É verdade carlos!!!Carlos Mathias escreveu:Tem que mudar esse nome aí. Bota SKY-FLAME-Enterprises & research technologies limited/stablished 1989... Fundação Casimiro parece escola de menor infrator.
Missilhouse do Brasil
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Re: Mssilhouse do Brasil
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Re: Mssilhouse do Brasil
Interessante esse projeto, uma turbina de 5kN.* O projeto da TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência) custou R$ 2 milhões e foi desenvolvido pela Fundação Casimiro Montenegro Filho, a mesma das duas obras de arte: Sistema navegação Inercial do MAR-1 e a MARE (Tinta RAM usada nos F-5M)
Pelos dados que eu li o desenvolvimento dela se da pelo ITA. E os valores que eu encontrei foram de 7 a 9 milhoes de reais.
abracos]
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Re: Mssilhouse do Brasil
Uma duvida. A TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência), tem aceleração compativel com um SAM
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
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Re: Mssilhouse do Brasil
Não Tupi, misseis SAM necessitam de uma aceleração altíssima, por isso é obrigatório o uso de motor-foguete.Tupi escreveu:Uma duvida. A TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência), tem aceleração compativel com um SAM
Misseis com turbinas só de cruzeiro(onde o alcance é mais importante que a aceleração) e atualmente misseis Ar-Ar pois neste caso o missil já conta com a aceleração da plataforma lançadora.
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Re: Mssilhouse do Brasil
Meteor, AMRAAM Ramjet, etc...Carlos Mathias escreveu:Turbina em motor de míssil AR-AR? Nunca vi.
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Re: Mssilhouse do Brasil
Será que essa turbina de 5kN poderia ser utilizada no míssil MAN-1
Imagino que o MAN teria uma masse de aproximadamente uns 600Kg....Daria uma aceleração de uns 8 metros por segundo quadrado.
abraços[
Imagino que o MAN teria uma masse de aproximadamente uns 600Kg....Daria uma aceleração de uns 8 metros por segundo quadrado.
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Re: Mssilhouse do Brasil
Essa turbininha tem historia...vai gerar uma familia bem grande, e tem o dedo da Vale do Rio doce. Será uma turbina nacional, pra quem anda lendo o que escrevo sobre turbinas, vai sacar. Terá vários tamanhos e aplicações...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Mssilhouse do Brasil
Valeu Henriquejr. Era o que eu imaginava também.henriquejr escreveu:Não Tupi, misseis SAM necessitam de uma aceleração altíssima, por isso é obrigatório o uso de motor-foguete.Tupi escreveu:Uma duvida. A TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência), tem aceleração compativel com um SAM
Misseis com turbinas só de cruzeiro(onde o alcance é mais importante que a aceleração) e atualmente misseis Ar-Ar pois neste caso o missil já conta com a aceleração da plataforma lançadora.
Postei a questão pois, surgiu duvidas quando li:
Sideshow escreveu: O AAM que a FAB e a MB estão desenvolvendo será movido por uma pequena turbina* que será homologada em 2008.
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Re: Mssilhouse do Brasil
De fato.henriquejr escreveu:Meteor, AMRAAM Ramjet, etc...Carlos Mathias escreveu:Turbina em motor de míssil AR-AR? Nunca vi.
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Re: Mssilhouse do Brasil
João, onde posso encontrar mais informações sobre esta turbinajoao fernando escreveu:Essa turbininha tem historia...vai gerar uma familia bem grande, e tem o dedo da Vale do Rio doce. Será uma turbina nacional, pra quem anda lendo o que escrevo sobre turbinas, vai sacar. Terá vários tamanhos e aplicações...
Pelo que entendí é um projeto do CTA.
O plano da VALE é paralelo e será via implantação de uma nova empresa de transporte logistico pesado no Brasil, que utilizará ferrovias, hidrovias com veículos mais veloses que os atuais trens e barcaças. Daí viriam as tais turbinas da VALE.
Acho que apesar de tratar-se de turbinas a categoria e aceleração são bem diferentes.
Talvez as turbinas pretendidas pela VALE sejam a porta de entrada para a fabricação de turbinas convencionais no Brasil (tipo PW, Makila, Garré, etc...)
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Re: Mssilhouse do Brasil
Tupi e henrique, nenhum míssil ram-jet usa turbina, usa um motor ram-jet, que justamente se diferencia por não ter partes móveis e poder atuar somente em altas velocidades, geralmente necessitando para isso um booter.
São duas coisas completamente diferentes. O ram-jete usa a pressão dinâmica do ar para comprimir este mesmo ar numa câmara de combustão, onde se injeta combustível, queima-se e daí se tem o jato necessário ao empuxo. Não há fans, câmaras e turbina na saída. É muito mais simples.
E não se diz turbina, se diz motor, turbina é uma parte do motor à jato.
São duas coisas completamente diferentes. O ram-jete usa a pressão dinâmica do ar para comprimir este mesmo ar numa câmara de combustão, onde se injeta combustível, queima-se e daí se tem o jato necessário ao empuxo. Não há fans, câmaras e turbina na saída. É muito mais simples.
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Re: Mssilhouse do Brasil
Brasileiro escreveu:Será que essa turbina de 5kN poderia ser utilizada no míssil MAN-1
Imagino que o MAN teria uma masse de aproximadamente uns 600Kg....Daria uma aceleração de uns 8 metros por segundo quadrado.
abraços[
Pesquisei....
A nossa microturbina de 5kN pode ser utilizada tranquilamente em algum míssil, tavlez seja até grande e potente demais para isso.
Para se ter uma idéia, o empuxo da turbina do Tomahawk é de 3,3 a 4 kN.
Belo link:
http://www.forecastinternational.com/sa ... Sample.pdf
abraços[
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Re: Mssilhouse do Brasil
Oi Carlos Mathias,Carlos Mathias escreveu:Tupi e henrique, nenhum míssil ram-jet usa turbina, usa um motor ram-jet, que justamente se diferencia por não ter partes móveis e poder atuar somente em altas velocidades, geralmente necessitando para isso um booter.
São duas coisas completamente diferentes. O ram-jete usa a pressão dinâmica do ar para comprimir este mesmo ar numa câmara de combustão, onde se injeta combustível, queima-se e daí se tem o jato necessário ao empuxo. Não há fans, câmaras e turbina na saída. É muito mais simples.
E não se diz turbina, se diz motor, turbina é uma parte do motor à jato.
Vc tem ou sabe onde posso encontrar um esquema gráfico simplificado sobre o motor ram-jet Eu entendo melhor se observo graficamente .
De qualquer modo valeu a aula.
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Re: Mssilhouse do Brasil
Essa pergunta sua caiu no vestibular do ITA e do CTA ano passado.
Cara, não sei, mas é muito simples, tripa de cobra como diz meu pai.
O veículo ao se deslocar acima de uma determinada velocidade cria pressão dinâmica/vento relativo suficiente para gerar uma pressão "X" dentro de uma câmara de combustível, sem a necessidade de um compressor, como nos motores "normais". Procure no YOUTUBE pelos tiros/lançamentos de BRAHMOS feitos de terra. Você vai ver o booster acelerando o míssil e depois sendo descartado já em alta velocidade. A partir daí entra o ram-jet.
Cara, não sei, mas é muito simples, tripa de cobra como diz meu pai.
O veículo ao se deslocar acima de uma determinada velocidade cria pressão dinâmica/vento relativo suficiente para gerar uma pressão "X" dentro de uma câmara de combustível, sem a necessidade de um compressor, como nos motores "normais". Procure no YOUTUBE pelos tiros/lançamentos de BRAHMOS feitos de terra. Você vai ver o booster acelerando o míssil e depois sendo descartado já em alta velocidade. A partir daí entra o ram-jet.