F-16 e limitações operacionais
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 310 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Quando eu tava na FAB todos os dias no inicio do expediente tinha o "cata FOD" e olha que a tomada de ar do A-1 é alta, e realmente um pedrisco de cascalho ou um pequeno parafuso causam uma dor de cabeça enorme, e quanto a veracidade desse fato do F-16 poder operar ou não no sul eu não sei, mas não tem como comparar tempestade de areia e neve ao estrago que uma predra faz as palhetas de uma turbina, eu ja vi uma Spey ficar 2 semanas no ESM por causa de uma porca minuscula.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Degan escreveu:Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.
Lo que sucede es que el F-16 es una tremenda estafa….una "bosta" con alas, que solo la compran los amantes del tío Sam….que adoran la “coleira”…
Então os EUA são os maiores otários da História, hahahaha...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Há países com F-16 que operam em condições climatéricas semi-desérticas.
Por exemplo, os F-16 americanos que descolaram ao longo de anos da base de Içirlik, na Turquia, e outros, como a USAF que tem pistas em regiões semi-desérticas no seu território.
No Chile, no norte é deserto, e o Chile os comprou.
Não percebo mesmo esses escrúpulos do chefe militar argentino.
Provavelmente é como dise o talha:
As chefias da Força Aérea argentina prefere outro tiopo de aviõa, bi-motor, e arranja essa desculpa para despistar o governo argentino de comprar os muitos F-16 que começam a aparecer no mercado.
Por exemplo, os F-16 americanos que descolaram ao longo de anos da base de Içirlik, na Turquia, e outros, como a USAF que tem pistas em regiões semi-desérticas no seu território.
No Chile, no norte é deserto, e o Chile os comprou.
Não percebo mesmo esses escrúpulos do chefe militar argentino.
Provavelmente é como dise o talha:
As chefias da Força Aérea argentina prefere outro tiopo de aviõa, bi-motor, e arranja essa desculpa para despistar o governo argentino de comprar os muitos F-16 que começam a aparecer no mercado.
Es un mal método...
Argentina ha solicitado oficialmente a EEUU al menos en dos ocaciones presupuesto por aviones F-16...
El Clima y la topografía an cambiado muy poco en estos años...
Además, eso de encontrar problemas en el F-16, para favorecer al F-18 es MUY POCO PROBABLE:
1) EEUU a negado a Argentina aviones F-16C/D, por ser multifuncionales con capacidad BVR (gracias a UK)….no tiene sentido que aprueben la entrega de aviones F-18 con las mismas capacidades….
2) Las FFAA argentinas, tienen grandes problemas presupuestarios y difícilmente prefieran un avión de operación mucho más cara que no ofrece ninguna ventaja adicional…
Saludos,
Argentina ha solicitado oficialmente a EEUU al menos en dos ocaciones presupuesto por aviones F-16...
El Clima y la topografía an cambiado muy poco en estos años...
Además, eso de encontrar problemas en el F-16, para favorecer al F-18 es MUY POCO PROBABLE:
1) EEUU a negado a Argentina aviones F-16C/D, por ser multifuncionales con capacidad BVR (gracias a UK)….no tiene sentido que aprueben la entrega de aviones F-18 con las mismas capacidades….
2) Las FFAA argentinas, tienen grandes problemas presupuestarios y difícilmente prefieran un avión de operación mucho más cara que no ofrece ninguna ventaja adicional…
Saludos,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Em anos recentes os EUA ja disseram que a Argentina esta autorizada a comprar aviões novos, etc. O veto ja chegou ao fim.
2) Las FFAA argentinas, tienen grandes problemas presupuestarios y difícilmente prefieran un avión de operación mucho más cara que no ofrece ninguna ventaja adicional
Pode ser, mas talvez a idéia não seja o F-18 e sim um M2000, para mim, o mais provável.
Em anos recentes os EUA ja disseram que a Argentina esta autorizada a comprar aviões novos, etc. O veto ja chegou ao fim.
El veto no es el mismo que tubo Chile o Brasil, se impone por presión de UK…
EEUU si ha ofrecido aviones F-16 a Argentina, pero de las versiones A/B.
No conozco ningún ofrecimiento oficial de USA a argentina por algo más avanzado.
Pode ser, mas talvez a idéia não seja o F-18 e sim um M2000, para mim, o mais provável.
Yo opino lo mismo….
Pero, el Mirage 2000 no es bimotor, y tendrá los mismos problemas de costos de nuevo armamento y sobre todo de modernización, que tiene en Brasil…
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 310 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
- Sintra
- Sênior
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Ceus, mas que desculpa mais, mais, mais... esfarrapada...
A mim cheira-me ao seguinte, a força aerea da Argentina quer outro aparelho qualquer e não um F16 em segunda mão (ou mesmo em primeira, se existe dinheiro para isso é que já tenho dúvidas, mas posso estar errado, de certeza que temos colegas Argentinos no forum melhor informados que eu) e então arranjou uma qualquer desculpa de forma a vender ao seu ministro da defesa (ou como se chama na Argentina, é um facto conhecido que não é necessário perceber nada de defesa para se ser ministro desta)) que o Viper não é "utilizável"...
Aqueles milhares de horas de utilização no Iraque no meio de tempestades de areia devem ser imaginação e a USAF enganou-se e estava a utilizar as pistas na Alemanha quando ia "passear" a Bagdad
A teoria da conspiração by me
A mim cheira-me ao seguinte, a força aerea da Argentina quer outro aparelho qualquer e não um F16 em segunda mão (ou mesmo em primeira, se existe dinheiro para isso é que já tenho dúvidas, mas posso estar errado, de certeza que temos colegas Argentinos no forum melhor informados que eu) e então arranjou uma qualquer desculpa de forma a vender ao seu ministro da defesa (ou como se chama na Argentina, é um facto conhecido que não é necessário perceber nada de defesa para se ser ministro desta)) que o Viper não é "utilizável"...
Aqueles milhares de horas de utilização no Iraque no meio de tempestades de areia devem ser imaginação e a USAF enganou-se e estava a utilizar as pistas na Alemanha quando ia "passear" a Bagdad
A teoria da conspiração by me
- rodman
- Sênior
- Agradeceram: 24 vezes
- Contato:
rodman escreveu:Um dos militares FAB que fazia parte da equipe de analize do programa F-X disse quase a mesma coisa:
"Cada vez que o F-16 for decolar, teremos que passar um aspirador de pó na pista"
Como já mencionaram isso não deve ser problema para areia, más pequenas pedras, ou até mesmo rebites ou um pequeno parafuso pode causar um estrago que trará um bom custo de manutenção, e acaba afetando o indice de disponibilidade da aeronave.
A troca de um motor desses é bem rápida, você pode usar outro enquanto o danificado vai para a manutenção, más é um transtorno que é melhor evitar, ainda mais que iriamos comprar em pequena quantidade.
Más é muito relativo, vai depender dos riscos que o operador pretende assumir, o F-16 é um ótimo avião, se é ideal para um ou para outro é outro caso.
Saca isso:
O Checklist do F-16, diz que a máxima velocidade de taxi é 20 nós, e a potência máxima deve ser limitada a 80% de RPM - "Think FOD!".
No geral você arranca em 80%, e assim que ele embala, você abaixa para 74%, e faz um taxi tranquilo .