UMA ARMADA DESARMADA

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#16 Mensagem por REGATEANO » Ter Nov 08, 2005 11:18 am

PT, como assim as naves dos chilenos são melhores do que as Niteroi?
Voei agora!
Pelo que eu saiba o radar das Niteroi são mais avançados do que os da Classe L ou M, que podem ter maior alcance.
Como também o Trinity é melhor do que o Phalanx.
E o Aspide 2000 é superior ao Sparrow e mais manobravel do que o SM-1. Quanto ao alcance do último não discute.

O texto contém erros, mas em comparação a outros da impresa... você precisa ver (e sentir) a besteira que escrevem.

Abraços.

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#17 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 08, 2005 11:23 am

Seria um exercício interessante fazer uma comparação entre Type23, calsse L, classe M e Niteroi, e que as comparações se centrassem nas dimensões, deslocamento, mas principalmente nos radares, CIWS, peças de artilharia, mísseis e lançadores, etc.

Não me vou meter nisso.

Mas deixaria um aviso à navegação:

As classe M e L têm cerca de 15 anos.

As Niteroi, baseadas nas inglesas Amazon têm perto de 25 anos.

Imagem
pt
Sênior
Sênior
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#18 Mensagem por pt » Ter Nov 08, 2005 1:22 pm

Francisco Daniel:

Há um mar de diferença entre os radares embarcados numa Niteroi e os de uma fragata da classe Karel Doorman ou de uma Jacob Van Heemskerck.

O radar dedicado à pesquisa aérea LW08 tem um alcance de cerca de 250-260Km contra um alcance de aproximadamente 240-250Km do radar RAN-20S das Niterói. Até aqui, e em termos de radares tudo bem.
O problema seguinte, é que as fragatas chilenas, têm um radar chamado SMART-S 3D, com um alcance máximo de 115 - 120 Km. E esse radar, é, apenas e só, o melhor, ou segundo melhor do hemisfério sul, se contarmos com o TRS-3D16 que acho que equipa as "corvetas" da África do Sul.

Não creio que seja necessário explicar o que implica a existência de um radar que consegue determinar com extrema precisão a direcção de um alvo, a distância e a altitude a que ele se encontra.

Além disso, as Karel Doorman chilenas, têm lançadores verticais (vulgo VLS) Mk48, que lhes dão uma capacidade de lançamento de 16 misseis Sea-Sparrow.

Também gostaria de saber porque você acha que o Aspide é superior ao Sea-Sparrow?
É que o Aspide é a versão italiana do Sea Sparrow. É um irmão gemeo.
O SM1-MR, como já discutimos noutro tópico, é um missil de defesa de área, com maior alcance que o Sea-Sparrow/Aspide e que consegue chegar muito mais alto. As fragatas chilenas conseguem defender-se de dois tipos de ameaça, a marinha do Brasil não tem essa capacidade (por isso a falta de unidades como as Perry para colmatar essa brecha)

Afirmar coisas como a superioridade das Niteroi, não faz sentido, não é correcto do ponto de vista técnico e acima de tudo, só serve como argumento aqueles que acham que não é preciso adquirir nenhuma arma mais, porque o Brasil já tem as melhores de todas.

Realismo acima de tudo. A marinha brasileira detêm uma posição invejável, porque continua a ter uma capacidade numerica e meios que, agindo de forma coordenada podem ser utilizados de forma eficiente contra qualquer marinha do hemisfério sul.

Mas reconhecer os pontos fortes de um adversário, é absolutamente necessário.

Sobre a qualidade das fragatas holandesas, bastava ver só a choradeira do Rui Elias e do P44 quando elas foram para o Chile, para atestas que se trata de equipamentos de muito boa qualidade :mrgreen:

Cumprimentos

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2456 vezes

#19 Mensagem por P44 » Ter Nov 08, 2005 1:34 pm

Sobre a qualidade das fragatas holandesas, bastava ver só a choradeira do Rui Elias e do P44 quando elas foram para o Chile, para atestas que se trata de equipamentos de muito boa qualidade

:mrgreen: Finalmente alguém reconhece os meus conhecimentos na matéria e assina por baixo quando digo que ter OHP em vez de JvH é uma borrada de todo o tamanho :twisted: (venenoso!!!) 8-]

Triste sina ter nascido português 👎
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#20 Mensagem por REGATEANO » Ter Nov 08, 2005 1:38 pm

Se o Brasil tivesse as melhores armas nós iríamos conquistar o mundo... heheheh

E o ASPIDE 2000 tem alcance superior ao Sea Sparrow, 20 km salvo maior engano.

Agora ta ai uma coisa. O Alenia RAN-20S é 3D ou 2D? Acho que é 3D e portanto, superior ao SMART-S em alcance.

Mas estive olhando melhor, realmente é um belo navio, os chilecos deram sorte.

Abraços...

Quero meu TICO!!!

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#21 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 08, 2005 2:14 pm

Frabncisco:

Os chilenos nao tiveram sorte:

Apenas souberam aproveitar a oportunidade, e sem estados de alma nem pretenções faraónicas de construção local e repase de tecnologia, compraram o que puderem já, e assim se equiparam.

Um espírito prático.

PT:

Além disso, as Karel Doorman chilenas, têm lançadores verticais (vulgo VLS) Mk48, que lhes dão uma capacidade de lançamento de 16 misseis Sea-Sparrow.

Seria uma impossibilidade divina e proibida pelos Evangelhos que nas nossas VdG num up-grade que se lhes fizesse, fossem equipadas com isso? :?

Sobre a qualidade das fragatas holandesas, bastava ver só a choradeira do Rui Elias e do P44 quando elas foram para o Chile, para atestas que se trata de equipamentos de muito boa qualidade :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P44:
:mrgreen: Finalmente alguém reconhece os meus conhecimentos na matéria e assina por baixo quando digo que ter OHP em vez de JvH é uma borrada de todo o tamanho :twisted:

Não digas muito isso, porque de momento ao Brasil não resta grande alternativa senão contentar-se com umas OHP que os camones lhes queiram ceder.

Como a Portugal :roll:

É a nossa história trágico-marítima a ver ao de cima de novo [032]

Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#22 Mensagem por Einsamkeit » Ter Nov 08, 2005 2:16 pm

No Nosso caso é pior rui, nao é falta de verba, é falta de vergonha na cara mesmo.

E eu Estou planejando uma invasao a bremerton para roubarmos as duas Ticonderoga, ai podemos colocar o Tulio e o P-44 nos Mk-46 e Lançar aos Tubaroes.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por P44 » Ter Nov 08, 2005 2:23 pm

Oh Eins

Tu e que ARMADA?????? :mrgreen:

E tira o olho de nossas OHP :evil: :twisted:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#24 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 08, 2005 2:24 pm

Eins:

Se vais a Bremerton, vê lá se aproveitas e traz já as 2 OHP para Portugal :lol:

Se elas não pegarem, aluga dois rebocadores para as trazeres.

Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#25 Mensagem por Einsamkeit » Ter Nov 08, 2005 2:25 pm

Isso é segredo, e se ver as OHP de voces por la eu trato logo de lançar 4 harpoon em cada, isso nao é digno de portugal, vou mandar logo o Long Beach para voces.

:0) é um navio pequeno e de baixa manutençao.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
pt
Sênior
Sênior
Contato:

#26 Mensagem por pt » Ter Nov 08, 2005 2:27 pm

Por acaso, os dados que tenho dizem que o Sea-Sparrow pode atingir uma distância de até 55Km contra 21Km do Aspide-2000.

Mas a verdade é que qualquer dos dois misseis tem um alcance efectivo de aproximadamente 15Km. Aliás outra coisa não faria sentido, dado que se trata do mesmo missil, com o mesmo tipo de motor e o mesmo combustível.

Quanto ao radar, o radar das Niteroi é um radar de pesquisa aérea 2D e não 3D. Se fosse 3D, com um alcance superior a 200 Km teria capacidade quase idêntica ao SPY-1F :mrgreen:

Relativamente ao sistema CIWS, eu, pessoalmente tenho todas as dúvidas quanto à capacidade do sistema Trinity instalado nas Niterói. Ele é melhor que o que têm os argentinos, mas não é um sistema CIWS de saturação como o PHALANX ou o GOALKEEPER, nem mesmo como o MEROKA espanhol.

É demasiado lento para ameaças como os novos misseis anti-navio, que efectuam manobras de evasão antes do impacto.

O Trinity, como grande parte dos sistemas das Nitéroi, é uma solução de compromisso entre preço/beneficio. Essa solução de compromisso torna as Niterói ModFrag, numa classe extremamente equilibrada e util. Pelo seu número e tecnologia, são a mais poderosa classe de navios a operar no Atlântico Sul. Mas quando vistos separadamente, quem leva a palma é claramente a JvH, no que respeita a luta anti-aérea.

As Niteroi, têm no entanto capacidades muito boas, no que respeita à luta anti-submarina, e a operação de helicopteros como os Lynx, potencia essa capacidade.

Mas as vantagens das Niterói num campo, não escondem um problema. Elas não são, separadamente, os mais poderosos navios de guerra do continente, a partir do dia em que as fragaras holandesas passaram/rem para o Chile.

= = = =

P44:
a superioridade das JvH nunca esteve em causa. O que esteve em causa foi o preço.
Se já com as OHP é a novela mexicana que todos conhecemos, com as JvH transformava-se em novela venezuelana, cortada a meio por falta de audiência. (a.k.a. €€€)

Cumprimentos

Editado pela última vez por pt em Ter Nov 08, 2005 2:34 pm, em um total de 1 vez.
pt
Sênior
Sênior
Contato:

#27 Mensagem por pt » Ter Nov 08, 2005 2:32 pm

Seria uma impossibilidade divina e proibida pelos Evangelhos que nas nossas VdG num up-grade que se lhes fizesse, fossem equipadas com isso?

É perfeitamente possivel colocar um VLS do tipo Mk48 nas Vasco da Gama, como têm as fragatas da Grécia.
As Meko australianas têm o Mk41, com maior capacidade, e possibilidade para ESSM (O Mk48 é para o Sea-Sparrow).

No entanto, eu daria prioridade a sistemas que permitissem efectuar a transferência para o missil ESSM. Pode-se manter o actual lançador, mas o ideal seria naturalmente um VLS, e o Mk42 sería o mais lógico.

Cumprimentos

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#28 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 08, 2005 2:35 pm

Ou seja:

O Chile tem, ou terá a qualidade e o Brasil tem a quantidade.

O problema é quando daqui a 3 anos o Chile tiver 7 fragatas 2 L +2 M +3 Type23) e o Brasil tiver apenas as 6 Niteroi.

Porque nestas contas eu não costumo contar com a Type22 e com as velhas Pará.

E como eu digo sempre:

A quantidade é um factor em si mesmo, que não deve ser inteiramente desprezado.

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por P44 » Ter Nov 08, 2005 2:39 pm

PT,

Depois de saber que a RTP vai "mamar" com mais de 200 milhões de Euros, acredito que SE HOUVESSE VONTADE, tb haveria dinheiro para as JvH :roll: :wink:

Oh Eins,

O Long Beach já foi desmantelado á muito, mas não te preocupes 8-] , vou mandar-te uma Trirreme Fenicia... :mrgreen:

Daqui a bocado começa o concurso "minha Armada é PIOR que a tua!" :lol: :lol: :twisted: :P

P44
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por P44 » Ter Nov 08, 2005 2:42 pm

O problema é quando daqui a 3 anos o Chile tiver 7 fragatas 2 L +2 M +3 Type23

8-] Esqueceste-te da Type 22 "Alm Williams"

São 8 fragatas no total:

1 Type 22
2 L