Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#151 Mensagem por Skyway » Ter Jul 01, 2008 8:18 am

SGT GUERRA escreveu: Se o cara quer fazer do filho dele um gênio afastando o menino da religião, a pesquisa prova que ele esta no caminho certo. Só que ele corre o risco de estar deixando vago um lugar na mente do menino que pode ser ocupado por um mal maior que a religião.
Só meus two cents sobre esse trecho.

Eu acho que a pesquisa quis dizer, é que uma maior inteligência reconhece a inutilidade de uma religião, facilita a pessoa a se desapegar dela de maneira consciente.

Não o contraio, ou seja, deixando uma religião a pessoa fica mais inteligente. O que eu entendi é que independente da criação, o sujeito de QI alto vai chegar a essa conclusão sozinho, lógico que quando tiver maturidade para isso.

Mas mesmo tendo uma criação católica, mulçumana ou etc, ela vai tender a ser ateu quando tiver dicernimento para refletir sobre o tema.

Foi isso que entendi.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#152 Mensagem por P44 » Ter Jul 01, 2008 8:21 am

Eu apenas acho estranho que alguma/ qualquer religião se assuma como "verdadeira" quando na verdade "nós" somos o produto e a influência , primeiro que tudo, de onde nascemos...

Na Europa seremos cristãos, católicos ou protestantes, na India hindus , ´na Arábia Muçulmanos, no Oriente Budistas e por aí adiante...em primeira instância nossa "FÉ" é-nos IMPOSTA pela SOCIEDADE onde nos inserimos.

Daí em diante podemos aceitar ensinamentos de toda e qq religião, mas inicilamente eu diria que somos "pré-programados".....

Portanto que QUALQUER religião se queira assumir como a "única" para mim é uma "tonteria" sem tamanho.




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#153 Mensagem por P44 » Ter Jul 01, 2008 8:25 am

Cunha escreveu:Valores morais e éticos não são exclusivos das religiões, são valores humanos. Pertencentes a humanidade em todos os tempos e variando conforme este mesmo tempo. Aliás, esse papo de que toda Moral e Ética são derivado das religiões é a maior falácia da história.
Plenamente de acordo...eu acrescentaria que toda a moral e ética é DETURPADA pelas Religiões :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#154 Mensagem por Guerra » Ter Jul 01, 2008 8:29 am

Cunha escreveu:
Resumindo: Da mesma forma que não há provas da não-existência (e é uma absurdo provar a não-existência de algo que ainda não foi provado ser verdadeiro, a Ciência não pode falsear - testar para corroborar ou negar) nenhuma religião provou a existência de deus algum e, é justamente, quem afirma algo que tem o DEVER de provar que esse algo existe! Até que alguma religião dê provas da existência de algum deus, a Ciência não pode fazer nada.

Bom, eu acho que não é caso ficar repetindo para não ficar cansativo, mas tomei a liberdade de destacar parte do comentário do Cunha, para deixar claro algo que soa quase como um conselho (que se fosse ruim a gente não pagava por ele).

Cuidado com os antagonismos!! É preciso tomar cuidado para não confundir ateismo com guerra contra Deus.
Os principios de uma boa religião são bem simples. E o cristianismo pode se resumir em um muito simples: amar o próximo.
A história nos conta que ideias criadas para simplesmente se opor a ideias já existentes tendem a seguir um caminho contrário.
Roubar, ou qualquer ato contra seu próximo tipo disparar uma metralhadora numa sala de cinema ou de aula, independente de ser contra a lei de Deus, Buda ou da pedra sagrada, também é contra a lei dos homens. E isso se aplica mesmo se você for considerado um gênio.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#155 Mensagem por P44 » Ter Jul 01, 2008 8:30 am

soultrain escreveu:Ser ateu é uma questão de fé, por muito que custe é a mesma questão de fé de quem acredita.

[[]]'s

Soultrain, desculpa lá , estou a pegar em posts já anteriores e tenho lido os teu especialmente, com bastante interesse...

a propositio de um post que escreveste antes do acima citado...

és capaz de me tentar fazer compreender....como Sabes que Deus existe, e Neptuno (o tb citado) não??????

Prova-me! :wink:

EDIT: só agora li o teu post acerca do teu amigo que foi á Índia...´do MEU ponto de vista é intrigante o que lhe aconteceu, é vero...mas pergunto-te: se TU não fosses católico e não acreditasses, olharias para ele da mesma maneira, e ACEITARIAS a sua (dele) "conversão" tão facilmente??????




Editado pela última vez por P44 em Ter Jul 01, 2008 8:40 am, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#156 Mensagem por P44 » Ter Jul 01, 2008 8:35 am

Skyway escreveu:Eita porra, então sou agnóstico... :mrgreen:
não és não...agnóstico sou eu :mrgreen:

Tu dizes que não acreditas em nada...então é essa a tua "fé" (chama-lhe "instinto" se quiseres)

Um agnóstico pelo contrário QUESTIONA a existência de deus...é o meu caso...até gostava que existisse, gostava de saber se existe "algo mais"...infelizmente até hoje NINGUÉM me conseguiu provar que tal "ser" ("seres"?) existe/m

E como já escrevi antes, FÉ não se encontra no supermercado...e meio caminho andado para a ter, do meu ponto de vista, é ter sido "pré-programado" pela familia :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#157 Mensagem por Guerra » Ter Jul 01, 2008 8:37 am

P44 escreveu:
Cunha escreveu:Valores morais e éticos não são exclusivos das religiões, são valores humanos. Pertencentes a humanidade em todos os tempos e variando conforme este mesmo tempo. Aliás, esse papo de que toda Moral e Ética são derivado das religiões é a maior falácia da história.
Plenamente de acordo...eu acrescentaria que toda a moral e ética é DETURPADA pelas Religiões :wink:
Que também é criada pelos homens que por sua vez criou a ciência.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#158 Mensagem por P44 » Ter Jul 01, 2008 8:40 am

Claro Sargento, toda a religião é criada pelo Homem, tal como a percepção dos valores humanos, do que é certo e errado

Eu não me considero um crente e no entanto sei distinguir as acções correctas das incorrectas.




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#159 Mensagem por Guerra » Ter Jul 01, 2008 8:44 am

P44 escreveu: és capaz de me tentar fazer compreender....como Sabes que Deus existe, e Neptuno (o tb citado) não??????

Prova-me! :wink:
Fica dificil. É como se eu pedisse para alguém me provar as teorias de Einstein. O cara pode até fazer um milhão de calculo e metade do planeta dizer que esta certo, mas eu não entendo bulufas do que ele diz.




Editado pela última vez por Guerra em Ter Jul 01, 2008 9:59 am, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#160 Mensagem por Skyway » Ter Jul 01, 2008 8:58 am

P44 escreveu:
Skyway escreveu:Eita porra, então sou agnóstico... :mrgreen:
não és não...agnóstico sou eu :mrgreen:

Tu dizes que não acreditas em nada...então é essa a tua "fé" (chama-lhe "instinto" se quiseres)

Um agnóstico pelo contrário QUESTIONA a existência de deus...é o meu caso...até gostava que existisse, gostava de saber se existe "algo mais"...infelizmente até hoje NINGUÉM me conseguiu provar que tal "ser" ("seres"?) existe/m

E como já escrevi antes, FÉ não se encontra no supermercado...e meio caminho andado para a ter, do meu ponto de vista, é ter sido "pré-programado" pela familia :wink:
Po, mas eu não sou contra a idéia de Deus. Eu não acredito é em religião nenhuma, mas tenho tambem essa dúvida quanto a existência desse "algo mais". Acho que a grande confusão feita nesse tópico a respeito de mim é essa. Não sou contra a idéia de deus, mas contra qualquer religião.

Pode existir mesmo uma força a mais, e isso é coisa que nem a ciência descarta, e foi o que eu disse antes mas acho que não fui entendido. Pode ser desde um senhor de barba branca, como a força que disparou a explosão do Big bang.

Sera que serei entendido agora? :mrgreen:

Afinal, o que eu sou?hehehehehehe Ateu, agnóstico....ou sem definição..rs




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#161 Mensagem por Guerra » Ter Jul 01, 2008 9:01 am

P44 escreveu: Claro Sargento, toda a religião é criada pelo Homem, tal como a percepção dos valores humanos, do que é certo e errado

Eu não me considero um crente e no entanto sei distinguir as acções correctas das incorrectas.
P44, eu acredito em você. Eu mesmo já fui catolico, fui crente, espirita, e para dizer a verdade acho que nunca cheguei a ser nada de verdade. Portanto posso dizer que a religião não me fez falta como muitos declaram aqui. Mas eu agradeço por ter sido formado num lar catolico e numa sociedade com base cristã.

Não acreditar na importancia da religião na sociedade por não precisar, é como acreditar que não é necessário ensino gratuito e hospital publico porque você pode pagar por um.

Falo isso com a experiencia de mais de dez anos fazendo serviço voluntário em comunidade carente.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#162 Mensagem por Skyway » Ter Jul 01, 2008 9:09 am

SGT GUERRA escreveu:
P44 escreveu: Claro Sargento, toda a religião é criada pelo Homem, tal como a percepção dos valores humanos, do que é certo e errado

Eu não me considero um crente e no entanto sei distinguir as acções correctas das incorrectas.
P44, eu acredito em você. Eu mesmo já fui catolico, fui crente, espirita, e para dizer a verdade acho que nunca cheguei a ser nada de verdade. Portanto posso dizer que a religião não me fez falta como muitos declaram aqui. Mas eu agradeço por ter sido formado num lar catolico e numa sociedade com base cristã.

Não acreditar na importancia da religião na sociedade por não precisar, é como acreditar que não é necessário ensino gratuito e hospital publico porque você pode pagar por um.

Falo isso com a experiencia de mais de dez anos fazendo serviço voluntário em comunidade carente.
Poxa Sgt, mas ai você entra na história da cultura outra vez. Toda religião cresce entre os menos afotunados, os culturalmente desfavorecidos, não é a toa. Eles "precisam" da igreja, por vários motivos, até por tradição familiar de buscar na igreja solução para varios problemas, até falta de comida.

Eu já fui membro de um grupo de Vicentinos aqui da Paróquia N.S de Copacabana, sei que ela ajuda, mas se tudo fossem flores...




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#163 Mensagem por Guerra » Ter Jul 01, 2008 9:42 am

Skyway escreveu:
Poxa Sgt, mas ai você entra na história da cultura outra vez. Toda religião cresce entre os menos afotunados, os culturalmente desfavorecidos, não é a toa. Eles "precisam" da igreja, por vários motivos, até por tradição familiar de buscar na igreja solução para varios problemas, até falta de comida.

Eu já fui membro de um grupo de Vicentinos aqui da Paróquia N.S de Copacabana, sei que ela ajuda, mas se tudo fossem flores...
Skyway, eu conheço um local que trabalha com 74 crianças. 31 estão na instituição por serem carentes, o restantes foram afastadas dos pais por determinação da justiça.
Eu fui criado num lar onde minha mãe, catolica praticante, ficava em casa cozinhando e puxando a orelha da criançada.
Quando eu não estava nadando num rio, soltando pipa ou roubando manga na casa do vizinho, eu estava em casa escutando sermão.
Quando eu era criança nunca me faltou nada, e para os meus filhos também não, mas eu acho que eu estou cometendo um erro. Porque eu tenho dois filhos. Assim como meu pai passo o dia ( e as vezes a noite) fora, minha esposa sai de manha e volta a noite. Se eu descuidar, os valores que meus filhos vão aprender são os que a televisão passa para eles.

Ninguém esta isento da uma tragedia familiar. Acreditar na natureza humana para moldar o carater do cidadão esta sendo o maior erro da nossa sociedade.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#164 Mensagem por Cunha » Ter Jul 01, 2008 9:55 am

SGT GUERRA escreveu:
Cunha escreveu:
Resumindo: Da mesma forma que não há provas da não-existência (e é uma absurdo provar a não-existência de algo que ainda não foi provado ser verdadeiro, a Ciência não pode falsear - testar para corroborar ou negar) nenhuma religião provou a existência de deus algum e, é justamente, quem afirma algo que tem o DEVER de provar que esse algo existe! Até que alguma religião dê provas da existência de algum deus, a Ciência não pode fazer nada.

Bom, eu acho que não é caso ficar repetindo para não ficar cansativo, mas tomei a liberdade de destacar parte do comentário do Cunha, para deixar claro algo que soa quase como um conselho (que se fosse ruim a gente não pagava por ele).

Cuidado com os antagonismos!! É preciso tomar cuidado para não confundir ateismo com guerra contra Deus.
Os principios de uma boa religião são bem simples. E o cristianismo pode se resumir em um muito simples: amar o próximo.
A história nos conta que ideias criadas para simplesmente se opor a ideias já existentes tendem a seguir um caminho contrário.
Roubar, ou qualquer ato contra seu próximo tipo disparar uma metralhadora numa sala de cinema ou de aula, independente de ser contra a lei de Deus, Buda ou da pedra sagrada, também é contra a lei dos homens. E isso se aplica mesmo se você for considerado um gênio.
Não posso declarar guerra contra algo que não existe, até que se prove o contrário.
Não tô criando idéias pra me opor a nada... Apenas falei que quem afirmar algo tem o DEVER MORAL, por assim dizer, de provar que é verdade tal afirmação.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#165 Mensagem por Skyway » Ter Jul 01, 2008 10:04 am

SGT GUERRA escreveu:
Skyway escreveu:
Poxa Sgt, mas ai você entra na história da cultura outra vez. Toda religião cresce entre os menos afotunados, os culturalmente desfavorecidos, não é a toa. Eles "precisam" da igreja, por vários motivos, até por tradição familiar de buscar na igreja solução para varios problemas, até falta de comida.

Eu já fui membro de um grupo de Vicentinos aqui da Paróquia N.S de Copacabana, sei que ela ajuda, mas se tudo fossem flores...
Skyway, eu conheço um local que trabalha com 74 crianças. 31 estão na instituição por serem carentes, o restantes foram afastadas dos pais por determinação da justiça.
Eu fui criado num lar onde minha mãe, catolica praticante, ficava em casa cozinhando e puxando a orelha da criançada.
Quando eu não estava nadando num rio, soltando pipa ou roubando manga na casa do vizinho, eu estava em casa escutando sermão.
Quando eu era criança nunca me faltou nada, e para os meus filhos também não, mas eu acho que eu estou cometendo um erro. Porque eu tenho dois filhos. Assim como meu pai passo o dia ( e as vezes a noite) fora, minha esposa sai de manha e volta a noite. Se eu descuidar, os valores que meus filhos vão aprender são os que a televisão passa para eles.

Ninguém esta isento da uma tragedia familiar. Acreditar na natureza humana para moldar o carater do cidadão esta sendo o maior erro da nossa sociedade.
Acreditar na natureza humana......Acho que acreditar na capacidade natural do ser humano de saber o que é certo ou errado, o que são bons costumes, o que é indole, respeito e etc é certíssimo, e não é necessario religião para se aprender isso, só são necessários pais com essas noções para passar para os filhos.

Pois os pontos de referência maiores são os pais, mesmo como no seu caso, ficando ausente boa parte do dia. Então, não é acreditar na natureza humana, é acreditar na sua capacidade de saber naturalmente os valores que deve passar para seus filhos, sem necessidade de uma religião, ou escutar sermão todo dia.

É o que acho.

---------------
Mas então povo, só queria saber mesmo..o que eu sou afinal? :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Responder