Novo Programa Nuclear?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#151 Mensagem por Matheus » Ter Jul 10, 2007 7:58 pm

A melhor notícia do ano para a defesa!

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#152 Mensagem por Marino » Ter Jul 10, 2007 8:04 pm

MCD-SM escreveu:A melhor notícia do ano para a defesa!

Para o programa nuclear.
Para a defesa acho que ainda virão outras notícias. :wink:

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#153 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Jul 10, 2007 8:18 pm

Amigos,

Confiemos no país,....e nas dicas da Santíssima Trindade do DB: Orestes, Walter e Marino! :lol: :lol: :lol:

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#154 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 10, 2007 8:51 pm

thelmo rodrigues escreveu:Amigos,

Confiemos no país,....e nas dicas da Santíssima Trindade do DB: Orestes, Walter e Marino! :lol: :lol: :lol:

Você esqueceu do Padilha, Juarez e da criação de Canarios do Morcego!

Hehehehehehehe!

Já que as aves não bebem... bebamos [009]!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior

#155 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Jul 10, 2007 9:00 pm

cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

Que tal criarmos uma outra categoria/título para eles? Tipo oráculos, Nostradamus, videntes, pitonisas, digo, profetas, aves advinhas, etc.. :lol:

[037] [009]

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#156 Mensagem por orestespf » Ter Jul 10, 2007 9:07 pm

Santíssima Trindade???

Como macubeiro mór do DB, tenho minhas preocupações... rsrsrs

Existe uma simetria no mundo "espiritual", de um lado a Trindade do "povo da direita" (Deus, Filho, Espírito Santo), e do outro lado, o "povo da esquerda" e sua Trindade (Lúcifer, Belzebu e Aschtarot). Ou seja a Trindade do "Bem" e a Trindade do "Mau".

Qual das duas fazemos parte??? rsrsrsrsrs

Do jeito que "provoco" (mais do que meus dois amigos Marino e Walter), acredito que faço parte da segunda e eles da primeira. hehehehe

Saravá!!! rsrs

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#157 Mensagem por orestespf » Ter Jul 10, 2007 9:08 pm

cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

Os canários do Morcego constituem a verdadeira "Santíssima Trindade". :D :D :D

orestespf
Sênior
Sênior

#158 Mensagem por orestespf » Ter Jul 10, 2007 9:10 pm

thelmo rodrigues escreveu:
cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

Que tal criarmos uma outra categoria/título para eles? Tipo oráculos, Nostradamus, videntes, pitonisas, digo, profetas, aves advinhas, etc.. :lol:

[037] [009]

Aves advinhas??? No máximo "pombo-correio!!! :D :D :D

PRMaia
Intermediário
Intermediário

#159 Mensagem por PRMaia » Ter Jul 10, 2007 9:11 pm

Centurião escreveu:Será hoje o Dia D para o SNB?

10 de julho de 2007 - 10:46
Lula visita Programa Nuclear da Marinha em Iperó

Marinha precisará de R$ 21 bilhões, em cinco anos, para avançar projeto nuclear
José Maria Tomazela, do Estadão

IPERÓ - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 10h20 para sua primeira visita ao Centro Experimental Aramar, em Iperó, região de Sorocaba, onde a Marinha desenvolve o programa nuclear brasileiro. Acompanhado do ministro da Defesa, Waldir Pires, Lula deve visitar, entre outras instalações, a usina piloto de produção de hexafloreto de urânio e o laboratório de enriquecimento isotópico, de acesso restrito, onde é feito o enriquecimento do urânio.

Durante a visita, Lula vai ouvir pedidos de recursos. A Marinha precisa de cerca de R$ 21 bilhões, nos próximos cinco anos, para avançar com o projeto - que prevê a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

Atualmente, o processo brasileiro de enriquecimento de urânio é um dos mais baratos do mundo e o País possui uma das maiores reservas de urânio do planeta. No mundo, 16% da energia produzida é nuclear, mas, no Brasil, o porcentual é de apenas 2,7%.

No local, o Centro Tecnológico da Marinha abriga, desde 1986, instalações de testes, laboratórios de validação experimental e oficinas especiais com o objetivo de desenvolver instalações para produção de motores nucleares para a propulsão dos futuros submarinos da Marinha do País.

De acordo com a Presidência da República, os dois principais focos de atenção do Programa Nuclear da Marinha são o Projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (LABGENE) e o Projeto do Ciclo do Combustível, empregando ultracentrífugas projetadas no Brasil.

O projeto vai fornecer tecnologia ao País, tanto para a geração de energia elétrica para uso comercial, como para a construção de um submarino com propulsão a energia nuclear, com autonomia maior do que os movidos a óleo diesel.

O Centro Tecnológico da Marinha vai desenvolver também produtos para emprego na indústria aeroespacial, medicina e em outras áreas. Os projetos contam com a parceria de institutos de pesquisa nacionais, universidades e empresas privadas.

(Colaborou Elizabeth Lopes)

http://estadao.com.br/ultimas/nacional/ ... /10/75.htm

Prezados Senhores

Vou entrar em contato com o editor chefe deste jornalista FDP para que haja uma correção dos valores divulgados. Jornalista bom antes de escrever um artigo faz a lição de casa...estuda o assunto antes.

Um abraço

Maia

Editado pela última vez por PRMaia em Ter Jul 10, 2007 9:20 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior

#160 Mensagem por orestespf » Ter Jul 10, 2007 9:15 pm

PRMaia escreveu:
Centurião escreveu:Será hoje o Dia D para o SNB?

10 de julho de 2007 - 10:46
Lula visita Programa Nuclear da Marinha em Iperó

Marinha precisará de R$ 21 bilhões, em cinco anos, para avançar projeto nuclear
José Maria Tomazela, do Estadão

IPERÓ - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 10h20 para sua primeira visita ao Centro Experimental Aramar, em Iperó, região de Sorocaba, onde a Marinha desenvolve o programa nuclear brasileiro. Acompanhado do ministro da Defesa, Waldir Pires, Lula deve visitar, entre outras instalações, a usina piloto de produção de hexafloreto de urânio e o laboratório de enriquecimento isotópico, de acesso restrito, onde é feito o enriquecimento do urânio.

Durante a visita, Lula vai ouvir pedidos de recursos. A Marinha precisa de cerca de R$ 21 bilhões, nos próximos cinco anos, para avançar com o projeto - que prevê a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

Atualmente, o processo brasileiro de enriquecimento de urânio é um dos mais baratos do mundo e o País possui uma das maiores reservas de urânio do planeta. No mundo, 16% da energia produzida é nuclear, mas, no Brasil, o porcentual é de apenas 2,7%.

No local, o Centro Tecnológico da Marinha abriga, desde 1986, instalações de testes, laboratórios de validação experimental e oficinas especiais com o objetivo de desenvolver instalações para produção de motores nucleares para a propulsão dos futuros submarinos da Marinha do País.

De acordo com a Presidência da República, os dois principais focos de atenção do Programa Nuclear da Marinha são o Projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (LABGENE) e o Projeto do Ciclo do Combustível, empregando ultracentrífugas projetadas no Brasil.

O projeto vai fornecer tecnologia ao País, tanto para a geração de energia elétrica para uso comercial, como para a construção de um submarino com propulsão a energia nuclear, com autonomia maior do que os movidos a óleo diesel.

O Centro Tecnológico da Marinha vai desenvolver também produtos para emprego na indústria aeroespacial, medicina e em outras áreas. Os projetos contam com a parceria de institutos de pesquisa nacionais, universidades e empresas privadas.

(Colaborou Elizabeth Lopes)

http://estadao.com.br/ultimas/nacional/ ... /10/75.htm

Prezados Senhores

Vou entrar em contato com o editor chefe esta jornalista FDP para que haja uma correção dos valores divulgados.

Um abraço

Maia

Hahahahahaha

Pega leve Maia, vai que a xará da Koslova seja "interessante"... rsrsrs

Sds,

Orestes

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior

#161 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Jul 10, 2007 9:18 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

[037] [009]

Não sendo as Aves-de mau-agouro e estando estas longe está bom demais! E tome Chope marca Aramar! [009]

PRMaia
Intermediário
Intermediário

Novo programa Nuclear?

#162 Mensagem por PRMaia » Ter Jul 10, 2007 9:27 pm

Tem momentos que o sangue esquenta e fico com vontade de distribuir porrada. O Programa Nuclear e fundamental para o Brasil, as pessoas deveriam conhecer melhor o assunto e destacarem o que representa o trabalho da MB para o desenvolvimento tecnologico do país...não deveriam ser cometidos erros primarios de informação. A população brasileira infelizmente e mal informada. A opinião pública pode prejudicar ou retardar avanços principalmente quando o assunto esta relacionado as Forças Armadas.
Vou pegar leve com o pessoal do Estadão...o melhor caminho e o esclarecimento.

Abraços

Maia

orestespf
Sênior
Sênior

Re: Novo programa Nuclear?

#163 Mensagem por orestespf » Ter Jul 10, 2007 9:34 pm

PRMaia escreveu:Tem momentos que o sangue esquenta e fico com vontade de distribuir porrada. O Programa Nuclear e fundamental para o Brasil, as pessoas deveriam conhecer melhor o assunto e destacarem o que representa o trabalho da MB para o desenvolvimento tecnologico do país...não deveriam ser cometidos erros primarios de informação. A população brasileira infelizmente e mal informada. A opinião pública pode prejudicar ou retardar avanços principalmente quando o assunto esta relacionado as Forças Armadas.
Vou pegar leve com o pessoal do Estadão...o melhor caminho e o esclarecimento.

Abraços

Maia

Olá Maia,

falando sério, tem todo o meu apoio. Tente entrar em contato e solicitando uma "errata" formal da parte deles. Mostre que os valores divulgados pela jornalistas está muito longe do valor real, inclusive que foram divulgados por outros meios de comunicação.

Aproveito o "pretexto" para sugerir uma matéria mais abrangente sobre o assunto, bem como o processo de reaparelhamento das FFAA, em particular da MB e o prometido PRM.

Sds,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#164 Mensagem por orestespf » Ter Jul 10, 2007 9:35 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

[037] [009]

Não sendo as Aves-de mau-agouro e estando estas longe está bom demais! E tome Chope marca Aramar! [009]

Boa!!! Só não pode ter polônio (@ Mr. Bat) em nosso chopp!!!! :D :D :D

[009] [009] [009]

Sds,

Orestes

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#165 Mensagem por Marino » Ter Jul 10, 2007 10:30 pm

Marino escreveu:Entrevista do Pres. Lula trascrita do defesanet:

Entrevista concedida pelo presidente da República,
Luiz Inácio Lula da Silva, após visita ao
Centro Experimental Aramar,
do Centro Tecnológico da Marinha
Iperó-SP, 10 de julho de 2007

Defesa @ Net

Jornalista: Esse projeto pode servir de embrião para a geração de energia elétrica ao País?
Presidente: Olha, eu acredito que esse projeto pode ser embrião para tudo que nós precisarmos do ponto de vista de energia nuclear e do ponto de vista de produção de energia. É verdade que este projeto esteve parado durante um determinado tempo, é verdade que no nosso primeiro mandato nós tivemos que dedicar os primeiros quatro anos para consertar o País, para arrumar a Casa, mas é verdade também que, desde a primeira conversa que eu tive com o ministro Waldir Pires, eu assumi o compromisso de que nós vamos colocar os recursos necessários para que a gente possa concluir esse projeto. É um projeto que necessita de 130 milhões de reais durante oito anos, quem sabe, se pudermos colocar um pouco mais, poderemos antecipar.

Jornalista: Ele está atrasado, não é?
Presidente: Ele está atrasado.

Jornalista: Quanto tempo?
Presidente: Não sei há quanto tempo. O dado concreto é que nós já poderíamos estar muito mais avançados. Eu acho que agora nós temos condições de concluir esse projeto e o Brasil pode se dar ao luxo de ser um dos poucos países do mundo a dominar toda a tecnologia do ciclo de enriquecimento de urânio e, a partir daí, eu penso que nós seremos muito mais valorizados enquanto nação, enquanto a potência que queremos ser.

Jornalista: O que existe aqui já pode ser um passo para fazer uma usina nuclear em São Paulo?
Presidente: Veja, o que existe aqui é um passo extraordinário do avanço tecnológico do conhecimento do nosso pessoal. O que nós precisamos é garantir que, do que temos hoje, nós só temos que colocar dinheiro para dar os avanços necessários. Nós temos profissionais, nós temos gente competente, nós temos conhecimento. Agora, se estava faltando o dinheiro, não vai faltar mais porque nós vamos colocar o dinheiro necessário. Por que não sonhar grande e dizer que nós queremos chegar até a possibilidade de ter um submarino nuclear?

Jornalista: Agora, Presidente, para ser viável produzir em escala industrial tem que ter demanda para usinas de geração de energia atômica. O seu projeto energético prevê a construção de novas usinas?
Presidente: Prevê. O Conselho Nacional de Política Energética decidiu que a energia nuclear vai fazer parte da matriz, mais do que nós já temos. Nós vamos concluir Angra III e, se for necessário construir mais, nós vamos construir, até porque é uma energia limpa, está provado que hoje nós temos segurança e está provado que o Brasil não pode parar. Nós temos algumas questões para produzir energia: nós temos a eólica, nós temos a hídrica, nós temos biomassa, nós temos a diesel, nós temos a carvão. E a energia nuclear é uma energia já testada e aprovada no Brasil, é segura, nós detemos tecnologia, por que não aproveitar? Obviamente que nós vamos sempre utilizar aquilo que for economicamente mais viável para o País e, hoje, com a hídrica, nós temos um potencial extraordinário. Vocês viram que ontem foi liberada a licença prévia do rio Madeira para fazer Santo Antônio e Jirau. Nós estamos agora no processo de estudar Belo Monte e vamos tentar utilizar todo o potencial de energia hídrica que temos, porque ambientalmente ela é correta e pode ser muito mais barata. Vamos utilizar todo o nosso potencial, e o potencial nuclear é um deles.

Jornalista: No caso de um acidente, o senhor acredita que em Angra há possibilidade de uma evacuação rápida?
Presidente: Deixe eu lhe dizer uma coisa. Primeiro, não há nenhuma possibilidade de acontecer um acidente no Brasil como aconteceu em Chernobyl. Segundo, as experiências que nós temos com a energia nuclear, tipo Angra, não têm dado acidente. Eu não acredito, porque nós temos conhecimento, temos tecnologia, temos gente altamente qualificada para fazer o processo. Agora, nenhum de nós está livre de nada. Eu não estou livre de sair daqui e acontecer alguma coisa comigo daqui a seis metros, ou seja, se ficarmos pensando assim, nós não fazemos absolutamente nada.

Jornalista: Presidente, o presidente Bush se reaproxima agora da América Latina, com uma nova política. O Brasil também passa a ingressar numa nova fase de aproximação, através de uma política energética, via Angra, e também uma política estratégica militar, que é justamente a construção do submarino nuclear?
Presidente: Veja, nós não temos nenhum compromisso com o presidente Bush. O Bush se aproxima da América Latina porque é um erro alguém não se aproximar da América Latina. A nossa determinação é brasileira, com a determinação do Estado brasileiro, da Marinha brasileira, de que vamos utilizar todo o nosso conhecimento para fazer aquilo que nós soubermos fazer, pensando no Brasil. Eu estou convencido de que um país precisa ter capacidade de investimento em ciência e tecnologia. Depois de visitar uma instalação como esta, você sai daqui convencido de que muitas vezes nós temos que perguntar a nós mesmos: será que quando você vai discutir um investimento de 130 milhões para terminar as nossas experiências, você poderia utilizar a palavra gasto? Será que não seria importante discutir quanto nós vamos gastar por não termos investido no tempo certo, na hora certa, para termos as coisas prontas no momento certo?

Então, eu acredito que o Brasil tem tudo para se transformar definitivamente num Estado soberano, seja no reparo que nós temos que fazer nas nossas Forças Armadas, tornar a equipar as nossas Forças Armadas, preparar o Brasil para ter todo conhecimento do ciclo do urânio, porque isso é levado em conta. São poucos os países que têm a competência que tem o Brasil, e por que não utilizar essa inteligência que está disponível, formada por nós, para produzir coisas para nós? E, ao mesmo tempo, o Brasil precisa ser um exemplo do mundo na questão da produção energética.

Eu estou convencido de que o exemplo que nós estamos dando aqui, não apenas na questão nuclear, onde temos o sistema mais moderno do mundo mas, sobretudo, se a gente levar em conta a produção de biocombustíveis, o Brasil – na minha opinião, isso será inexorável – será uma grande potência energética nos próximos 20 anos no mundo.

Jornalista: Ontem, no “Café com o Presidente” o senhor mandou recado para quem? Para o Chávez?
Presidente: Eu mandei o recado para todo mundo, o recado é para todo mundo. Ninguém vai segurar o Brasil de cumprir com o papel histórico que ele tem que cumprir. O que eu disse, na verdade, é que o Brasil não será subserviente para atender os interesses dos outros, sem levar em conta os interesses do próprio Brasil. Nós temos condições de nos transformar numa grande potência energética e não vamos abrir mão disso.

Jornalista: Presidente, o senhor vai reconduzir o ministro Silas Rondeau ao cargo?
Presidente: Não. Até foi engraçado porque eu estava em Bruxelas quando alguém me perguntou, e eu fiquei imaginando quem era o poderoso que estava indicando ministro por mim. Veja, eu nem pensei nisso, eu acho que o Silas foi injustiçado. Agora, tem um processo em andamento, nós vamos aguardar para ver o que acontece com o processo.

Jornalista: O fato de ter negociado com o pessoal da Infraero, o pessoal dos aeroportos de São Paulo e do Rio, aproveitando que o Ministro está aqui do seu lado, não foi abrir um precedente para que novos pedidos sejam feitos daqui para a frente?
Presidente: No dia em que deixar de haver pedidos, nós não viveremos numa democracia.

Jornalista: Sim, mas num tipo de chantagem como essa?
Presidente: Não é chantagem. Tem a data-base do pessoal da Infraero. Se houve erros cometidos da nossa parte ou da parte deles foi não termos negociado há dois meses, há três meses. Agora, sempre é tempo de negociar. Nós achamos que era possível atender aquilo que era importante para eles, eles aceitaram, e para nós é o que importa, e que os aeroportos funcionem bem daqui para a frente.

Ainda do Defesanet:

Presidente Lula garante prioridade ao
programa nuclear da Marinha
Entrevista concedida pelo presidente da República,
Luiz Inácio Lula da Silva, após visita ao
Centro Experimental Aramar,
do Centro Tecnológico da Marinha
Iperó-SP, 10 de julho de 2007

Defesa @ Net

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta terça-feira (10/7), em entrevista após visita ao Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo (CTMSP), em Iperó, que o programa nuclear da Marinha terá prioridade do governo. O programa deverá resultar em projeto de um submarino com propulsão nuclear e em projeto de centrais nucleares para produção de energia elétrica, entre outros benefícios. “É um projeto que necessita de R$ 130 milhões durante oito anos; quem sabe se pudermos colocar um pouquinho mais, poderemos antecipar”, afirmou o Presidente.

A visita foi acompanhada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, e pelos comandantes da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Juniti Saito. Também compareceu o engenheiro e Vice-Almirante da reserva Othon Pinheiro da Silva, presidente da Eletornuclear e idealizador do programa nuclear naval. A visita incluiu o Centro Experimental de Aramar (CEA), onde são testados os equipamentos e sistemas desenvolvidos. “Creio que este é um dos dias em que nós podemos nos declarar contentes, com o trabalho da Marinha e com o futuro da República e da Nação”, afirmou Pires.

O presidente disse que, embora nos últimos anos o programa não tenha recebido os recursos desejados, havia o compromisso de fazê-lo tão logo as contas do País estivessem ajustadas. “Desde a primeira conversa que eu tive com o Waldir Pires, eu assumi o compromisso de que nós vamos colocar os recursos necessários para que a gente possa concluir esse projeto”, afirmou Lula.

A conclusão do projeto do submarino nuclear é uma das prioridades do ministro Waldir Pires, e foi manifestada em diversas ocasiões desde que assumiu a pasta, em março do ano passado. O sinal de que o projeto receberia prioridade, foi dado em 5 de junho último, em reunião do Conselho de Defesa, presidido pelo ministro. Na ocasião, em sintonia com o Presidente da República, foram anunciadas as diretrizes para as Forças, e entre elas estavam o submarino nuclear, os caças de superioridade aérea (projeto FX), e o estímulo ao desenvolvimento de tecnologia e produtos nacionais de defesa, entre outros. Todas medidas em consonância com o estabelecido na Política de Defesa Nacional brasileira.

O programa da Marinha foi iniciado em 1979, e tem duas vertentes. A primeira é o Projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (Labgene), que deverá resultar em um reator nuclear, que tanto poderá ser usado para movimentar um submarino quanto para gerar energia para uma comunidade. A segunda é o Projeto do Ciclo do Combustível, que já deu ao Brasil a autonomia para a produção do urânio enriquecido necessário ao suprimento das usinas nucleares de Angra dos Reis. A produção industrial do urânio enriquecido, com tecnologia da Marinha, começou a ser feita pelas Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), em Resende (RJ).

O principal objetivo agora dos pesquisadores brasileiros é concluir o projeto do gerador, que é uma espécie de usina nuclear em miniatura. Ela deve produzir eletricidade para os motores do submarino. As baterias que alimentam os motores dos atuais submersíveis brasileiros são recarregadas por geradores movidos a diesel, o que os tornam mais fáceis de serem localizados, pois precisam subir à superfície no intervalo de dias, para ligar os motores. Os submarinos nucleares podem ficar meses submersos, garantindo maior poder de dissuasão contra eventuais agressores.

Devido a esta vantagem estratégica, as nações que possuem a tecnologia de propulsão nuclear não vendem seu conhecimento, e procuram impedir que a tecnologia seja adquirida por outros países. Por isso, o Brasil está tendo que desenvolver a maior parte dos componentes do protótipo da planta propulsora, que está sendo construída em terra, para testes. Um indicador desta dificuldade, é que o índice de nacionalização da planta de propulsão é superior a 90%, muito maior que o dos sistemas de propulsão convencionais usados em navios mercantes e de guerra.

Este desenvolvimento está sendo feito com ajuda de uma ampla rede de pesquisa (Ipen, IPT, CDNT, USP, Unicamp, UFSCar), de diversas empresas nacionais, e com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para a iniciativa privada, uma das vantagens do programa é a capacitação como fornecedores deste mercado especializado de equipamentos destinados à indústria nuclear.

O presidente Lula sinalizou que é necessário ter uma visão mais abrangente, ao se analisar o orçamento do programa: “Depois de visitar uma instalação como esta, você sai daqui convencido de que, muitas vezes, nós temos que perguntar a nós mesmos: será que quando você vai discutir um investimento de R$ 130 milhões para terminar as nossas experiências, você poderia utilizar a palavra gasto? Será que não seria importante discutir quanto nós vamos gastar por não termos investido no tempo certo, na hora certa, para termos as coisas prontas no momento certo?”.

O ministro Waldir Pires considerou a visita uma “constatação de um empreendimento da mais alta importância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”. Ele elogiou a tenacidade com a qual a Marinha, ao longos dos anos, sustentou o programa, “realizando esta conquista significativa para o progresso do País e do seu povo”.

O presidente Lula ressaltou também o aspecto energético envolvido na pesquisa. Disse que o Brasil deve usar todos os recursos disponíveis para a geração elétrica mais racional economicamente, ao lado do avanço nas pesquisas de combustíveis renováveis, como o biodiesel e o etanol. “O Brasil não será subserviente para atender os interesses dos outros, sem levar em conta os interesses do próprio Brasil. Nós temos condições de nos transformar numa grande potência energética e não vamos abrir mão disso”, afirmou o Presidente.

Responder