repetindo do outro tópico. Aqui é mais adequado.
Wolfgang escreveu:Segundo fontes, o desempenho do PAK será intermediário entre F-35 e F-22. O caça será multirole, não será do tamanho do Raptor, mas excederá o do F-35.
Segundo quais fontes???
Segundo os americanos o Pak será inferior ao F-18E...
Segundo os franceses será equivalente ao Mirage 2000-5...
Segundo terceiros que são influenciados pela mídia ocidental o Pak fica entre o F-35 e o F-22...
Segundo os russos ele fica a frente do F-22...
Segundo o Luís Henrique ele fica semelhante ao F-22...
Baseado nas declarações dos russos sobre o que pretendem com o caça. Baseado que o caça esta sendo feito vários anos depois do americano F-22, mesmo os russos tendo menos dinheiro, estão pesquisando e investindo pesado e o caça será mais novo, assim podem surpreender muita gente. Baseado que sempre foi assim. Os russos sempre lançaram depois, ams sempre chegaram no mesmo nível de performance...em alguns casos até superaram...etc.
Ja foi informado no DB que os russos não pretendem um multifunção estilo bomb truck, igual o F-35. Eles não pretendem uma versão light monomotora. Eles querem um caça de superioridade aérea (igual o F-22) de grande porte (igual o F-22) bimotor (igual o F-22), com supercruise (igual o F-22), Furtivo (igual o F-22), com armamento interno (igual o F-22) e com capacidade multirole (melhor que o F-22).
Sobre o Pak-Fa posto a recente matéria:
EXCLUSIVO: Conhecendo o programa do PAK-FA
(Da redação, 17 de abril de 2008)
Revista ASAS
O assunto já virou a principal pauta dos maiores veículos de comunicação de temas militares e estratégicos. O Brasil assinou na tarde desta terça-feira, junto com o governo da Rússia, um memorando de entendimento que prevê o desenvolvimento conjunto de um caça supersônico multifuncional de 5ª geração, e também de veículos lançadores de satélites (foguetes). Visando esclarecer os detalhes que envolvem o Programa PAK-FA, ASAS mostra aqui detalhes desse projeto, um dos mais comentados e mais secretos da atualidade.
O T-50 (também conhecido como I-21, Istrebitel 21, do russo “caça do século 21”) está sendo projetado dentro do ambicioso Programa PAK FA (Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsii, Futuro Complexo Industrial de Aviação Tática). Em 26 de abril de 2002, a proposta da Sukhoi foi escolhida pelo Comitê do Governo, na concorrência feita pelo PAK FA; e em outubro de 2004, a Sukhoi apresentou para a Força Aérea da Rússia o design preliminar do caça T-50, o qual foi aprovado apenas dois meses depois.
As autoridades russas vêem no PAK FA um caça que terá a performance do Lockheed/Boeing F-22A, pesando um pouco mais que o Lockheed F-35. Embora o jato mostrado ao lado tenha semelhanças com o Raptor, tem claros sinais de um design da Sukhoi, destacando-se o grande cone de cauda central (mais "achatado", mas tão proeminente quanto o dos Su-34) e as asas (de um formato de "delta duplo", com mudança de ângulo de enflechamento no bordo de ataque; diferentes das asas trapezoidais do F-22).
As linhas gerais do projeto buscam uma aeronave de superioridade aérea multifuncional, ou seja, também capaz de ataques contra alvos de superfície. Nos relatórios oficiais do Sukhoi Desing Bureau, são destacados os principais requerimentos solicitados para o PAK-FA - entre eles, a condição de realizar missões de defesa aérea, de ataques contra alvos em terra e mar, em quaisquer condições meteorológicas; supermanobrabilidade em situações de baixa velocidade e vôos com elevados ângulos de ataque; baixa “assinatura” para os radares hostis e difícil detecção por sensores eletro-ópticos e infravermelhos; e por fim, capacidade de operar em pistas curtas que, segundo informações não-oficiais, não seriam maiores que 400m de comprimento. O peso máximo de decolagem do futuro caça deverá ser um pouco inferior ao da família Su-30MK (dando, assim, uma idéia de algo em torno de 25 a 30 toneladas). Segundo a Sukhoi e a NPO Saturn, as novas turbinas permitirão ao T-50 ter velocidade supersônica de cruzeiro, sem uso de pós-combustão (chamada de "supercruise", hoje só existindo o F-22 com tal performance).
Os componentes do T-50, como turbinas, aviônicos e sistemas de armas estão sendo feitos por estágios. Primeiramente, a Sukhoi está modernizando os sistemas existentes no mercado, para posteriormente dar início ao desenvolvimento de novos componentes realmente necessários. Deste modo, os protótipos e o primeiro T-50 de produção serão bem parecidos com o caça Sukhoi Su-35 (ou T-10BM), que está em desenvolvimento. Os controles de vôo, aviônicos e cockpit do primeiro T-50 serão os mesmos do Su-35. Assim como as turbinas do Su-35 e dos primeiros T-50 serão as AL-41F1 (117S) de 14.162kfg de potência, versão modernizada da AL-31F, que equipa o Su-27.
Segundo fontes não-oficiais ouvidas por ASAS, é previsto que o T-50 vá fazer seu primeiro vôo em 2009, entrando em serviço em 2015; e recentemente este “cronograma” foi confirmado pelo próprio Mikhail Pogosyan, CEO da Sukhoi, que declarou que o protótipo não deverá voar antes de 2009. Por outro lado, 2012 foi considerado o "prazo máximo" para o primeiro vôo do PAK-FA, estipulado pelo comandante da força aérea russa, general Aleksander Zelin.
A Sukhoi é a principal responsável pelo T-50, sendo que a produção em série deverá ser feita na fábrica da KNAAPO; com outra fábrica, a NAPO, atuando como subcontratada. Segundo o diretor desta última, Fiodor Zhdanov, a NAPO poderá produzir a seção frontal da fuselagem, e o T-50 terá um extenso uso de "plástico de carbono" em sua estrutura.
(Piotr Butowski)