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Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:07 pm
por Penguin
PRick escreveu:Santiago escreveu:Esse trecho confirma o que se diz por ai
Mas isso não deveria ser surpresa para ninguém. Ou é?!
Lembram do Brigadeiro Quírico:
Brig. do Ar. Res. Teomar Fonseca Quírico
Piloto de Caça - Turma de 1970
http://www.abra-pc.com.br/
Isso é apenas lobie, que não se comprovou na prática, algo que já foi discutido aqui até a exaustão. O M-2000 é mais caro de operar que o F-5, por sinal, qualquer caça que comprarmos e não fizermos estrutura para mantê-los aqui. Porém, seus índices de disponibilidade tem sido muito bons, agora, são tampões. Porém, cada vez mais me convenço que na FAB a política fala mais alto que qualquer lógica gerencial ou técnica, infelizmente.
Mas vamos entrar de novo nesse debate circular de novo? Ou a FAB vai fechar as portas e dizer que não tem recursos para os caças, mas só para operar P-3, Kc-390, etc...
[]´s
Um bom pós-venda sempre impressiona positivamente qq cliente.
É assim na vida real. É assim nas nossas vidas pessoais.
As vezes o produto é bom, mas se o serviço for uma m&%@a, caro e faltar peças, o cliente vai querer cair fora. Se puder ele sai fora, se não puder come o pão que o diabo amassou e na hora da troca não vai querer nem pintado de ouro os produtos desse fabricante.
[]s
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:09 pm
por marcelo l.
PRick escreveu:Carlos Mathias escreveu:Olha, ou a FAB é extremamente incompetente e pobre, ou há alguma coisa de errado aí.
Somos "Os caras", derribamos tido que voa com F-5M+derby+E-99 e blá, blá, blá.
Fomos na redi flégui e derrubamos tudo na nossa frente, até topo de morro caiu perante nossos F-5M, que junto com o Derby e blá, blá, blá.
Mas não conseguimos operar M-2000...
A Índia opera e vai retrofitar "O avião pesadelo da FAB".
O Perú, riquíssimo, mas que não tem nem Derby, nem E-99 ... Opera faz uma cacetada de tempo.
A Grécia opera e dá surra nos F-16 turcos, outra super potência intelectual e econômica.
Pelo notícias confiabilíssimas que lemos mundo afora, a FAB só sabe operar avião feito nos ... Nos...
Cada um com sua conclusão.
Pois é, eles não se tocam que esse argumento passa na verdade um grande atestado de incompetência para a FAB, o melhor seria eles assumirem suas atitudes politicas, do que algumas coisas que foram ditas por aqui sobre equipamento francês ou russo. A culpa nunca é da FAB, porém, da trapalhada do P-3 nada é falado.
Por sinal, fica tão evidente que chamar de lobista é até elogio, melhor seria assumirem isso, que tentar dar essas desculpas esfarradas com roupagem técnica. Antes ser lobista que incompetente!
[]´s
Prick, vc não tem a planilha, portanto é complicado dizer que é incompetência até por que está analisando dados sem o te-los.
Eu só acho se for para termos F-5 é bom pensar que precisamos de um caça já em produção e não um projeto, por isso não serve para o lobby do gripen.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:12 pm
por AlbertoRJ
Calma aí gente,
Não dá para entender certas coisas.
Primeiro, temos brigadeiro que diz uma coisa e outro que diz outra totalmente diferente. Aqui no fórum tem depoimento de piloto do GDA entrevistado afirmando que o M-2000 é um puta avião e que, se devidamente atualizado, não faria feio para qualquer outro na AS. Já vi em um fotoblog de um piloto do GDA dizendo que o avião é F*. Então, para alguns, o avião é bom. Então a FAB não pode operar um avião bom porque é caro? Pode ser, pode ser...
Agora, acho o Justin tem razão quando diz que não é solução colocar F-5M como tampão.
Se não existe uma grande divisão dentro da instituição, e acredito que existe sim, está mais que na hora da FAB acabar com a possibilidade de ter equipamento caro. Porque não me digam, por favor, que ela sempre recebeu equipamento desse tipo contra a sua vontade e que o Rafale está na short list por imposição. É demais.
[]'s
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:12 pm
por Thor
Skyway escreveu:Agora lascou tudo...pelo amor de deus, se o Thor e o Justin discordam sobre esse assunto,
justamente esse assunto!!! Não sei o que fazer.
Debatam vocês dois, por favor!!! Ja estou esquentando a pipoca!!! O DB ganharia muito com um debate entre vocês sobre essa notícia.
Não precisa de debate, basta imaginar as possíveis respostas para essas perguntas:
Quando compramos os M-2000, a França ainda precisava dessas células?
A FAB estava com orçamento suficiente para bancar uma aquisição emergencial de M-2000, ou foi compra sustentada por aprovação do governo ($ extra)?
Como seriam as células de M-2000 compradas pela FAB à AdLA, com pouca ou muita hora disponível?
Como está a capacidade da França em fabricar ou mesmo vender mísseis S-530 e Matra Magic 2 de seu estoque?
Qual o cronograma de desativação dos motores de nossa frota, voando nesse patamar que o fazemos?
Qual o custo hoje da hora de voo e quanto custará para o projeto o retrofit total de suas células, motores e armamento, se é que isso seja possível?
Se o governo sinalizar positivamente para o F/X (pausa para uma risada, háháhá), quanto tempo sairia o contrato gigantesco nos vários itens duvidosos e temerosos que teremos ainda que discutir com a empresa, e depois disso, quanto tempo teremos para fazer o contrato de financiamento e iniciar a eficácia do contrato principal?
Quando teremos as primeiras, pelo menos, 6 aviões no Brasil e com doutrina já firmada, para podernos considerar uma Unidade Aérea operacional? 2016? 2017? 2018? Quem dá mais?
Como a FAB vai, além de colocar aeronaves nos Esquadrões Pampa, Pif Paf/Jambock, criar uma unidade extra de F-5 (Pacau)?
Qual será o caça tampão para uma unidade de renome e com uma nobre missão como é o GDA, caso esses atrasos se concretizem? Na última vez foram colocados Xavantes, só para lembrarmos...
E tem muitas outras questões que poderia suscitar a inetligência de nossos aficcionados, mas por enquanto está de bom tamanho.
Abraços
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:14 pm
por PRick
marcelo l. escreveu:PRick escreveu:
Pois é, eles não se tocam que esse argumento passa na verdade um grande atestado de incompetência para a FAB, o melhor seria eles assumirem suas atitudes politicas, do que algumas coisas que foram ditas por aqui sobre equipamento francês ou russo. A culpa nunca é da FAB, porém, da trapalhada do P-3 nada é falado.
Por sinal, fica tão evidente que chamar de lobista é até elogio, melhor seria assumirem isso, que tentar dar essas desculpas esfarradas com roupagem técnica. Antes ser lobista que incompetente!
[]´s
Prick, vc não tem a planilha, portanto é complicado dizer que é incompetência até por que está analisando dados sem o te-los.
Eu só acho se for para termos F-5 é bom pensar que precisamos de um caça já em produção e não um projeto, por isso não serve para o lobby do gripen.
Eu não estou dizendo que é incompetência, porém, como foi dito acima, Peru, que é muito mais pobre que nós e opera o M-2000, como vários outros países pelo mundo, então o problema é só com a FAB?
Quanto ao lobie do Gripen, o argumento é que seria o mais barato de operar, esse seria a lógica, mas como você mesmo notou, existe o outro lado da moeda, porém, o pessoal só se importa com determinados aspectos, com outros não, digamos é um procedimento de lógica seletiva, difícil de entender, como o CM postou acima.
[]´s
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:16 pm
por Penguin
Thor escreveu:Skyway escreveu:Agora lascou tudo...pelo amor de deus, se o Thor e o Justin discordam sobre esse assunto,
justamente esse assunto!!! Não sei o que fazer.
Debatam vocês dois, por favor!!! Ja estou esquentando a pipoca!!! O DB ganharia muito com um debate entre vocês sobre essa notícia.
Não precisa de debate, basta imaginar as possíveis respostas para essas perguntas:
Quando compramos os M-2000, a França ainda precisava dessas células?
A FAB estava com orçamento suficiente para bancar uma aquisição emergencial de M-2000, ou foi compra sustentada por aprovação do governo ($ extra)?
Como seriam as células de M-2000 compradas pela FAB à AdLA, com pouca ou muita hora disponível?
Como está a capacidade da França em fabricar ou mesmo vender mísseis S-530 e Matra Magic 2 de seu estoque?
Qual o cronograma de desativação dos motores de nossa frota, voando nesse patamar que o fazemos?
Qual o custo hoje da hora de voo e quanto custará para o projeto o retrofit total de suas células, motores e armamento, se é que isso seja possível?
Se o governo sinalizar positivamente para o F/X (pausa para uma risada, háháhá), quanto tempo sairia o contrato gigantesco nos vários itens duvidosos e temerosos que teremos ainda que discutir com a empresa, e depois disso, quanto tempo teremos para fazer o contrato de financiamento e iniciar a eficácia do contrato principal?
Quando teremos as primeiras, pelo menos, 6 aviões no Brasil e com doutrina já firmada, para podernos considerar uma Unidade Aérea operacional? 2016? 2017? 2018? Quem dá mais?
Como a FAB vai, além de colocar aeronaves nos Esquadrões Pampa, Pif Paf/Jambock, criar uma unidade extra de F-5 (Pacau)?
Qual será o caça tampão para uma unidade de renome e com uma nobre missão como é o GDA, caso esses atrasos se concretizem? Na última vez foram colocados Xavantes, só para lembrarmos...
E tem muitas outras questões que poderia suscitar a inetligência de nossos aficcionados, mas por enquanto está de bom tamanho.
Abraços
Choque de realidade!
[]s
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:17 pm
por Carlos Mathias
Sobre o Quirico, tem outra carta, de um outro brigadeiro, dizendo exatamente o oposto.
Cada um escolhe a que mais lhe agrada.
Eu particularmente, vejo outras FAer pelo mundo operando seus M-2000 sem esse traumas devastadores de ter que reformar caça podre, obsoleto e arremedo de caça por que os M-2000 são caríssimos, dificílimos e tudoíssimos de operar.
Interessante que do outro lado do muro, NUNCA aparece nada sequer com uns parafusos grimpados, umas latas amassadas, nada, jamais...
Aliás, esqueci !!!
Quando aparecem uma nabas atoladas no lombo, a culpa é sempre "nossa" que não rebolamos direito, conforme mandado no manual, que é em inglês para facílima tradução e entendimento.
Aliás mais uma vez, não precisa traduzir.
Tá bom então, cada um com sua conclusão.
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:20 pm
por Carlos Lima
Olá
Sem querer ser chato, mas vendo a que estado chegou e disponibilidade do AM-X... vendo o M2k... e vendo que o F-5E de uma maneira ou outra sempre ficou em melhor situação, a impressão que isso dá é que no fundo somos mesmos é viciados em FMS...
Não existe problema se assumirmos isso e bola para frente... vamos lá catar os nossos P-3 da vida e coisas afins já que F-16 já ta virando drone... e é claro que o financiamento e a logística ajudam... se isso deixa o pessoal feliz... vamos lá pegar uns S Hornet porque afinal é uma boa aeronave e pelo menos existe e quando precisarmos de peça e o fabricante se recusar... sempre tem o deserto.
É só assumir esse papel e bola para frente... não tem problema nenhum nisso.
Agora sei lá as vezes eu penso que estamos festejando feitos de um caça que os Chilenos já tinham com os tais de Derby e P4 a mais de 15 anos e agora vão até se dar ao luxo de aposentarem... e nós ainda com uns 'fazendo reforma'.
Bola para frente porque ainda vamos receber Am-X M em 2012++ e os P3 chegam até eu acho que no fim desse ano também (2012) quando provavelmente ainda estaremos recebendo F-5 e os chilenos comemorando quase 10 anos de Operação de F-16 e os venezuelanos uns 5 anos ou mais com os seus Su-30... falem o que falar, ainda é um Su-30.
Espero que até lá os nossos R99 já tenham passado por atualizações de Sw e MLU porque lá irão 10/12 anos de operação com essas donzelas e acho que a tecnologia evoluiu um pouco desde aqueles tempos.
Enfim
[]s
CB_Lima
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:23 pm
por Carlos Mathias
E aí se lê tudo, os preços exorbitantes, os custos estratosféricos, os motores impossíveis de se mexer, etc, etc, etc; logo, conclui-se que francês=caririríssimo de operar, e que o oposto é??????????
Ééééééééé ??????
Ou é tudo uma grande coincidência e eu sou um grande idiota falando merda.
E CB, concordo plenamente.
Acho que deveriam assumir logo uma posição e dizer, eu quero FMS e dane-se o resto.
Pronto, sem problemas e sem traumas.
Ou eu sou grande....
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:24 pm
por PRick
Thor escreveu:Skyway escreveu:Agora lascou tudo...pelo amor de deus, se o Thor e o Justin discordam sobre esse assunto,
justamente esse assunto!!! Não sei o que fazer.
Debatam vocês dois, por favor!!! Ja estou esquentando a pipoca!!! O DB ganharia muito com um debate entre vocês sobre essa notícia.
Não precisa de debate, basta imaginar as possíveis respostas para essas perguntas:
Quando compramos os M-2000, a França ainda precisava dessas células?
Isso é irrelevante, nós precisamos sibstituir os M-3.
A FAB estava com orçamento suficiente para bancar uma aquisição emergencial de M-2000, ou foi compra sustentada por aprovação do governo ($ extra)?
Oras, as verbas são as destinadas para os M-3, os M-2000 vieram para ficar no lugar deles, e não dos F-5.
Como seriam as células de M-2000 compradas pela FAB à AdLA, com pouca ou muita hora disponível?
As células, desde que, mantidas tem uma longa vida útil.
Como está a capacidade da França em fabricar ou mesmo vender mísseis S-530 e Matra Magic 2 de seu estoque?
Eles não estão mais em fabricação, terão que ser revalidado, como os AIM-9G da MB foram revalidados.
Qual o cronograma de desativação dos motores de nossa frota, voando nesse patamar que o fazemos?
É só fazer igual aos F-5M, refitar ou comprar mais motores, afinal, para operar tem que gastar.
Qual o custo hoje da hora de voo e quanto custará para o projeto o retrofit total de suas células, motores e armamento, se é que isso seja possível?
E quanto custou os do F-5? Oras tudos tem custos, essa é a dura realidade.
Se o governo sinalizar positivamente para o F/X (pausa para uma risada, háháhá), quanto tempo sairia o contrato gigantesco nos vários itens duvidosos e temerosos que teremos ainda que discutir com a empresa, e depois disso, quanto tempo teremos para fazer o contrato de financiamento e iniciar a eficácia do contrato principal?
Nós ainda estamos em 2010, acho que dá para ter até final de 2013 alguns FX-2 operando, desde que, não seja o Gripen NG.
Quando teremos as primeiras, pelo menos, 6 aviões no Brasil e com doutrina já firmada, para podernos considerar uma Unidade Aérea operacional? 2016? 2017? 2018? Quem dá mais?
Como a FAB vai, além de colocar aeronaves nos Esquadrões Pampa, Pif Paf/Jambock, criar uma unidade extra de F-5 (Pacau)?
Como falei acima, acho que 2014 daria para ter pelo menos um esquadrilha com 06 ou mais aeronaves.
Qual será o caça tampão para uma unidade de renome e com uma nobre missão como é o GDA, caso esses atrasos se concretizem? Na última vez foram colocados Xavantes, só para lembrarmos...
Aí já estamos no terreno das hipóteses, fica complicado projetar isso para daqui 04 anos.
E tem muitas outras questões que poderia suscitar a inetligência de nossos aficcionados, mas por enquanto está de bom tamanho.
Isso que está acima já é para lá de sabido, comprar material usado, tem que gastar depois, como fizemos com os F-5, é simples, isso nada tem haver com a qualidade ou a procedência do material.
[]´s
Abraços
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:27 pm
por PRick
cb_lima escreveu:Olá
Sem querer ser chato, mas vendo a que estado chegou e disponibilidade do AM-X... vendo o M2k... e vendo que o F-5E de uma maneira ou outra sempre ficou em melhor situação, a impressão que isso dá é que no fundo somos mesmos é viciados em FMS...
Não existe problema se assumirmos isso e bola para frente... vamos lá catar os nossos P-3 da vida e coisas afins já que F-16 já ta virando drone... e é claro que o financiamento e a logística ajudam... se isso deixa o pessoal feliz... vamos lá pegar uns S Hornet porque afinal é uma boa aeronave e pelo menos existe e quando precisarmos de peça e o fabricante se recusar... sempre tem o deserto.
É só assumir esse papel e bola para frente... não tem problema nenhum nisso.
Agora sei lá as vezes eu penso que estamos festejando feitos de um caça que os Chilenos já tinham com os tais de Derby e P4 a mais de 15 anos e agora vão até se dar ao luxo de aposentarem... e nós ainda com uns 'fazendo reforma'.
Bola para frente porque ainda vamos receber Am-X M em 2012++ e os P3 chegam até eu acho que no fim desse ano também (2012) quando provavelmente ainda estaremos recebendo F-5 e os chilenos comemorando quase 10 anos de Operação de F-16 e os venezuelanos uns 5 anos ou mais com os seus Su-30... falem o que falar, ainda é um Su-30.
Espero que até lá os nossos R99 já tenham passado por atualizações de Sw e MLU porque lá irão 10/12 anos de operação com essas donzelas e acho que a tecnologia evoluiu um pouco desde aqueles tempos.
Enfim
[]s
CB_Lima
Resumindo, o problema não é procedência do equipamento, nem o fornecedor, mas parece ser recorrente, queremos manter, reformar e operar equipamentos sem gastar nada, aí não tem jeito, vai ficar tudo no chão, ou então só os ALX´s poderão voar...
[]´s
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:28 pm
por Thor
Carlos Mathias escreveu:
...O Perú, riquíssimo, mas que não tem nem Derby, nem E-99 ... Opera faz uma cacetada de tempo.
...Pelo notícias confiabilíssimas que lemos mundo afora, a FAB só sabe operar avião feito nos ... Nos...
Cada um com sua conclusão.
CM, retirei apenas essas duas partes de seu post.
Primeiro, o conceito que a FAB tem de operar é diferente do conceito de possuir em inventário.
Em relação ao segundo, eu sei que você faz isso como rebeldia, pois tenho certeza que você acredita nos profissionais que temos nas FFAA e imagina que não exista paixão por nenhum outro país que não seja o BRASIL. Se usa equipamento de X ou Y é porque foi a opção mais exequível. Posso jurar que mais da metade dos usuários que leram esse post usam windows, processador Intel e nem por isso amam os EUA.
Abraços
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:29 pm
por Carlos Lima
Santiago escreveu:
Um bom pós-venda sempre impressiona positivamente qq cliente.
É assim na vida real. É assim nas nossas vidas pessoais.
As vezes o produto é bom, mas se o serviço for uma m&%@a, caro e faltar peças, o cliente vai querer cair fora. Se puder ele sai fora, se não puder come o pão que o diabo amassou e na hora da troca não vai querer nem pintado de ouro os produtos desse fabricante.
[]s
Então vamos lá...
Em luz do post do Thor que foi chamado de "choque de realidade"... se a aeronave comprada está no osso... é culpa do pós-venda?
Se já sabemos (e sabíamos) que essas aeronaves estavam com vida útil quase no fim... tem que se planejar em torno das limitações.
Não resolveu, bom ta aí a programação para retirada de serviço. Mas sei lá... esse papo de dois pesos e uma medida aonde ok, compramos uma aeronave velha e queremos o serviço de uma aeronave nova acho que não cola necessariamente.
Em todo os caso o Peru por exemplo opera a mesma quantidade de M2k que nós e eles são bemmmmmmmmmmmmm mais pobres do que nós e lá vão eles e os M2k deles...
Novamente acho que o nosso vício em FMS atrapalha o nosso planejamento.
[]s
CB_Lima
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:31 pm
por AlbertoRJ
O Mirage 2000 será o tampão do tampão na história da FAB.
Mas olha como é triste a realidade da nossa Força que precisará trocar um avião do tipo do Mirage 2000, ainda que velho, por F-5 e ainda por cima usado. Quem mais no mundo está botando F-5 em linha?
[]'s
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Enviado: Seg Out 25, 2010 11:33 pm
por marcelo l.
Bom Prick, lógica seletiva ou não, há dados e disso o mundo não foge dessa realidade, acredito que várias confusões atuais sobre a FAB foi por que já devia estar assinado o contrato do F-X-2. Eu vejo por um lado que a FAB está sendo profissional diferente da sua visão, mas política ao jogar pressão por que não dá mais para ficar adiando a decisão.
Eu acho que estamos de Brasil e a realidade daqui, vai ser essa que será utilizada o vencedor do F-X-2...a minha lógica de leigo claro que é uma notícia ruim para a Dassault, mas pior para Saab por que precisamos de um caça e não um projeto.
Se for o caso de termos que entrar em um projeto, a India próximo ano começa um de 5 geração para caça médio.