Olha, eu acho que M2000C com radar modernizado + Rafale é uma combinação bastante poderosa.
Se der isso eu fico contentíssimo. Claro que a melhor opção é a que nos garante maior soberania. Ou seja, transferências tecnológicas, licenças de produção, etc.
Mas do jeito que esta, se vier uma aeronave nova eu ja fico contente.
Nossa....ficaria incrível a vida de um caçador...
ALX --> Impala M --> M2000 M --> Rafale F3.
So torço para que o número de caças seja significativo.
Um mínimo de 54 Rafale divididos em 3 GDA´s
No CO, no Sul e no Sudeste.
E mais 2 esquadrões de M2000C, totalizando 36 aeronaves, ficando todas no Norte, divididas em 2 bases.
Teriamos 90 aeronaves divididas em 5 GDA´s, cada uma com 18 aeronaves.
Mais um esquadrão completo de 18 Rafale M para a MB e ai eu teria um orgasmo.
Chegando as baterias de RBS-23, o A-darter, as bombas inteligentes e um missil do porte do meteor....ai ficariamos bonito na foto.
Agora, com todas essas possibilidades, o pessoal acha que a modernização dos A-1 realmente decola
A FAB teria interesse em adquirir mais M2000 + modernizar os F-5 + modernizar os A-1 + adquirir aeronaves novas (FX2)
Eu acho que não teria necessidade......mas vai saber...
So sei que com U$ 400 mi da modernização dos A-1 da pra fazer bastante coisa.
Ja chutaram um valor de U$ 9 mi para uma modernização mais simples nos M2000.
Sabendo que os M2000C custaram U$ 6,4 mi a unidade......da para perceber que gastariamos U$ 153,6 mi na aquisição de + 2 lotes de 12 aeronaves cada.
E gastariamos + U$ 324 mi para modernizar todos os 36 M2000C.
Isto totaliza em U$ 477,6 mi
Ou seja, o dinheiro da modernização dos A-1 + a venda dos A-1 (mesmo a preço de banana) ja bancaria esses M2000 M.
Eu acho que se formos nesta direção a modernização dos A-1 deveria ser cancelada.
Os F-5 serão modernizados porque serão substituidos por Rafales a partir de 2011.....mas os A-1 poderiam ser substituidos por M2000 antes disso.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.