Página 2 de 10
Enviado: Seg Dez 11, 2006 1:55 pm
por luis F. Silva
Rui Elias escreveu:
Mas qual seria a finalidade desses helis?
Substituir os Linx das fragatas ou os Sea-King do A-12?
Substituir os Sea King.
Só respondi a respeito da padronização do Cougar na MB, embora tenha também mencionado as FFG e as FFC.
Enviado: Seg Dez 11, 2006 2:41 pm
por Matheus
As FAs brasileiras possuem,
Jet Ranger, Esquilo mono, Esquilo bi, fennec, Uh-1H, S.PUMA/COUGAR, Panther, S. LINK, S KING A/B, Black Hawk e ainda tá pensando em helis russo...realmente não dá pra entender mesmo tendo uma grande estrutura de manutenção dos helis da Eurocopter.
Enviado: Seg Dez 11, 2006 2:49 pm
por Rui Elias Maltez
Na minha humilde opinião, acho que têm uma diversidade de plataformas muito grande para o tamanho das FA's brasileiras.
Enviado: Seg Dez 11, 2006 4:48 pm
por rcolistete
Olá Padilha,
Eu acho que essa enquete não faz muito sentido se você não especificar a versão do Cougar, pois há muitas diferenças de motorização, capacidade de carga, custos, etc : MK1, MK2, MK2+ e várias sub-variantes.
As forças armadas brasileiras sempre têm optado por versões "fracas" para média (em termos de motorização, etc) do Super Puma/Puma AS 532, possivelmente por questões de custos.
Mas para uso ASW, é importante ter bom alcance, boa capacidade de carga, de ficar pairado em condições adversas com segurança, etc.
Abraços,
Roberto
Enviado: Seg Dez 11, 2006 5:10 pm
por Luiz Padilha
rcolistete escreveu:Olá Padilha,
Eu acho que essa enquete não faz muito sentido se você não especificar a versão do Cougar, pois há muitas diferenças de motorização, capacidade de carga, custos, etc : MK1, MK2, MK2+ e várias sub-variantes.
As forças armadas brasileiras sempre têm optado por versões "fracas" para média (em termos de motorização, etc) do Super Puma/Puma AS 532, possivelmente por questões de custos.
Mas para uso ASW, é importante ter bom alcance, boa capacidade de carga, de ficar pairado em condições adversas com segurança, etc.
Abraços,
Roberto
Exato Roberto!
O Cougar será igual ao modelo do HU-2 em tamanho.
Mas terá Flir - chaff/flare - e o radar será igual ao do Merlin do Bush, ou seja, mais moderno do que o do SH-60. Quanto aos motores eu confesso que não perguntei.
Tenho um canal com a helibras mas ele esta na França. Assim que voltar na semana que vem eu pergunto tudo.
[]'s
Padilha
Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?
Enviado: Seg Dez 11, 2006 7:29 pm
por Alitson
Luiz Padilha escreveu:Conforme o titulo já diz, qual seria a melhor aquisição na opinião dos senhores?
Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!
Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?
Aguardem os próximos capitulos!
Abraços,
Padilha
Desculpa meu amigo, mas nenhum dos dois, para mim só existe uma opção... Merlin...
08 Merlin ASW/ASuW = No lugar dos Sea Kings
08 Merlin SAR/ C-SAR/T = No lugar dos Super Pumas
04 Merlin AEW = Heli AEW para o São Paulo
e mais uns 20 Super Lynx para as escoltas... sendo estes dotados de sonar de profundidade variavel...
Abraços...
Enviado: Seg Dez 11, 2006 11:10 pm
por luis F. Silva
Alitson escreveu:
Desculpa meu amigo, mas nenhum dos dois, para mim só existe uma opção... Merlin...
08 Merlin ASW/ASuW = No lugar dos Sea Kings
08 Merlin SAR/ C-SAR/T = No lugar dos Super Pumas
04 Merlin AEW = Heli AEW para o São Paulo
e mais uns 20 Super Lynx para as escoltas... sendo estes dotados de sonar de profundidade variavel...
E não é que tem razão????
Enviado: Ter Dez 12, 2006 8:20 am
por Rui Elias Maltez
Sim, a ideia do Alitson é bem equilibrada.
Mas será que há verba para a compra de 20 Merlin?
Enviado: Ter Dez 12, 2006 11:09 am
por A-29
Se for para trocar o SeaKing por alguma coisa, que seja por Merlin. e a MB tem histórico de comprar o que há de melhor na área de helicópteros.
Se me permitem fazer uma crítica às opiniões de alguns colegas aqui (e em outros tópicos), considero a aquisição do SeaHawk um erro. Aliás, as demais compras de BH também me parecem equivocadas.
Todo mundo mete o pau na notícia de que haveria interesse por helos russos, já que esses são desconhecidos por aqui, desprovidos de assistência técnica, etc. Pois é aqui que lhes pergunto: que raio de estrutura logística temos para receber os BH? Um micronúcleo em Manaus com um punhado de oficiais e graduados habilitados no modelo, operando a incrível quantidade de 4 aeronaves? Já o Cougar/Super Puma é empregado pelas três forças, têm versões civis em operação no país e uma bem montada rede de manutenção.
Desculpem, mas nesse quesito, comprar um BH ou qualquer outro helo que não o Cougar teria absolutamente o mesmo impacto logístico. Não nego que o BH seja uma baita máquina, mas não podemos ser parciais. A estrutura montada no Brasil para manter/treinar em helis da família BH é muito, mas muito pequena. Para a MB seria muito mais custoso optar pelo BH em relação ao Cougar.
Mas repito, acima de todos está o Merlin, por mais caro que seja.
Enviado: Ter Dez 12, 2006 11:34 am
por Rui Elias Maltez
Só uma questão:
Nunca teriam equacionado a hipóptese dos NH-90?
Enviado: Ter Dez 12, 2006 11:50 am
por Alitson
Rui Elias Maltez escreveu:Só uma questão:
Nunca teriam equacionado a hipóptese dos NH-90?
A questão é... o Merlin ja tem as 3 versões necessarias prontas e operacionais!!1
Enviado: Qua Dez 13, 2006 12:42 pm
por Luiz Padilha
Bom senhores, a vitória até este momento recai sobre o SeaHawk.
Apesar de alguns dos senhores terem a intenção de inserir outros helis nesta disputa, não adianta, pois a mesma se dará entre esses dois.
Eu prefiro o Merlin, mas a "pecha" de ser caro demais ganhou força e a oferta da Helibras com um Heli com equipamentos mais modernos tb. Isso sem contar que a integração Exocet/Cougar é um forte fator contribuinte.
Mas o helicóptero dos sonhos é o Seahawk.
Vamos aguardar mais um pouco e ver qual será o vencedor.
Muito obrigado pelo interesse neste assunto tão interessante!
Abraços,
Padilha
Enviado: Qua Dez 13, 2006 12:47 pm
por Rui Elias Maltez
Quer dizer que já há vencedor antecipado?
É como cá, com o novela looooonnga de arma ligeira:
Toda a gente já sabe quem é a arma vencedora, e no entanto, o concurso arrasta-se de instância em instância nos tribunais.
Relativamente ao avião de transporte táctio, e apesar de se terem apresentado 2 fabricantes ao concurso, desde muito cedo que se adivinhavam quem seria o vencedor.
Por vezes há razões políticas que falam mais alto.
Enviado: Qua Dez 13, 2006 1:05 pm
por Alitson
Luiz Padilha escreveu:Bom senhores, a vitória até este momento recai sobre o SeaHawk.
Apesar de alguns dos senhores terem a intenção de inserir outros helis nesta disputa, não adianta, pois a mesma se dará entre esses dois.
Eu prefiro o Merlin, mas a "pecha" de ser caro demais ganhou força e a oferta da Helibras com um Heli com equipamentos mais modernos tb. Isso sem contar que a integração Exocet/Cougar é um forte fator contribuinte.
Mas o helicóptero dos sonhos é o Seahawk.
Vamos aguardar mais um pouco e ver qual será o vencedor.
Muito obrigado pelo interesse neste assunto tão interessante!
Abraços,
Padilha
Então que venha o SeaHawk, poderá ser o começo de SeaHawks na Marinha e BlackHawks no EB e FAB quase que em totalidade... Tomara..
Enviado: Qua Dez 13, 2006 1:11 pm
por Luiz Padilha
Rui Elias Maltez escreveu:Quer dizer que já há vencedor antecipado?
É como cá, com o novela looooonnga de arma ligeira:
Toda a gente já sabe quem é a arma vencedora, e no entanto, o concurso arrasta-se de instância em instância nos tribunais.
Relativamente ao avião de transporte táctio, e apesar de se terem apresentado 2 fabricantes ao concurso, desde muito cedo que se adivinhavam quem seria o vencedor.
Por vezes há razões políticas que falam mais alto.
Caro Rui.
Não há nenhum vencedor ainda.
Apenas coloquei os
fatos.
E nada mais, além disso.
Essa conclusão é só e sómente sua!
OK?
O vencedor ainda não saiu e ninguém pode afirmar com certeza qual será, pois as coisas as vezes "evoluem" para caminhos diferentes.
Portanto, nada de conclusões precipitadas.
[]'s
Padilha