Xian Y-20

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Xian Y-20

#151 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 11, 2023 6:05 pm

A última aparição pública do modelo Y-20f-100 civil em 2018.

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Desde então, já faz cinco anos que esta versão do Y-20 não deu mais as caras na China.
Não que o projeto esteja morto, mas até o momento, os chineses parecem mais interessados em fazer funcionar plenamente o recém lançado combo Y-20 e WS-20 para o mercado militar.
Assim que o motor tiver sido testado e aprovado para uso militar, exportações podem começar a acontecer e o avião ser disposto no mercado internacional.
Quem sabe no Paris Air Show 2025 ou em Farnborough 2026.
Isto dando certo, pode ser que o modelo para o mercado civil seja lançado para a próxima década já com a segunda geração aperfeiçoada dos WS-20.
Eu particularmente gostaria de ver ambos por aqui em uma LAAD da vida. 8-]
A ver.




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Re: Xian Y-20

#152 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 10, 2023 10:01 pm



Povo vive dizendo aqui que não precisamos de cargo lift pesado militar, que o KC-390 e KC-30 resolvem tudo na nossa vida, etc.
Mas mandar LMV para Roraima levando quase um mês para chegar pegando estradão porque não tem dinheiro para mandar pela FAB pode. :roll:
Aliás, tem que avisar a FAB para botar uma porta de carga no tanker dela porque senão não cabe o "blindadinho" do EB nele.




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Re: Xian Y-20

#153 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 20, 2024 1:45 pm

Já que a FAB não gosta e não quer material xing ling nas suas fileiras para não chatear os primos ricos, podemos então acertar com os chineses o desenvolvimento deste modelo aqui para a ECT fazer transporte de suas muitas encomendas, e ainda servir de quebra galho para o governo de plantão quando as próximas desgraças naturais ocorrerem.

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Alguém ainda duvida de que a FAB precisa de um complemento para os KC-390 com maiores capacidades que ele? :roll:




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Re: Xian Y-20

#154 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 20, 2024 1:55 pm

A falta que faz nessas horas. [006]

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Re: Xian Y-20

#155 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 21, 2024 5:42 pm

Pensando aqui sozinho com os meus botões, talvez uma forma de avaliar in loco todas as características do Y-20A - e até do Y-20B, se a FAB pedir com carinho :twisted: - e sem os gastos inerentes às caríssimas campanhas de testes de voo e operacional, seria o caso do governo BR solicitar junto aos chineses ajuda na logística de transporte de todo o país para os suprimentos em vão na direção da região sul.

As tripulações seriam chinesas, claro, mas contariam com equipes de pessoal militar e civil das mais diversas áreas de interesse da FAB no avião. Tudo feito em completa integração e sob condições de controle rígidos elementares. Até o pessoal da Embraer poderia entrar de lambuja, mui discretamente.

No fim, o tanto que estes aviões voariam aqui pelo país inteiro levando os mais diferentes tipos de carga, pesos e volumes, nos traria um mar de informações que de outra forma não seria possível obter apenas com visitas protocolares e voos apáticos de demonstração.

Acredito mesmo que os chineses não se fariam de rogados em nos oferecer acesso a quase tudo que se refere ao avião, desde manuais, parte logística, técnica e operacional a fim de tentar vender o peixe deles por aqui, como hora estão fazendo na Nigéria. E como temos pessoal e indústria mais que gabaritado de sobra para avaliar tudo o que é de fato importante em um cargo militar que se preste a entrar nas fileiras da FAB, e ser usado nos seus esquadrões de transporte, esta oportunidade a meu ver seria literalmente irrecusável.

Afinal, não temos nada parecido por aqui, e norte americanos e europeus não tem nada para nos oferecer em termos semelhantes. Ou sequer nos ofereceriam, caso tivessem. Principalmente aqueles.

Quem sabe alguém lê estas linhas sem maiores pretensões e entende seu conteúdo como sendo uma ideia interessante.




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Re: Xian Y-20

#156 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 24, 2024 11:23 am



Ao que parece os chineses voltaram à carga com o projeto do Y-20 esticado para uso civil depois de muito tempo de molho.
Se vai pegar dessa vez, a ver.
Eu ainda sou de opinião que o modelo chinês é uma necessidade para a FAB, e para o país, complementando os KC-30, e dotando o 1o\2o GT.
E nem é necessário comprar dezenas deles. 8 a 12 unidades e já estava de ótimo tamanho, para quem não consegue, ou na verdade não quer comprar sequer wide body usados a preço de pinga para a FAB cumprir com suas missões primárias.
Os chineses com certeza dariam uma mãozinha neste negócio.




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Re: Xian Y-20

#157 Mensagem por gogogas » Dom Nov 24, 2024 12:47 pm

Seria uma incremento muito bom na FAB , após os C-17 pararem de ser fabricados , só temos essa opção pra FAB !




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Re: Xian Y-20

#158 Mensagem por Túlio » Dom Nov 24, 2024 8:10 pm

gogogas escreveu: Dom Nov 24, 2024 12:47 pm Seria uma incremento muito bom na FAB , após os C-17 pararem de ser fabricados , só temos essa opção pra FAB !
Sim, isso após "apenas" ter que reduzir em 9 Cargos menores e mais baratos da EMBRAER e fazer um espichamento extra no cronograma do Gripen porque o cobertor encurtou muito (e todos sabemos que vai encurtar bem mais), faz todo o sentido do mundo comprar um Super-A400 a jato dos chinas... 🤦‍♂️




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Re: Xian Y-20

#159 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 25, 2024 1:24 pm

Túlio escreveu: Dom Nov 24, 2024 8:10 pm
gogogas escreveu: Dom Nov 24, 2024 12:47 pm Seria uma incremento muito bom na FAB , após os C-17 pararem de ser fabricados , só temos essa opção pra FAB !
Sim, isso após "apenas" ter que reduzir em 9 Cargos menores e mais baratos da EMBRAER e fazer um espichamento extra no cronograma do Gripen porque o cobertor encurtou muito (e todos sabemos que vai encurtar bem mais), faz todo o sentido do mundo comprar um Super-A400 a jato dos chinas... 🤦‍♂️
Em que pese os cortes sabidos no programa do KC-390 e os prejuízos no FX-2 Gripen E\F, debater as demandas existentes não é impeditivo. A própria FAB reconhece extra oficialmente que aviões da categoria do Y-20 são necessários por aqui, e que sua presença na frota seria muito bem vinda.
Pensar as necessidades é básico e elementar para uma força aérea planejar o seu futuro, e obrigatório para demandar e certificar suas capacidades junto ao poder público, leia-se congresso e governo de plantão, que tem a obrigação de engendrar o financiamento da defesa conforme as demandas geradas pelo MD e ffaa's.
Simplesmente não pensar no assunto ou negar-lhe qualquer reflexão porque estamos fudidos e mal pagos desde sempre é que não vai resolver qualquer coisa.
A FAB passou mais de uma década sem aviões de transporte estratégico, mas nunca deixou em nenhum momento de planejar e discurtir com quem de direito o retorno desta capacidade a si. Ficar calado é o pior dos mundos para quem tem visto o mundo lá fora ficar cada vez mais perigoso e mesmo assim ficar com cara de paisagem como se nada fosse conosco.
Acho que já vimos este filme antes. Vamos pagar para ver novamente?
Tendo em vista a mediocridade nacional, eu acredito que sim. Melhor começar a fazer poupança\investimentos desde já. Não demora muito e muita merda será jogada novamente no nosso ventilador. E vamos nos sujar todos, mesmo com aviso prévio.




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Re: Xian Y-20

#160 Mensagem por Túlio » Seg Nov 25, 2024 1:45 pm

FCarvalho escreveu: Seg Nov 25, 2024 1:24 pm
Túlio escreveu: Dom Nov 24, 2024 8:10 pm
Sim, isso após "apenas" ter que reduzir em 9 Cargos menores e mais baratos da EMBRAER e fazer um espichamento extra no cronograma do Gripen porque o cobertor encurtou muito (e todos sabemos que vai encurtar bem mais), faz todo o sentido do mundo comprar um Super-A400 a jato dos chinas... 🤦‍♂️
Em que pese os cortes sabidos no programa do KC-390 e os prejuízos no FX-2 Gripen E\F, debater as demandas (1) existentes não é impeditivo. A própria FAB reconhece extra oficialmente que aviões da categoria do Y-20 (2) são necessários por aqui, e que sua presença na frota seria muito bem vinda.
1 - Um dia vais ter que entender a diferença entre DEMANDA e NECESSIDADE: esta se autodefine, alguém precisa de algo; já aquela ocorre quando alguém precisa e/ou simplesmente quer algo e pode pagar.

2 - O inferno congela antes de a FAB sequer considerar algum avião dos chinas na frota.

O único da classe que levariam a sério já tá fora de linha há quase dez anos, que eu saiba:


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Re: Xian Y-20

#161 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 25, 2024 2:36 pm

Túlio escreveu: Seg Nov 25, 2024 1:45 pm
FCarvalho escreveu: Seg Nov 25, 2024 1:24 pm Em que pese os cortes sabidos no programa do KC-390 e os prejuízos no FX-2 Gripen E\F, debater as demandas (1) existentes não é impeditivo. A própria FAB reconhece extra oficialmente que aviões da categoria do Y-20 (2) são necessários por aqui, e que sua presença na frota seria muito bem vinda.
1 - Um dia vais ter que entender a diferença entre DEMANDA e NECESSIDADE: esta se autodefine, alguém precisa de algo; já aquela ocorre quando alguém precisa e/ou simplesmente quer algo e pode pagar.
2 - O inferno congela antes de a FAB sequer considerar algum avião dos chinas na frota.
O único da classe que levariam a sério já tá fora de linha há quase dez anos, que eu saiba:
Demandas são feitas sob o escrutínio e análise das necessidades. Estas por sua vez são determinadas pelo olhar que se detém sobre a realidade, e suas perspectivas de desdobramento e consequências geradas.

Assim, as demandas são definidas sobre o que é necessário e preciso dispor para atender as necessidades na sua íntegra ou em partes. O financiamento e\ou pagamento é assunto adjunto à determinação da demanda, e corresponde ao planejamento concreto sobre a obtenção dos meios\recursos a fim de dar vasão às demandas indicadas.

Obviamente que o financiamento da defesa no Brasil sempre foi e é um assunto deletério, e sem a menor relevância enquanto objeto de atenção dos políticos. Mesmo que as necessidades, e correspondentes demandas geradas, da defesa nacional sejam conhecidas e reconhecidas oficialmente. Mas fica por aí.

A FAB, por óbvio, jamais vai admitir um Y-20 e derivados na sua frota oficialmente pelos motivos, e preconceitos, conhecidos de todos nós aqui. Mas isso não impede que demandas e necessidades sejam postas em riste no planejamento da força. O Y-20 é apenas uma das possíveis soluções cabíveis à necessidade de complementar a frota de KC-390. Por falar nisso, na minha ignóbil opinião, a versão strech do avião da Embraer sai antes que a FAB consiga para si um cargo militar pesado.

E não, não vamos ter C-17 por aqui em tempo algum. Seja porque os governos aqui não tem o menor interesse em financiar algo assim, seja porque os governos de lá não vêem com bons olhos o seu principal avião de transporte militar - mesmo usados - servir para aumentar as capacidades da FAB. Como eles costumam dizer quando não querem vender ou doar certos sistemas bélicos para nós: "isto não está a nível de Brazil..." :?




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Re: Xian Y-20

#162 Mensagem por Túlio » Seg Nov 25, 2024 2:56 pm

FCarvalho escreveu: Seg Nov 25, 2024 2:36 pm
Túlio escreveu: Seg Nov 25, 2024 1:45 pm
1 - Um dia vais ter que entender a diferença entre DEMANDA e NECESSIDADE: esta se autodefine, alguém precisa de algo; já aquela ocorre quando alguém precisa e/ou simplesmente quer algo e pode pagar.
2 - O inferno congela antes de a FAB sequer considerar algum avião dos chinas na frota.
O único da classe que levariam a sério já tá fora de linha há quase dez anos, que eu saiba:
* o enrolation de sempre 🤦‍♂️
Repito até entenderes:

DEMANDA - Alguém precisa/quer e tem meios para pagar;

NECESSIDADE - Alguém precisa.

Podes fazer todos os circunlóquios que quiseres mas não vais convencer ninguém de que uma coisa que é resolvida com COMÉRCIO é igual a outra que só mesmo na base da CARIDADE.




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Re: Xian Y-20

#163 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 25, 2024 7:07 pm

Túlio escreveu: Seg Nov 25, 2024 2:56 pm
FCarvalho escreveu: Seg Nov 25, 2024 2:36 pm * o enrolation de sempre 🤦‍♂️
Repito até entenderes:

DEMANDA - Alguém precisa/quer e tem meios para pagar;

NECESSIDADE - Alguém precisa.

Podes fazer todos os circunlóquios que quiseres mas não vais convencer ninguém de que uma coisa que é resolvida com COMÉRCIO é igual a outra que só mesmo na base da CARIDADE.
Vamos lá. Do jeito mais simples possível. Usando o dicionário.

DEMANDA = substantivo feminino. 1. manifestação de um desejo, pedido ou exigência; solicitação. 2. ação de procurar alguma coisa; busca, diligência.

NECESSIDADE - substantivo feminino. 1. qualidade do que é necessário. 2. o que não se pode evitar; inevitável.

Ou seja, uma coisa e outra se interpõe, e vivem conjuntamente em matéria de administração e planejamento público.

Exemplo:

DEMANDA = FAB solicita ao governo federal a compra de 8 a 12 aviões militares de transporte pesado, e sua respectiva inclusão no PPA de 2027 a 2030 para fins de planejamento financeiro\orçamentário à luz dos custos emanados nesta solicitação, de forma a complementar a frota de KC-30 e KC-390 da aviação de transporte, tendo em vista aumentar, flexibilizar e redimensionar sua capacidade de apoio logístico, transporte de pessoal e material ao Exercito Brasileiro, Marinha do Brasil, e demais órgãos públicos federais, poderes da União, Estados e Municípios, dentro do território nacional e internacional.

NECESSIDADE = A FAB identifica na revisão do seu Planejamento Estratégico Plurianual 2028 a 2031 ser impositivo o aumento da capacidade de transporte de cargas militares e civis para apoio logístico em curto a médio prazo, tendo em vista o atendimento ao Exército Brasileiro e Marinha do Brasil, além de missões subsidiárias, que não podem ser atendidas na íntegra pelos meios atuais disponíveis à aviação de transporte. A compra destes novos meios será encaminhada ao Ministério da Defesa com a devida justificativa e custos explicitados, juntamente ao pedido de inclusão de empenho orçamentário no PPA 2027 a 2030 da administração pública federal.

Enfim, uma coisa não exclui a outra. Necessidade e demanda andam juntas na adm pública. Com ou sem dinheiro.

Este último é menos uma questão de ter ou não ter, do que de decisão\vontade de resolver as necessidades e atender demandas geradas por elas.

E dinheiro nós temos. Sempre tivemos. O nosso problema é outro, como todos sabemos.




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Re: Xian Y-20

#164 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 25, 2024 7:28 pm

hã... o dia que qualquer governo de plantão resolver comprar 1, 10 ou 100 Y-20 para a FAB, e pagar por eles seja lá como achar que for, acabou o assunto aí.

Os brigadeiros vão receber estes aviões, ou até Antonov, Ilyushin ou Tupolev da vida de segunda mão, com um sorrindo largo de orelha a orelha. E quem não gostar, bom, sempre tem o pijama para dormir abraçado a seus ursinhos carinhosos e viverem felizes para sempre nos clubes militares da vida.

Não estou dizendo que vão fazer isso, porque não vão mesmo. Mas isso de militar ficar batendo pé e fazendo birra em relação a este ou aquele fornecedor que qualquer governo arrume para a defesa, se não for o que gosto, ou o que quero, só porque não, é pra acabar.

Ninguém é obrigado a gostar de emprego público e muito menos a aceitar o que o erário público compra e dispõe aos servidores para fazer o seu trabalho. Cada um se vira com o que tem, e tenta fazer o seu melhor. E se achar ruim, sempre tem a opção de pedir para sair, e ser feliz de outro jeito.

Que a FAB precisa, e sabe que precisa e tem consciência disso, de cargos pesados militares isto é inequívoco e reconhecido há muito tempo pelos próprios militares, e por quem acompanha a força aérea em suas pendengas históricas materiais. Mesmo que o tema não tenha a relevância que outros assuntos mais urgentes possuem dentro da instituição. Simplesmente não dá para resolver tudo de uma vez. Até porque, somos inconsequentes até para resolver um problema por vez, imagina se fosse querer dar conta de tudo.

Uma hora esta necessidade terá de ser encarada e vista com a importância que lhe faz jus. Só espero, e desejo, que como nossos avós e bisavós, não sejamos pegos com as calças nas mãos outra vez.

Bom, eu não costumo acreditar em sorte. Só em consequências.

A ver.




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Re: Xian Y-20

#165 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 30, 2024 9:00 am



E a evolução continua.




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