Re: EUA : Ascensão e queda de uma grande potência
Enviado: Sáb Nov 20, 2010 5:09 pm
Penguin escreveu:
Penguin escreveu:
Esta questão do que se entende por evolução é pertinente. Na concepção biológica ela pode ser definida pela sucessão de espécies diferentes ao longo do tempo em um dado domínio geológico, em interação com o ambiente ao longo do tempo. A idéia de aperfeiçoamento contínuo não está implícita, como já mencionei o que ocorre é a flutuação casual , que em alguns momentos pode gerar maior complexidade e em outros simplificação. Apenas no prazo muito longo e considerando a média de todas as espécies o nível de complexidade parece alcançar momentos de pico, mas isto não acontece continuamente. Excetuando-se a espécie humana o momento atual não é de pico (até porque o grupo do qual o homem evoluiu, o dos grandes primatas, é extremamente minoritário na fauna atual). Houve diversos picos em períodos anteriores no período Cenozóico, no Jurássico, no final do Permiano, etc... .PRick escreveu:Certamente, não existe determinismo e evolutivo para a cultura humana, já o determinismo para a evolução depende do caráter que você quer dar a ele, se a determinação for no sentido de que as leis não podem ser contrariadas, eu concordo, agora, no aspecto que você fala, teríamos que debater o que entendemos por evolução.
Não mesmo. O nível de complexidade dos dinossauros e afins era no mínimo tão grande quanto o dos mamíferos, embora de natureza diferente. A idéia dos dinossauros como animais simples, primitivos e estúpidos, como grandes lagartixas, é antiga e considerada hoje totalmente obsoleta. Dê uma pesquisada nas últimas descobertas da paleontologia sobre eles e entenderá melhor esta questão. E mesmo antes dos dinossauros já existiam criaturas também muito sofisticadas, que se extinguiram em um evento cataclísmico que deu origem à era mesozóica. Foram vários picos na história evolutiva da vida, e o momento atual não pode ser por nenhum critério fora a existência do homem considerado como superior aos anteriores.Continuando acima, aí depende o que entendemos por evolução, se for algo inerente ao grau de complexidade, me parece que está ocorrendo isso, os mamíferos são muito mais complexos que os Dinossauros
De fato no caso da cultura humana definir a evolução é um assunto bem mais complexo.do mesmo modo que o Homem é o animal mais complexo, porque gera cultura. Assim, a evolução estaria ligada a capacidade cerebral. Agora, quanto a ser mais adaptado ou não ao meio, seria um outra maneira de definir evolução. Esse termo foi cunhado pela antropologia do século XIX, carregada pela idéia de progresso. Assim, se julgou as culturas humanas, como mais ou menos desenvolvidas, mais ou menos complexas, por isso os Índios são os selvagens.
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Caímos no mesmo problema acima, os Romanos poderiam não ser como civilização superiores aos Persas, como os Europeus não eram superiores ao Chineses no século XVII, porém, o que Marx fala? Que o modo de produção romano e europeu era mais eficiente que o dos Persas e Chineses, por isso prevaleceram.
A tecnologia é de fato um fator determinante na preponderância militar de uma civilização sobre a outra, e o capitalismo europeu se desenvolveu justamente em uma época em que o conhecimento tecnológico havia tomado grande impulso, herdando esta vantagem. Isto, mais a agressividade característica dos povos europeus, recém saídos da barbárie medieval, permitiu que eles conquistassem o mundo. Mas África e América caíram ante os europeus na época mercantilista, uma simples variação particularmente brutal do modelo imperial da antiguidade clássica. O capitalismo ainda engatinhava na época, e não era a força determinante da superioridade européia. E o oriente só caiu muito depois, quando fatores endógenos o tornaram fraco e vulnerável aos europeus que já tentavam conquistá-lo há séculos (vide as cruzadas). A economia é importante, e pode ser determinante em muitos casos, mas não é a força única por trás da evolução histórica, seja lá como a definirmos, é só mais um fator.Um dos motivos foi que essas civilizações incorporaram em sua gênese a importância da tecnologia. Me parece que essa é a diferença evolutiva principal, o Capitalismo cedo percebeu que não era possível aumentar de modo significativo a produção, sem revolucionar sistematicamente a tecnologia aplicada ao meio social. A idéia de evolução está intimamente ligada a capacidade tecnológica de uma dada sociedade. E o sistema capitalismo foi o que melhor fez isso, não o único, mas como Marx notou, não é possível a convivência de dois modos de produção distintos, o mais eficiente do ponto de vista econômico prevalece.
Este é um dos pontos em que discordo radicalmente da concepção marxista, a historia está repleta de exemplos em que ações de indivíduos isolados tiveram impacto profundo na sequência dos eventos a despeito de qualquer tendência dos processos históricos, fosse esta econômica ou de qualquer outra natureza. De Ciro e Dario à Jesus Cristo, de Alexandre o Grande à Gengis Khan e ao próprio Lênin (que provocou a primeira revolução marxista vitoriosa no último país que Marx imaginava ela poderia ocorrer), são inúmeros os exemplos de grandes mudanças históricas levadas à cabo por ação individual, sem a intervenção e mesmo contra qualquer tendência histórica identificável. Isto sem contar as também inúmeras situações em que os eventos foram determinados por fatores naturais (p.e., a invencível armada debilitada por uma tempestade), doenças (p.e. a peste negra na Europa ou o extermínio dos índios americanos), etc... .Quanto a parte da oposição entre fato e agente histórico, isso não tem sentido para quem pensa história como processo, o homem individualmente falando, só é significativo na história humana, quando representa uma classe social ou mesmo lidera uma corrente do processo histórico, como Marx bem notou, no materialismo histórico, o processo é obtido por meio da dialética, quer dizer por meio do conflito, porém, a síntese que nasce do conflito, não é caótica, tem sentido.
Luxemburgo e Gransci pelo que sei eram marxistas e nunca questionaram os conceitos básicos desta doutrina, apenas teriam expandido algumas áreas de pensamento e adaptaram detalhes à situações locais (daí em alguns casos terem se oposto às idéias dos marxistas russos, mas não a qualquer idéia de Marx em si). Mas confesso que nunca li nada diretamente deles, só comentários e referências de outros autores. Já com relação a Braudel não posso falar nada, só sei que ele participou da fundação da USP.Isso já existe faz tempo, desde Rosa de Luxemburgo e Antonio Gransci sugiram como pensadores, em oposição a Lenin. Depois vieram muitos outros que culminaram com as história das mentalidades de Braudel. Porém, como foram em sua grande maioria acadêmicos e pensadores, nunca tiveram os instrumentos que a URSS teve para difundir sua leitura mecanicista do marxismo.
[]´s
O Linux, é desenvolvido por caridade? Os movimentos de defesa e restauração da natureza são caridade? Nenhum artista produz sua arte por amor a ela, só pelo dinheiro? Aliás, qual o problema com a caridade, ela é algum tipo de aberração mental e não deve ser considerada na análise do funcionamneto da sociedade?RobertoRS escreveu:Me pareceu ter ficado claro que não estava falando de Caridade.
Tu, Leandro, qual tua profissão? Trabalhas de graça?
Eu não trabalho, no fim do mês aparecem, misteriosamente na minha caixa de correio, contas para pagar, veja só, que barbaridade... Hehe...
Leandro, o problema dessas idéias é que ninguém diz como é pratica.LeandroGCard escreveu: O Linux, é desenvolvido por caridade? Os movimentos de defesa e restauração da natureza são caridade? Nenhum artista produz sua arte por amor a ela, só pelo dinheiro? Aliás, qual o problema com a caridade, ela é algum tipo de aberração mental e não deve ser considerada na análise do funcionamneto da sociedade?
Como eu já disse, ganhar a vida na sociedade atual é mais fácil nos submetendo ao trabalho remunerado, pois a própria estrutura da sociedade foi montada para isso. Por isso a maioria de nós, inclusive eu, trabalhamos para receber nosso salário no final do mês. Mas isto não significa necessáriamente que esta é a forma natural ou a melhor, como o imperialismo escravista romano não era natural só por ser mais eficiente e dominante na sua época. E da mesma forma que os escravos não necessariamente gostavam de ser escravos, embora seus senhores gostassem de pensar que sim, os trabalhadores atuais não tem necessariamente que se sentir felizes por terem que viver do trabalho remunerado para os donos do capital, embora estes possam gostar de pensar assim.
Se ignorarmos todos os fatos e eventos que não se coadunam com a doutrina social que mais apreciamos e fingirmos que outras formas diferentes nunca existiram na história da humanidade podemos concluir mesmo que o capitalismo é a única forma natural e a mais eficaz para a vida do homem em sociedade. Mas assim também podemos concluir que qualquer coisa é qualquer coisa, e por isto esta não é uma forma produtiva de debater esta questão.
Leandro G. Card
Linux não é desenvolvido por caridade, mas não é de graça, existe uma rede de negócios por trás. Caridade também, ninguém vive de trabalhar para Caridade.LeandroGCard escreveu:O Linux, é desenvolvido por caridade? Os movimentos de defesa e restauração da natureza são caridade? Nenhum artista produz sua arte por amor a ela, só pelo dinheiro? Aliás, qual o problema com a caridade, ela é algum tipo de aberração mental e não deve ser considerada na análise do funcionamneto da sociedade?
Como eu já disse, ganhar a vida na sociedade atual é mais fácil nos submetendo ao trabalho remunerado, pois a própria estrutura da sociedade foi montada para isso. Por isso a maioria de nós, inclusive eu, trabalhamos para receber nosso salário no final do mês. Mas isto não significa necessáriamente que esta é a forma natural ou a melhor, como o imperialismo escravista romano não era natural só por ser mais eficiente e dominante na sua época. E da mesma forma que os escravos não necessariamente gostavam de ser escravos, embora seus senhores gostassem de pensar que sim, os trabalhadores atuais não tem necessariamente que se sentir felizes por terem que viver do trabalho remunerado para os donos do capital, embora estes possam gostar de pensar assim.
Se ignorarmos todos os fatos e eventos que não se coadunam com a doutrina social que mais apreciamos e fingirmos que outras formas diferentes nunca existiram na história da humanidade podemos concluir mesmo que o capitalismo é a única forma natural e a mais eficaz para a vida do homem em sociedade. Mas assim também podemos concluir que qualquer coisa é qualquer coisa, e por isto esta não é uma forma produtiva de debater esta questão.
Leandro G. Card
Não. Ele está jogando PES 2011 com um comunista honesto.P44 escreveu:cumé? já encontraram algum capitalista honesto?
O Democrata Comunista tá esperando de fora, pra jogar com o vencedor...Túlio escreveu:COMUNISTA honesto? Só falta agora vires com DEMOCRACIA COMUNISTA, daí eu alopro aqui, POWS!!!
Nada, eles estão na cabine do CBA-123...Túlio escreveu:Em suma, três entidades míticas se enfrentando. Certamente a bordo de caças Gripen NG....
Permite-me colocar a tua frase no meu buzz de pérolas do dia?RobertoRS escreveu:...
Sem trabalho remunerado, não existe geração de renda.