Operação Leão
Moderador: Conselho de Moderação
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
O que você falou sobre esse exercício? Nada. Exatamente nada. Num outro tópico você questionou exatamente nossa capacidade de projeção e perguntou o que poderíamos fazer hoje. A resposta está aí. Podemos fazer isso. E eu te pergunto: "É pouco?" Pode ser, mas não me parecem ser muitos os países do hemisfério sul com essa capacidade.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Tá bom, Vinícius.
Mas achei essa sua intervenção um pouco provocatória e despropositada.
Mas eu não quero que você interprete as minhas intervenções como provocatórias, ou tendo como objectivo amesquinhar as capacidades do Brasil como Nação ou as suas FA's.
Se você disser que Portugal tem uma marinha de merda eu não me chateio, porque o reconheço, e até lhe dou os parabéns por ter espírito de observação.
Eu por mm gostaria que o Brasil de quem eu gosto, tivesse mais e melhor, mais novo.
Se tal for possível e necessário.
O que eu pergunto é:
Agora, em 2005 conseguiram realizar esses exercícios de operação anfíbia, com recurso aos 3 ramos das FA's e com os meios navais de que a MB dispõe.
E daqui a 15 anos?
Estas coisas não se compram numa semana, como um carro.
É nesse ponto que eu tenho batido.
Mas eu não quero que você interprete as minhas intervenções como provocatórias, ou tendo como objectivo amesquinhar as capacidades do Brasil como Nação ou as suas FA's.
Se você disser que Portugal tem uma marinha de merda eu não me chateio, porque o reconheço, e até lhe dou os parabéns por ter espírito de observação.
Eu por mm gostaria que o Brasil de quem eu gosto, tivesse mais e melhor, mais novo.
Se tal for possível e necessário.
O que eu pergunto é:
Agora, em 2005 conseguiram realizar esses exercícios de operação anfíbia, com recurso aos 3 ramos das FA's e com os meios navais de que a MB dispõe.
E daqui a 15 anos?
Estas coisas não se compram numa semana, como um carro.
É nesse ponto que eu tenho batido.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Mas foi uma provocação! Com o propósito de mostrar para você o que poderia ser feito hoje, já que isso foi alvo de um questionamento seu. Mas não tive intenção de ofender. Se entendeu assim, desculpe.
E é bom num contexto de conflitualidade de baixa intensidade, que é o cenário mais provavel no hemisfério sul.
O problema é que no hemisfério sul há poucos países mesmo.
Rui, mas nós estamos no Brasil. Não somos uma potência global ainda. Espero que um dia sejamos. Nossos cenários são esses. Para nossa realidade, ainda é possível fazer uma frente. Você não espera que tenhamos a capacidade de projeção de poder na Europa ou nos EUA, não é?
Eu jamais direi isso. Sua marinha não é uma marinha de merda. São excelentes profissionais. Estão com equipamentos defasados. Mas ao dizer que tens uma "marinha de merda", mostras que não conhece sua Marinha. Pior não dá valor a ela. Menos ainda eu diria isso, tenho o maior respeito e admiração pelos militares portugueses.
Eu eu também. Mas nós, assim como vocês temos uma realidade difícil. Temos que manter os pés no chão.
E daqui a 15 anos?
Rui, não precisa nem dizer. Tenho absoluta certeza de que - mais que todos nós - as nossas FFAA sabem disso. Daqui a 15 anos terão a força que for possível dentro da realidade. Estou certo que manterão sua capacidade.
Vinicius Pimenta
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Vinícius:
Quanto a termos uma Marinha de merda eu repito.
O que não se estende aos homens e mulheres que dão o seu máximo, com profissionalismo, brio, e esforço dignos do melhor.
Aliás, os nossos homens fazem milagres para garantir flexibilidade às imensas chamadas e solicitações com os poucos meios de que dispoem e fazem milagres ao manterem operacionais fragatas como as João Belo (as duas que restam manter-se-ão até 2008 no activo), ou as corvetas BdA e JC, ou ainda os Cacine.
Isso são milagres, de longecidade graças ao profissionalismo e espírito de desenrascanço que caracteriza o povo português.
Costuma-se dizer que "quem não tem cão caça com um gato".
Ora é iso que os nossos militares, da Marinha, da Força Aérea ou do Exércto estão a fazer.
Na Bósnia nós temos blindados dos anos 60 (os Chaimite).
Não é contra as pessoas que estou, mas à Instituição que é tão desprezada pelo poder político, e que a deixou cair no fundo dos mais fundos poços que é possível imaginar num contexto da NATO.
O que não se estende aos homens e mulheres que dão o seu máximo, com profissionalismo, brio, e esforço dignos do melhor.
Aliás, os nossos homens fazem milagres para garantir flexibilidade às imensas chamadas e solicitações com os poucos meios de que dispoem e fazem milagres ao manterem operacionais fragatas como as João Belo (as duas que restam manter-se-ão até 2008 no activo), ou as corvetas BdA e JC, ou ainda os Cacine.
Isso são milagres, de longecidade graças ao profissionalismo e espírito de desenrascanço que caracteriza o povo português.
Costuma-se dizer que "quem não tem cão caça com um gato".
Ora é iso que os nossos militares, da Marinha, da Força Aérea ou do Exércto estão a fazer.
Na Bósnia nós temos blindados dos anos 60 (os Chaimite).
Não é contra as pessoas que estou, mas à Instituição que é tão desprezada pelo poder político, e que a deixou cair no fundo dos mais fundos poços que é possível imaginar num contexto da NATO.
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Vinicius Pimenta escreveu:Pena que notícias boas geram repercusão bem menor. Se fosse notícia ruim, os urubus de plantão (não necessariamente do DB ) já estariam gritando. Já notícia boa...
Não sei se alguém parou para se dar conta da magnitude dessa operação. Gente, tem muita coisa ruim a ser feita, mas dá uma boa analisada nesse site e vejam com seus próprios olhos um pouco do que podemos fazer. Poderia ser melhor? Claro, sempre pode. Mas não deixa de ser um belo exercício.
Ha meu amigo, isto ai vc nao vai ver mesmo ! Se fosse uma notícia ruim este tópico ...........
Onze navios participam da Operação Leão II
O Almirante Aurélio é o comandante da Força Combinada 33, que tem quatro Grupos-Tarefa subordinados: a Força-Tarefa 33.1, que são os navios que vão participar do desembarque anfíbio; a Força-Tarefa 33.2, do Exército, que vai fazer um salto de pára-quedas para resgatar os nacionais do país fictício “Penta”, a Força-Tarefa 33.3, da Força Aérea Brasileira, que vai dar todo apoio aéreo na operação; e a Força-Tarefa 33.4, das operações especiais, que tem a função de intensificar as propagandas e as contra-propagandas de guerra. Nesta entrevista, ele explica qual é a participação da Força Combinada 33 na Operação Leão II:
Qual a importância da esquadra na operação?
A Operação Leão II consiste no resgate de nacionais do país “Penta” no país inimigo Gama, usando as três Forças Armadas brasileiras. A metade dessa missão será cumprida pela Marinha. Os fuzileiros navais, que estão embarcados nesta Esquadra, vão fazer o resgate da metade dos nacionais através de uma operação anfíbia em Itaoca, litoral do Espírito Santo, e a outra metade será resgatada pelo Exército brasileiro com apoio da Força Aérea Brasileira.
Quanto tempo de treinamento houve para essa operação?
A esquadra faz treinamentos no decorrer do ano inteiro. Em junho e julho deste ano fizemos uma operação, envolvendo apenas a Marinha, de desembarque anfíbio. O que aprendemos nesse treinamento nós estamos usando agora na Operação Leão II, que é mais complexa por envolver as três Forças Armadas.
Qual a importância do envolvimento das outras forças nessa operação?
Aumentar a comunicação, a troca de informações entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.
Quantos navios estão participando da Operação LeãoII?
São 11 navios no total. Cinco deles são o corpo principal, que têm como função levar fuzileiros, carros de combate e viaturas, quatro são de escolta, um navio-tanque e um rebocador.
Qual é a capacidade do navio Rio de Janeiro?
Ele pode transportar 1000 pessoas e diversas embarcações de desembarque. No momento tem 600 pessoas e três embarcações: uma de desembarque de carga geral (EDCG- Embarcação de Desembarque de Carga Geral), que tem cinco carros de combate M-113 (tanques) dos fuzileiros navais, e duas de desembarque de viaturas (EDVM- Embarcação de Desembarque de Viaturas e Material), uma está levando um caminhão e a outra está vaga para o uso na operação. Esse navio agüenta até 11.500 toneladas.
Qual a função do navio Rio de Janeiro?
Esse navio está atuando como Navio de Comando e Controle, ou seja, ele está servindo de elo entre o comando combinado em terra, exercido pelo Almirante Moura Neto (Comandante de Operações Navais), e eu que sou o Comandante da Força-Tarefa Combinada, que estou no mar.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- Cmdt :Tomy Frankys
- Intermediário
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Então só tenho a lamentar por você e por Portugal.
O Brasil não tem uma marinha de merda e não aceitaria que alguém - que seria ignorante sobre tudo que a MB é e representa - dissesse isso.
Vinicius Pimenta
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Em qualquer caso e após ter lido com atenção referenciãs e relatos sobre esses exercícios que envolveram as vossas FA's nos 3 ramos, com o apoio da MB, me parece que ainda estão num elevado grau de operacionalidade, apesar da idade dos equipamentos e dos constrangimentos financeiros.
Acho que estão de parabéns
Acho que estão de parabéns
Estava vendo o site da operação em busca de uma fotinha ou outra, mas acabei encontrando uma coleção absurdamente bacana de imagens de alta qualidade. A marinha dessa vez se superou. É uma foto mais bacana que a outra. Mas fiquei com dúvida sobre o que poderia ser o trambolho que aparece na foto:
Alguém tem alguma idéia???
Alguém tem alguma idéia???
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Acabei de ver um vídeo na página da operação mostrando a abicagem no Maia, e alí aparece o tal trambolho. É um caminhão dotado de um carretel gigante onde se enrola uma grande esteira metálica. O caminhão desde do navio e começa a desenrolar a tal esteira para que os próximos veículos a desenbarcar não atolem na areia mole. Bacana, não?
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato: