Página 2 de 13
Enviado: Seg Out 03, 2005 8:22 am
por Rui Elias Maltez
Por mim, agradeço.
Se estivessemos à espera que as televisões e nomeadamente a RTP de serviço público mostrassem os NPO's, poderiamos esperar bem sentados, e até adormecer.
Obrigado, J. SottoMayor
Enviado: Ter Out 04, 2005 11:17 am
por P44
Por curiosidade, um tipo de OPV que vai ser construido para o CHILE
ASMAR: Technology and Safety
The Talcahuano-based ASMAR plant
will build two Maritime Zone Patrol vessels for the Navy. These ships will enable Chile’s maritime authority to exercise a more efficient control over the nation’s Exclusive Economic Zone.
ASMAR- The Navy Shipbuilding and Ship Repair Company is an autonomous state-owned corporation that mainly provides maintenance, repair, modernization and construction services to the Chilean Navy, and to the Chilean and international shipping community as a whole. ASMAR is currently preparing its personnel and installations at its Talcahuano plant for the construction of the Navy’s future Maritime Zone Patrol vessels. Since it first began, ASMAR has constantly kept upto date to ensure that at all times it meets the requirements of the Navy, the Merchant and Fishing fleets, both Chilean and foreign, which seek to upgrade their ships with larger vessels using modern technologies.
fonte:http://www.armada.cl/p4_ingles/site/artic/20050706/pags/20050706112321.html
Enviado: Ter Out 04, 2005 11:20 am
por Rui Elias Maltez
É um conceito de navio algo próximo dos nosso NPO's embora com linhas mais modernas.
Há dimensões do navio?
Enviado: Ter Out 04, 2005 11:28 am
por P44
Parece ser maior, mas não encontrei dados sobre as caracteristicas.
O Degan é capaz de saber
Enviado: Ter Out 04, 2005 11:33 am
por Rui Elias Maltez
A proa é avantajada, parece ter espaço para alogamento para pelo menos 50 homens e a peça será no mínimo uma de 76 mm, a julgar pelo desenho.
Penso eu de que
Enviado: Ter Out 04, 2005 12:15 pm
por P44
...
Enviado: Ter Out 04, 2005 12:22 pm
por Rui Elias Maltez
É uma pena ver essa plataforma com um plano para seram tão pouco armadas.
Enviado: Ter Out 04, 2005 2:18 pm
por Einsamkeit
Rui, so nao entendi porquer armar as de Combate a Poluiçao, vao atirar no Petroleo? o Espaço do canhao nao poderia ser usado para outra coisa?
Agora esses seus NPO,s Estao lindos parabens, realmente estao Sub-Armados, Mais ate que para sua Funçao estao bem, sabe qual é a versao do Canhao 40mm? ele pode Funcionar como CIWS?
Enviado: Ter Out 04, 2005 2:21 pm
por JNSA
Einsamkeit escreveu:Rui, so nao entendi porquer armar as de Combate a Poluiçao, vao atirar no Petroleo? o Espaço do canhao nao poderia ser usado para outra coisa?
Agora esses seus NPO,s Estao lindos parabens, realmente estao Sub-Armados, Mais ate que para sua Funçao estao bem, sabe qual é a versao do Canhao 40mm? ele pode Funcionar como CIWS?
Einsamkeit, os NCP são armados porque na maior parte do tempo (esperemos que sempre...
) vão realizar as mesmas missões que os restantes NPO.
Quanto ao armamento, em princípio será uma peça Bofors de 40mm. Ainda não se sabe se serão novas ou usadas (retiradas de outros navios abatidos ao serviço), mas provavelmente não vão ter directores de tiro sofisticados, portanto a sua utilidade como CIWS é nula, ou quase...
Enviado: Ter Out 04, 2005 2:24 pm
por Einsamkeit
Mais quando os 10 Estiverem a Flutuar, portugal tem dinheiro para manter todos no mar, ou vai ficar igual aqui que os Navios decoram o Cais?
Enviado: Ter Out 04, 2005 2:31 pm
por JNSA
Einsamkeit escreveu:Mais quando os 10 Estiverem a Flutuar, portugal tem dinheiro para manter todos no mar, ou vai ficar igual aqui que os Navios decoram o Cais?
Se exceptuarmos um curto período há uns anos atrás em que, devido aos custos das missões de manutenção de paz e ao combate ao défice, as verbas da Marinha eram tão baixas que obrigaram quase todos os navios a ficar na doca, normalmente não há grandes problemas em manter as plataformas a navegar, desde que estejam em condições de segurança para tal.
Mas dúvido muito que, com os ciclos de manutenção e treino, seja necessário ou desejável ter os 10 NCP/NPO no mar ao mesmo tempo.
Enviado: Ter Out 04, 2005 2:34 pm
por Einsamkeit
Mais perguntas, vou falar tudo de uma vez para nao ficar encomodando,
1. o amigo sabe se todas vao ficar baseadas em Lisboa ou algumas irao para os Açores ou Madeira?
2. Qual sera a eletronica embarcada?
Enviado: Ter Out 04, 2005 2:44 pm
por JNSA
Não incomoda nada, Einsamkeit...
Quanto à primeira pergunta, em princípio, estes navios serão baseados em Lisboa. Conforme as necessidades serão atribuídos navios à Madeira e Açores, mas estes ficarão aí apenas em rotação até serem substituídos (o período de rotação pode variar), retornando ao Alfeite para manutenção cíclica. Pelo menos, creio que é este o sistema actualmente utilizado para as corvetas, mas talvez algum dos outros colegas possa confirmar.
Quanto à segunda pergunta, não sou a pessoa indicada para lhe responder, porque sinceramente desconheço os diversos sensores e radares que serão embarcados. No site dos estaleiros de Viana do Castelo, apenas vem uma descrição sumária:
Sistemas de comando e controlo
* Sistema integrador de informação
* Sistema integrado de gestão de plataforma
* Sistema integrado de navegação
* Sistema integrado de comunicações
MF/HF/VHF/UHF, incluindo terminal satélite
INMARSAT, equipamentos GMDSS e acesso ao SIFICAP
http://www.envc.pt/
Enviado: Ter Out 04, 2005 3:15 pm
por Degan
Hola Amigos,
Su NPO se ve muy interesante, ¿saben ustedes si compitieron en el concurso por las OPV de Chile?.
Los OPV, son barcos eminentemente policiales, de patrullaje, control de soberanía y de apoyo a las operaciones civiles en alta mar, no se justifica por costos armarlas demasiado, eso haría que su operación fuera muy cara y sin una buena justificación. Otra cosa es que la plataforma pueda ser mas letalizada si fuera necesario.
Las OPV que fabricará Chile son de diseño alemán (Fassmer) y el próximo año comienzan a fabricarse las dos primeras. Al parecer el plan es seguir con 2 más después del 2008 para terminar con otras 2 más pero en una versión mas armada para sustituir las lanchas misileras.
Main Dimensions
Length over all: 80,60 m
Beam moulded: 13,00 m
Draught: 3,80 m
Displacement: 1.850 t
Performance
Speed: ca 21 knots
Range: 8.600 nm at 12.0 knots
Propulsión
Main Engines: 2 x Wärtsilä 12 V 26, 2 x 4.080 KW at 1.000 UpM
Propeller: 2 controllallable pitch propellers
Bow Thruster: 2 x 200 kW
Special Features
Anti rolling tank, Helicopter platform, Deck crane SWL 4 t at 10 m, Two service boats (RIB's) under single point davits with wave compensation, Water ballast 250 m³, Modular platform concept for simple integration of different combat systems, x-shaped hull to reduce radar cross section. Special rescue zone.
http://www.fassmer.de/shipbuilding/inde ... u_offshore
Saludos cordiales,
Enviado: Qua Out 05, 2005 3:42 am
por ferrol
A verdade é que ás veces asómbrase un das mercas que fai o veciño. Quero decir, Chile está a mercar a fassmer OPV´s de 1850 tons, que van ser construídas en Chile, segundo indica o amigo Degan.
Deduzo, dado que Chile non ten experiencia recente na construcción de buques tan grandes, que será asesorada polos alemáns, xa que ademáis o deseño é deles.
O caso é que, revisando a páxina de construccións de fassmer, eles nunca construíron antes OPV´s, e moito menos buques de 1850 toneladas, e tampouco en Chile...
Logo entendo que a merca destes OPV´s terá sido do tipo dos submarinos, é dicir, primeiro cliente, trato preferencial e prezo de experimento.
A verdade é que se debe agradecer ó Goberno de Chile a confianza posta nos asteleiros europeos, que venden prototipos, e que gracias a Chile, poden gañar clientes nos 5 continentes poñendo como exemplo os resultados acadados co experimento chileno.
Ogallá a Fassmer lle saia todo tan ben como a Navantia-DCN co Scorpene.