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Mensagem
por stan » Dom Fev 26, 2006 12:05 am
Ola foristas
A coisa não é simplesmente a substituição das t.22, mas sim, também as Pará e sua inserção dentro de um planejamento temporal de substituição de escoltas em cenário de poucos recursos direcionado a defesa e pouca disponibilidade de meios usados válidos com boa vida útil, sempre na perspectiva de aquisição de alguns visando uma certa padronização e eficiência maior.
Mas, vamos lá: Optei pelas bremen(F122) e defendo: excelentes plataformas, pouco utilizadas (se comparadas com inglesas ou americanas), reformadas recentemente, certa padronização com os meios niteroi e inhaùma (CODAG > turbinas LM 2500, lancador de mísseis (Sea Sparrow) com condições de compatibilizar com os Aspides, hangar para dois lynx, torpedos MK 46, sonar STN Atlas, além disso Oto Melara 76 mm, Harpoon atualmente contam com dois RAM e MG 27mm(dificilmente seriam vendidos juntos), radar 3D.
Serão substituidas pelas F125, provavelmente a partir de 2010 (conforme wikipedia). Totalizam 8 comissionadas de 1982 a 1990. Permitiriam prever uma série de excelentes plataformas com uma razoavel sobrevida e tecnologia atualizada.
Além destas caracterísiticas, o que me levou a optar por estas foi os descomissionamentos previstos de outros navios que também serviriam a MB:
- Tipo 22 III > previstas de 2015 a 2018 - teriam 30 anos ! (fonte:Navy-metters.beedall.com)
- Tipo 23 > de 2019 a 2029 - As ideais no meu entendimento pelas caracterísitcas ASW, Hangar helis pesados, excelente defesa AA de saturação, porém estariam com 30 anos também. (fonte idem)
Bem como outros que penso não seriam bons serem adquiridos:
- tipo 42 II e III > de 2009 a 2013(fonte idem. Navios que considero caros, plataformas antigas com cerca de 30 anos e principal arma AA em processo obsolencencia.
- OHP > antigas, caras de manter, equipamentos também desatualizados, com pouca vida útil e bastante usadas. Sem SM1 ficam sem grande expressão. Embora, em relação aos mísseis Sea Dart ou SM 1, sinceramente penso serem recursos mal empregados, que deveriam ser utilizados na combinação A4mod e AEW, defesa de área por excelência. Me refiro somente a estes mísseis em fim de carreira!!
- Cassard > são boas plataformas, deverão ser substituidos pelas Horizon. Tem SM1 e sadral, MM40. são CODOD, porem impossibilitam formarem uma familia maior de escoltas (padronização), são somente duas comissionadas em fins da decada de 80. segundo wikipedia é prevista a descomissão a partir de 2010. Acho que vai bem mais além.
Com certeza, quem melhor se equipou de escoltas recentemente foi o chile, colaborando também para que o mercado de navios usados, independente da concepção do navio, seja AAW, seja ASW, ficasse ainda mais escasso de boas alternativas. Parece que a sofisticação e encarecimento dos sistemas esta fazendo com que marinhas que se desfaziam dos navios com pouca idade permanecam mais tempo com elas (Royal Navy por exemplo)
Penso que a MB vai ter que se esforçar para manter pelo menos duas T.22 até meados de 2010, porém não existem muitas alternativas. Pode ser que assim comece a se inverter de alguma maneira a relação previsto no PRM (5 novos e 9 "de oportunidade") !
É isto, por enquanto.
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"Não há tragédia, mas o inevitável. Tudo tem sua razao de ser: voçê só precisa saber distinguir o que é passageiro, do que é definitivo.
O que é passageiro?, perguntou Elias.
O inevitável.
E o que é definitivo?
As lições do inevitável."
- O Monte Cinco
Paulo Coelho -
"ad sumus""