Primeiramente considero que um titulo universitário, trabalhando-se ou nao, independente de quem é o empregador é de grande valia para qualquer pessoa. Nao se trata apenas de remuneraçao. O conhecimento engrandece o homem em sua essencia, independente de ganhar bem ou mal.
Já sua afirmativa a respeito de que formados que trabalham como garçons é um tanto quanto inverídica. Podem existir alguns poucos casos, mas nao é, nem de longe, o padrao do que ocorre por lá. Os dirigentes nao seriam burros o suficiente para formar pessoas como um fim em si mesmo. Os formados sao aproveitados pelo estado e nao subutilizados. Sao gastos milhares de dollares para se formar uma pessoa que depois seria colocada em uma funçao que nao exige especializaçao nenhuma? Acho que nao né? Alias, acho nao, tenho certeza, de acordo com minhas conversas com o tal professor cubano.
Gulherme escreveu:Além do que, se um pobre consegue um diploma universitario aqui no Brasil, ele terá melhores oportunidades que em Cuba.
Isso foi no mínimo uma brincadeira. EU a achei bem divertida.
Qual a possibilidade de uma pessoa que tem os pais analfabetos e que trabalha desde os 10 anos de idade conseguir um diploma? Praticamente nenhum, uma possibilidade quase nula. Isso pq eu estou usando com exemplo uma familia pobre e nao uma miserável, cuja a possibilidade seria realmente NULA. Entao nao devemos contar com exceçoes das exceçoes, e sim com o que é padrao; e em Cuba é padrao ter pessoas escoladas e diplomadas.
Gulherme escreveu:Não vou nem discutir isso com vc. Os relatorios da ONU e da Anistia Internacional, que condenam Cuba, são mentira entao ?
Em nenhum momento disse que nao havia desrespeito aos direitos humanos lá. Disse apenas que sao exageradas as concepçoes que a maioria da populaçao tem de como é o esquema por lá. A mídia nos faz ter uma concepçao modificada daquilo que realmente ocorre por lá, e isso é um fato indiscutível. Todos sabemos como a mídia age e o quão sensasionalistas eles sao.
Por ultimo vou comentar sobre uma afirmaçao totalmente falsa e DESMASCARÁVEL
Gulherme escreveu:É terrível, pela situação economica e politica de Cuba, as quais estão piores que muitos países vizinhos
Bem, analisemos a posiçao no IDH 2003* dos vizinhos do inferno chamado Cuba:
52. Cuba
55. México
67. Belice
68. Dominica
105. El Salvador
119. Guatemala
122. São Tomé e Príncipe
115. Honduras
Nao coloco mais pq cansei de procurar.
Até o Brasil (65) entrou nessa lista. Alias, ele e todos os paises da America do Sul com exceçao da Argentina, do Uruguai e do Chile.
E nao venha me dizer que isso só foi alcançado por causa da URSS e tudo mais. Esse papo já está ultrapassado já que sao mais de 15 anos sem receber ajuda e com um embargo de todo tamanho nas costas. Quero ver qualquer país do mundo aguentar esse tipo de coisa sem caos social e miserabilidade.
Agora para finalizar só tenho a dizer que se existem relatorios da Anistia Internacional e da ONU que condenam Cuba, o que dizer do Brasil?
*IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano, composto por indicadores econômicos e sociais, critério utilizado para medir o nível de pobreza e a qualidade de vida das populações. Os itens principais são nível de escolaridade; mortalidade infantil; renda per capita; e condições de habitabilidade.
Vale lembrar que aspectos políticos do país tb sao levados em conta.
Nao acredito como alguém pode achar tanta coisa sem pesquisar sobre o assunto.
Valeu.