Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#151 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Jan 11, 2014 8:44 pm

ABULDOG74 escreveu:
gabriel219 escreveu:Sabes me dizer a tonelagem de deslocamento dessa classe, pois não achei muitas informações sobre a mesma.
Olá camarada, 20.000 toneladas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://en.wikipedia.org/wiki/Type_071_a ... Type_071_a ... sport_dock</a><!-- m -->

ADSUMUS.
Mais imagens sobre a TYPE 071:

https://www.google.com.br/search?q=lpd+ ... 66&bih=653

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#152 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Jan 11, 2014 8:48 pm

ABULDOG74 escreveu:
ABULDOG74 escreveu:Olá camarada, 20.000 toneladas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://en.wikipedia.org/wiki/Type_071_a ... Type_071_a ... sport_dock</a><!-- m -->

ADSUMUS.
Mais imagens sobre a TYPE 071:

<!-- m --><a class="postlink" href="https://www.google.com.br/search?q=lpd+ ... arch?q=lpd+ ... 66&bih=653</a><!-- m -->
Cabe grande quantidade de equipamentos:

http://1.bp.blogspot.com/_3wZSwFvZzqM/T ... _86965.jpg

A MB conseguiria um grande projeto....................

ADSUMUS.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5676 vezes
Agradeceram: 3250 vezes

#153 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 12, 2014 3:31 pm

Não é por nada não, mas eu acho muito dificil a MB adquirir qualquer projeto de navios chineses. Não ao menos por agora. Não há uma 'tradição' neste campo entre as duas marinhas, e como quase tudo na MB, e nas marinhas é feito muito em função des 'tradições', vamos ter que aguardar mais um tempo para vermos como evoluem as capacidades navais chinesas.

D'outra forma, a MB está inclinada a escolher um projeto europeu que se encaixe tanto no orçamento quanto nos planos do Proanf, que é bem maior que a simples aquisição de dois LPD's. Pensemos nisso.

abs.

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior

#154 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 12, 2014 4:00 pm

FCarvalho escreveu:Não é por nada não, mas eu acho muito dificil a MB adquirir qualquer projeto de navios chineses. Não ao menos por agora. Não há uma 'tradição' neste campo entre as duas marinhas, e como quase tudo na MB, e nas marinhas é feito muito em função des 'tradições', vamos ter que aguardar mais um tempo para vermos como evoluem as capacidades navais chinesas.

D'outra forma, a MB está inclinada a escolher um projeto europeu que se encaixe tanto no orçamento quanto nos planos do Proanf, que é bem maior que a simples aquisição de dois LPD's. Pensemos nisso.

abs.
É verdade camarada! Esperemos até porque alguns futuros projetos dentro do CFN dependem dessa escolha.

ABRAÇO e ADSUMUS.

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#155 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 12, 2014 4:04 pm

Fora a classe ROTTERDAM aposta em algum outro projeto que tenha "bons olhos"junto a MB?

Abraço e ADSUMUS.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#156 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 12, 2014 6:02 pm

Em termos de LPD's eu acredito que italianos e franceses, mais estes últimos, tem boas chances, seja pelos projetos de que dispõem, seja pelas parcerias já firmadas no país.

Mas eu tenho cá para mim, que se os holandeses conseguirem fazer uma oferta tal, que possamos juntar o útil ao agradável, tanto em termos econômico/financeiros, como comerciais/industriais e principalmente político*, indispensável para justificação dos investimentos feitos na área, envolvendo o mais que possível o atendimento da receita prescrita pela END para a área naval, fica muito difícil não acartamos as vantagens desta proposta.

Lembrar que os holandeses tem no projeto ENFORCER claramente um família inteira de navios dispondo do mesmo casco básico modular e que pode literalmente se desdobrar em todos os tipos de navios hoje requeridos pela MB no PROSUPER e PROANF, que sejam, o NaApLog, os NDD's, os NPM's e os NaTrpAp. E considerando que os custos de investimento e manutenção de uma classe de navios com tanta comunalidade possa nos ser no longo prazo mais que convidativo e convincente, então... 8-]

* entenda-se político como sendo:
Este navio maior que o seu irmão o pioneiro HOTTERDAM foi desenvolvido para cumprir suas funções bélicas e destinados ao cumprimento de missões humanitárias, em apoio a catástrofes naturais, retirada de civis de regiões conflituosas, transporte de suprimentos entre outras funções. :wink:

abs.

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior

#157 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 12, 2014 6:52 pm

FCarvalho escreveu:Em termos de LPD's eu acredito que italianos e franceses, mais estes últimos, tem boas chances, seja pelos projetos de que dispõem, seja pelas parcerias já firmadas no país.

Mas eu tenho cá para mim, que se os holandeses conseguirem fazer uma oferta tal, que possamos juntar o útil ao agradável, tanto em termos econômico/financeiros, como comerciais/industriais e principalmente político*, indispensável para justificação dos investimentos feitos na área, envolvendo o mais que possível o atendimento da receita prescrita pela END para a área naval, fica muito difícil não acartamos as vantagens desta proposta.

Lembrar que os holandeses tem no projeto ENFORCER claramente um família inteira de navios dispondo do mesmo casco básico modular e que pode literalmente se desdobrar em todos os tipos de navios hoje requeridos pela MB no PROSUPER e PROANF, que sejam, o NaApLog, os NDD's, os NPM's e os NaTrpAp. E considerando que os custos de investimento e manutenção de uma classe de navios com tanta comunalidade possa nos ser no longo prazo mais que convidativo e convincente, então... 8-]

* entenda-se político como sendo:
Este navio maior que o seu irmão o pioneiro HOTTERDAM foi desenvolvido para cumprir suas funções bélicas e destinados ao cumprimento de missões humanitárias, em apoio a catástrofes naturais, retirada de civis de regiões conflituosas, transporte de suprimentos entre outras funções. :wink:

abs.
Lembrando que o CM da Marinha já esteve na holanda estudando alguns projetos para MB

[imagem]http://pbrasil.files.wordpress.com/2008 ... %26h%3D269[/imagem]

ADSUMUS.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#158 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 12, 2014 7:13 pm

Bem achei o esquema que demonstra a família Enforcer.

Imagem

Agora é só escolher. 8-]

abs.

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior

#159 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 12, 2014 8:02 pm

Não descartem a espanhola NAVANTIA, ela tá vindo pesada no PROSUPER e no PROANF; ela tá com escritório aqui
Lembrem-se também que ela fabrica o LPD classe GALÍCIA:

http://www.defensa.com/index.php?option ... Itemid=497

http://www.navantia.es/ckfinder/userfil ... 3n%201.pdf

http://www.navantia.es/ckfinder/userfil ... ol/LHD.pdf

ADSUMUS.

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#160 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jan 13, 2014 11:59 am

ABULDOG74 escreveu:Não descartem a espanhola NAVANTIA, ela tá vindo pesada no PROSUPER e no PROANF; ela tá com escritório aqui
Lembrem-se também que ela fabrica o LPD classe GALÍCIA:

http://www.defensa.com/index.php?option ... Itemid=497

http://www.navantia.es/ckfinder/userfil ... 3n%201.pdf

http://www.navantia.es/ckfinder/userfil ... ol/LHD.pdf

ADSUMUS.

Perfeito! Que a versão espanhola da classe Rotterdam.

Sds

Lord Nauta

FCarvalho
Sênior
Sênior

#161 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 13, 2014 1:12 pm

Olá senhores.

Eu tendo a crer que a MB ache por bem que a diversificação de fornecedores quanto aos programas Prosub, Prosuper, Proeanf e demais é o caminho mais adequado a ser seguido. Tal diversidade nos dará a oportunidade de acesso a conhecimentos e experiências diversos em termos tecnológicos e industriais, além de nos proporcionar uma menor e indesejável dependência de uma única linha de fornecedores, além da dissolução e equilíbrio dos custos de investimento entre vários atores, mormente sempre concorrentes entre si.

Neste sentido, é que faço esta observação em favor do projeto ENFORCE holandês, que em minha opinião pode/poderá nos dar, visto a comunalidade do sistema criado, não só o necessário controle dos custos de projeto, produção, manutenção e operação de uma família de navios modulares, como também facilitar-nos o acesso a este tipo de engenharia de projeto, que penso é/será muito importante o seu domínio no futuro, inclusive para o caso de projetarmos outros navios de desenho próprio.

Se estou certo em meu raciocínio, o desejo da MB com estes NDD's é poder embarcar ao menos 2 btl's da FFE, um por navio, sendo que um terceiro seria objeto de um futuro NPM, que infelizmente ao que parece, foi deixado para ser adquirido somente na próxima década. Em todo caso tanto o modelo básico espanhol, quanto o holandês de NDD, em tese suportam no máximo o transporte de pouco mais de 600 tropas, o que não chega a ser um btl completo de fuznvs brasileiro, que possui em torno de 900 homens. Em sendo assim, o projeto Enforcer, como mostrado na ilustração acima, apresenta solução com um NDD na classe das 20 mil tons e com capacidade para 960 tropas. Eis uma das vantagens do projeto, que pode ser adaptado ao gosto do cliente para as mais diversas necessidade e composições, a depender também, obviamente, da capacidade de investimento do comprador.

Lembrar ainda que o novo JSS - NaApLog para a MB - e que por pouco não foi vendido, com os seus 205 mts e 27 mil tns, possui um casco derivado deste mesmo projeto Enforcer, e comum portanto aos NDD's que interessam a MB. E apesar de não mostrado na figura acima, também poderá ser disponibilizado para o papel de LHD futuramente, com todas as benesses de sua comunalidade e modularidade com o restante da família Enforcer.

Notar que o modelo de LHD demonstrado na figura informa como sendo a sua capacidade de tropas em torno de 1.100 homens embarcados, número este, salvo engano, definido pela MB como sendo referencial para este tipo de navio na esquadra, quando de sua adoção. Mesmo não tendo dos 205mts do JSS ou os 214mts dos BPC's da classe Mistral. :wink:

Irá levar este certame dos NDD's quem conseguir oferecer mais por menos. E neste miste, os holandeses estão na frente.

abs.

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior

#162 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jan 13, 2014 4:46 pm

FCarvalho escreveu:Olá senhores.

Eu tendo a crer que a MB ache por bem que a diversificação de fornecedores quanto aos programas Prosub, Prosuper, Proeanf e demais é o caminho mais adequado a ser seguido. Tal diversidade nos dará a oportunidade de acesso a conhecimentos e experiências diversos em termos tecnológicos e industriais, além de nos proporcionar uma menor e indesejável dependência de uma única linha de fornecedores, além da dissolução e equilíbrio dos custos de investimento entre vários atores, mormente sempre concorrentes entre si.

Neste sentido, é que faço esta observação em favor do projeto ENFORCE holandês, que em minha opinião pode/poderá nos dar, visto a comunalidade do sistema criado, não só o necessário controle dos custos de projeto, produção, manutenção e operação de uma família de navios modulares, como também facilitar-nos o acesso a este tipo de engenharia de projeto, que penso é/será muito importante o seu domínio no futuro, inclusive para o caso de projetarmos outros navios de desenho próprio.

Se estou certo em meu raciocínio, o desejo da MB com estes NDD's é poder embarcar ao menos 2 btl's da FFE, um por navio, sendo que um terceiro seria objeto de um futuro NPM, que infelizmente ao que parece, foi deixado para ser adquirido somente na próxima década. Em todo caso tanto o modelo básico espanhol, quanto o holandês de NDD, em tese suportam no máximo o transporte de pouco mais de 600 tropas, o que não chega a ser um btl completo de fuznvs brasileiro, que possui em torno de 900 homens. Em sendo assim, o projeto Enforcer, como mostrado na ilustração acima, apresenta solução com um NDD na classe das 20 mil tons e com capacidade para 960 tropas. Eis uma das vantagens do projeto, que pode ser adaptado ao gosto do cliente para as mais diversas necessidade e composições, a depender também, obviamente, da capacidade de investimento do comprador.

Lembrar ainda que o novo JSS - NaApLog para a MB - e que por pouco não foi vendido, com os seus 205 mts e 27 mil tns, possui um casco derivado deste mesmo projeto Enforcer, e comum portanto aos NDD's que interessam a MB. E apesar de não mostrado na figura acima, também poderá ser disponibilizado para o papel de LHD futuramente, com todas as benesses de sua comunalidade e modularidade com o restante da família Enforcer.

Notar que o modelo de LHD demonstrado na figura informa como sendo a sua capacidade de tropas em torno de 1.100 homens embarcados, número este, salvo engano, definido pela MB como sendo referencial para este tipo de navio na esquadra, quando de sua adoção. Mesmo não tendo dos 205mts do JSS ou os 214mts dos BPC's da classe Mistral. :wink:

Irá levar este certame dos NDD's quem conseguir oferecer mais por menos. E neste miste, os holandeses estão na frente.

abs.
Só um esclarecimento, 1100 a 1200 seria um BTLINFFUZNAV + APOIOS(ARTILHARIA, COMUNICAÇÕES, ENGENHARIA,ETC; TODAS UNIDADES DE FUZILEIROS NAVAIS).

ADSUMUS.

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#163 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jan 13, 2014 7:34 pm

Desculpem escrevi errado:

Só um esclarecimento, 1100 a 1200 seria um BTLINFFUZNAV + APOIOS(ARTILHARIA, COMUNICAÇÕES, ENGENHARIA,ETC; TODOS DE UNIDADES ESECIALIZADAS DE FUZILEIROS NAVAIS).

ADSUMUS.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#164 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 13, 2014 9:08 pm

Pois é Abuldog74, neste caso a idéia da MB é que no futuro os NPM adotados possam deslocar com segurança e qualidade, sem apertos e/ou improvisos um btl de inf de fuznvs e o seu componente de combate terrestre de apoio. Ou seja, uma UAnf básica, se assim podemos chamar.

No entanto, como sabemos, mesmo que venhamos a adquirir os 4 NPM's planejados ainda assim vamos precisar de outros navios para apoiá-los no caso de precisarmos deslocar uma Bgda Anfíbia completa.

Alias, neste caso, ainda tenho uma grande curiosidade para saber, e entender, como os meios anfíbios descritos no PAEMB atual poderão, ou não, nos dar esta capacidade, mesmo que empreguemos todos eles. Nas minhas contas, para fazer isso teríamos que deslocar meios da 2a esquadra para a 1a esquadra, descobrindo aquela em função do apoio desta. No entanto, com a chegada dos NDD's que não estavam nos planos, pode ser que esta conta comece a bater, caso sejam construídos mais que 2 undes.

Mas isso já é uma outra história...

abs

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior

#165 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jan 13, 2014 9:49 pm

FCarvalho escreveu:Pois é Abuldog74, neste caso a idéia da MB é que no futuro os NPM adotados possam deslocar com segurança e qualidade, sem apertos e/ou improvisos um btl de inf de fuznvs e o seu componente de combate terrestre de apoio. Ou seja, uma UAnf básica, se assim podemos chamar.

No entanto, como sabemos, mesmo que venhamos a adquirir os 4 NPM's planejados ainda assim vamos precisar de outros navios para apoiá-los no caso de precisarmos deslocar uma Bgda Anfíbia completa.

Alias, neste caso, ainda tenho uma grande curiosidade para saber, e entender, como os meios anfíbios descritos no PAEMB atual poderão, ou não, nos dar esta capacidade, mesmo que empreguemos todos eles. Nas minhas contas, para fazer isso teríamos que deslocar meios da 2a esquadra para a 1a esquadra, descobrindo aquela em função do apoio desta. No entanto, com a chegada dos NDD's que não estavam nos planos, pode ser que esta conta comece a bater, caso sejam construídos mais que 2 undes.

Mas isso já é uma outra história...

abs
Os NDCC que já estão na ativa(ex: Matoso Maia, Almitante Saboia) seriam essenciais nesse sentido; pois após a praia conquistada são eles que vão colocar na praia mais blindados, mais homens e mais meios especializados.

Abraço amigão e ADSUMUS.

Responder