Enviado: Sex Set 01, 2006 1:45 pm
Hader escreveu:cicloneprojekt escreveu:Luís Henrique escreveu:Na minha opinião ficariamos igual os americanos. Apenas submarinso nucleares.
São muito mais eficientes. Muito mais rápidos, autonomia muito maior e não precisam subir para respirar. :D
Além, é claro, os reatores são nacionais. :wink:
Qdo. eu ainda estava na ativa e no ComForS, mantinha contato com o pessoal da COPESP em Sampa, e o que me era passado(não era muito) era de que após superado o problema de desenvolvimento do reator, restaria os sistemas secundários ,(principalmente) as turbinas.
Esse sim era(seria) o gargalo.
Estou realmente interessado em como esta etapa será superada. Espero que da mesma forma que o desenvolvimento do Motor Elétrico Principal Exitado por Imãs de Terras Raras MEP-EITR.
No início achava-se que seria um desvio de foco do proegrama, mas agora veio a termo.
Walter
Salve Walter
As informações que eu tenho dão conta de que as turbinas realmente se tornaram uma grande dor de cabeça. A RR está criando problemas e a marinha está desenvolvendo uma série de procedimentos de manutenção para fugir do gargalo. As turbinas são fabricadas aqui, mas na hora da manutenção tem que viajar para a ilha britânica e correm o risco de não voltar...alegam uso indevido de tecnologia inglesa. Aliás, este tipo de coisa ocorre com uma grande frequência...
Quanto aos motores MEP-EITR posso dizer que o projeto está andando até que bem, apesar da grana curtíssima. É um projeto fascinante.
Abraços
Eu ia falar justamente
isso a respeito do calote dos ingleses. Me lembro que em 91 qdo. eu soube dos detalhes quase tive um ataque cardíaco de raiva qdo. soube dos detalhes. EWra a grosso modo um problema de retífica especializada, foi devidamente paga e o serviço não foi realizado...
A idéia era para que o SNAC-1(posteriormente SMB-10) "viesse" com diversos itens nacionalizados(sistema armas torpédicas e minas, propulsão, sistema de controle tático, sistema de navegação, sistema de comunicações cifradas via satélite etc), . Ou que pelo menos suas últimas duas unidades(falava-se em um total de 5 SMB-10) fossem praticamente Protótipos na acepção completa da palavra para o SNAC-II(nuclear).
Por isso, fiquei(estou) assustado com a recissão do contrato do TP 2000/TP 62E, e consequente aquisição dos MK-48.
Não que eu tenha reservas qto. ao desempenho deste Sistema de armas, mas não sei quais serão suas limitações qto. a software. Por isso está cada vez mais claro p/ mim que haverá uma nova concorrência para aquisição de torpedos pesados pela MB.
Devemos ficar atentos para a modernização da classe Tupi, onde se delineará o perfil dos equipamentos p/ a classe SMB-10"B". Principalmente do sistema de controle tático que eu acredito será o norueguês da Kongsberg.
Walter