gingerfish escreveu:DELTA22 escreveu:Causaria uma inundação grande na Argentina se abrirem todas as comportas da usina de Yaciretá, 400km abaixo de Itaipú e mesmo assim é difícil chegar a Buenos Aires. Acho que essa história de Itaipú inundar Buenos Aires é um dos maiores mitos coletivos que construíram na cabeça dos brasileiros da época e é um dos que permanecem até hoje.
[]'s a todos.
Caríssimo, enquanto você usar esse avatar aí, ninguém vai ousar te contrariar...
Mas o negócio é o seguinte... eu estava conversando com dois colegas meus, engenheiros e competentes, e eles falaram sobre esse lance de Itaipu. Dava a reputação dos caras, eu não tive outra escolha senão acreditar na teoria deles. Deopis disso, eu estava conversando com meu professor de História e perguntei a ele sobre isso, e ele não sabia muita coisa, não, mas ele disse que o governo argentino fez oposição à construção de Itaipu, e uns trecos lá que eu não me lembro... continuou ele dizendo que o Brasil tem um grande efetivo militar no Sul, just in case... saca?
Depois, eu, conversando com outro colega meu, que conhece pra caramba disso, a gente falava sobre guerra, e eu falei... "Ah! Os yankes são ******(...), eles param um submarino na costa, lançam um Tomahawk em Itaipu e fudeu"... e ele disse: "e fudeu pra Argentina, também"... e eu "

"
[]'s
Caro conterrâneo,
O avatar é só figura, não sou o Serra (Tks God!), mas eu sou do bem!!
Pois então, Itaipú tirou "potência" do rio Paraná. Yaciretá não pode aproveitá-lo todo pois Itaipú regula o rio, é a "torneira", saca?
Se você fosse construir um cata-vento e seu vizinho construísse um muro tão grande que o vento não passaria pelo seu brinquedo como você reagiria? Não ficaria feliz, ficaria?
É, pois é... Itaipú é um problemão para quem queria "controlar" o rio.
Imagine: na seca, fecho minhas comportas, garanto a água para minha necessidade e você ai rio abaixo fica sem água e sem energia. No tempo chuvoso, eu encho minha barragem, abro os vertedouros para não pressionar a estrutura e você ai, rio abaixo, que se vire com a água extra que chegar...
Se bombardearem Itaipú pobre das cidades ribeirinhas, mas, só de Yaciretá esta dista 400 Km, vai aumentar o nível da água, sem dúvida, mas a "onda" se dissipa pelo caminho. Se a barragem de Yaciretá resistir, abrindo as comportas todas de uma vez, a planície que segue após a usina alaga em grandes proporções, se não resistir, alaga do mesmo jeito, mas com um desastre enorme para a região. Buenos Aires vai assistir e poder socorrer o País. Nós, sem energia de Itaipú, vamos ouvir pelo rádio a pilha as notícias...
Quanto ao estacionamento de tropas na fronteira, isso é questão histórica, muito antes de Itaipú.
[]'s.