A FAB. Da CRUZEX II para a III. O que mudou!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Ops!
Editado pela última vez por Adriano em Qua Out 25, 2006 11:14 am, em um total de 1 vez.
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
(Fernando Pessoa)
Essa história da "vitória esmagadora do binômio F-5M/R99" e "chuva de mirages no planalto central" está pra mim meio demais...
Está claro que houve um avanço enorme e os franceses não vieram preparados, mas daí achar que F-5M+R99 dá de pau em cima de M2000-5+E3C já é demais...
Pode ser que eu tenha perdido algo nessa história, mas a força vermelha da CRUZEX III veio preparadíssima, conhecendo o teatro de operações, provavelmente com o apoio de radares de terra (data link pro R99 ou F-5M??), sem um ambiente de interferência eletrônica pesada e contra M2000C pé de boi. Não acho que se os F-5M + R99 se deslocassem prum exercício na França iriam conseguir impor superioridade aérea com facilidade....
A França na próxima vem pra dar o troco, podem esperar. Vai ser legal acompanhar!
Minha opinião.
Abraços!
Está claro que houve um avanço enorme e os franceses não vieram preparados, mas daí achar que F-5M+R99 dá de pau em cima de M2000-5+E3C já é demais...
Pode ser que eu tenha perdido algo nessa história, mas a força vermelha da CRUZEX III veio preparadíssima, conhecendo o teatro de operações, provavelmente com o apoio de radares de terra (data link pro R99 ou F-5M??), sem um ambiente de interferência eletrônica pesada e contra M2000C pé de boi. Não acho que se os F-5M + R99 se deslocassem prum exercício na França iriam conseguir impor superioridade aérea com facilidade....
A França na próxima vem pra dar o troco, podem esperar. Vai ser legal acompanhar!
Minha opinião.
Abraços!
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
(Fernando Pessoa)
(Fernando Pessoa)
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Adriano escreveu:Essa história da "vitória esmagadora do binômio F-5M/R99" e "chuva de mirages no planalto central" está pra mim meio demais...
Minha opinião.
Abraços!
legal...
ambiente de interferência eletrônica, aonde na AL??? o unico pais capaz de realizar um ambiente de interferência eletrônica é o Brasil... o restante... ta feio o negócio...
[]s
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Adriano escreveu:Essa história da "vitória esmagadora do binômio F-5M/R99" e "chuva de mirages no planalto central" está pra mim meio demais...
A França na próxima vem pra dar o troco, podem esperar. Vai ser legal acompanhar! :D
Minha opinião.
Abraços!
Adriano respeito tua opnião, mas discordo do mérito dela.
Conheço o profisionalismo do pessoal da FAB, mesmo dos subalternos. O clima reinante atualmente nos esquadrões da FAB recebemdo material novo e/ou retrofitado é:
"ha muito tempo não recebíamos nada, agora vamos sugar o supra-sumo", mais ou menos como falávamos na MB.
Ou seja. Acho que há motivação de sobra para que a FAB vá a Europa e não faça feio em uma manobra com o Armé d'ler.
(não estou insinuado que tecnicamente sejamos capazes de sobrepujar Mirrage 2000-5F, e Rafales+E-3FR, mas se essa manobra ocorrer até daqui uns 3 anos no máximo talvez ainda dê para "dar um calor" nos franceses)
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Nessa arena, o que conta é o equipamento, e o que está instalado nos F-5EM e nos R-99A/B é bastante avançado. Existe também a questão das táticas empregadas e a FAB conhece bem como o Armée de l'Air opera.
O sucesso da FAB na CRUZEX III foi devido à combinação dos equipamentos com táticas adequadas aos seus equipamentos e vetores.
Não considero improvável que, num eventual exercício na França, déssemos um bom trabalho aos franceses, mas evidentemente se eles utilizassem outros vetores (Mirage 2000-5F e Rafale), bem, seria outro cenário e novas táticas deveriam ser empregadas pela FAB.
O sucesso da FAB na CRUZEX III foi devido à combinação dos equipamentos com táticas adequadas aos seus equipamentos e vetores.
Não considero improvável que, num eventual exercício na França, déssemos um bom trabalho aos franceses, mas evidentemente se eles utilizassem outros vetores (Mirage 2000-5F e Rafale), bem, seria outro cenário e novas táticas deveriam ser empregadas pela FAB.
__
Rudnei Dias da Cunha
História da FAB: http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/
Aviação Naval Brasileira: http://www.rudnei.cunha.nom.br/Asas%20s ... os%20mares
...e a cobra fumou!: http://www.rudnei.cunha.nom.br/FEB/
Medalhas Militares Brasileiras: http://www.rudnei.cunha.nom.br/medalhas
Rudnei Dias da Cunha
História da FAB: http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/
Aviação Naval Brasileira: http://www.rudnei.cunha.nom.br/Asas%20s ... os%20mares
...e a cobra fumou!: http://www.rudnei.cunha.nom.br/FEB/
Medalhas Militares Brasileiras: http://www.rudnei.cunha.nom.br/medalhas
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Rudnei escreveu:Nessa arena, o que conta é o equipamento, e o que está instalado nos F-5EM e nos R-99A/B é bastante avançado. Existe também a questão das táticas empregadas e a FAB conhece bem como o Armée de l'Air opera.
neste cenario, seria necessario que todos os caças, ou mesmo um caça por elemento, tenham os SkyShield para ter cobertura eletronica propria...
[]s
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Olá
Estava lendo alguns artigos sobre diferentes radares tirados de um fórum do Paquistão e um da Austrália e ao que parece (os 2 fóruns confirmam) o Erieye tem uma grande capacidade de "silent kill".
Ou seja, ele é capaz de vetorar caças através do Datalink e o seu radar é capaz de se manter "oculto" a certos RWR até determinadas distâncias.
Isso talvez explique um pouco mais a eficiência demonstrada pela combinação F-5EM/R99 ('e claro que o fato de conhecermos as táticas dos franceses ajudou muito também) .
Assim que tiver mais tempo e "captar" mais informações eu coloco aqui .
[]s
CB_Lima
Estava lendo alguns artigos sobre diferentes radares tirados de um fórum do Paquistão e um da Austrália e ao que parece (os 2 fóruns confirmam) o Erieye tem uma grande capacidade de "silent kill".
Ou seja, ele é capaz de vetorar caças através do Datalink e o seu radar é capaz de se manter "oculto" a certos RWR até determinadas distâncias.
Isso talvez explique um pouco mais a eficiência demonstrada pela combinação F-5EM/R99 ('e claro que o fato de conhecermos as táticas dos franceses ajudou muito também) .
Assim que tiver mais tempo e "captar" mais informações eu coloco aqui .
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
Boa noite a todos! Em primeiro lugar, acredito que o marco divisório da FAB não foi a Cruzex II e sim a Salitre, onde os pilotos chilenos deitaam e rolaram na FAB. apartir deste momento houve uma mudança na doutrina operacional e se viu a necessida de se ir ao supermercado para se atualizar.
os resultados contra os Franceses se devem a dosi fatôres:
1 - Treinamento intensivo do 14 com pilotos com experiência em combate real.
2 - Cmo se tratava de uma operação padrão OTAN, ou seja silêncio total de radio, os M 2000 não se falvam com os E 3 por não possuirem data linck.
3 - conhecimento detalhado do To por parte dos Fabianos.
Grande abraço
1 - Treinamento intensivo do 14 com pilotos com experiência em combate real.
2 - Cmo se tratava de uma operação padrão OTAN, ou seja silêncio total de radio, os M 2000 não se falvam com os E 3 por não possuirem data linck.
3 - conhecimento detalhado do To por parte dos Fabianos.
Grande abraço
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
Bolovo escreveu:Juarez, quando será a próxima Salitre?!
Temos que dar o troco. Chilenos, nos esperem!
Não sei! Mas não menosprezem eles, eu estive 03 vezes no Chile e eles são extremamente profissionais, treinaram intensivamente com os Israelenses e Sul Africanos, nos colocaram literalmente na roda.
A doutrina que nós estamos aprendendo agora, eles já conhecema 10 anos.
Grande abraço
- Lucas SSBN
- Avançado
- Contato:
juarez castro escreveu:Boa noite a todos! Em primeiro lugar, acredito que o marco divisório da FAB não foi a Cruzex II e sim a Salitre, onde os pilotos chilenos deitaam e rolaram na FAB. apartir deste momento houve uma mudança na doutrina operacional e se viu a necessida de se ir ao supermercado para se atualizar.
1 - Treinamento intensivo do 14 com pilotos com experiência em combate real. 2 - Cmo se tratava de uma operação padrão OTAN, ou seja silêncio total de radio, os M 2000 não se falvam com os E 3 por não possuirem data linck. 3 - conhecimento detalhado do To por parte dos Fabianos.Grande abraço
Não sei! Mas não menosprezem eles, eu estive 03 vezes no Chile e eles são extremamente profissionais, treinaram intensivamente com os Israelenses e Sul Africanos, nos colocaram literalmente na roda.
A doutrina que nós estamos aprendendo agora, eles já conhecema 10 anos. Grande abraço
Caro Cmt. Juarez,
Na verdade o marco começou na CRUZEX I em 2002, onde os franceses ávidos por vender os Mirage-2000 5/F os trouxeram em conjunto com os Mica’s.
Foi um massacre francês na CRUZEX I, com os Mica's.
Na Salitre 2004 ( Chile) os F-5-E realmente tomaram uma sova dos Chilenos. Apesar da diferença tecnológica.
Mas na CEIBO 2005 (Argentina) os A-1 deram o troco nos Chilenos, com índices de acertos muito acima deles. Causando certa irritação com os gringos, que queriam “brigar”. A diferença bem grande.
Informações contidas no Rel.Co.Ar. 2006.
Valeu,
"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/