é!

Centenas de coisas boas para se por em debate, mas não, tem que vim com papo superado de "1A5 opera até 2000-e-não-sei-quanto". Parece viuvisse!




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Re: UM MBT NACIONAL

#1503 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 14, 2019 12:18 am

O EB com certeza sabe até onde os Leo 1A5 podem ir. E o que seria necessário para mantê-los com um mínimo de operacionalidade.
Com certeza qualquer que seja a decisão ela levará em conta e em primeiro lugar o fator financeiro.
Então a pergunta fulcral é: podemos pagar por isso?
Se sim, o custo logístico é operacional pode ser pago com o orçamento atual e previsível? Se não, o que tem por aí que cabe no nosso bolso com uma relação custo X benefício aceitável? Abrams? Leo II? Outros?
Fato é que quando é se o EB resolver substituir os atuais CC ele não irá simplesmente comprar um outro bldo e colocar no lugar dos Leo 1A5. Toda uma infraestrutura por detrás virá junto. E essa é a parte mais importante e mais cara de todos os CC fabricados por aí, novos ou usados.
Aí entramos naquilo que falei: qual é a prioridade que o EB dá para a substituição dos CC atuais?
É uma pergunta honesta de quem não sabe mas quer saber.
Porque até agora só quem falou ou fala em tirar os Leopardo de cena somos nós, meros entusiastas do tema.
Eu até hoje não vi e nem li uma única palavra ou comentário oficial do EB sobre o assunto.
E se tem alguma coisa rolando, bem, publicidade não é e nunca foi o forte das ffaa's.

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Re: UM MBT NACIONAL

#1504 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 19, 2019 10:13 am

Uma possível oferta de participação no Altay será feita pelos turcos como parte do pacote de vendas do T129 Atack ao Brasil, segundo matéria do Caiafa para a T&D.

Só fico pensando em que tipo de participação seria essa já que o cc turco praticamente finalizou o seu desenvolvimento.

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Re: UM MBT NACIONAL

#1505 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2019 8:03 pm

Para quem ainda não viu, o Altay.

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Quem sabe na próxima LAAD. 8-]

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Re: UM MBT NACIONAL

#1506 Mensagem por Fábio Machado » Sáb Abr 13, 2019 9:26 pm

Modernização dos lopards 1A5 aos 41min. e e 30seg.





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Re: UM MBT NACIONAL

#1507 Mensagem por Zelhos » Sáb Abr 13, 2019 9:31 pm

Jesus, para onde vai o Leopard? Não consigo nem imaginar do que se trata essa modernização, vai trocar tudo? Até o chassi?




Um dia é da caça... o outro do caçador...


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Re: UM MBT NACIONAL

#1508 Mensagem por Crisaman » Dom Abr 14, 2019 12:15 am

Fábio Machado escreveu: Sáb Abr 13, 2019 9:26 pm Modernização dos lopards 1A5 aos 41min. e e 30seg.

Cantei essa bola faz tempo. O Exército Brasileiro faz oque o Exército Brasileiro quer e o que está dentro de suas possibilidades. Não e o que os "especialistas" de fórum na internet acham que ele deve fazer. Se acharem que é viável modernizar o Leo 1A5 assim o farão.




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Re: UM MBT NACIONAL

#1509 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 14, 2019 12:19 am

Zelhos escreveu: Sáb Abr 13, 2019 9:31 pm Jesus, para onde vai o Leopard? Não consigo nem imaginar do que se trata essa modernização, vai trocar tudo? Até o chassi?
Deixa os caras, são os magos da engenharia. Vão ter que trocar motor, torre e o resto, gastar mais de R$ 1 milhão e são gênios :lol: :lol: :lol: :lol:. "Vai tornar mais interessante do que já é" Kkkkkkkk. Modernizar 1A5, mesmo sabendo que não existe peça no mercado e vai ter que gastar milhões nele, além de burrice, deveria garantir a exoneração dos responsáveis.

Não existe mistério, vão ter que trocar o motor - leia-se cortar o chassi para tentar adaptar algum motor nele, talvez o MTU 881 -, trocar suspensão, transmissão e sistema de giro da torre, além da estabilização. Isso apenas para manter o 1A5 rodando, pois não existem mais peças desde 2010. A situação do motor consegue ser ainda pior, já que não é fabricado desde a década de 80!

Levando-se em conta a modernização do EE-9, no modelo X, que custa R$ 1 milhão, modernizar esses 1A5 custariam mais de R$ 2 milhões, talvez 3 milhões se considerar troca do sistema de tiro e blindagem adicional, que terá que ser desenvolvida pra ele, pois a IDB não produz mais a blindagem MEXAS.

Deixa o lunático sonhar com modernização do 1A5 ai, vai ter sim. Se estão dispostos a pagar de R$ 2-3 milhões para modernizar um blindado dos anos 60, que ainda terá vários problemas, como a idade do chassis, sendo quase o preço de um M1A1 modernizado oferecido, deixa, tem doente mental pra tudo.

Só existem duas possibilidades pra isso:
:arrow: colocaram pessoas que sofreram algum acidente nuclear, que causou sequelas neurológicas o suficiente ao ponto de causar danos graves na capacidade cognitiva para sugerirem isso; ou
:arrow: puro lobby/contra-partida pra KMW. Com todo respeito ao Caiafa, mas vindo da mesma fonte que dizia que era M1 com canhão de 105 mm, sendo que essa munição só existe fabricante Chinês e Judeu, quando isso é comprovadamente mentira (Nexter produz pros AMX-10RC, Mecar fornece para o leste Europeu, Rheimental produz uma designada de DM63, que é a Israelense M426 e ainda existe outro fabricante que fornece pra Ásia, mas não me recordo o nome).




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Re: UM MBT NACIONAL

#1510 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 14, 2019 12:50 pm

Bom, o EB está modernizando pela segunda vez os M-113 que são tão antigos quanto os Leo 1A5. E todo mundo no planeta sabe que os M-113 não tem utilidade nenhuma no front em qualquer TO mais quente, a não ser virar um forno microondas sobre rodas e tostar/assar seus ocupantes. Mas mesmo assim continua sendo usado e adaptado aos centenas paras as mais diferentes funções por aí, inclusive em exércitos de países desenvolvidos que contam com veículos muito mais avançados há décadas, não anos, décadas.

Os M-109 também já são veículos de projeto antigo, mas estão ainda aí na versão A6 e chegando na A7 no US Army. O EB está atualizando os seus, que os tornará adequados à realidade do nosso TO sul-americano. Os M577 e os veículos remuniciadores M992A2 que também não são novinhos, estão chegando e aos poucos sendo postos em atividade. Não é o ideal, mas é muito melhor do que estávamos.

Não sei que tipo de modernização será essa proposta para os Leo - duvido até mesmo que se possa chamar de modernização - mas supondo que não temos dinheiro sequer para comprar CC usado ou dado de graça pelo Tio Sam, é provável que as modificações sejam o suficiente para manter o bldo operacional até que uma solução definitiva seja encontrada. Ela pode ser na forma de um CC novo importado (muito difícil), ou uma simples compra de oportunidade. Ou outra coisa qualquer. Não sabemos o que o MD (general de exército) ou o cmdo do EB andam fazendo e falando por aí nos bastidores.

Fato é que a substituição dos Leopard 1A5 parece não ser mesmo uma prioridade. E como o contrato de apoio da KMW vai até 2027, vamos dar tempo ao tempo para saber o que de concreto será feito nestes veículos.

Eu li certa vez uma matéria na T&D sobre os Leo que haveria propostas de uma empresa brasileira para revitalizar os Leopard do EB, assim como foi oferecido para os SK-105 do CFN. Nada de muito complexo e custoso, mas que aproveitaria a engenharia e expertise que a empresa já domina para apor uma sobrevida aos Leo. E tudo feito com recursos e material nacional. Se eventualmente essa proposta chegou a termo, e os custos dela foram entendidos como de boa relação custo x benefício, talvez isso possa responder em partes a assertiva do EB em atualizar seus tanques. Vou ver se consigo encontrar a revista e posto aqui depois no que consistiria esse trabalho.

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#1511 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 14, 2019 7:06 pm

"Vou comparar a modernização dos M113, pois o 1A5 tem exatamente as mesmas propriedades, sou um gênio" :lol: :lol: :lol:

Antes eu achava quera desconhecimento, mas agora deve ser birra mesmo.




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Re: UM MBT NACIONAL

#1512 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 14, 2019 9:16 pm

A sua birra com material made in deserto dos USA é também muito comovente. :roll:

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#1513 Mensagem por gogogas » Seg Abr 15, 2019 5:55 am

A única coisa que deveriam fazer em relação ao Leo 1A5 , é tentar manter funcionando até não restar mais algum !




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Re: UM MBT NACIONAL

#1514 Mensagem por andrelemos » Seg Abr 15, 2019 9:42 am

Tem uma empresa Turca, chamada Aselsan, que desenvolveu uma modernização da eletrônica dos Leo 1. Pode ser por aí...



https://www.aselsan.com.tr/en-us/capabi ... rol-system




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Re: UM MBT NACIONAL

#1515 Mensagem por andrelemos » Seg Abr 15, 2019 9:48 am

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