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Enviado: Dom Fev 18, 2007 12:27 pm
por PRick
Esta Classe nada mais é que uma modificação da Classe Lafayette, como a Classe de FFG´s da Arabia Saudita.
Em outro tópico aqui, este assunto já havia sido abordado até pelo Walther e por mim. Não sei aonde está a novidade. Os franceses passearam pelo mundo inteiro oferecendo o mesmo trabalho de projeto ou reprojeto, como fizeram na MB. Falaram que eles estavam combrando muito caro pelo serviço.
[ ]´s
Enviado: Seg Fev 19, 2007 10:06 am
por Rui Elias Maltez
A. Belaldi
Colocaria mais um Oto Super Rapid 76mm sobre o Hangar para ficar com CIWS de 360º
Mas uma peça de artilharia de 76 mm não é um CIWS, e não pode ser instalada levemente em qualuer lado.
O navio tem que ser desenhado estruturalamente para receber uma peça de 76mm ou de mais.
Colocaria mais um Oto Super Rapid 76mm sobre o Hangar para ficar com CIWS de 360º
Prick:Esta Classe nada mais é que uma modificação da Classe Lafayette, como a Classe de FFG´s da Arabia Saudita.
Mas a grande vantagem desta plataforma é que tem espaço para ser expandida em termos de sistemas de armas.
Se as
La Fayette francesas são sub-armadas para o tamanho do naivio, as de Taiwan ou as árabes já são melhor armadas, e estas
Formidable, de Singapura estão ao melhor nível de uma fragata multi-ussos sem
Arrays.
Ou seja, a plataforma dá para tudo.
Talvwez pior isso tenha tido boa colocação os mercados internacionais.
Enviado: Seg Fev 19, 2007 2:31 pm
por A.K. for T-7
Rui,
O 76mm da Oto pode ser sim usado com CIWS e te recomendo o artigo do site do Prick sobre ele.
Tenho também um PDF da Bofors explicando as vantagens do SAK 57mm sobre o Trinity 40mm, ambos do mesmo fabricante, tendo em vista as futuras ameaças de mísseis supersônicos. Basicamente o motivo da adoção dos grandes calibres com espoleta de proximidade é que os mísseis grandes tem uma enorme estrutura eletrônica e metálica antes da ogiva, que num engajamento frontal, que é o mais comum neste cenário de defesa, deve ser perfurada pelo projétil, o qual deve, depois disso, ainda reter energia para perfurar e detonar a ogiva (praticamente impossível). Os mísseis supersônicos, por sua vez, tem o nariz extremamente afilado e feito por material muito resistente para permitir o deslocamento em altas velocidades, o que faz com que projéteis perfurantes tenham um enorme índice de ricochetes no engajamento frontal. Os mísseis grandes E supersônicos acumulam estas duas variantes que dificultam o trabalho dos CIWS como o Phalanx e o Goalkeeper. Se você considerar que o cone frontal das ogivas dos mísseis anti-navio modernos é feito de tungstênio, para permitir que a ogiva perfure o casco de aço dos navios e detone no interior destes, daí que a tarefa de perfurar a ogiva pelo arco frontal fica praticamente impossível.
Por isso os canhões com munição explosiva/fragmetação e com espoleta de proximidade: o projétil detona ao emparelhar com o míssil, lançando os projéteis (fragmentação) na lateral do alvo, daí só precisa perfurar a fina camada de alumínio do corpo do míssil e já está na ogiva, dessa forma não tem que atravessar mais de 1/3 do corpo do míssil para atingir a ogiva, perfurar o nariz reforçado ou atravessar a porção de tungstênio da ogiva perfurante. Sem contar que a energia da arrebentação de uma granada de 76mm a 2 ou 3 metros de distância é suficiente para "partir no meio" qualquer míssil... E se considerarmos o uso de munição guiada "Davide" da Otomelara (em desenvolvimento) aí sim que fica um P* sistema CIWS !!! Com essa munição o Oto 76mm se transforma num tipo de "lançador de mini-Aspide", lançando dois destes "mini-mísseis" guiados por radar semi-ativo a cada segundo (120 tpm). Num engajamento de 3 segundos são seis projéteis guiados voando contra o alvo...
E não é à toa que a US Navy escolheu o Bofors SAK 57mm, feito sob licença por lá e designado como MK.110, como o seu novo CIWS, a ser instalado já no DDG 1000 Zumwalt, a tendêcia parece ser esta.
Já quanto a instalação, a idéia é adaptar o projeto da Fearless às nossas necessidades... se for o caso, aumente o peso na frente para balancear o CIWS de popa colocando mais VLS para o Umkhonto-R, alonge a proa, reforce o teto do hangar, sei lá... Não sou engenheiro naval !!! Só sei que colocar um canhão de 8 ton (municiado) num navio que pesa 3.200 ton não deve ser lá muito difícil...
Enviado: Seg Fev 19, 2007 2:38 pm
por PRick
Rui Elias Maltez escreveu:A. BelaldiColocaria mais um Oto Super Rapid 76mm sobre o Hangar para ficar com CIWS de 360º
Mas uma peça de artilharia de 76 mm não é um CIWS, e não pode ser instalada levemente em qualuer lado.
O navio tem que ser desenhado estruturalamente para receber uma peça de 76mm ou de mais.
Colocaria mais um Oto Super Rapid 76mm sobre o Hangar para ficar com CIWS de 360º
Prick:Esta Classe nada mais é que uma modificação da Classe Lafayette, como a Classe de FFG´s da Arabia Saudita.
Mas a grande vantagem desta plataforma é que tem espaço para ser expandida em termos de sistemas de armas.
Se as
La Fayette francesas são sub-armadas para o tamanho do naivio, as de Taiwan ou as árabes já são melhor armadas, e estas
Formidable, de Singapura estão ao melhor nível de uma fragata multi-ussos sem
Arrays.
Ou seja, a plataforma dá para tudo.
Talvwez pior isso tenha tido boa colocação os mercados internacionais.
Sim, a Lafayette é uma construção modular, como as Mekos, os dois conceitos estão sendo muito bem sucedidos, e um dos motivos é a flexibilidades deles, gosto muito tanto da Lafayettes como das Mekos. Agora, como plataformas, já os sistemas de armas, nem sempre as escolhas dos operadores são muito felizes.
[ ]´s
Enviado: Ter Mai 08, 2007 2:02 pm
por Pedro Gilberto
Fazendo um "up" no tópico com o link postado pelo Strider:
http://navalpowercb.blogspot.com/2006/06/classe-formidable-as-modernas-fragatas.html
Só aproveitando um comentário do referido tópico,
Rui Elias Maltez escreveu:Trata-se de uma plataforma muito vendável e que pode integrar os sistemas de armas que o comprador quiser, o que faz oscilar muito os preços do producto final.
Por isso tem tido colocação em diversos países no mundo e é sempre uma opção em aberto para qualquer país que que queira renovar a sua frota.
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10047
Rui,
acredita que os franceses iriam liberar a integração do ESSM nessas plataformas?
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10047
[]´s
Enviado: Ter Mai 08, 2007 3:37 pm
por AMX
Há uns 6 ou 7 anos já se falava nessa acessoria francesa na nova classe de fragatas. Ainda guardo um recorte de jornal que informa as carcterísticas dos navios. Vou postar essas informações mais tarde...
Enviado: Qua Mai 09, 2007 9:12 pm
por AMX
Como prometido, aí vai parte da matéria, publicada no Correio Braziliense de 21 de novembro de 1999.
"Os detalhes do projeto, voltado para o mercado latino-americano, ainda não estão prontos, mas o barco (que se for completado, será a maior embracação de combate construída no país) terá cerca da 150 metros de comprimento e delocará perto de 5 mil toneladas.
Seus sistemas de armas inculirão mísseis anti-aéreos de defesa de área, capazes de atingir aviões e mísseis de cruzeiro a 50 quilômetros de distância, mísseis mar-mar de nova gerção, desenvolvidos a partir do Exocet francês, helicópteros e mísseis anti-submarinos e canhões de 40mm e 115 mm."
A matéria também informa que a fragata será derivada da classe La Fayette.
Nehuma novidade na matéria, postei-a mais porque demonstra que a definição acerca da nova classe de fragatas da Marinha é quase tão longeva quanto a do FX.
Enviado: Qui Mai 10, 2007 7:18 am
por P44
camaradas,
do tópico da Marinha de Singapura, já que este é mais especifico
RSS Formidable at its commissioning today.Republic of Singapore Navy Turns 40 and Commissions its First Frigate RSS FormidablePosted: 05 May 2007, 1000 hours (Time is GMT +8 hours)
The Republic of Singapore Navy (RSN) turns 40 today. In conjunction with the 40th anniversary celebration, the RSN commissioned its first Formidable-Class Stealth Frigate, RSS Formidable, at Changi Naval Base (CNB). Minister for Defence, Mr Teo Chee Hean, officiated at the commissioning ceremony of RSS Formidable.
From its humble beginnings 40 years ago, the RSN has grown to become a balanced Navy with multi-dimensional capabilities: one that is able to meet the demands posed by the widening spectrum of operations, particularly in the areas of Maritime Security and Operations Other Than War. Through the years, the RSN mission has remained unchanged - to ensure the seaward defence of Singapore and to safeguard its sea lines of communication.
The commissioning of RSS Formidable marked a major milestone in the RSN's transformation. The frigates will form the vanguard of the Navy’s capabilities and will be a key node in the Integrated Knowledge-based Command and Control (IKC2) network of the Third Generation SAF. Through advanced combat systems and weaponry, the frigates will increase the RSN's and the SAF's battlespace awareness and enhance the Navy's anti-air, anti-surface and anti-submarine warfare capabilities.
The RSN also launched its 40th Anniversary commemorative book entitled "Onwards and Upwards -- Celebrating 40 years of the Navy" which was signed by the Chief of Navy, Rear-Admiral Ronnie Tay as well as all past Navy Chiefs, including the Minister for Defence, who were present at the ceremony. The book highlights the growth and achievements of the RSN over the last 40 years from its humble beginnings to where it is today. It also touches on the planned future developments of the Navy, and the aspirations of its people.
http://www.mindef.gov.sg/imindef/news_a ... 07_nr.html_________________________
En essais avec un équipage de la Navfco, le Formidable est une frégate à missions multiples. Du programme Delta, elle est dérivée du type La Fayette françaisRSS Formidable, première frégate pour la Marine de Singapour
Construite par la DCN Lorient, lancée le 7 janvier 2004, le RSS Formidable, première frégate d'une série de six destinée à la Marine de Singapour est arrivée à Brest vendredi après-midi au port militaire. Amarrée a l'appontement pétrolier, elle va notamment faire des essais de ravitaillement en carburant avant de reprendre la mer aujourd'hui. Après une série d'essais à la mer, la frégate devrait arriver à Singapour au cours du 2e trimestre 2005. Appartenant au programme Delta, dérivé du type La Fayette français, les six frégates dont le contrat a été attribué à la DCN en mars 2002, font l'objet d'un transfert de technologie. La première frégate est construite en France, les cinq suivantes sont construites à Jurong par Singapour Technologies Marine.
De formes furtives, elles remplaceront d'ici 2009 les six patrouilleurs de type Sea Wolf. Longue de 120 mètres, déplaçant 3 700 tonnes pleine charge, le RSS Formidable sera notamment équipé de missiles à décollage vertical Aster (antimissile), ainsi que du missile anti navire de surface à surface Harpon de Boeing. Elle pourra également mettre en oeuvre un hélicoptère. Un niveau élevé d'automatisation et du système intégré de combat permettra d'avoir un équipage réduit de 80 marins.
Les cinq autres frégates porteront les noms de : Intrépide, Immuablement, Tenacious, Vigoureux, Suprême.
http://www.ouestbateaux.com/scripts/con ... 8&IdThe=51
Enviado: Qui Mai 10, 2007 8:13 am
por Luiz Padilha
Amigos, se a Mb já fechou com os franceses o Vigilant 400 ou NaPa 500BR Plus, pode ser questão de tempo e grana, para podermos decidir qual será a nossa nova classe de fragatas(Escoltas).
Ouvi que as rampas do Arsenal deverão estar liberadas para a construção, só faltando decidir quem será e quando se iniciará.
Vai ser otimista assim lá longe!
Mas eu sou!
Enviado: Qui Mai 10, 2007 9:05 am
por Matheus
Umas 6 Formidable em conjunto com as 6 Niterói e com a Barroso ficaria legal...depois a substituição destes por mais umas 6. Todas equipadas com S. Hawk...tem gente que iria dar pulinhos de raiva....
Enviado: Sáb Mai 12, 2007 10:38 am
por frneto2004
Só lembrando que a algum tempo eu defendi a compra de 15 fragatas baseadas na Classe Formidable com apaenas algumas alterações chamada Classe Santos, para substituir todas as nossas escoltas.
Vou relembrar o post Aqui.
A Primeira Unidade Substituida pela F50 Santos seria o cntra-torpedeiro D27 Pará.
As Unidades Seriam de F50 à F65 e comessariam a ser incorporadas em 2014 com a ultima incorporada em 2025, com um custo de U$ 300 mlhões e com um contrato com as caracteristicas de participação da industria nacional smilar ao contrato de singapura.
Características Classe Santos:
Tipo: Fragata multimissão.
Tripulação: 95 tripulantes.
Data do comissionamento: 2019
Deslocamento: 4720 toneladas (totalmente carregado).
Comprimento: 133 mts.
Boca: 17 mts.
Propulsão: 4 motores a diesel com uma potência de 21000 Hp.
Velocidade máxima: 50 km/h.
Alcance: 14000 km.
Sensores: Radar de busca aérea e de superfície: Thales Rerakles com 250 Km de alcance. Sonar EDO M 980 ALOFTS
Armamento:
AAW: 4 lançadores de 8 celulas Sylver A-43 para mísseis Áster 15;
SSM: 2 lançadores quádruplos para MBDA MM-40 Exocet Block III, 1 canhão OTO Melara 76 mm/62.
ASW: 2 lançadores triplos para torpedos Mk 46 (ultima versão desse Torpedo Americano).
Aeronaves: helicóptero Sikorsky S-70B Seahawk na versão multifuncional AH-12 do Esquadrão HA-1.
O AH-12
Proposta para 2015-2020: 21 S-70B SeaHawnk baseado nos “HH-60H” (U$ 32 Milhões a Unidade), designado AH-12 já que a doutrina geral de operação de helicópteros embarcados pede 1,5 aeronaves para cada escolta. O AH-12 da Marinha Brasileira será preparado para operar nas seguintes missões: SAR, apoio logístico e VERTREP, busca e salvamento de combate (CSAR), guerra de minas orgânico, operações especiais. transporte tático de Tropas e Evacuação Aeromédica. Será armado com o MBDA AM39 Exocet, torpedos MK 46 e MK 50 e metralhadora 7,62mm. O valor da compra seria de U$ 945 milhões (Sendo U$ 672 milhões nos helicópteros e U$ 273 milhões em armas, equipamentos extras e ferramental) com cada Unidade Custando então cerca de U$ 45 milhões incluindo peças de reposição e armas. Esse contrato seria o chamado Bloco 4, com a 1° primeira aeronave sendo entregue em 2015, com mais 2 em 2016 e 3 em 2017 e as demais sendo entregues em lotes de 5 em 2018 e 2019 e 2020.
AH-12
FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Tripulação: 2 Pilotos . (2 Atiradores Laterais/Chefes de Cabine).
Passageiros/Capacidade: 8 passageiros ou carga de 2.700 kg
Velocidade máxima: 233 km/h
Raio de ação/ alcance: 380 milhas náuticas.
DIMENSÕES
Comprimento: 19,76 m
Diâmetro do Rotor: 16,35 m
Altura: 5,18 m
Peso vazio: 6.181kg
Peso Máximo de Decolagem: 9.926kg
Motor : 2 motores turboeixo General Electric T700-GE-401C de 1260-kW, cada um provendo 1.662 SHP
ARMAMENTO: Capacidade de utilizar 2 metralhadoras M-60, M-240, GAU-16, GAU-17, MBDA AM39 Exocet, torpedos MK 46 e MK 50.