F-310: Provas de Mar AEGIS Spy-1F
Moderador: Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Colegas:
Na vossa opinião fará sentido num navio com AEGIS estar equipado com CIWS?
Mal não faz, porque quanto mais os sistemas de defesa, melhor, mas não será um pouco redundante?
No caso do USS Lassen (classe Arleigh Burke):
Armamento: 1 x FMC 127mm Mk 45 Mod 1 o 2; 2 x GE GD 20mm. Vulcan Phalanx Mk 15
Mísseis: 56 x GDC/Hughes Tomahawk; 8 x McDonell Douglas Harpoon em dois lançadores quádruplos; Evolved Sea Sparrow; Honeywell ASROC
No caso da Alm. Juan de Borbón: (classe Alvaro de Bazán):
Armamento: 1 x 127mm/54 Mk 45 Mod. 2. 2 x 20mm/120.
Mísseis: SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon. SAM: 32 x Standard SM-2 Block IV e 64 x RIM-7PTC Evolved Sea Sparrow, com 48 lançadores verticais Mk 41.
No caso da portuguesa NRP Vasco da Gama:
Armamento: 1 x 100mm/55 Model 1968 CADAM; 1 x 20mm Mk15 Phalanx CIWS; 2 x 20mm/70 Oerlikon Mk4.
Mísseis SSM: 8 x RGM-84C Harpoon; SAM: 1 lançador x Mk 29 ( 8 mísseis x RIM-7M Sea Sparrow ).
Finalmente no caso da F-80 Santa Maria (OHP espanhola):
Armamento: 1 x OTO Melara 76mm/62. 1 x CIWS FABA 20mm/120 Meroka Mod 2A3; 2 x MG Browning 12,7mm
Misiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon; SAM: 32 x GDC Pomona Standard SM-1MR. 1 lanzador Mk 13 mod 4 para los SSM y SAM.
Conclusão:
Tirado as AEGIS americanas, parece que as AEGIS europeias não têm para já sistemas CIWS.
Este sistema parece aplicar-se aos navios sem AEGIS, mais orientados para ASW, e assim oferecer um bom sistema de defesa de última linha contra um eventual ataque.
Mal não faz, porque quanto mais os sistemas de defesa, melhor, mas não será um pouco redundante?
No caso do USS Lassen (classe Arleigh Burke):
Armamento: 1 x FMC 127mm Mk 45 Mod 1 o 2; 2 x GE GD 20mm. Vulcan Phalanx Mk 15
Mísseis: 56 x GDC/Hughes Tomahawk; 8 x McDonell Douglas Harpoon em dois lançadores quádruplos; Evolved Sea Sparrow; Honeywell ASROC
No caso da Alm. Juan de Borbón: (classe Alvaro de Bazán):
Armamento: 1 x 127mm/54 Mk 45 Mod. 2. 2 x 20mm/120.
Mísseis: SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon. SAM: 32 x Standard SM-2 Block IV e 64 x RIM-7PTC Evolved Sea Sparrow, com 48 lançadores verticais Mk 41.
No caso da portuguesa NRP Vasco da Gama:
Armamento: 1 x 100mm/55 Model 1968 CADAM; 1 x 20mm Mk15 Phalanx CIWS; 2 x 20mm/70 Oerlikon Mk4.
Mísseis SSM: 8 x RGM-84C Harpoon; SAM: 1 lançador x Mk 29 ( 8 mísseis x RIM-7M Sea Sparrow ).
Finalmente no caso da F-80 Santa Maria (OHP espanhola):
Armamento: 1 x OTO Melara 76mm/62. 1 x CIWS FABA 20mm/120 Meroka Mod 2A3; 2 x MG Browning 12,7mm
Misiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon; SAM: 32 x GDC Pomona Standard SM-1MR. 1 lanzador Mk 13 mod 4 para los SSM y SAM.
Conclusão:
Tirado as AEGIS americanas, parece que as AEGIS europeias não têm para já sistemas CIWS.
Este sistema parece aplicar-se aos navios sem AEGIS, mais orientados para ASW, e assim oferecer um bom sistema de defesa de última linha contra um eventual ataque.
-
- Sênior
Rui Elias Maltez escreveu:Colegas:
Porquê, Rui?
O que tem o Aegis, que é um sistema integrado de comando e controlo (AAW, ASuW e ASW), a ver ou não com a montagem de um CIWS Phalanx ou outro ou um sistema RAM que também é um CIWS? Não entendo a sua observação. Redundante porquê? Pode explicar melhor o que quer dizer?
Rui Elias Maltez escreveu:Conclusão:
Este sistema parece aplicar-se aos navios sem AEGIS, mais orientados para ASW, e assim oferecer um bom sistema de defesa de última linha contra um eventual ataque
Errado Rui. As holandesas têm 2/Goalkeeper e as alemãs 2/RAM. O sistema CIWS não tem nada a ver com o Aegis. É o mesmo que afirmar que um navio sem Aegis não pode ter o míssil SM-2. O CIWS, como o nome indica, é um sistema de autodefesa aproximado (Close), é o último sistema de defesa contra mísseis, quando todos os outros falharam. Se o CIWS também falhar, adeus navio.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
JLRC:
A meu ver porque exactamente se o AEGIS permite defender, e bem o navio, pode ser redundante um CIWS, já que é suposto que o AEGIS proteja o navio de um ataque, mesmo que este seja de saturação.
Se num AEGIS tiver que ser utilizado no últmo segundo o CIWS ou um RAM, é porque o AEGIS falhou, o que não seria suposto.
Por isso, e porque tirando ao países mais ricos que têm os dois sistemas na mesma plataforma, é que coloquei esta questão.
Eu tenho essa opinião, mas foi por isso que a coloquei aqui:
Para saber da vossa opinião.
Posso se eu a estar errado na análise.
A meu ver porque exactamente se o AEGIS permite defender, e bem o navio, pode ser redundante um CIWS, já que é suposto que o AEGIS proteja o navio de um ataque, mesmo que este seja de saturação.
Se num AEGIS tiver que ser utilizado no últmo segundo o CIWS ou um RAM, é porque o AEGIS falhou, o que não seria suposto.
Por isso, e porque tirando ao países mais ricos que têm os dois sistemas na mesma plataforma, é que coloquei esta questão.
Eu tenho essa opinião, mas foi por isso que a coloquei aqui:
Para saber da vossa opinião.
-
- Sênior
Rui Elias Maltez escreveu:
E está. Rui, não há sistemas infaliveis. Um Aegis pode falhar, ou podem-se esgotar os mísseis, o Aegis pode avariar (é um sistema electrónico), etc. Podem acontecer muitas coisas e um sistema a mais é sempre bem vindo. Os alemães, por exemplo, nos últimos projectos Meko (Meko X, Meko D), duplicam os sistemas de radar. Se reparar existem antenas planas à vante e à ré, podendo operarem independentes uma das outras, para em caso de um míssil anti-radar ou anti-navio tornar inop um sistema, haver outro que o substitua.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
OK, JLRC
Mas repare na pergunta que coloquei e como a formulei:
Quanto ao redundante, eu acho que é, porque duplica, embora recoheça, após ler o que você esreveu, que a redundância e a duplicação dão capacidade acrescida de defesa numa plataforma.
Nesse caso, será que futuramente as F-100 possam ser dotadas de CIWS (o Meroka, por exemplo)?
Mas repare na pergunta que coloquei e como a formulei:
Quanto ao redundante, eu acho que é, porque duplica, embora recoheça, após ler o que você esreveu, que a redundância e a duplicação dão capacidade acrescida de defesa numa plataforma.
Nesse caso, será que futuramente as F-100 possam ser dotadas de CIWS (o Meroka, por exemplo)?
-
- Sênior
Rui Elias Maltez escreveu:Nesse caso, será que futuramente as F-100 possam ser dotadas de CIWS (o Meroka, por exemplo)?
Eu julgo que as F-100 têm um sistema Meroka 2B. Se não o têm julgo que o irão ter futuramente.
Mas o malvado do galego vendido aos pérfidos castelhanos, de alcunha Ferrol, é que nos poderá elucidar.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Agora uma eterna duvida, GAU-8 ou RAM?
Porque o Gau-8 é nitidamente melhor que o Phalanx, e ja nao sei muito sobre o Meroka.
Porque o Gau-8 é nitidamente melhor que o Phalanx, e ja nao sei muito sobre o Meroka.
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
-
- Sênior
Einsamkeit escreveu:Agora uma eterna duvida, GAU-8 ou RAM?
E porque não os 2?
Quanto aos CIWS, li algures que num teste feito nos EUA, o melhor foi o Goalkeeper, seguido do Phalanx e do Meroka. O Goalkeeper só não foi considerado o melhor, porque embora tenha sido o que demonstrou melhor desempenho, com cerca de 100% de acerto no alvo, houve estilhaços de um dos alvos que atingiu a plataforma onde estava o Goalkeeper. O maior problema do Goalkeeper é que é holandês e não norte-americano. Quanto ao Meroka, está digamos, um pouco abixo do desempenho dos outros. Talvez por isso ainda não tenha sido montado nas F-100.
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
o Problema é o custo, mais ter Goalkeeper + Ram é altamente desejavel.
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- ferrol
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Nas F-100 fálase de colocar RAM, non Meroka.
Deica onde chego, nunca se plantexou a disxuntiva Meroka/Phalanx, posto que o Meroka cumpre mellor que os primeiros blocks de Phalanx, que eran os que había na época de construcción das Baleares-knox e primeiras Santa María-OHP. Nas F-80 seguiráse co Meroka, porque para ameazas HAS parece máis eficaz que o caro RAM.
Saúdos.
Deica onde chego, nunca se plantexou a disxuntiva Meroka/Phalanx, posto que o Meroka cumpre mellor que os primeiros blocks de Phalanx, que eran os que había na época de construcción das Baleares-knox e primeiras Santa María-OHP. Nas F-80 seguiráse co Meroka, porque para ameazas HAS parece máis eficaz que o caro RAM.
Saúdos.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Ferrol:
E há previsão de tempo para essa instalação de RAM nas Alvaro e Bazán?
E há previsão de tempo para essa instalação de RAM nas Alvaro e Bazán?