Olá senhores.
Eu tendo a crer que a MB ache por bem que a diversificação de fornecedores quanto aos programas Prosub, Prosuper, Proeanf e demais é o caminho mais adequado a ser seguido. Tal diversidade nos dará a oportunidade de acesso a conhecimentos e experiências diversos em termos tecnológicos e industriais, além de nos proporcionar uma menor e indesejável dependência de uma única linha de fornecedores, além da dissolução e equilíbrio dos custos de investimento entre vários atores, mormente sempre concorrentes entre si.
Neste sentido, é que faço esta observação em favor do projeto ENFORCE holandês, que em minha opinião pode/poderá nos dar, visto a comunalidade do sistema criado, não só o necessário controle dos custos de projeto, produção, manutenção e operação de uma família de navios modulares, como também facilitar-nos o acesso a este tipo de engenharia de projeto, que penso é/será muito importante o seu domínio no futuro, inclusive para o caso de projetarmos outros navios de desenho próprio.
Se estou certo em meu raciocínio, o desejo da MB com estes NDD's é poder embarcar ao menos 2 btl's da FFE, um por navio, sendo que um terceiro seria objeto de um futuro NPM, que infelizmente ao que parece, foi deixado para ser adquirido somente na próxima década. Em todo caso tanto o modelo básico espanhol, quanto o holandês de NDD, em tese suportam no máximo o transporte de pouco mais de 600 tropas, o que não chega a ser um btl completo de fuznvs brasileiro, que possui em torno de 900 homens. Em sendo assim, o projeto Enforcer, como mostrado na ilustração acima, apresenta solução com um NDD na classe das 20 mil tons e com capacidade para 960 tropas. Eis uma das vantagens do projeto, que pode ser adaptado ao gosto do cliente para as mais diversas necessidade e composições, a depender também, obviamente, da capacidade de investimento do comprador.
Lembrar ainda que o novo JSS - NaApLog para a MB - e que por pouco não foi vendido, com os seus 205 mts e 27 mil tns, possui um casco derivado deste mesmo projeto Enforcer, e comum portanto aos NDD's que interessam a MB. E apesar de não mostrado na figura acima, também poderá ser disponibilizado para o papel de LHD futuramente, com todas as benesses de sua comunalidade e modularidade com o restante da família Enforcer.
Notar que o modelo de LHD demonstrado na figura informa como sendo a sua capacidade de tropas em torno de 1.100 homens embarcados, número este, salvo engano, definido pela MB como sendo referencial para este tipo de navio na esquadra, quando de sua adoção. Mesmo não tendo dos 205mts do JSS ou os 214mts dos BPC's da classe Mistral.
Irá levar este certame dos NDD's quem conseguir oferecer mais por menos. E neste miste, os holandeses estão na frente.
abs.