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Enviado: Sex Set 01, 2006 1:45 pm
por WalterGaudério
Hader escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Luís Henrique escreveu:Na minha opinião ficariamos igual os americanos. Apenas submarinso nucleares.

São muito mais eficientes. Muito mais rápidos, autonomia muito maior e não precisam subir para respirar. :D

Além, é claro, os reatores são nacionais. :wink:


Qdo. eu ainda estava na ativa e no ComForS, mantinha contato com o pessoal da COPESP em Sampa, e o que me era passado(não era muito) era de que após superado o problema de desenvolvimento do reator, restaria os sistemas secundários ,(principalmente) as turbinas.
Esse sim era(seria) o gargalo.
Estou realmente interessado em como esta etapa será superada. Espero que da mesma forma que o desenvolvimento do Motor Elétrico Principal Exitado por Imãs de Terras Raras MEP-EITR.
No início achava-se que seria um desvio de foco do proegrama, mas agora veio a termo.

Walter


Salve Walter

As informações que eu tenho dão conta de que as turbinas realmente se tornaram uma grande dor de cabeça. A RR está criando problemas e a marinha está desenvolvendo uma série de procedimentos de manutenção para fugir do gargalo. As turbinas são fabricadas aqui, mas na hora da manutenção tem que viajar para a ilha britânica e correm o risco de não voltar...alegam uso indevido de tecnologia inglesa. Aliás, este tipo de coisa ocorre com uma grande frequência...
Quanto aos motores MEP-EITR posso dizer que o projeto está andando até que bem, apesar da grana curtíssima. É um projeto fascinante.

Abraços


Eu ia falar justamente
isso a respeito do calote dos ingleses. Me lembro que em 91 qdo. eu soube dos detalhes quase tive um ataque cardíaco de raiva qdo. soube dos detalhes. EWra a grosso modo um problema de retífica especializada, foi devidamente paga e o serviço não foi realizado...


A idéia era para que o SNAC-1(posteriormente SMB-10) "viesse" com diversos itens nacionalizados(sistema armas torpédicas e minas, propulsão, sistema de controle tático, sistema de navegação, sistema de comunicações cifradas via satélite etc), . Ou que pelo menos suas últimas duas unidades(falava-se em um total de 5 SMB-10) fossem praticamente Protótipos na acepção completa da palavra para o SNAC-II(nuclear).


Por isso, fiquei(estou) assustado com a recissão do contrato do TP 2000/TP 62E, e consequente aquisição dos MK-48.
Não que eu tenha reservas qto. ao desempenho deste Sistema de armas, mas não sei quais serão suas limitações qto. a software. Por isso está cada vez mais claro p/ mim que haverá uma nova concorrência para aquisição de torpedos pesados pela MB.

Devemos ficar atentos para a modernização da classe Tupi, onde se delineará o perfil dos equipamentos p/ a classe SMB-10"B". Principalmente do sistema de controle tático que eu acredito será o norueguês da Kongsberg.

Walter

Enviado: Sex Set 01, 2006 2:18 pm
por LeandroGCard
Devemos ficar atentos para a modernização da classe Tupi, onde se delineará o perfil dos equipamentos p/ a classe SMB-10"B". Principalmente do sistema de controle tático que eu acredito será o norueguês da Kongsberg.


Mas não seria um derivado do SICONTA? O que aconteceu, isto não é andar para trás?

Enviado: Seg Set 04, 2006 7:10 pm
por WalterGaudério
LeandroGCard escreveu:
Devemos ficar atentos para a modernização da classe Tupi, onde se delineará o perfil dos equipamentos p/ a classe SMB-10"B". Principalmente do sistema de controle tático que eu acredito será o norueguês da Kongsberg.


Mas não seria um derivado do SICONTA? O que aconteceu, isto não é andar para trás?


Leandro Boa Noite.

Primeiramente desculpe a demora.
Entendo perfeitamente tua interrogação.

O sistema que JÁ está sob análise,é o MSI-90U Mk-2 da Kongsberg . Este excelente sistema equipa atualmente os subs classe U-212 Alemães e italianos( deverá equipar tb o segundo Batch de U-212 que está em fase definição de licitação).

O SICONTA MK-IV que seria(á) o Sist. de Controle Tático que equipará o SMB-10 será calcado neste sistema, uma vez que os atrazos que "jogaram " o programa SMB-10 p/ 2015 fizeram o mesmo com seus subsistemas embarcados.
Por isso haverá um novo modelo Complementar aos Tupi/Tikuna que poderá ser o U-214, bem como se escolherá a posteriori um novo modelo de torpedo além do MK48(caso este venha realmente a ser escolhido e integrado pela MB).
De forma alguma é um passo atrás, de certo que seria desejável JÁ ter o SMB-10 em doca ou mesmo operacional, no entanto, a dilatação demasiada de cronograma, forçou a MB a rever quase tudo neste programa, e ele teve de ser refeito(adotando-se um modelo estrangeiro, como intermediário).

Como novidade meu contato no AMRJ me revelou que é intenção fortíssima do Estado-Maior da Armada incorporar no Mod Tupi Flank Arrays o que dariam um verdadeiro bônus a suíte de sistemas acústicos destas já excelentes plataformas.

Walter

Enviado: Ter Set 05, 2006 11:41 am
por LeandroGCard
Muito obrigado pelas informações, cicloneprojekt.

Vamos aguardar e ver que mais detalhes serão divulgados, agora que a verba parece ter sido garantida.

Abraços,

Leandro G. Card.

AIP NUclear

Enviado: Ter Set 05, 2006 4:11 pm
por PRick
Os canadenses estavam desenvolvendo um sistema deste tipo baseado num reator de baixa potência, no entanto, parece que não foram a adiante por motivos conceituais e políticos.

1- O motivo político é não quererem operar nada movido a energia nuclear;

2- O motivo conceitual é pq operar um AIP nuclear, não é mais lógico ter-se logo o produto completo, já que os fatores de risco e políticos são iguais nos dois sistemas? Sendo que a planta nuclear completa tem uma performance muito superior.

Creio que mais o segundo motivo, jogou por terra o AIP nuclear, ou nuclea meia boca.

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