MiG-23 Flogger

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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talharim
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#16 Mensagem por talharim » Dom Jan 29, 2006 8:13 pm

Spectral escreveu:
Não concordo talharim, mas também depende muito das versões e em que missões e parâmetros os estamos a comparar. Aliás neste momento há pelo menos uma thread activa no fórum da AFM com esta comparação.


Tens razão,eu também não acho que em todas as funções o Flogger seja melhor do que os outros.

Não tenho acesso ao AFM,eles estão comparando o Mig-23 com qual aeronave ? Quem está ganhando ? 8-]

Umas das vantagens principais do Mig-23 é a sua conhecida potência dos motores que lhe confere uma agilidade e razão de aceleração excepcionais,difíceis de serem batidas até hoje.

Segundo li em outros fóruns o Flogger tem uma razão de aceleração em combate ao nível do mar excelente,superior a qualquer versão de Mig-29,a das primeiras versões de F-18 e alguns blocks de F-16.

Em combate subsônico entre mach 0.9 a 1.1 o Mig-23 em baixa altitude é um adversário muito difícil de ser batido.

Isso foi relatado tanto por pilotos Israelenses quanto pilotos sulafricanos.Como já disse no segundo caso os pilotos sulafricanos com seus Mirages F-1 eram instruídos a não engajarem em combate em "algumas condições".

Os amigos poderiam confirmar ou não ?

Visão do cokpit :

(Clique nas miniaturas para ver as imagens em tamanho grande - Carlos Eduardo)

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César
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#17 Mensagem por César » Dom Jan 29, 2006 11:06 pm

Ótimo tópico! Que tal fazermos outros de outros aviões?(Mig-29 por favor!!! :lol: )




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
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#18 Mensagem por Degan » Seg Jan 30, 2006 9:57 am

César escreveu:Ótimo tópico! Que tal fazermos outros de outros aviões?(Mig-29 por favor!!! :lol: )


O...no.... :x :roll: :lol:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Jose Matos
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#19 Mensagem por Jose Matos » Seg Jan 30, 2006 11:55 am

Olá a todos

Não tenho acesso a esse artigo da ASAS, mas na Batalha do Vale Bekaa, os isrealistas consideram habitualmente que não perderam nenhum F-15 contra os aviões sírios. Portanto, não há qualquer confirmação de tal abate.

Um abraço





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#20 Mensagem por Jose Matos » Seg Jan 30, 2006 5:22 pm

Já agora um livro interessante, embora um pouco datado sobre a dinastia Mig. Ainda se encontram á venda no Brasil em 2ª mão.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-39166875--_JM

Um abraço





Carlos Mathias

#21 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 30, 2006 5:31 pm

Eu acho o MIG-23 esteticamente um belíssimo avião. Eu tinha um livro destes aí, mas emprestei prá um colega meu e sumiu, filho da puta... Mas enfim, quanto deve custar um MIG-23 modernizado hoje? Com radar moderno e armas idem. Acho que deve ter um desempenho muito melhor que o F-5.




Jose Matos
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#22 Mensagem por Jose Matos » Seg Jan 30, 2006 6:42 pm

Olá Carlos

É pena, que esse teu amigo tenha ficado com o livro. Como disse, o livro é um pouco datado, mas muito interessante e quem tiver hipótese de o comprar em 2ª mão deve fazê-lo. Já agora o livro faz parte de uma colecção mais vasta chamada Aviões de Combate já aqui referida por mim. Por curiosidade meti no meu blogue a lista dos 14 livros que faziam parte da referida colecção. http://para-quedas.blogspot.com/

Um abraço





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#23 Mensagem por Plinio Jr » Seg Jan 30, 2006 8:44 pm

Gosto muito tbm da familia Flogger, principalmente das versões voltadas as funções de defesa aérea e interceptação.

No momento nenhum programa de modernização da familia Flogger emplacou, embora existam negociações com a Índia para modernização da frota de Mig-27s, incluindo a utilização de turbinas AL-31F.




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#24 Mensagem por Spectral » Seg Jan 30, 2006 9:26 pm

talharim escreveu:mas das vantagens principais do Mig-23 é a sua conhecida potência dos motores que lhe confere uma agilidade e razão de aceleração excepcionais,difíceis de serem batidas até hoje.

Segundo li em outros fóruns o Flogger tem uma razão de aceleração em combate ao nível do mar excelente,superior a qualquer versão de Mig-29,a das primeiras versões de F-18 e alguns blocks de F-16.

Em combate subsônico entre mach 0.9 a 1.1 o Mig-23 em baixa altitude é um adversário muito difícil de ser batido.

Isso foi relatado tanto por pilotos Israelenses quanto pilotos sulafricanos.Como já disse no segundo caso os pilotos sulafricanos com seus Mirages F-1 eram instruídos a não engajarem em combate em "algumas condições".


Sim, é essa a ideia que eu também tenho do MiG-23, a relação T/W para a época era muito boa.


Temos por exemplo esta thread :

http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=52974&page=5

que no entanto na tradição daquele fórum já descarrilou, desta vez não foram os conflitos India vs Paquistão, mas as baboseiras habituais de um dos utilizadores ( que neste caso tem o nome do MiG-23 :mrgreen: )




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#25 Mensagem por pafuncio » Seg Jan 30, 2006 11:28 pm

Flogger ?

O Mig 23 para mim foi um excepcional avião.

Lembro-me de uma revista na década de 80: "O feroz cão de guarda da União Soviética".

Era amarradão pelo Flogger, só fiquei triste quando surgiu o histórico de combate no Vale do Bekaa. Hoje sabemos que, corretamente pilotados, os Mig 23, nos últimos dias de combate, exauriram os mísseis israelenses, sem serem abatidos.

Confesso: junto com o F4E, é o meu caça favorito. Só faltou um Kit Revell para montar ...




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#26 Mensagem por VICTOR » Ter Jan 31, 2006 9:34 am

Spectral escreveu:Victor, acho que aqui o Tom Cooper está a esqucer-se de aplicar as regras do seu próprio grupo. Na lista do ACIG "Syrian Air-Air Victories since 1948" http://www.acig.org/artman/publish/article_272.shtml ambas as entradas que apontam para um incidente desse tipo (MiG-23 a abater F-15) são classificadas como "Claims and unconfirmed entries".

Realmente há uma incongruência entre o artigo e a lista. Perguntei ao prório Tom, vamos ver o que ele diz. Ele havia me dito no ACIG que ficou um pouco preocupado por não entender português, não sabendo como foi a compactação que o artigo sofreu.

Eu temo que a tradução possa ter mesmo defeitos, a julgar pelas confusões do tipo AA-7 Aphid (eargh!) e AA-8 Apex (ouch!), além da velocidade incorreta do MiG-25 (M2,2, pode ser só um typo). Na minha percepção, o Claudio Lucchesi parece manjar mais de warbirds do que de aviação moderna, sempre havendo alguns deslizes nesse tipo de artigo.

Spectral escreveu:Temos por exemplo esta thread :

http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=52974&page=5

que no entanto na tradição daquele fórum já descarrilou, desta vez não foram os conflitos India vs Paquistão, mas as baboseiras habituais de um dos utilizadores ( que neste caso tem o nome do MiG-23 :mrgreen: )

O pior é que esse rapaz é brasileiro, se não me engano




Editado pela última vez por VICTOR em Ter Jan 31, 2006 9:54 am, em um total de 1 vez.
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#27 Mensagem por VICTOR » Ter Jan 31, 2006 9:37 am

Olá José,
Jose Matos escreveu:Olá a todos
Não tenho acesso a esse artigo da ASAS, mas na Batalha do Vale Bekaa, os isrealistas consideram habitualmente que não perderam nenhum F-15 contra os aviões sírios. Portanto, não há qualquer confirmação de tal abate.
Um abraço

O artigo, baseado em árduo de trabalho de pesquisa de campo, sustenta o fato de que a alegação israelense de que foi 82 x 0 está perdendo força. Se não fosse vindo do próprio Tom Cooper, eu também ficaria com um pé atrás.




Carlos Eduardo

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#28 Mensagem por Jose Matos » Ter Jan 31, 2006 4:35 pm

Olá a todos

O conflito de 82 no Líbano é algo sobre qual existem várias análises e livros produzidos. Portanto, o Tom Cooper foi investigar um assunto sobre o qual vários trabalhos já foram produzidos. Tanto do lado Ocidental como do lado soviético como este relatório da RAND, onde se pode ler os exageros soviéticos:

http://www.rand.org/pubs/reports/R3000/

Portanto, foram produzidos muitos artigos e vários livros sobre o conflito.

Cito a título de exemplo (meti no meu blogue as capas dos dois):

1- Arab-Israeli Air Wars 1947-1982 (Osprey Combat Aircraft 23) http://www.ospreypublishing.com/title_d ... 46&ser=COM

2- Fighters Over Israel: Story of the Israeli Air Force from the War of Independence to the Bekaa Valley da Greenhill Books.

Além destes existem outros livros sobre o F-15 e sobre o Mig-23, que dão conta de 56 vitórias para os F-15s de Israel ao longo do tempo (portanto, desde os anos 70 até agora) sem nenhuma perda. Estas 56 vitórias não foram apenas contra Migs-23, mas sim também contra outros aparelhos. E também não foram todas em 82.

Mas sobre concretamente a batalha do Vale de Bekaa podem ler:

http://www.airpower.maxwell.af.mil/airc ... urley.html

http://www.airpower.maxwell.af.mil/apji ... urley.html (em espanhol o mesmo artigo)

http://www.afa.org/magazine/june2002/0602bekaa.asp

http://airbase.ru/alpha/b/bekaa1/eng/

Portanto, existe material variado sobre o assunto e não vi reportada nenhuma perda de um F-15 da IDAF.

Por outro lado, as alegações sírias são sempre difíceis de confirmar, pois durante a guerra estiveram sempre envoltas em exageros.

Além disso, é natural que o F-15 tenha sido vencedor do conflito e sem perdas. Trata-se de um caça superior e pilotado por excelentes pilotos e apoiados em tácticas bem coordenadas.

Um abraço





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#29 Mensagem por Lauro Melo » Ter Jan 31, 2006 5:15 pm

Jose Matos,
Creio que os F-15 conseguiram muitas vitórias ( a maioria esmagadora ) mas como a revista ASAS mostra existiram sim derrotas dos F-15 e poucos abates de F-16, mesmo que Pequena escala.
Afinal ninguém é invencível.
sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Carlos Mathias

#30 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 31, 2006 5:20 pm

Essa coisa aí de trocentos a zero nunca me passou pela garganta. Acho praticamente impossível isso acontecer, em algum momento um piloto inimigo deve ter atirado um míssil em condições ótimas e acetado pelo menos UM F-15, mas zero? Pior foi o que eu li depois, dando conta de que nem árabes nem israelenses mostram provas de seus abates, mas apenas os árabes tem digamos assim, coragem de assumir suas perdas em combate, enquanto os outros é sempre 500 a zero. Começam a aparecer fotos dos detroços de aviões israelenses que "nunca" foram abatidos nos combates dos 500X0. :?




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