Corveta Barroso

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Degan
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#151 Mensagem por Degan » Dom Jul 03, 2005 7:15 pm

Sigo aquí, ojalá un poco mas comprendido.... :lol:

Fala sérioooooooooo; hahahahahahahahahahahaha
Tikuna com sistemas inferiores ao Ikl 209-1300 Chileno ?

En las páginas que me han indicado sobre el Tikuna, se indica que el arreglo sonar utilizado es el SCU-83, el mismo que usan los ATR-1700 de los ´80. Los submarinos Oberon de Chile fueron dados de baja ya actualizados con SCU-90.

Respecto a las corvetas, dije “sin mucho valor militar” haciendo alusión al mismo comentario de Fox.
Además, según lo que he leído, las corvetas tienen el defecto que cuestan casi lo mismo que una Fragata, pero entregan mucho menos flexibilidad de uso ya que tienen menos persistencia táctica, menos cualidades de Seakiping, menos posibilidades de actualización, etc.
En el caso de la Inhaúma, la ausencia de protección AA (solo artillería de 40 mm) las hace demasiado vulnerables, sobretodo si su ambiente es litoral.
Tem mais, esta classe L, sem heli.
Na minha opinião são inferiores as Niteroi. Isto é Claro.


Legal, pero mejor con argumentos, además no se que tanto aporte es un Lynx para una Fragata AA.

Slip, respecto a tu comentario de la flota de helicópteros, opino igual que tu.

Respecto a la capacidad de proyección de Chile, dos barcos que quedaron fuera:

Ø Un buque madre de submarinos ( 2.650 ton) que permite aumentar fuertemente la proyección y permanencia de la flota submarina.
Ø Un buque de transporte (4.550 ton)

JLRC, gracias por tus comentarios.

Respecto los Mk-XX, tienes razón, mi información estaba algo atrasada.
Dije que los VLS Mk-48 de las Clase M eran “similares” a los Mk-41, ya que también pueden portar ESSM.

Alcantara, Slip Junior... [009]


Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#152 Mensagem por Matheus » Dom Jul 03, 2005 7:17 pm

Degan, me explica uma coisa,

Chile investiu 1,3bi (fragatas+scorpene) e por isso vc diz que é a melhor marinha da AL. Se o Brasil investir o mesmo valor não terá uma marinha mais eficaz? ok...entendo :lol: give me a brake

1,3bi:

100 mod SP
120 Mod A-4 (18)
130 Armamento A-4 (Python5/Derby, bombas guiadas(pode ser o kit sul africano stand-off, pods ecm/litening, ASM)
200 3 AEW
350 4 fragatas usadas
250 S-35
150 term barroso/aspide nas Inhaúma


1 PAmod+18 A-4mod com armamento moderno/3AEW
6 nit mod
4 fragata usadas(spruance?)
5 Inhauma/Barroso mod
6 IKL

Sem falar no estante da aviação e esquadra auxiliar.

Amplamente superior a ACh.




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Lauro Melo
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#153 Mensagem por Lauro Melo » Dom Jul 03, 2005 7:21 pm

JLRC escreveu:
Lauro Melo escreveu:
Tem mais, esta classe L, sem heli. :lol: :lol: :lol:
Na minha opinião são inferiores as Niteroi. Isto é Claro.


Menos Lauro, menos :lol:
As classe L são fragatas anti-aéreas e de comando e não precisam para nada de um helicóptero. São fragatas com missão diferente das Niterói e portanto não se podem comparar. As Niterói são fragatas ASW com alguma capacidade anti-aérea (o Aspide) e as classe L são anti-aéreas (mísseis SM-1 e Sea Sparrow) e alguma capacidade ASW (4/T ASW (II x 2) Mk 32). O helicóptero foi abandonado e substituído por um lançador Mk 29 para o Sea Sparrow. Ambas têm capacidade ASuW, as Niterói com o Exocet e as L com o Harpoon. Portanto, dentro da sua missão, as L são poderosíssimas. Tive muita pena que Portugal não as tivesse comprado e tivesse optado pelas OHP.


A F-100 da minha querida Espanha é muito melhor. E pior eles estão ao seu lado. hahahahahaha

To zuando.... :lol: :lol: :lol:

Então fica ASSIM : prefiro o A-12, com 12 A-4 modernizados + 6 Sea King, + 1 AEW + que SÃO muito, mais muito, mais, muito melhores que as Classe L.

E coloca melhor nisto em......

Menos JLRC..............




Editado pela última vez por Lauro Melo em Dom Jul 03, 2005 7:29 pm, em um total de 2 vezes.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
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#154 Mensagem por Slip Junior » Dom Jul 03, 2005 7:22 pm

Degan escreveu:Ø Un buque madre de submarinos ( 2.650 ton) que permite aumentar fuertemente la proyección y permanencia de la flota submarina.

Essa aqui eu deixei de lado propositalmente porque interpretei o mesmo como sendo mais um navio pertencente ao quadro de submarinos que ao de projeção estratégica. De qualquer forma, a Marinha Brasileira também possui um navio de socorro submarino (4.000 ton)

Ø Un buque de transporte (4.550 ton)

Aqui foi um erro meu mesmo. :oops: Obrigado pela correção.

Abraços




JLRC
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#155 Mensagem por JLRC » Dom Jul 03, 2005 7:23 pm

Fox escreveu:JLRC por favor, gostaria de esclarecer uma duvidaa!

Caso o Chile tenha a intenção de utilizar o SM-2 no Mk-13, seria possível esse amamento ser utilizado juntamente com mísseis Harpoon, visto que o SM-2 possui sensíveis diferenças de peso e dimensões se comparado com o SM-1?

Falou!!! :wink:


Amigo Fox

Os Harpoon das classe L não são lançados através do Mk 13 mas sim de lançadores a meia-nau (IV x 2). Portanto não vejo qualquer problema em usarem futuramente o SM-2.

Quanto às Adelaide, vou por uma fotografia, que aliás já tinha postado neste forum, noutro tema, mostrando o VLS Mk 41 à vante do Mk 13.

Imagem

Falou :lol:




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#156 Mensagem por JLRC » Dom Jul 03, 2005 7:37 pm

Lauro Melo escreveu:A F-100 da minha querida Espanha é muito melhor. E pior eles estão ao seu lado. hahahahahaha

To zuando.... :lol: :lol: :lol:

Então fica ASSIM : prefiro o A-12, com 12 A-4 modernizados + 6 Sea King, + 1 AEW + que SÃO muito, mais muito, mais, muito melhores que as Classe L.

E coloca melhor nisto em......

Menos JLRC..............


Amigo Lauro

Concordo consigo em relação às F100 espanholas. Se as compararmos com as classe L, então não há dúvida de que são muito melhores. Quanto ao São Paulo, concordo consigo que era óptimo que ele tivesse o complemento aéreo que você indicou. Mas isso não chega, é preciso escoltá-lo com fragatas AAW e ASW. Se ter aviões com bom armamento fosse suficiente, os porta-aviões americanos não precisavam dos Tico e dos Arleigh Burke.
Um abraço




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#157 Mensagem por Degan » Dom Jul 03, 2005 7:38 pm

MCD-SM,

Me entendiste mal, mi idea es que hasta ahora Brasil ha gastado bastante mas que 1,3bi, sin obtener TANTA diferencia a cambio (insisto hasta ahora), pero si dispusiera ahora de esa cantidad para gastar claro que haría maravillas.

Pero, 1,3bi no es mucho :shock: (aunque no lo creas), los Scorpene costaron solo 400 MMUS$ porque eran prototipos. Fíjate en los costos para los que compraron posteriormente.

Los barcos que ha comprado Chile ahora son una súper oportunidad que raramente se da. Hace 2 años cuando se canceló BICENTENARIO la opción era fabricar 4 MEKO mucho menos potentes por esos mismos 1,3bi.

Así, creo que el listado de posibles mejoras que indicas está demasiado exagerado.


Saludos cordiales,




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#158 Mensagem por Lauro Melo » Dom Jul 03, 2005 8:13 pm

JLRC escreveu:
Lauro Melo escreveu:A F-100 da minha querida Espanha é muito melhor. E pior eles estão ao seu lado. hahahahahaha

To zuando.... :lol: :lol: :lol:

Então fica ASSIM : prefiro o A-12, com 12 A-4 modernizados + 6 Sea King, + 1 AEW + que SÃO muito, mais muito, mais, muito melhores que as Classe L.

E coloca melhor nisto em......

Menos JLRC..............


Amigo Lauro

Concordo consigo em relação às F100 espanholas. Se as compararmos com as classe L, então não há dúvida de que são muito melhores. Quanto ao São Paulo, concordo consigo que era óptimo que ele tivesse o complemento aéreo que você indicou. Mas isso não chega, é preciso escoltá-lo com fragatas AAW e ASW. Se ter aviões com bom armamento fosse suficiente, os porta-aviões americanos não precisavam dos Tico e dos Arleigh Burke.
Um abraço


Amigo JLRC,

Tem doda Razão meu amigo. Vc sabe muito.

Se um P.A Americano tem de ter a ajuda de Fragatas AAW e ASW, imagine algumas Fragatas Sozinhas sem P.A.

sds,




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#159 Mensagem por Slip Junior » Dom Jul 03, 2005 8:17 pm

Degan escreveu:En las páginas que me han indicado sobre el Tikuna, se indica que el arreglo sonar utilizado es el SCU-83, el mismo que usan los ATR-1700 de los ´80. Los submarinos Oberon de Chile fueron dados de baja ya actualizados con SCU-90.

Bom, Degan, os dados que achei são de que os IKL-209's chilenos utilizam o sistema sonar Atlas Elektronik CSU-3 semelhante aos utilizados originalmente nos IKL-209's argentinos (que depois o substituiram pelo CSU-83) e não achei nada que indicasse os mesmos teriam sido modernizados posteriormente com um novo tipo de sonar.

http://zone.sousmarins.free.fr/sous-mar ... 021.htm#p4
http://www.hazegray.org/worldnav/americas/chile.htm#2
http://www.saorbats.com.ar/articulos/SistemasSskARA.htm

Abraços




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#160 Mensagem por alex » Dom Jul 03, 2005 10:42 pm

Vamos esquecer que a grama do vizinho é mais verde que a nossa. leiam o artigo aberto na pagina da S&D sobre o mercado de defesa no Brasil. Lá esta a seguinte a informação sobre a MB : até 2019 80% da frota atual será desativada. como se resolverá este problema? observem esta data é quase a mesma em que deverão ser desativados os F-5BR e AMX (2020) quer dizer teremos duas crises orçamentarias na FAB e MB.
E nem começamos a falar hoje em substituição dos Bandeirantes, UH-1,SH-3, Lynx, Xavantes, etc.




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#161 Mensagem por Alcantara » Seg Jul 04, 2005 1:04 am

Slip Junior escreveu: Bom, Degan, os dados que achei são de que os IKL-209's chilenos utilizam o sistema sonar Atlas Elektronik CSU-3 semelhante aos utilizados originalmente nos IKL-209's argentinos (que depois o substituiram pelo CSU-83) e não achei nada que indicasse os mesmos teriam sido modernizados posteriormente com um novo tipo de sonar.



Bom, e quanto ao sonar utilizado pelo Tikuna? E quais são os outros equipamentos utilizados por ele.




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#162 Mensagem por Fox » Seg Jul 04, 2005 10:23 am

JLRC escreveu:
Fox escreveu:JLRC por favor, gostaria de esclarecer uma duvidaa!

Caso o Chile tenha a intenção de utilizar o SM-2 no Mk-13, seria possível esse amamento ser utilizado juntamente com mísseis Harpoon, visto que o SM-2 possui sensíveis diferenças de peso e dimensões se comparado com o SM-1?

Falou!!! :wink:


Amigo Fox

Os Harpoon das classe L não são lançados através do Mk 13 mas sim de lançadores a meia-nau (IV x 2). Portanto não vejo qualquer problema em usarem futuramente o SM-2.

Quanto às Adelaide, vou por uma fotografia, que aliás já tinha postado neste forum, noutro tema, mostrando o VLS Mk 41 à vante do Mk 13.

Imagem

Falou :lol:


Não, não JLRC, a minha pergunta nada tem haver com a classe L, ou qualquer outra classe! Eu gostaria de saber se o Mk-13 pode ser utilizado com SM-2 + Harpoon (juntos). Isso é apenas uma duvida minha, pois não sabia que o Mk-13 pudesse ser utilizado armado com oSM-2! Por favor, você saberia me responder isso!?

Falou!!! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
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#163 Mensagem por JLRC » Seg Jul 04, 2005 4:33 pm

Fox escreveu:
Não, não JLRC, a minha pergunta nada tem haver com a classe L, ou qualquer outra classe! Eu gostaria de saber se o Mk-13 pode ser utilizado com SM-2 + Harpoon (juntos). Isso é apenas uma duvida minha, pois não sabia que o Mk-13 pudesse ser utilizado armado com oSM-2! Por favor, você saberia me responder isso!?
Falou!!! :wink:


Amigo Fox

Me perdoe mas percebi mal a sua questão. Na realidade a sua pergunta é pertinente e nunca me tinha interrogado sobre tal assunto. No entanto, penso que é possível lançar os Harpoon porque as australianas Adelaide, vão utilizar os SM-2 e ainda não li que deixarão de lançar o Harpoon. Mas isto é só suposição minha. Vou tentar investigar o assunto.

Falou :lol:




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#164 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jul 04, 2005 4:51 pm

HMAS ADELAIDE (FFG-01) e a HMAS CANBERRA ( FFG-02 ) as 2 OHPs Australianas vão ser desativadas em 2005.

fonte:www.navy.gov.au

In November 2005 HMAS CANBERRA

will decommission after proudly serving Australia for 24 years. This will indeed be a sad but special occasion and it is my goal to make the events around the decommissioning fitting for a ship with such proud heritage.

CANBERRA will remain fully operational right to the end of her commission and she will be involved in several international exercises that will take her to a number of overseas destinations. The current plan has the ship visiting Japan, Korea, China, Singapore, Malaysia and Guam, with visits also planned for Sydney, Brisbane, Adelaide, Geraldton and Albany.

Planning for many of the decommissioning events is well advanced, with one of the major events being the final Freedom of Entry march in Canberra City planned for 23rd July when the ship is alongside in Sydney. Other significant events include the Decommissioning Ball to be held on November 5th and the Decommissioning Ceremony which will be held at HMAS STIRLING on 10th November.

This website will allow the family and friends of HMAS CANBERRA to follow our journey to decommissioning and to join us, as we conduct a number of memorable and special events throughout this special year.

Page Last Updated 24 June, 2005




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FinkenHeinle
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#165 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 04, 2005 4:52 pm

Rui Elias Maltez escreveu:André Finken:

Brasil não pode contentar-se com isso. Deve almejar mais!


Eu concordo consigo, mas a história diz que países com uma mentalidade como a nossa vê esses projectos megalómanos esvairem-se como fumo.

De fato, Rui,


Mas o problema não é o Programa em si, mas sim a forma como eles são levados...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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