A-13 - Vai sair?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#16 Mensagem por WalterGaudério » Seg Fev 20, 2006 2:31 pm

Vinicius Pimenta escreveu:No que depender da Marinha, sai.

Vinicius boa tarde, extensivo à todos.

Acho que sai pq temos estaleiro capacitados p/ isso(acabei de postar no 'ASSUNTOS GERAIS" sobre o pre-comissionamento da plataforma P-50), por isso e considerando as dimenssões da plataforma(na verdade um navio-plataforma, tipo FPSO) de 343m de comprimento, e 21m de calado. Seu deslocamento será de 65-95.000t. Ou seja maior que um porta-vaiões da classe Nimitz...

Destaco ainda a encomenda breve(talvez ainda em 2006) da plataforma P-57, cujo edital será lançado brevemente, também terá conteúdo nacional de 70%. Com tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisas da Petrobras – Cenpes, será a primeira plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês que significa sistema flutuante de produção, armazenamento e escoamento de petróleo) com casco totalmente construído no Brasil

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#17 Mensagem por talharim » Seg Fev 20, 2006 3:35 pm

Catapulta Eletromagnética os americanos estão desenvolvendo para seu futuro CV-X de 100.000 toneladas.

Suas vantagens são óbvias,maior nível de aceleração permitindo lançamento de aeronaves sem restrição de peso em conveses de comprimento menor.

Isso permitiria por exemplo que o São Paulo lançasse SU-30 sem restrições de peso.

Resta saber se a estrutura da aeronave e o piloto dentro dela aguentam a superaceleração 8-].

---------------------------------

A USNAVY pretende fazer os primeiros testes com catapultas eletromagnéticas ainda nessa ano no seu LAKEHURST NAVAL AIR ENGINEERING STATION. - Eles vão fazer testes inclusive com aeronaves C-17 Globemaster !

(Mas dizem que os japoneses estão muito mais adiantados nessa área)

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#18 Mensagem por Einsamkeit » Seg Fev 20, 2006 3:41 pm

Talha um porta avioes de 70,000 seria otimo, mais necessitaria mais tripulaçao e nao necessariamente mais aeronaves, pois um maior espaço é melhor utilizado por eles, mais para 70,000t umas 40 aeronaves estaria otimo, o que na minha opiniao é muito para a Mb, o Ideal Seria 2 A-13 de 35,000t CTOL, com 20 Rafale e 10 Helicopteros

Bom seria se fosse bastante automatizado, me parece que o CVN-X vai passar para 2,500 em vez de 5,000 tripulantes, custa mais caro, mais acho que o salario do pessoal paga isso

Tomara que ate la o mula e a camarilha tenha saido, e essa geraçao de politicos de merda tenha se aposentado, ai quem sabe viremos um pais serio

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#19 Mensagem por Brigadeiro » Seg Fev 20, 2006 4:48 pm

Concordo Eins, 2 PA de 35.000 ton já tá de bom tamanho para a MB.
O ideal seria 3, mas aí não sei se caberia no bolso da Armada...

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2619 vezes
Agradeceram: 1068 vezes

#20 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 20, 2006 5:18 pm

Sei não, acho mais adequado, aliás acho até bom demais um PA de 35.000t e um LHD, daria mais flexibilidade a esquadra, dois PA são muito caros de se manter e também não se justifica no senário militar atual e futuro manter dois PA.

É preferível gastar o dinheiro de um segundo PA em mais subs modernos para nossa esquadra.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Brigadeiro
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por Brigadeiro » Seg Fev 20, 2006 5:27 pm

J.Ricardo escreveu:Sei não, acho mais adequado, aliás acho até bom demais um PA de 35.000t e um LHD, daria mais flexibilidade a esquadra, dois PA são muito caros de se manter e também não se justifica no senário militar atual e futuro manter dois PA.

É preferível gastar o dinheiro de um segundo PA em mais subs modernos para nossa esquadra.

Entendo a sua posição, mas temos que pensar no treinamento e aperfeiçoamento dos pilotos embarcados. Se por um acaso surgisse um evento em que iria precisar do A-13, o treinamento ficaria comprometido, já que o PA estaria disponível para cumprir sua lá a missão e a Marinha não teria como treinar um outro grupo de batalha.

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 20, 2006 5:39 pm

Mas Brigadeiro, há que se pensar no custo/benefício, manter 02 PA apenas para garantir o adestramento das tripulações é muito caro, melhor é fazer com a Inglaterra que mantem instalações estáticas em terra "simulando" a pista de um PA. Dois PA são para países que necessitem demonstrar força e projetar essa força em outros locais do mundo e esse não é nosso caso...

São muralhas do Brasil!
Brigadeiro
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por Brigadeiro » Seg Fev 20, 2006 5:56 pm

J.Ricardo escreveu:Mas Brigadeiro, há que se pensar no custo/benefício, manter 02 PA apenas para garantir o adestramento das tripulações é muito caro, melhor é fazer com a Inglaterra que mantem instalações estáticas em terra "simulando" a pista de um PA. Dois PA são para países que necessitem demonstrar força e projetar essa força em outros locais do mundo e esse não é nosso caso...

Eu sei, só estou dizendo que o ideal seria manter sempre um PA para o treinamento, mas sei que possivelmente não teríamos condições de manter 2 PAs na MB. Seria ótimo possuírmos o A-13 e A-14 na frota, pois teríamos uma boa capacidade de projetar poder e também disponibilidade para formação de pilotos embarcados, mas isso é sonhar um pouco alto, se pensarmos no orçamento da Marinha nesses últimos anos...

Até mais!

Thiago
--------------
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 20, 2006 6:02 pm

Neste caso, trabalhando em um contexto diferente da realidade, eu optaria além de 02 PA de 35.000t equipados com F-35, 02 San Antonio, 04 Akula II somados aos 05 U-209 e 04 U-214, sem contar 06 FRAMM e 03 Horizon, isso só falando de Marinha... :lol:

São muralhas do Brasil!
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Fev 20, 2006 7:11 pm

Um NAe moderno, de ceca de 40 mil toneladas ou um pouquinho mais, aproveitando como exemplo o projeto dos novos NAes britânicos e franceses, estaria perfeitamente compatível com o bolso da Marinha, partindo-se do princípio que o orçamento não fosse fictício como é hoje.

Não é impossível um novo NAe, gente. Projetos de estaleiros mundo afora existem em razoável quantidade e muitos já foram oferecidos e analisados pela MB. Acredito que a definição se dê entre 2018 e 2020 e a construção demore uns 6/7 anos. É perfeitamente possível construir o casco no país.

É caro sim, é verdade, mas um custo de 1,2 bi, por exemplo, distribuídos em 6 anos de construção é plenamente factível para um país como o Brasil, principalmente consideranto que em 20 anos estaremos em uma situação melhor do que hoje em todos os aspectos.

O caro - e isso é exatamente o que me preocupa - é o componente aéreo, ou seja, aeronaves de asa fixa e rotativa que serão embarcadas no novo NAe. Essa é a questão chave. O navio em si, é plenamente factível.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
nemesis
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

#26 Mensagem por nemesis » Ter Fev 21, 2006 12:51 am

uma sabia mente um dia postou...

"com 1 Nae não temos nenhum,
com 2 Naes talvez temos um,
com 3 Naes sempre temos um"

isso também se aplica a politicos, mas em suas devidas proporções!!! :lol: :lol:

sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#27 Mensagem por Einsamkeit » Ter Fev 21, 2006 12:58 am

nemesis escreveu:uma sabia mente um dia postou...

"com 1 Nae não temos nenhum,
com 2 Naes talvez temos um,
com 3 Naes sempre temos um"

isso também se aplica a politicos, mas em suas devidas proporções!!! :lol: :lol:

Ditado do tempo das caldeiras a vapor

Com um voce vai ter um operacional por certo tempo, com dois vai ter sempre um ou ate dois operacionais (isso equipamento novo e moderno)

e que tal falarmos da propulsao?

Eu gostaria que fosse nuclear, mas........

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#28 Mensagem por faterra » Ter Fev 21, 2006 2:07 am

Rui Elias Maltez escreveu:Julgo que primeiro a MB e o país teria que decidir qual seria mais prioritário:

Se ter um NAE sem escoltas capazes e uma capacidade de projecção de forças embarcadas anfíbias limitada pela idade e capacidades dos actuais meios navais, ou dar prioridade a essa parte e só depois pensar num sucessor do A-12.

A menos que o Brasil em 20 anos tenha dinheiro para todas essas coisas simultaneamente.

O que me parece meio difícil.

Ou seja:

Precisam de 3 coisas:

- A-13
- 5 ou 6 fragatas novas AAW
- Meios de projecção novos e melhores que os actuais.
- substituição até 2025 das 6 Niteroi

E que futuro para ao Mattoso Maia e para os Ceará?

Quantos anos mais eles poderão operar ao serviço da MB e para que teatros poderiam ainda ter capacidade de navegação?

Terá nessa altura vebas para comprar ou construir 2 ou 3 LPD (cada um custa a preços actuais cerca de 300 milhões de euros).

E com que meios AAW a MB dispõe actualmente para os proteger, caso esse teatro seja de conflitualidade de média/alta intensidade?

E em que enquadramento e força-tarefa esses meios poderiam ser relevantes?

Se optassem até 2025 (20 anos) por um A-13 novo ou usado, com que meios o poderiam escoltar?

As Niteroi nessa altura já estarão desfasadas e são fragatas ASW.

Terá o Brasil meios financeiros para adquirir uma força de 5 ou 6 fragatas /destroieres AAW e ASW modernas?

Eu preconizaria para o Brasil um modelo de Marinha muito semelhante ao espanhol:

2 classes de fragatas modernas (uma classe mais ASW, com que por enquanto as Niteroi poderia servir) e uma classe de fragatas a rondar as 5.000 ton, com AEGIS ou APAR para AAW.

E terem meios de desembarque e intervenção flexíveis.

2 ou 3 LPD's a rondar as 15.000 ton, com capacidade cada uma para um batalhão e um LHD para aviões VTOL e helis médios ou pesados dariam ao Brasil maiores capacidades de intervenção que um A-13 caríssmo e de duvidosa utilidade.

Mas ainda assim, se a MB e o Governo brasileiro quiserem um A-13, depois de definirem o que seria esse A-13 (deslocamento, tripulação, tipo de aviação embarcada), como o poderiam colocar no mar sem esse necessários meios de protecçãoe escolta?

O Brasil tem esse dinheiro para ter tudo de uma assentada?

Resumindo:

Até 2025/2030 o Brasil necessitaria de (a preços actuais):

- Substituir as 6 Niteroi por uma classe de fragatas multi-usos ASW (450 milhões de euros cada).

- Necessita de ter pelo menos 5 fragatas AAW (600 milhões de euros cada).

- Substituir os C-31 e C-31 por 2 LPD's modernos e preparados para as exigências do século XXI (300 milhões de euros cada).

- A-13 (impossível de calcular o custos, porque depende de que tipo de PA se trate).

E isto tudo com custos da aviação embarcada à parte.

Nós só estamos aqui a falar neste fórum.

Mas será que na MB estarão mesmo a equacionar o dinheiro necessário para ter tudo isso num espaço de 20 anos?

A pergunta fica no ar.

A MB já sabe o que quer e, para desespero de muita gente, terá seu PA (se Deus quiser 2), com suas escoltas, seus submarinos, sua aviação, seus navios de apoio, patrulhas, etc, etc... novos e no estado da arte, de acordo com a necessidade e prontos para executarem os seus objetivos. Acredito que ela atingiu o seu fundo do poço e já passou da hora para ela começar a dar volta por cima. As coisas aqui estão acontecendo de supetão. Vejam a FAB. Todos nós lamentando a sua falência e eis que de repente surge uma "mágica". É uma aqui, outra ali, quando todos derem conta nossas FAs estão atualizadas. Volto a afirmar, a nível de País, a questão não é financeira e sim de boa vontade política. O Brasil, anualmente, está jogando no ralo R$ 1,8 trilhão em sonegação de impostos e previdência, economia informal (por volta de 50%)e outras coisas mais. Isto é 1 PIB nacional. Alguém vai ter que reverter esta situação. Nosso povo não é pior do que os outros.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#29 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 21, 2006 8:15 am

Tudo bem Fraterra.

Por mim até podem ter 3 PA's mais LPD's Mistral, 4 AOR (porque para cada meio de projecção e tendo em conta que terão capacidade de ter simultaneamente 3 grupos tarefa no mar, necessitam desses meios de apoio), de ter 6 fragatas AEGIS novas, substituir as Niteroi por navios ASW novos, etc e tal.

Seria um Brasil super-potência, mais os submarinos nucleares.

Se o poder politico o quiser e o puder pagar, por mim, nada contra. :wink:

Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Ter Fev 21, 2006 11:12 am, em um total de 1 vez.
Imagem
lelobh
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#30 Mensagem por lelobh » Ter Fev 21, 2006 9:20 am

Falar em compra para daqui a 20 anos não passa de especulação ao meu ver.

Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Responder