FAB compra sistema aerotransportado contra incêndio

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#16 Mensagem por Bolovo » Sex Set 22, 2006 11:32 am

Fireman Sam escreveu:Mas a única função da FAB é a defesa do espaço aéreo do Brasil?

Tinha que ser assim, mas não é.

A FAB tem que fazer tudo que os outros não fazem, desde levar indio no meio da amazonia, levar pinguim pra antartica, levar ministro da enterro da mãe e agora apagar incendios também!!

Por isso que a aviação de caça da FAB é uma capenga.




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#17 Mensagem por Fábio Nascimento » Sex Set 22, 2006 11:42 am

Bolovo escreveu:
Fireman Sam escreveu:Mas a única função da FAB é a defesa do espaço aéreo do Brasil?

Tinha que ser assim, mas não é.

A FAB tem que fazer tudo que os outros não fazem, desde levar indio no meio da amazonia, levar pinguim pra antartica, levar ministro da enterro da mãe e agora apagar incendios também!!

Por isso que a aviação de caça da FAB é uma capenga.


Alem de levar Marisa p fazerr compras, conhecer o Brasil e o mundo!!




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#18 Mensagem por Fireman Sam » Sex Set 22, 2006 11:55 am

A solução para esse problema resolve-se com uma boa gestão :) se me disserem que a passagem desse tipo de missões para a FAB comprometa a defesa do espaço aéreo aí claro que não concordo. Agora sinceramente não vejo qual é o problema. Muitas forças aéreas por esse mundo fora fazem esse tipo de missões. Bem mais grave é andar a passear individualidades :) mas isso já são outros 500.
Em Portugal passou-se situação parecida e sinceramente acho ridiculo os Pumas da FAP não servirem para os incêndios e depois virem pumas da polícia fronteiriça alemã ajudar Portugal nos incêndios e com os C-130 passou-se o mesmo, os da Força Aerea Portuguesa não serviam mas depois em 2003 tivemos uma preciosa ajuda de 2 C-130 da força aérea marroquina.

Tudo depende de uma boa organização :)

Cumprimentos

Sandro Magalhães




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#19 Mensagem por WalterGaudério » Sex Set 22, 2006 3:33 pm

Fireman Sam escreveu:A solução para esse problema resolve-se com uma boa gestão :) se me disserem que a passagem desse tipo de missões para a FAB comprometa a defesa do espaço aéreo aí claro que não concordo. Agora sinceramente não vejo qual é o problema. Muitas forças aéreas por esse mundo fora fazem esse tipo de missões. Bem mais grave é andar a passear individualidades :) mas isso já são outros 500.
Em Portugal passou-se situação parecida e sinceramente acho ridiculo os Pumas da FAP não servirem para os incêndios e depois virem pumas da polícia fronteiriça alemã ajudar Portugal nos incêndios e com os C-130 passou-se o mesmo, os da Força Aerea Portuguesa não serviam mas depois em 2003 tivemos uma preciosa ajuda de 2 C-130 da força aérea marroquina.

Tudo depende de uma boa organização :)

Não vejo nenhum proplema da FAB se encarregar dessa tarefa.

O único bode é que se trata de uma operação arriscadíssima, e não gostaria de arriscar os Hercules(principalmente os modernizados nessa tarefa)

Pode até significar um aumento significativo de horas de vôo para os pilotos.

Sds.

Walter




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#20 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Set 22, 2006 7:01 pm

50 anos depois da Batalha da Inglaterra, a FAB ainda não aprendeu a valiosa lição da RAF... :cry: :cry: :cry: :cry:




Atte.
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#21 Mensagem por Alcantara » Dom Set 24, 2006 4:47 pm

FinkenHeinle escreveu:Esta questão sobre a operação destas aeronaves pelos Corpos de Bombeiros de cada Estado realmente inviabilizaria a operação.

Não vejo como. O CBMERJ opera com sucesso essa aeronave, inclusive em outros estados. Acho que todos os Estados deveriam possuir aeronaves de pequeno e médio porte para essa função.

Uma coisa que me ocorreu agora é que, se todos os Estados tivessem aeronaves de pequeno médio porte como estas em seus CBM, durante grandes incêndios (como aconteceu em Roraima) elas poderiam agir em uma espécie de pool, uma força conjunta nacional juntando as aeronaves de todos os Estados. Poderiam agir em vários pontos ao mesmo tempo ao inves de um grande ataque em um único ponto.

Bem, são apenas idéias... :wink:




Abraços!! :lol:




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#22 Mensagem por Alcantara » Dom Set 24, 2006 4:50 pm

Fireman Sam escreveu:Mas a única função da FAB é a defesa do espaço aéreo do Brasil?

Não, serve pra levar os filhos do presidente e seus amigos pra passear também... :roll:




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#23 Mensagem por cebola » Dom Set 24, 2006 5:05 pm

Po pessoal querer um aviao de pequeno porte por estado e foda. Ja imaginaram o custo disso ? E quantas horas por ano esses avioes voariam ? O custo da estrutura seria enorme.
Nos temos a 2a. maior frota de avioes agricolas do mundo, esse e tipo do serviço que deveria ser tercerizado.
Nao vejo nada demais na aquisiçao do KIT, em incendios de grande intenssidade usamos os C-130 e em incenduios menores os AIR TRACTOR, DROMADER etc..




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#24 Mensagem por tagos » Dom Set 24, 2006 5:40 pm

Portugal também já teve ou ainda tem esses kits. Acho que eram dois. Mas ao que parece a Força Aérea Portuguesa deixou de os utilizar porque tavam a gastar horas de vida aos C-130, a desgastá-los.

Se estiver errado algum Português que me corrija.

Cumprimentos




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#25 Mensagem por Alcantara » Dom Set 24, 2006 6:58 pm

cebola escreveu:Po pessoal querer um aviao de pequeno porte por estado e foda. Ja imaginaram o custo disso ? E quantas horas por ano esses avioes voariam ? O custo da estrutura seria enorme.
Nos temos a 2a. maior frota de avioes agricolas do mundo, esse e tipo do serviço que deveria ser tercerizado.
Nao vejo nada demais na aquisiçao do KIT, em incendios de grande intenssidade usamos os C-130 e em incenduios menores os AIR TRACTOR, DROMADER etc..

Sim, eu prefiro uma frota maior de aeronaves menores. Sabe por que? Porque elas são mais baratas para adquirir, para manter e para operar. Na maioria das vezes, não é necessário um Beriev Be-200, meu amigo. Dessa forma (cada Estado com sua pequena frota) se obteria economia de meios e rapidez no acionamento. Quando um incêndio for de proporções maiores, a união faria a força, hhehehe.

De qualquer forma, uma aeronave maior poderia ser operada a nível federal. Agora, se seria a FAB, o IBAMA ou sei lá mais quem, isso seria um caso a se pensar depois. O que não pode é acontecer o que aconteceu em Roraima da outra vez.



Abraços!!!

:lol:




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#26 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Set 24, 2006 8:21 pm

Excelente aquisição para o país. Não creio que o dinheiro tenha vindo da FAB. Acredito que isso seja fruto de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente. Se não é, deveria ser.

Não é desvio de função. Constitucionalmente as Forças Armadas têm também a missão de ajudar na Defesa Civil. Portanto, combate a incêndios florestais está sim entre as missões que podem ser atribuídas a elas e não raro isso acontece. É assim no mundo todo.

Se não prejudicar a missão principal, qualquer missão secundária é bem vinda. Temos as aeronaves, estão disponíveis, vamos deixar o fogo consumir as florestas "porque não é missão da FAB apagar incêndios"? Por favor, né?

É só depois o governo cobrir os custos operacionais que fica tudo certo.




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#27 Mensagem por juarez castro » Dom Set 24, 2006 8:34 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Excelente aquisição para o país. Não creio que o dinheiro tenha vindo da FAB. Acredito que isso seja fruto de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente. Se não é, deveria ser.

Não é desvio de função. Constitucionalmente as Forças Armadas têm também a missão de ajudar na Defesa Civil. Portanto, combate a incêndios florestais está sim entre as missões que podem ser atribuídas a elas e não raro isso acontece. É assim no mundo todo.

Se não prejudicar a missão principal, qualquer missão secundária é bem vinda. Temos as aeronaves, estão disponíveis, vamos deixar o fogo consumir as florestas "porque não é missão da FAB apagar incêndios"? Por favor, né?

É só depois o governo cobrir os custos operacionais que fica tudo certo.


Esse é que é o problema, o Gov. via de regra não cobre e a FAB tira isto do seu orçamento.

Grande abraço




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#28 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Set 24, 2006 8:44 pm

Tudo bem, mas a gente não tem que inverter os valores. Temos que cobrar que o governo cubra os gastos, não que a FAB deixe de agir por causa disso.




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#29 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Set 24, 2006 9:48 pm

Alcantara escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Esta questão sobre a operação destas aeronaves pelos Corpos de Bombeiros de cada Estado realmente inviabilizaria a operação.

Não vejo como. O CBMERJ opera com sucesso essa aeronave, inclusive em outros estados. Acho que todos os Estados deveriam possuir aeronaves de pequeno e médio porte para essa função.

Uma coisa que me ocorreu agora é que, se todos os Estados tivessem aeronaves de pequeno médio porte como estas em seus CBM, durante grandes incêndios (como aconteceu em Roraima) elas poderiam agir em uma espécie de pool, uma força conjunta nacional juntando as aeronaves de todos os Estados. Poderiam agir em vários pontos ao mesmo tempo ao inves de um grande ataque em um único ponto.

Sim, usando aeronaves de menor porte é bem possível...


Mas não usando aeronaves de porte grande...




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#30 Mensagem por CFB » Seg Set 25, 2006 12:37 am

Bolovo escreveu:
Fireman Sam escreveu:Mas a única função da FAB é a defesa do espaço aéreo do Brasil?

Tinha que ser assim, mas não é.

A FAB tem que fazer tudo que os outros não fazem, desde levar indio no meio da amazonia, levar pinguim pra antartica, levar ministro da enterro da mãe e agora apagar incendios também!!

Por isso que a aviação de caça da FAB é uma capenga.


A gente podia mandar um e-mail por Mula sobre isso e ver o q ele vai nos responder




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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