Fala Galera!
Depois de algumas mensagens que eu troquei com o Leo, eu decidi vir aqui tentar ajudar o pessoal que tenha alguma dúvida. Como vocês sabem, apesar de eu não ser nenhum expert, eu já fiz essa prova duas vezes, então pelo menos na primeira etapa eu sei como funciona o "esquema"(infelizmente nunca passei para as demais fases

).
Lá vai:
1) Primeiramente, não existe vagas para mulheres na EPCAR, isso acontece só na AFA por enquanto.
2) existem 150 vagas para o primeiro ano e apenas 20(!!!

!!!) para o terceiro ano. A taxa de inscrição é de 50 reais.
3) Você irá escolher onde deseja fazer a prova, dependendo de onde você mora. Por exemplo, eu moro em Florianópolis, então eu tenho a sorte de poder fazer a prova aqui mesmo. Já o leo que mora em Campinas, por não ter nenhuma OMAP da FAB na cidade dele, ele terá que fazer em alguma outra OMAP do Estado(no caso dele, Guaratinguetá, Pirassununga ou São Paulo).
O que quero dizer é que as provas só podem ser feitas em uma das várias OMAP´s que a FAB descreve no manual de inscrição. Se não há nenhuma delas na sua cidade, você vai ter que viajar para a OMAP mais próxima da sua casa para realiza-la.
4) Os exames médicos e físicos, pelo contrário, esses só podem ser feitos nos COMARES(Comando Aéreo Regional, existem 7 no Brasil). No manual de inscrição está dizendo em qual COMAR você irá fazer os outros exames(se você passar da prova claro).
Exemplo: Eu posso fazer a prova aqui em Floripa, mas não posso fazer o exame médico aqui. Portanto se eu passar eu terei que ir para Canoas-RS fazer o resto dos exames no COMAR 5. O Leo teria que ir para São Paulo, no COMAR 4, e por aí vai. O transporte e despesar ficam a cargo do candidato.
5) Pelo amor de Deus,
NÃO menosprezem a prova, por mais fácil que ela possa parecer, existe muita gente concorrendo. Digo isso por experiência própria. A primeira vez que eu fui fazer ela eu estava no segundo ano(fui fazer para o 1 ano, matéria de 8 série). nem estudei muito por achar que era matéria de 8 série "fácil fácil". Resultado? Tomei um chocolate e não atingi sequer a nota mínima naquele ano em nenhuma dos dois testes.
6) As provas são feitas geralmente em estádios, ginásios ou universidades, e não em instituições da FAB. A FAB vai falar para você onde você irá realizar o seu teste.
Mais um exemplo: Selecionei Floripa em 2002, a FAB disse que eu faria a prova no "Estádio da Ressacada" do Avai(time ruim!

). No ano seguinte eu fiz em um ginásio e por aí vai. Eles selecionam o local da cidade que você escolheu para realizar os exames.
7) Aconselho que tentem estudar em um nível um pouco acima do que vocês estão habituados no colégio, e se possível comprem alguma apostila ou entrem em um curso preparatório porque não é fácil. Foram 19 mil candidatos ano passado para 225 vagas. Esse ano vai ficar pior ainda.
8) Os exames médicos e físicos pioraram e estão mais rigorosos, então tentem cuidar dessa outra parte também. Não adianta nada vocês conseguirem passar na prova e depois não passar nos outros exames.
No mais, é isso. Desejo a todos vocês meus mais sinceros votos de boa sorte(isso por que vocês estão fazendo pro primeiro ano e não pro terceiro

). hehe, bricadeira.
Abraço a todos
César