Qual o futuro da infantaria brasileira?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#16 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 05, 2007 1:35 pm

Alguns Sd do Grupo de Combate poderiam usar aqueles lança-granadas M203 feitas na Imbel que serão acopladas nas MD-97L. Daria um poder a mais no GC.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Raposa_do_Deserto
Avançado
Avançado
Contato:

#17 Mensagem por Raposa_do_Deserto » Sáb Mai 05, 2007 2:06 pm

SALVE SALVE Sgt Guerra...
Me exclareça uma duvida:
Estou na OM de SP no 2 BIL(Batalhão de Infantaria Leve) na regiao de São Vicente onde antigamente era 2BC(Batalhão de Caçadores) e pelo meu conhecimento, futuramente nao sei em que periodo de tempo o 2BIL tera a incorporação de uma Infantaria Mecanizada porem venho a pensar que numa regiao Urbana de grande densidade populacional isso seria adequada na sua funçao como base de operaçoes GLO?
----------
"SALVE SALVE"

Editado pela última vez por Raposa_do_Deserto em Sáb Mai 05, 2007 10:44 pm, em um total de 1 vez.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Mai 05, 2007 2:43 pm

Kratos escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:
- Quem é armado de Fuzil MD 97, leva sete carregadores se está lotado no Grupo de Comando ou no Grupo de Apoio, e nove carregadores se está lotado num dos Grupos de Combate.

Só uma correção: os Granadeiros dos Grupos de Combate também levam apenas sete carregadores para seus MD 97 LC, que é sua arma de auto-defesa e combate aproximado. O armamento principal é o XRLG40 e sua munição mais pesada, que deve ser levada em quantidade, conforme descrito.

Esse aí que você se refere é o Lança-Granadas da Rippel Effect/Milkor que a Imbel vai licensiar para produção nacional?

O próprio...

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Mai 05, 2007 3:00 pm

Bolovo escreveu:Alguns Sd do Grupo de Combate poderiam usar aqueles lança-granadas M203 feitas na Imbel que serão acopladas nas MD-97L. Daria um poder a mais no GC.

O Lançador de Granadas é uma arma de apoio ao assalto. Um por Esquadra de Tiro (dois por GC) é mais que o suficiente. Mais que isso pode tirar a mobilidade e agilidade do grupo nos assaltos a posições inimigas, pois o cara tem que levar o M-203 acoplado ao fuzil, mais a munição toda e os bolsos em sua veste para portá-la... O outro esclarecedor, que teria que transportar o M-203 segundo sua sugestão, está melhor servindo a Esquadra de Tiro com um ALAC, se considerarmos que estamos falando de uma INFANTARIA MECANIZADA, que já é uma força "de segundo nível", ou seja, mais poderosa que uma INFANTARIA LEVE, e que poderia vir em socorro desta última, podendo por vezes ter que combater contra forças adversárias com viaturas blindadas: por isso que a Infantaria Leve precisaria do apoio/socorro da Infa Mec... Nesta situação, nada melhor que um Carl Gustaf e doze ALAC por pelotão...Se não for usar o ALAC, é só deixar no cabide dentro da viatura...

No mais, Bolovo, em minha humilde opinião, um XRGL40, apesar de um pouco pesado e volumoso, faz as vezes de três a quatro M203, considerando os tempos necessários para o disparo e para o remuniciamento destas armas... Assim sendo, se a tropa em questão tiver seu próprio meio de locomoção, fazendo seus deslocamentos embarcada em viatura, como as tropas de Infantaria Motorizada, Mecanizada e Blindada, nada melhor que equipá-la com o XRLG40, pois peso e volume não serão problemas. Se uma tropa operar de maneira autônoma, praticamente sem apoio de fogos de outro escalão, e por isso mesmo for extremamente dependente de seu próprio poder de fogo para sua sobrevivência, como as tropas páraquedistas e de selva, também acho mais vantajoso o XRLG40, pois o peso e volume se pagam com a superioridade no combate.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#20 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 05, 2007 3:31 pm

Excelente.

Beraldi, poderiamos analisar quando custaria cada pelotão proposto por vc em termos de equipamento....

So pra ter uma idéia do tamanho que isto pode chegar...ou seja, quantos pelotões o Brasil poderá ter...

Parabéns Guerra e Beraldi....Continuem assim.... :lol:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#21 Mensagem por Naval » Sáb Mai 05, 2007 8:57 pm

Parabéns por este tópico.
Senti falta das armas brancas, nenhuma sugestão?

Valeu.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#22 Mensagem por Piffer » Sáb Mai 05, 2007 9:11 pm

Naval escreveu:Parabéns por este tópico.

Valeu.

Meio "démodé", sem muita utilização prática num combate regular.

Carpe noctem!
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#23 Mensagem por Moccelin » Sáb Mai 05, 2007 10:27 pm

Realmente seria um cenário ótimo...
Mas será que o Brasil teria dinheiro para comprar o equipamento e manter o treinamento de uma tropa assim?

The cake is a lie...
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Mai 05, 2007 10:48 pm

vilmarmoccelin escreveu:Realmente seria um cenário ótimo...
Mas será que o Brasil teria dinheiro para comprar o equipamento e manter o treinamento de uma tropa assim?

Mais básico que armamento e equipamento quase 100% naciona, feitos por empresas controladas pelo EB (MD 97 L e LC, 9 GC, XRLG40, ALAC, RDS, OVN, Visor Termal,...) ou que armamento já comprado e em uso (MAG, Carl Gustaf,...) não dá !!!! Se falar que não tem dinheiro nem para isso, é melhor fechar o EB e contratar uma empresa de vigilantes !!!

Faca de combate Wotan (nacional), modelo bowie, preto fosco, em bainha MOLLE:

http://www.cutelariacorneta.com.br/faca ... /index.php

Que tal?

Editado pela última vez por A.K. for T-7 em Sáb Mai 05, 2007 10:54 pm, em um total de 1 vez.
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#25 Mensagem por Moccelin » Sáb Mai 05, 2007 10:52 pm

O que eu quis dizer é sobre a quantidade... Da a sensação que pra cortar custos na hora de planejar iriam diminuir, deixar o uso de ALACs e lançadores de granadas mais restritos do que o que foi sugerido...

The cake is a lie...
Piffer
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Piffer » Sáb Mai 05, 2007 10:53 pm

Faca de combate Wotan, modelo bowie, preto fosco, em bainha MOLLE:

Sabe o preço dessa faca, Beraldi? No site não está disponível ainda.

Carpe noctem!
Piffer
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por Piffer » Sáb Mai 05, 2007 10:55 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Se falar que não tem dinheiro nem para isso, é melhor fechar o EB e contratar uma empresa de vigilantes !!!

Tem telefone de alguma empresa dessas? Quero minha vaga logo.

Carpe noctem!
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Mai 05, 2007 10:55 pm

Piffer escreveu:
Faca de combate Wotan, modelo bowie, preto fosco, em bainha MOLLE:

Sabe o preço dessa faca, Beraldi? No site não está disponível ainda.

Pelo tamanho e material empregados, bem como a forma de construção, chuto menos que R$ 200,00

Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#29 Mensagem por Naval » Sáb Mai 05, 2007 11:07 pm

vilmarmoccelin escreveu:Realmente seria um cenário ótimo...

Mais básico que armamento e equipamento quase 100% naciona, feitos por empresas controladas pelo EB (MD 97 L e LC, 9 GC, XRLG40, ALAC, RDS, OVN, Visor Termal,...) ou que armamento já comprado e em uso (MAG, Carl Gustaf,...) não dá !!!! Se falar que não tem dinheiro nem para isso, é melhor fechar o EB e contratar uma empresa de vigilantes !!!

Faca de combate Wotan (nacional), modelo bowie, preto fosco, em bainha MOLLE:

Que tal?

Grande Beraldi, boa sugestão, gostei :D
Acho que vou trocar minha cansadinha Comando.
Aindo acredito no valor deste tipo de arma em situações extremas.

Valeu.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Piffer
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por Piffer » Sáb Mai 05, 2007 11:15 pm

Sem dúvida, a faca é essencial. Mas é muito mais importante para tarefas diárias do que para o combate em si.

Abraços,

Carpe noctem!
Responder