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Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:43 pm
por Morcego
Plinio Jr escreveu:
rcolistete escreveu:
Para quem viu a tela de apresentação do FX-2 da FAB, acho com F-35, Su-35, Eurofighter e Rafale, não é para menos ter um gosto de decepção.

Roberto Colistete Jr.


Esta frase talvez seja a que represente mais fielmente a opinião dos foristas...realmente esperava-se mais....

Quando surgiram as noticias de F-16s, já previa algo do tipo, não iriam optar por um EF-2000, Rafale ou Su-35 ou pela aquisição de 01 deles mais os F-16s...

O F-16 é um ótimo vetor, se realmente vier dentro dos apetrechos e armamentos que comentam-se por ai, com certeza, até para os Su-30s do Chavito, será um páreo duro de enfrentar...muito melhor que os F-5M e Mirage 2000C.

Mas ainda gostaria de um vetor mais potente e passando os F-16s para o lugar dos F-5s e A-1s...com certeza isto seria o ideal para a FAB.....


vc sintetizou meu PÉ ATRAZ.

eu espero realmente que iso seja um começo de uma nova politica e não uma politica de conciliar, todos com quem falo estão animados eu sou o unico que ta de PUTA MANCA observando esse bizu ai.

Principalmente se no final vier uma participação no F-35.

ao que parece as pessoas gostaram muito do avião, mas gostaram mais é dos JUDEUS, digo, das JUDIAS. jeaheha elas são lindas mesmo.

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:43 pm
por Bolovo

Isso é um designador laser AN/AAQ-28 LITENING, em outras palavras, a versão americana sob licença do RAFAEL LITENING III israelense. O IRST é um 'calombo' a frente do cockpit, chamado de AN/ASQ-28 IFTS.

Dá pra ver nessa foto.

Imagem

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:44 pm
por Wolfgang
Plinio Jr escreveu:
rcolistete escreveu:
Para quem viu a tela de apresentação do FX-2 da FAB, acho com F-35, Su-35, Eurofighter e Rafale, não é para menos ter um gosto de decepção.

Roberto Colistete Jr.


Esta frase talvez seja a que represente mais fielmente a opinião dos foristas...realmente esperava-se mais....

Quando surgiram as noticias de F-16s, já previa algo do tipo, não iriam optar por um EF-2000, Rafale ou Su-35 ou pela aquisição de 01 deles mais os F-16s...

O F-16 é um ótimo vetor, se realmente vier dentro dos apetrechos e armamentos que comentam-se por ai, com certeza, até para os Su-30s do Chavito, será um páreo duro de enfrentar...muito melhor que os F-5M e Mirage 2000C.

Mas ainda gostaria de um vetor mais potente e passando os F-16s para o lugar dos F-5s e A-1s...com certeza isto seria o ideal para a FAB.....


Plinio, isso tem grandes chances de acontecer a partir de 2015. Não somos mais jecas em muitas coisas. Acredite.

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:44 pm
por Carlos Mathias
Lamento Alitson, mas é a minha opinião.

Bolovo, por favor, releia isso aqui:

Nós, como se costume, regredimos do que seria possível.



Ótimo o F-16BR, mas é uma pena o que deixamos escapar.


E o pior de tudo é ver colegas achando bom, mesmo que isso represente um retrocesso para o país. Se fosse um caça do nível do F-35,Rafale ou EF, mas F-16?


E por aí vai. Quanto a isso:
Agora isso é RETROCESSO, segundo o Carlos. Ha ha ha, Carlos e seu anti-americanismo de sempre. Não se tem nem meia dúzia de informações e o cara já está jogando pilha e criticando. Ah, claro, antes de tudo, parabéns a FAB pela escolha sensata pra ONTEM, porque não tinha mais como esperar. Mas é novo, isso que importa.


Percebes o contraditório no mesmo texto? O avião é uma maravilha(no que eu concordo em parte) mas a compra foi prá ontem e não tinha mais como esperar. Se é essa maravilha maravilhosa, porque até ontem era o Rafale?

De uma vez por todas meu caros colegas, não se trata de ser americano, russo, chinês , alemão, paraguaio ou qualquer que seja. Se trata de deixarmos de operar no nível da Europa, com Rafale ou EF. Se trata de abrir mão de parcerias tecnológicas com os europeus ou russos, para termos acesso "à algumas linhas do código fonte".

Mas se isso satisfaz vocês, muito bem.

Quanto à comparação com o SU-35, vamos manter os caças pesados no seu lugar, que é o topo em qualquer força aérea do mundo. Inclusive no nosso novo paradigma, Israel. Até lá F-16 é LOW.

Se algum dos colegas tem informações privilegiadas, ótimo. Mas que estas mesmas informações ou sejam colocadas, ou mantenham-se segredo enquanto necessário. É muito triste imaginar que alguém de posse destas informações, as usaria para tripudiar sobre alguém.


Sinceramente, espero muito mais dos colegas. E tenho absoluta certeza que podemos ir muito mais acima.

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:45 pm
por Morcego
Bolovo escreveu:

Isso é um designador laser AN/AAQ-28 LITENING, em outras palavras, a versão americana sob licença do RAFAEL LITENING III israelense. O IRST é um 'calombo' a frente do cockpit, chamado de AN/ASQ-28 IFTS.

Dá pra ver nessa foto.

Imagem


o trem é estiloso.

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:53 pm
por Wolfgang
Carlos Mathias escreveu:Lamento Alitson, mas é a minha opinião.

Bolovo, por favor, releia isso aqui:

Nós, como se costume, regredimos do que seria possível.



Ótimo o F-16BR, mas é uma pena o que deixamos escapar.


E o pior de tudo é ver colegas achando bom, mesmo que isso represente um retrocesso para o país. Se fosse um caça do nível do F-35,Rafale ou EF, mas F-16?


E por aí vai. Quanto a isso:
Agora isso é RETROCESSO, segundo o Carlos. Ha ha ha, Carlos e seu anti-americanismo de sempre. Não se tem nem meia dúzia de informações e o cara já está jogando pilha e criticando. Ah, claro, antes de tudo, parabéns a FAB pela escolha sensata pra ONTEM, porque não tinha mais como esperar. Mas é novo, isso que importa.


Percebes o contraditório no mesmo texto? O avião é uma maravilha(no que eu concordo em parte) mas a compra foi prá ontem e não tinha mais como esperar. Se é essa maravilha maravilhosa, porque até ontem era o Rafale?

De uma vez por todas meu caros colegas, não se trata de ser americano, russo, chinês , alemão, paraguaio ou qualquer que seja. Se trata de deixarmos de operar no nível da Europa, com Rafale ou EF. Se trata de abrir mão de parcerias tecnológicas com os europeus ou russos, para termos acesso "à algumas linhas do código fonte".

Mas se isso satisfaz vocês, muito bem.

Quanto à comparação com o SU-35, vamos manter os caças pesados no seu lugar, que é o topo em qualquer força aérea do mundo. Inclusive no nosso novo paradigma, Israel. Até lá F-16 é LOW.

Se algum dos colegas tem informações privilegiadas, ótimo. Mas que estas mesmas informações ou sejam colocadas, ou mantenham-se segredo enquanto necessário. É muito triste imaginar que alguém de posse destas informações, as usaria para tripudiar sobre alguém.


Sinceramente, espero muito mais dos colegas. E tenho absoluta certeza que podemos ir muito mais acima.


Carlos, você pauta o debate a seu gosto. Quem disse que serão algumas linhas do código-fonte? E quem disse que russos ou franceses ou pessoal da EADS abriria uma linha sequer?
Não há documento qualquer mostrando nada, nada, nada. Tudo o que temos são as fontes daqui, oras.
Afirmar qualquer coisa de transferência tecnológica, de qualquer vetor, é chutar positiva ou negativamente, quanto ao que a FAB faz ou deixa de fazer.

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:55 pm
por Bolovo
Beronha escreveu:
Bolovo escreveu:Mas os F-16BR (ou sei lá como queiram chamar) irão ser somente biplaces, como os F-16I de Israel?! Pensei que seriam monoplaces majoritariamente e alguns biplaces, algo como o F-16E/F dos Emirados Árabes, com recheio judeu. Enfim, tanto faz.


o biplace é feio pra kct!

diminui muito o alcance mesmo com cft?

Imagem

O biplace com dorsal ELINT e CFT é estiloso demais. Essa foto do F-16D polonês tá bizarra, muito escura, daí fica estranho. Com a pintura do UAE então, vixi maria, lindo.

Imagem


Sobre o alcance, dizem ser enorme, grande mesmo, bem maior do que qualquer coisa que temos hoje aqui na FAB, até mais do que o Super-Bombardeiro-Estratégico-Stealth-AMX. Lembre que em 1982, meia dúzia de F-16A voou de Israel até o Iraque com duas bombas e dois tanques sublares. Os F-16 atuais levam muito mais combustível, são menos manobráveis, mas muito mais modernos.

See ya!

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:55 pm
por Morcego
Carlos Mathias escreveu:O avião é uma maravilha(no que eu concordo em parte) mas a compra foi prá ontem e não tinha mais como esperar. Se é essa maravilha maravilhosa, porque até ontem era o Rafale?


O RAFA ainda esta na fita, MAS OS LINGERIS não tem como entregar na velocidade que precisamos, O PROBLEMA FOI O LULA TER CANCELADO, mas como o barba poderia imaginar que o CHAVEZ IA FAZER ESSA CORRIDA.

O AVIÃO É O MELHOR QUE PODEMOS CONSEGUIR MAIS RAPIDO; E AINDA VAMOS TER muita coisa pra nos, muito maiores do que venda de frangos.




Carlos Mathias escreveu:De uma vez por todas meu caros colegas, não se trata de ser americano, russo, chinês , alemão, paraguaio ou qualquer que seja. Se trata de deixarmos de operar no nível da Europa, com Rafale ou EF. Se trata de abrir mão de parcerias tecnológicas com os europeus ou russos, para termos acesso "à algumas linhas do código fonte".


A unica que não vai se dar bem, é a RUSSIA com sorte ELES TIRAM OS UCRANIANOS da JOGADA.



Carlos Mathias escreveu:Mas se isso satisfaz vocês, muito bem.


Satisfaz momentaneamente carlinhos, pq momentaneamente ESTAMOS NOMA MERD, DE FAZER GOSTO; e só chegamos nessa merd. PQ LA ATRAZ NOS ACHAMOS QUE ERAMOS A ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE, nos estamos saindo no LUCRO CARLINHOS nos termos DO F-X, o que ta deixando o povo com a orelha em PÉ É A QUANTIDADE AMIGO.




Carlos Mathias escreveu:Quanto à comparação com o SU-35, vamos manter os caças pesados no seu lugar, que é o topo em qualquer força aérea do mundo. Inclusive no nosso novo paradigma, Israel. Até lá F-16 é LOW.


Entonse carlinhos, é por ai mesmo, mas tire o ODIO DO SEU CORAÇÃO, o ÓDIO leva ao MEDO e o Medo leva AO SOFRIMENTO e este leva ao lado negro da força........... uops desculpe; voltando, tire esse ódio do coração carlinhos e analise friamente o causo.



Carlos Mathias escreveu:Se algum dos colegas tem informações privilegiadas, ótimo. Mas que estas mesmas informações ou sejam colocadas, ou mantenham-se segredo enquanto necessário. É muito triste imaginar que alguém de posse destas informações, as usaria para tripudiar sobre alguém.


MAS CARLINHOS, já botamos AESA, IRST, QUE MAIS VC QUER ??





Carlos Mathias escreveu:Sinceramente, espero muito mais dos colegas. E tenho absoluta certeza que podemos ir muito mais acima.


CLARO QUE PODEMOS CARLOS, mas não da pra COLOCAR A ENTREPRISE AQUI DE UAM HORA PARA OUTRA, alias, vc parece que acharia defeito até no FATO DA UHURA operar os comunicadores se tivessemos comprado a enterprise.

RELAXA CARLINHOS.

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:57 pm
por Wolfgang
Dizer que o EF, Rafa ou SU-30 é melhor, deve ser verdade mesmo, no entanto, quem disse que transfeririam tecnologia?
Os russos não levaram por preconceito, em minha opinião. Acho que os pilotos da FAB preferem o Flanker. O Rafa porque é caro e demorado a chegar, assim como o Tiffie.
Se há urgência, eu aposto que o mais rápido é o F-16.
Minha opinião.
Muito embora o Chavez fosse o catalizador disso, apressando nossas compras, essa mesma velocidade atrapalhou a qualidade da mesma.

Enviado: Ter Jul 03, 2007 6:58 pm
por orestespf
Já falei mais do que devia... Mas ainda sobra instigar a imaginação dos amigos ou especular. Vou na primeira opção.

1) Supondo que o F-16 tenha sido escolhido, naturalmente que o Rafale amarga mais uma derrota. Por quê? Seria somente o prazo de entrega? Se sim, então a França não tem caça pra vender. Se não, então existe alguma limitação (desconhecida???) no vetor. Será???

2) Dentro do "espírito" do tópico: se o F-16 já foi escolhido, por que o Saito declarou que o Brasil perdeu a lidença na AS sem mencionar que a FAB/governo estavam buscando soluções para reverter o quadro? Não acredito em "blefe". Será que ele ficou "insatisfeito" com a aquisição?? rsrs Alguma coisa não "casa" nesta história... rsrs

Dever de casa pra quem quiser abstrair.


Saudações,

Orestes

Enviado: Ter Jul 03, 2007 7:00 pm
por Carlos Mathias
Para quem viu a tela de apresentação do FX-2 da FAB, acho com F-35, Su-35, Eurofighter e Rafale, não é para menos ter um gosto de decepção.


Vocês me amam mesmo, não é?

Vamos lá mais uma vez, devagar. Tomando como base o que SERIA o FX-2(como acima), e o que foi comprado, que é uma versão modernizada do F-16, não seria uma comparação com o que representa o F-5M na FAB hoje? É muito melhor do que nós tínhamos, mas não é o melhor que há. Foi agora?

Outra vez, devagar. Comparado com o F-35, Eurofighter e o Rafale, o F-16E não é um paralelo do que é o F-5M hoje na FAB?

Conseguiram entender, ou vocês vão ficar agarrados na gozação? E o pior é que nem assim me atingem, porque eu gosto do SU-35BM não pelo avião em si ou pela procedência como vocês tanto gostam de concluir, erradamente diga-se de passgem, mas por tudo o que poderia dai advir. Assim como em segundo lugar o Rafale, e depois o Gripen.

Isso sempre tendo como base as notícias e informações de domínio público. Lembrem-se que sou do time dos "sem-fonte".

Enviado: Ter Jul 03, 2007 7:01 pm
por Beronha
Na minha humilde opiniao de vendedor de peças automotivas , o F16 tá de bom tamanho.

melhor ainda se vier com ligtening/aim 120c5/maverick/cft/ e alguns KC junto.

Melhor que continuar como estava, pelo menos não vamos ter que esperar muito não é mesmo?

Tem dedo da embraer na jogada... pode ter certeza
pela primeira vez acho que a fab tomou uma decisão pensando no fator estratégico.

(ninguem pode reclamar que a Fab é perdularia he he)

Enviado: Ter Jul 03, 2007 7:03 pm
por Wolfgang
orestespf escreveu:Já falei mais do que devia... Mas ainda sobra instigar a imaginação dos amigos ou especular. Vou na primeira opção.

1) Supondo que o F-16 tenha sido escolhido, naturalmente que o Rafale amarga mais uma derrota. Por quê? Seria somente o prazo de entrega? Se sim, então a França não tem caça pra vender. Se não, então existe alguma limitação (desconhecida???) no vetor. Será???

2) Dentro do "espírito" do tópico: se o F-16 já foi escolhido, por que o Saito declarou que o Brasil perdeu a lidença na AS sem mencionar que a FAB/governo estavam buscando soluções para reverter o quadro? Não acredito em "blefe". Será que ele ficou "insatisfeito" com a aquisição?? rsrs Alguma coisa não "casa" nesta história... rsrs

Dever de casa pra quem quiser abstrair.


Saudações,

Orestes


1. Se o Rafa tem alguma falta de capacidade desconhecida, o Saito não sabe dela, nem teria como;

2. O Saito não deve ter ficado insatisfeito. Se ele não fez nada até agora, o que não acredito, é porque tem mais angu nesse fubá. Será que o anúncio de F-35 a partir de 2020 o deixou contente e ele acha que dá para levar até lá?

Abs

Enviado: Ter Jul 03, 2007 7:04 pm
por Beronha
orestespf escreveu:Já falei mais do que devia... Mas ainda sobra instigar a imaginação dos amigos ou especular. Vou na primeira opção.

1) Supondo que o F-16 tenha sido escolhido, naturalmente que o Rafale amarga mais uma derrota. Por quê? Seria somente o prazo de entrega? Se sim, então a França não tem caça pra vender. Se não, então existe alguma limitação (desconhecida???) no vetor. Será???

2) Dentro do "espírito" do tópico: se o F-16 já foi escolhido, por que o Saito declarou que o Brasil perdeu a lidença na AS sem mencionar que a FAB/governo estavam buscando soluções para reverter o quadro? Não acredito em "blefe". Será que ele ficou "insatisfeito" com a aquisição?? rsrs Alguma coisa não "casa" nesta história... rsrs

Dever de casa pra quem quiser abstrair.


Saudações,

Orestes


Eu acho que ele tava mais perdido que barata em galinheiro com o assédio dos concorrentes.
:wink:

Enviado: Ter Jul 03, 2007 7:05 pm
por Wolfgang
Beronha escreveu:Na minha humilde opiniao de vendedor de peças automotivas , o F16 tá de bom tamanho.

melhor ainda se vier com ligtening/aim 120c5/maverick/cft/ e alguns KC junto.

Melhor que continuar como estava, pelo menos não vamos ter que esperar muito não é mesmo?

Tem dedo da embraer na jogada... pode ter certeza
pela primeira vez acho que a fab tomou uma decisão pensando no fator estratégico.

(ninguem pode reclamar que a Fab é perdularia he he)


Só porque a Embraer montará 'centro de manutenção de jatos' nos EUA, para atender os Phenoms e quetales?