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Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 08, 2009 10:48 am
por PRick
brisa escreveu:Negativo Prick...... Estes novíssimos aços, endurecíveis por precipitação do cobre, sõ um diferencial frances. Inclusive nem os americanos não o usam.

......... "Essas novas ligas apresentam, por si só, menor custo que os da série HY, em função de seu menor teor de elementos de liga. Contudo, a grande vantagem decorrente de sua utilização é a soldabilidade muito superior desses novos aços, que permite redução de até 50% nos custos totais de construção das embarcações [Montemarano, 1986]. Esse aumento de soldabilidade se deve ao baixo teor de carbono dessa nova família de ligas. De fato, esses aços vêm sendo cada vez mais aplicados nos Estados Unidos em navios de guerra mas, apesar de todo o sucesso observado, sua aplicação ainda é vedada em submarinos. Por outro lado, já há registros da aplicação extensiva de aços microligados em submarinos, inclusive nucleares, na França, Inglaterra, Suécia, Austrália e, possivelmente, na antiga União Soviética, ainda que na forma de chapas temperadas e revenidas."

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Estava lendo esse mesmo artigo, o que você não está entendo, é que mesmo sendo o mesmo tipo de aço, a medição francesa está no padrão métrico, e a dos EUA em padrão PSI, assim, quer dizer a abrevitura HLES(em frances), equivale a HSLA(em inglês). Porém, a numeração quer dizer ao grau de resistência em determinada pressão. Uma medida em sistema métrico e a outra em sistema PSI. Assim, é necessário fazer a conversão. A medida de pressão nada tem haver com o tipo de aço usado, aços diferentes podem ter resistência semelhante. Não estou discutindo o tipo de liga, mas o sistema métrico para medir a resistência.

O artigo fala que o aço HY é pior que o HSLA, mesmo ambos tendo o mesmo grau de resistência, isso quer dizer que o Aço Francês usado nos Scorpenes, além de resistirem mais, são de um liga melhor.

[]´s

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 08, 2009 10:52 am
por brisa
Ta bom Prick..... isto que eu chamo de sair pela tangente :mrgreen:

Ta vendo..... eu tambem gosto de algumas coisas francesas 8-]

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 08, 2009 12:00 pm
por gaitero
Sintra escreveu:
gaitero escreveu:[Me desculpe P-44 mas aqui eu só vejo propaganda do IKL-214.

O casco HLES-80 é mais resistente que o HY-100, ou seja, a profundidade de ambos tende a ser ao menos identica. Veja que é exatamente por isto que tanto uma quanto outra empresa afirmam que os testes são de 350m e 400m respectivamente, mas que este não é o limite dos seus submarinos. Seria interessante se eles descessem até o primeiro parafuso estourar, para ai sim afirmar até quanto um é melhor que o outro.
Apenas uma pequena correcção, HLES-80 ou HY-100 não se refere a "cascos", mas sim ao tipo de metal utilizado nesses mesmos cascos.
E a relação de resistência tensil é exactamente a oposta, a grande diferença entre estes dois tipos de aço é que o HY-100 é mais resistente (e caro) que o HY-80.

Tem aqui os dados dos dois metais:
http://www.matweb.com/search/DataSheet. ... b87bfcd173
http://www.matweb.com/search/datasheet. ... 913&ckck=1
Poxa Sintra, duas em um só dia..... :wink:

Compreendes que o que você disse não faz o menor sentido não?
Porque HLES-80 e HY-80 não são a mesma coisa.... :wink:

Mas sim, deveria ser mais claro e dizer que é o tipo de material...

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 08, 2009 12:01 pm
por gaitero
PRick escreveu:
brisa escreveu:Negativo Prick...... Estes novíssimos aços, endurecíveis por precipitação do cobre, sõ um diferencial frances. Inclusive nem os americanos não o usam.

......... "Essas novas ligas apresentam, por si só, menor custo que os da série HY, em função de seu menor teor de elementos de liga. Contudo, a grande vantagem decorrente de sua utilização é a soldabilidade muito superior desses novos aços, que permite redução de até 50% nos custos totais de construção das embarcações [Montemarano, 1986]. Esse aumento de soldabilidade se deve ao baixo teor de carbono dessa nova família de ligas. De fato, esses aços vêm sendo cada vez mais aplicados nos Estados Unidos em navios de guerra mas, apesar de todo o sucesso observado, sua aplicação ainda é vedada em submarinos. Por outro lado, já há registros da aplicação extensiva de aços microligados em submarinos, inclusive nucleares, na França, Inglaterra, Suécia, Austrália e, possivelmente, na antiga União Soviética, ainda que na forma de chapas temperadas e revenidas."

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Estava lendo esse mesmo artigo, o que você não está entendo, é que mesmo sendo o mesmo tipo de aço, a medição francesa está no padrão métrico, e a dos EUA em padrão PSI, assim, quer dizer a abrevitura HLES(em frances), equivale a HSLA(em inglês). Porém, a numeração quer dizer ao grau de resistência em determinada pressão. Uma medida em sistema métrico e a outra em sistema PSI. Assim, é necessário fazer a conversão. A medida de pressão nada tem haver com o tipo de aço usado, aços diferentes podem ter resistência semelhante. Não estou discutindo o tipo de liga, mas o sistema métrico para medir a resistência.

O artigo fala que o aço HY é pior que o HSLA, mesmo ambos tendo o mesmo grau de resistência, isso quer dizer que o Aço Francês usado nos Scorpenes, além de resistirem mais, são de um liga melhor.

[]´s
Exato Prick.

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 08, 2009 3:50 pm
por brisa
Tenho que rir do Gaiteiro [003] [003] [003] ....buena sera que ele esta comendo unos " escasgorts" com o Prick".... regados a umas Perrier???? [000] :mrgreen: [003]

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 08, 2009 5:43 pm
por gaitero
brisa escreveu:Tenho que rir do Gaiteiro [003] [003] [003] ....buena sera que ele esta comendo unos " escasgorts" com o Prick".... regados a umas Perrier???? [000] :mrgreen: [003]
Não gosto que deem risada sem me contar a piada...

Poderia dizer sobre o que se trata?

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 08, 2009 7:20 pm
por Sintra
gaitero escreveu:
Sintra escreveu: Apenas uma pequena correcção, HLES-80 ou HY-100 não se refere a "cascos", mas sim ao tipo de metal utilizado nesses mesmos cascos.
E a relação de resistência tensil é exactamente a oposta, a grande diferença entre estes dois tipos de aço é que o HY-100 é mais resistente (e caro) que o HY-80.

Tem aqui os dados dos dois metais:
http://www.matweb.com/search/DataSheet. ... b87bfcd173
http://www.matweb.com/search/datasheet. ... 913&ckck=1
Poxa Sintra, duas em um só dia..... :wink:

Compreendes que o que você disse não faz o menor sentido não?
Porque HLES-80 e HY-80 não são a mesma coisa.... :wink:

Mas sim, deveria ser mais claro e dizer que é o tipo de material...
Conhece aquela expressão do Homer Simpson "DUUHHHHHHH"? :mrgreen:
Eu li HY-80, em vez de HLES-80... Cabeça no ar minha, deve ser da idade!

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 08, 2009 8:14 pm
por brisa
gaitero escreveu:
brisa escreveu:Tenho que rir do Gaiteiro [003] [003] [003] ....buena sera que ele esta comendo unos " escasgorts" com o Prick".... regados a umas Perrier???? [000] :mrgreen: [003]
Não gosto que deem risada sem me contar a piada...

Poderia dizer sobre o que se trata?
O seu ultimo post [003] [003] [003] [003] [003]

Aca abaixo :lol: :lol: :lol: [003] :mrgreen:
gaitero Título: Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.Enviado: Qua Jul 08, 2009 1:01 pm


Sênior



Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm
Mensagens: 1861
Localização: Curitiba, criado no Brasil com sangue luso-brasileiro PRick escreveu:
brisa escreveu:
Negativo Prick...... Estes novíssimos aços, endurecíveis por precipitação do cobre, sõ um diferencial frances. Inclusive nem os americanos não o usam.

......... "Essas novas ligas apresentam, por si só, menor custo que os da série HY, em função de seu menor teor de elementos de liga. Contudo, a grande vantagem decorrente de sua utilização é a soldabilidade muito superior desses novos aços, que permite redução de até 50% nos custos totais de construção das embarcações [Montemarano, 1986]. Esse aumento de soldabilidade se deve ao baixo teor de carbono dessa nova família de ligas. De fato, esses aços vêm sendo cada vez mais aplicados nos Estados Unidos em navios de guerra mas, apesar de todo o sucesso observado, sua aplicação ainda é vedada em submarinos. Por outro lado, já há registros da aplicação extensiva de aços microligados em submarinos, inclusive nucleares, na França, Inglaterra, Suécia, Austrália e, possivelmente, na antiga União Soviética, ainda que na forma de chapas temperadas e revenidas."




Estava lendo esse mesmo artigo, o que você não está entendo, é que mesmo sendo o mesmo tipo de aço, a medição francesa está no padrão métrico, e a dos EUA em padrão PSI, assim, quer dizer a abrevitura HLES(em frances), equivale a HSLA(em inglês). Porém, a numeração quer dizer ao grau de resistência em determinada pressão. Uma medida em sistema métrico e a outra em sistema PSI. Assim, é necessário fazer a conversão. A medida de pressão nada tem haver com o tipo de aço usado, aços diferentes podem ter resistência semelhante. Não estou discutindo o tipo de liga, mas o sistema métrico para medir a resistência.

O artigo fala que o aço HY é pior que o HSLA, mesmo ambos tendo o mesmo grau de resistência, isso quer dizer que o Aço Francês usado nos Scorpenes, além de resistirem mais, são de um liga melhor.

[]´s


Exato Prick.

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qui Jul 09, 2009 1:00 pm
por gaitero
Sintra escreveu:
gaitero escreveu: Poxa Sintra, duas em um só dia..... :wink:

Compreendes que o que você disse não faz o menor sentido não?
Porque HLES-80 e HY-80 não são a mesma coisa.... :wink:

Mas sim, deveria ser mais claro e dizer que é o tipo de material...
Conhece aquela expressão do Homer Simpson "DUUHHHHHHH"? :mrgreen:
Eu li HY-80, em vez de HLES-80... Cabeça no ar minha, deve ser da idade!
Sem problemas, na verdade este erro é muito comum, de fato eu tambem achava o mesmo, até ter uma aula na DCSN. A confusão se da porque a França utiliza usa o padrão de medida métrica e não PSY ( polegada quadrada por libra peso ).

Fazendo os calculos de conversão, Orestes me perdoe se eu estiver errado, :wink: , chega-se ao valor correto, que seria aproximadamente 113 PSY para o HLES-80. E de até 142 PSY para o HLES-100.

:wink:

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qui Jul 09, 2009 8:33 pm
por PRick
gaitero escreveu:
Sintra escreveu: Conhece aquela expressão do Homer Simpson "DUUHHHHHHH"? :mrgreen:
Eu li HY-80, em vez de HLES-80... Cabeça no ar minha, deve ser da idade!
Sem problemas, na verdade este erro é muito comum, de fato eu tambem achava o mesmo, até ter uma aula na DCSN. A confusão se da porque a França utiliza usa o padrão de medida métrica e não PSY ( polegada quadrada por libra peso ).

Fazendo os calculos de conversão, Orestes me perdoe se eu estiver errado, :wink: , chega-se ao valor correto, que seria aproximadamente 113 PSY para o HLES-80. E de até 142 PSY para o HLES-100.

:wink:

O que nos leva a uma possível conclusão, levando em conta que o diâmetro do casco dos Scorpenes e do 214 são muito próximos ou iguai. É de se esperar que o Scorpene tenha uma profundidade de mergulho não inferior aos 214, para dizer o mínimo.

[]´s

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Seg Jul 13, 2009 2:45 pm
por gaitero
PRick escreveu:
gaitero escreveu: Sem problemas, na verdade este erro é muito comum, de fato eu tambem achava o mesmo, até ter uma aula na DCSN. A confusão se da porque a França utiliza usa o padrão de medida métrica e não PSY ( polegada quadrada por libra peso ).

Fazendo os calculos de conversão, Orestes me perdoe se eu estiver errado, :wink: , chega-se ao valor correto, que seria aproximadamente 113 PSY para o HLES-80. E de até 142 PSY para o HLES-100.

:wink:

O que nos leva a uma possível conclusão, levando em conta que o diâmetro do casco dos Scorpenes e do 214 são muito próximos ou iguai. É de se esperar que o Scorpene tenha uma profundidade de mergulho não inferior aos 214, para dizer o mínimo.

[]´s
Para dizer o mínimo....

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 22, 2009 4:59 pm
por P44
huhu, mais polémica

Emerging Threats

France, Germany vie to sell Pakistan subs



Published: July 20, 2009 at 5:51 PM


BERLIN, July 20 (UPI) -- Pakistan appears to be losing patience with Germany over a deal worth some $1.5 billion to boost its 10-strong fleet of submarines, or it is playing a reluctant Berlin administration against Paris.

An agreement to supply three U-214 U-boats reportedly has been awaiting a final German signature since details were worked out in a visit to Germany by a Pakistani navy delegation in April. Quoting Pakistani government sources, the Financial Times Deutschland says President Asif Zardari may overrule his military's preference for the German subs to take up a "better offer" from France.

The French have reportedly offered to supply three submarines and to sweeten the deal by upgrading and overhauling older submarines that are already part of the Pakistani fleet. Two years ago French President Jacques Chirac reportedly wrote a personal letter to Pakistan's president, Gen. Pervez Musharraf, urging his administration to buy French and offering the prospect of French government support and finance for new hotels and a car manufacturing plant.

The German subs on offer would be built by ThyssenKrupp at its Howaldtswerken shipyard in Kiel. The sale, which would attract low-interest finance from the state-owned KfW, is politically controversial and requires the approval of the German National Security Council, which vets the sale of sensitive military and other equipment, especially to areas of actual or potential conflict and instability.

In response to a preliminary inquiry in 2006, the Council gave a further sale of submarines to Pakistan a tentative green light. That approval raised a storm of political protest for fear that such a sale would add to the existing arms race between India and Pakistan. Last year a number of non-governmental organizations protested the supply to Pakistan of Drone aircraft and torpedoes. Pakistan is also interested in acquiring further German-made tanks and armored vehicles.

In Germany, concerns about supplying arms to Pakistan -- a nuclear power -- are increasing, attracting fears that the country could be destabilized by or even fall into the hands of militant Islamists. There are worries over the reliability of the armed forces with some element of the army said still to be sympathetic to the Taliban.

The issue is potentially divisive even within the governing coalition of Angela Merkel. In 2005 the Defense Ministry led by Franz Josef Jung -- a member of Merkel's center-right Christian Democrats -- negotiated a wide-reaching agreement with Pakistan to cooperate on armaments. A corresponding declaration of intent by the German government was blocked after opposition from Foreign Minister Frank Walter Steinmeier, a Social Democrat and his party's candidate to be chancellor at forthcoming elections, due on Sept. 27.

With weapons for Pakistan currently a hot political potato -- and only likely to get hotter -- the Federal Security Council has deferred taking any decision on the sale, pending the election.

Meanwhile India is in the process of acquiring a nuclear submarine fleet using technology from France, joining the select club of countries with submarine nuclear capability. Currently, they are the five Permanent Members of the U.N. Security Council: the United States, Russia, China, France and the United Kingdom.
http://www.upi.com/Emerging_Threats/200 ... 248126711/

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Qua Jul 22, 2009 5:50 pm
por PRick
P44 escreveu:huhu, mais polémica

Emerging Threats

France, Germany vie to sell Pakistan subs



Published: July 20, 2009 at 5:51 PM


BERLIN, July 20 (UPI) -- Pakistan appears to be losing patience with Germany over a deal worth some $1.5 billion to boost its 10-strong fleet of submarines, or it is playing a reluctant Berlin administration against Paris.

An agreement to supply three U-214 U-boats reportedly has been awaiting a final German signature since details were worked out in a visit to Germany by a Pakistani navy delegation in April. Quoting Pakistani government sources, the Financial Times Deutschland says President Asif Zardari may overrule his military's preference for the German subs to take up a "better offer" from France.

The French have reportedly offered to supply three submarines and to sweeten the deal by upgrading and overhauling older submarines that are already part of the Pakistani fleet. Two years ago French President Jacques Chirac reportedly wrote a personal letter to Pakistan's president, Gen. Pervez Musharraf, urging his administration to buy French and offering the prospect of French government support and finance for new hotels and a car manufacturing plant.

The German subs on offer would be built by ThyssenKrupp at its Howaldtswerken shipyard in Kiel. The sale, which would attract low-interest finance from the state-owned KfW, is politically controversial and requires the approval of the German National Security Council, which vets the sale of sensitive military and other equipment, especially to areas of actual or potential conflict and instability.

In response to a preliminary inquiry in 2006, the Council gave a further sale of submarines to Pakistan a tentative green light. That approval raised a storm of political protest for fear that such a sale would add to the existing arms race between India and Pakistan. Last year a number of non-governmental organizations protested the supply to Pakistan of Drone aircraft and torpedoes. Pakistan is also interested in acquiring further German-made tanks and armored vehicles.

In Germany, concerns about supplying arms to Pakistan -- a nuclear power -- are increasing, attracting fears that the country could be destabilized by or even fall into the hands of militant Islamists. There are worries over the reliability of the armed forces with some element of the army said still to be sympathetic to the Taliban.

The issue is potentially divisive even within the governing coalition of Angela Merkel. In 2005 the Defense Ministry led by Franz Josef Jung -- a member of Merkel's center-right Christian Democrats -- negotiated a wide-reaching agreement with Pakistan to cooperate on armaments. A corresponding declaration of intent by the German government was blocked after opposition from Foreign Minister Frank Walter Steinmeier, a Social Democrat and his party's candidate to be chancellor at forthcoming elections, due on Sept. 27.

With weapons for Pakistan currently a hot political potato -- and only likely to get hotter -- the Federal Security Council has deferred taking any decision on the sale, pending the election.

Meanwhile India is in the process of acquiring a nuclear submarine fleet using technology from France, joining the select club of countries with submarine nuclear capability. Currently, they are the five Permanent Members of the U.N. Security Council: the United States, Russia, China, France and the United Kingdom.
http://www.upi.com/Emerging_Threats/200 ... 248126711/
Dizem as más línguas que o Governo do Paquistão ficou furioso com os croassantes porque venderam Scorpenes para a Índia, que tinha como fornecedor os chucrutes, com seus IKL 209-1500. Assim, mudaram de lado, creio que os croassantes se deram bem, afinal a Índia é muito melhor vitrine que o Paquistão, e eles ainda venderam o Sub Agosta para eles, esse, sim, um projeto contemporâneo aos 209.

Esses caras não prestam, trocam de lado, como mudam de camisa. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Sex Jul 31, 2009 8:05 pm
por Junker
Interessante postagem do Shiv Aroor no seu blog, hoje. :twisted:
S1000 SSK back in the reckoning for Indian Navy?

A combination of factors is understood to be leading to the Indian Navy positively leaning back towards seriously considering the Russo-Italian S1000 submarine for its (Project-75A) second line of diesel-electric attack submarines to be built under technology transfer within the country. The S1000, a joint design and development initiative between Russia's Central Design Bureau for Marine Engineering "Rubin" and Italy's Fincantieri, is apparently being considered with as much seriousness now as the larger Amur 1650, currently assumed to be the frontrunner for the highly lucrative deal (a good chunk of the Navy favours the Amur). A presentation on the S1000 was made to the Indian Navy in late 2006 and then in early 2008, though the Indian Navy had observed at the time, that the S1000 may be too small for its needs (the fact that anti-surface warfare was a stated secondary profile did not go down well either at the time). The photograph of the U212's combat centre was used in the presentation made to the Navy on the S1000.

Note, however, that Rosoboronexport is pushing only the Amur 1650, it's only the Italian Ministry of Defence that is pushing the S1000, even though Rosobornexport is a partner.

Unlike the DCNS Scorpene line (Project 75), the second line of submarines will look to purchase submarines with air independent propulsion (AIP) systems as standard. And unlike Rubin's proposed AIP system on the Amur, the Indian Navy is understood to be very keen on the S1000's AIP system, particularly because its based on the Siemens SiNavyCIS BZM-120 PEM hydrogen fuel cell.

The S1000 also features specialised non-magnetic hull fabrication, a feature that the Navy wants in its next line. The HDW U-214 is almost definitely out of the reckoning -- Pakistan is in line to order three from Germany. Also, the Indian Navy is simply not convinced that the Type 214 takes any meaningful advanced technologies from the Type 212/212A of which it is an export derivative.
http://livefist.blogspot.com/2009/07/s1 ... t-75a.html

Re: Noticias do IKL-214 da Grécia.

Enviado: Ter Set 22, 2009 6:51 am
por P44
Germany’s ThyssenKrupp Terminates Greek Submarine Contracts

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A picture of happier days: the launching of “Papanikolis”.

TKMS to put the dispute on unpaid submarines into arbitration

08:57 GMT, September 22, 2009 defpro.com | The turbulences in Greek submarine procurement programme, which have been hampering any further progress for months, now reached their climax: After having accumulated arrears exceeding €520 million ($762 million) the Greek Ministry of Defence was informed on Monday by Germany’s ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) that the contract for the construction of four submarines was terminated.

As ThyssenKrupp summed it up on Monday, “the Greek state has long ceased to honour its contractual obligations.” Although the submarines have been completed and are ready for delivery to the Greek Navy, the state refused to pay for the submarines due to technical shortcomings which have allegedly been discovered by the Greek Navy during sea trials in 2006.

As defpro.com already reported in late May (see: http://www.defpro.com/daily/details/320/), the refusal to meet its contract obligations may also be due to the fact that Greece is facing a huge budget deficit and obviously decided to enter a sort of a complex “waiting game” in order to not have to meet all of the current payment obligations at the same time. Now, TKMS has decided to make an end to this waiting game and announced that it wishes to put the dispute with Greece into arbitration.

TKMS has been involved in two contracts with the Greek state. The first of the contracts, dubbed “Archimedes Project”, was for the procurement of four 214-class boats, which are also successfully operated by the German Navy. Those boats are fitted with a state-of-the-art fuel-cell technology, allowing it to operate submerged for a very long time. According to TKMS, all four were ready for delivery. The second contract has been concluded to retrofit three 209-class submarines with fuel-cell propulsion technology.

The first 214-class submarine, christened Papanikolis, was laid down in Kiel as far back as February 2001 and launched in April 2004. The contract planned for the manufacturing of the remaining three boats at the Hellenic Shipyards, near Athens, which just as HDW is now part of the German ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) group. As soon as the Papanikolis started her sea trials, however, the Hellenic Navy found a veritable host of major and minor problems with the vessel, which until today has resulted in the refusal to accept her.

The Hellenic Navy declared that the submarine suffered from insufficient stability while sailing in rough sea conditions, heeling by as much as 35-58°. Beyond that they found that the AIP system became inoperable after a few hours and noted problems with the ISUS battle system. The official report of the Navy also said that sea water was leaking into the hydraulic systems and that the submarine was not quite as expected. Therefore, Papanikolis has been docked in Kiel since 2006.

German industry accepted some of the shortcomings liabilities and maintains to have finally fixed the problems, however, payment has still not been made. Some expert suggested that Greece has been intentionally protracting the problem in order to delay payments and renegotiate the price. In fact, Greek Defence Minister Evangelos Meimarakis said in January he would try to renegotiate the contract.

Since the delivery of the Papanikolis, TKMS insisted that the submarine “met all standards” and, subsequently, engaged into long and fruitless talks with the Greek government on the issue. In addition to the production of the submarines, TKMS has largely invested in modernising and expanding Hellenic Shipyards site, buying it in January 2005. According to TKMS is has provided Greece with the most modern yard to build non-nuclear submarines on the entire Mediterranean.

Back in May, a ray of hope had appeared, when the Chief of the Hellenic Navy General Staff, Vice Admiral Giorgos Karamalikis, was quoted as saying that the technical problems with the Type 214 submarine were being solved and that Greece could soon be in a position to accept the three follow-on vessels. According to the quote, HDW had been willing to keep the Papanikolis and try to sell it to another interested buyer, which may have been Poland.

Although recent reports do not refer to this earlier development, it seems that this alternative has not been successful, as TKMS has now clearly decided to terminate the contracts and to see that payment will finally be made by the Greek government.


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by Nicolas von Kospoth, Editor

http://www.defpro.com/daily/details/407/