Fotos do F117 abatido na Serbia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#16 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mar 13, 2007 3:29 pm

Pois é, daí os caras começaram a procurar moscas no radar. Se foi usado uma arma IR, é relativamente fácil pois com o fundo frio do céu, um buscador IR apontado para a direção provável do alvo já é mais de meio caminho andado. Eu penso que foi uma inteligente união de fontes de informação.




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#17 Mensagem por Kratos » Ter Mar 13, 2007 3:36 pm

Sniper escreveu:ele foi abatido por um SAM, não é isso :?:


Pelo que eu ouvi falar esse F117 estava a fazer a mesma rota durante missões seguidas, mesma altitude e trajeto, dizem uns espiões (ouvi falar de franceses), vazaram a informação de uma missão.
Aí os sérvios deixaram um bateria e alguns canhões de prontidão, foi uma combinação de vários mísseis que conseguiu derrubar o F117.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#18 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 13, 2007 4:26 pm

Foi na verdade uma combinação de vários fatos:

Espiões na Itália que utilizavam telefones "fixos" para se comunicar (não tem como ser "jammeado")

As aeronaves estarem utilizando a mesma rota de "entrada e saída" do espaço aéreo Sérvio

O Col. em questão utilizar suas baterias de modo que evitava deixá-las "vulneráveis" aos Wild Weasel

O uso de radares antigos modificados que por vários dias foram utilizados para tentar "distinguir" no meio da interferência eletrônica os Stealth

O uso de telefones fixos entre a cadeia de comando e os soldados que efetivamente dispararam os mísseis (novamente... sem jammer)

O relevo Sérvio que dificultava a localização das baterias AAA

O frequente deslocamento dos lançadores de mísseis, assim fotos de satélite nunca sabiam aonde os mísseis estavam

Eu li uma vez que o uso do radar por pouco tempo, assim como os "testes" feitos para identificar a "assinatura" do Stealth e o uso dos telefones fixos foram fundamentais!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

#19 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Mar 13, 2007 4:53 pm

Bolovo escreveu:
Tu160bomber escreveu:Se eu nao me engano o piloto escapou ileso

Escapou ileso e foi resgatado por um grupo CSAR da USAF, acho que num CH-47 Chinook.


O SOF da USAF utiliza uma versão do CH-53. Acho que a versão MH-47 é usado pelo US Army.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#20 Mensagem por Skyway » Ter Mar 13, 2007 8:35 pm

Já ouvi tantas versões para esse abate, pessoalmente a que acho mais provável é a do relevo que forçou o F-117 a fazer muitas curvas fechadas e causando sua detecção pela barriga lisa.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Poti Camarão
Sênior
Sênior
Mensagens: 819
Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
Localização: Natal - Brasil
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#21 Mensagem por Poti Camarão » Ter Mar 13, 2007 8:45 pm

Senhores,

Façam uma reunião e vejam se chegam a um acordo sobre a versão que derrubou o F117. Nunca vi tantas versões diferentes de um mesmo episódio num tópico... :lol: :lol: :lol:

A propósito, qual foi mesmo o prejuizo dos Ianques com essa perda?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#22 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 13, 2007 8:48 pm

Dá boca do "homi"...

Publicado em Novembro de 2005.

How to Take Down an F-117

November 21, 2005: The Serbian battery commander, whose missiles
downed an American F-16, and, most impressively, an F-117, in 1999,
has retired, as a colonel, and revealed many of the techniques he
used to achieve all this. Colonel Dani Zoltan, in 1999, commanded
the 3rd battery of the 250th Missile Brigade. He had search and
control radars, as well as a TV tracking unit. The battery had four
quad launchers for the 21 foot long, 880 pound SA-3 missiles. The SA-
3 entered service in 1961 and, while it had undergone some upgrades,
was considered a minor threat to NATO aircraft. Zoltan was an
example of how an imaginative and energetic leader can make a big
difference. While Zoltan's peers and superiors were pretty
demoralized with the electronic countermeasures NATO (especially
American) aircraft used to support their bombing missions, he
believed he could still turn his ancient missiles into lethal
weapons. The list of measures he took, and the results he got,
should be warning to any who believe that superior technology alone
will provide a decisive edge in combat. People still make a big
difference. In addition to shooting down two aircraft, Zoltan's
battery caused dozens of others to abort their bombing missions to
escape his unexpectedly accurate missiles. This is how he did it.

--- Zoltan had about 200 troops under his command. He got to know
them well, trained hard and made sure everyone could do what was
expected of them. This level of quality leadership was essential,
for Zoltan's achievements were a group effort.

--- Zoltan used a lot of effective techniques that American air
defense experts expected, but did not expect to encounter because of
poor leadership by the enemy. For example, Zoltan knew that his
major foe was HARM (anti-radar) missiles and electronic detection
systems used by the Americans, as well as smart bombs from aircraft
who had spotted him. To get around this, he used landlines for all
his communications (no cell phones or radio). This was more of a
hassle, often requiring him to use messengers on foot or in cars.
But it meant the American intel people overhead were never sure
where he was.

--- His radars and missile launchers were moved frequently, meaning
that some of his people were always busy looking for new sites to
set up in, or setting up or taking down the equipment. His battery
traveled over 100,000 kilometers during the 78 day NATO bombing
campaign, just to avoid getting hit. They did, and his troops knew
all that effort was worth the effort.

--- The Serbs had spies outside the Italian airbase most of the
bombers operated from. When the bombers took off, the information on
what aircraft they, and how many, quickly made it to Zoltan and the
other battery commanders.

--- Zoltan studied all the information he could get on American
stealth technology, and the F-117. There was a lot of unclassified
data, and speculation, out there. He developed some ideas on how to
beat stealth, based on the fact that the technology didn't make the
F-117 invisible to radar, just very to get, and keep, a good idea of
exactly where the aircraft was. Zoltan figured out how to tweak his
radars to get a better lock on stealth type targets. This has not
been discussed openly.

--- The Serbs also set up a system of human observers, who would
report on sightings of bombers entering Serbia, and track their
progress.

--- The spies and observers enabled Zoltan to keep his radars on for
a minimal amount of time. This made it difficult for the American
SEAD (Suppression of Enemy Air Defenses) to use their HARM missiles
(that homed in on radar transmissions.) Zoltan never lost a radar to
a HARM missile.

--- Zoltan used the human spotters and brief use of radar, with
short range shots at American bombers. The SA-3 was guided from the
ground, so you had to use surprise to get an accurate shot in before
the target used jamming and evasive maneuvers to make the missile
miss. The F-117 he shot down was only 13 kilometers away.

Zoltan got some help from his enemies. The NATO commanders often
sent their bombers in along the same routes, and didn't make a big
effort to find out if hotshots like Zoltan were down there, and do
something about it. Never underestimate your enemy.


[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#23 Mensagem por Delta Dagger » Ter Mar 13, 2007 9:37 pm

O mais engraçado foi uma placa que os sérvios mostravam nas ruas na época do episódio escrita "SORRY we didn't know it was invisible..."




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#24 Mensagem por Kratos » Ter Mar 13, 2007 11:10 pm

Delta Dagger escreveu:O mais engraçado foi uma placa que os sérvios mostravam nas ruas na época do episódio escrita "SORRY we didn't know it was invisible..."


:lol: :lol: :lol:




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#25 Mensagem por chm0d » Ter Mar 13, 2007 11:48 pm

Delta Dagger escreveu:O mais engraçado foi uma placa que os sérvios mostravam nas ruas na época do episódio escrita "SORRY we didn't know it was invisible..."


[018] [018]




Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#26 Mensagem por Patton » Qua Mar 14, 2007 5:05 am

chm0d escreveu:
Delta Dagger escreveu:O mais engraçado foi uma placa que os sérvios mostravam nas ruas na época do episódio escrita "SORRY we didn't know it was invisible..."


[018] [018]
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

PFFFFFFFFFFFFFFFF!!!!!!!!!!! :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Os servos ate admitem que essa historia era 100 percento sorte. Gracas as nossos "aliados" os Frances os servos ficarem sabendo o caminho desse Stinkbug e foi abatido, uma coisa que ate um macaco podia ter feito se soubesse o caminho do alvo.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#27 Mensagem por A-29 » Qua Mar 14, 2007 8:34 am

Desculpe PAtton, mas não vou resistir...

Com um caça stealth, até um macaco pilotando pode acertar o alvo se souber o caminho...

Acho que os americanos não tinham dado a cota de banana do piloto naquele dia :lol:




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#28 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 9:23 am

A-29 escreveu:Desculpe PAtton, mas não vou resistir...

Com um caça stealth, até um macaco pilotando pode acertar o alvo se souber o caminho...

Acho que os americanos não tinham dado a cota de banana do piloto naquele dia :lol:


[018] [018] [018]




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39959
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1170 vezes
Agradeceram: 2932 vezes

#29 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 14, 2007 9:38 am

Pois...mas quem é que ganhou a guerra?! :twisted:




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#30 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 9:41 am

cabeça de martelo escreveu:Pois...mas quem é que ganhou a guerra?! :twisted:


Para isso, basta ver o orçamento. :twisted: :twisted: :twisted:




Responder