cb_lima escreveu:Ola pessoal,
Sem querer ser polêmico mas já sendo... depois de ler um bocado o e-mail da Elizabeth eu acho que alguns pontos citados por ela não estão completamente... corretos
Antes de mais nada gostaria de dizer que não quero ofender a ninguém, más só queria deixar mas uma opnião sobre o assunto...Logo de tudo que o que foi citado, hoje, para emprego armado, apenas 2 F-5BR estão disponiveis.
Os ALX também estão disponíveis...Se considerarmos a vida util de um caça como sendo 30 anos, o Brasil pedeu 30% da vida util de seus F-5 somente em atraso de programas.
No caso do F5 a vida útil será de +40 anos (1975 / 2015+) sendo assim não é de todo o mal a FAB estar fazendo a sua modernização deles agora (de qq maneira não creio que à 10 anos atrás tinhamos din-din para fazer isso).A Demora em fazer isto aumentou a gap tecnológico muito, e não esqueça que este programa vai se estender por mais 2 anos, quando o ùltimo for entrgue o 1ª estará com muito menos horas de célula disponives(não esquecer que os agressors são células estremamente sugadas). E não foi falta de "din din" foi acomodação e falta de planejamento.A modernisação dos P-3BR se comparados com nossos vizinhos suls americanos, Brasil e Chile também caminha para uma defesagem de 10 anos.
Em primeiro lugar não é que o Brasil já estivesse usando os P3 e só agora os estivessem modernizando. Até aonde eu sei os aviões ainda estão nos EUA. Além disso não da para comparar os sensores eletrônicos dos P3 do Chile e da Argentina com os que a CASA vai instalar nos nossos... não mesmo! Errado. Os P3 chilenos foram retrofitados por empresa neozelandeza e estão bala.
Já li em umas revistas que na verdade somente os P3 Chilenos tem alguma capacidade real anti-submarino.
Em relação a essa história do armamento eu concordo de um modo geral com o que ela está dizendo, mas eu acho que o fócuo da FAB é criar a "doutrina", ou seja, trabalhar o recheio eletrônico, voltar a aprender como se faz para caçar submarinos e depois então comprar as armas (não é o ideal, mas é o que se faz com o dinheiro que temos).A FAB não sabe operar no ambiente marítimoi, nunca conseguiu operar a plena capacidade dos Trackers(pasmem, deixaram vencer um lote de torpedos,esqueceram do prazo de validade)Com certeza não vai se concretizar a compra de armamento para os P3 (Torpedos, sonobóias, misseis , minas etc)porque são caros e de dificil de assimilar a doutrina. Teremos o esclarecedor maritimo desarmado mais caro do mundo!
...
Além disso, eu fiquei pensando bem sobre essa história da FAB obsoleta e acho que a FAB vem adotando a atitude correta com o que tem disponível.
A prioridade número 1 foi aumentar as horas de vôo dos seus pilotos - isso sendo a prioridade n1 do Ministro anterior, o que eu sou completamente de acordo... (como chegamos a um número de horas bem baixo de vôo por piloto é que foi o problema)Concordo
Em seguida pegou carona no SIVAM e conseguiu empurrar por meio deste radares, P3br, Casa295, ALX, R99a/b e C98.Não é de todo veradeiro, mas....
Vem organizando exercícios regulares por toda a fronteira com os nossos vizinhos (o que estimula integração e troca de experiências além de marketing da indústria nacional)Isto é positivo, mas falta organização(quem esteve na cruzex sabe do que falo).
Vem organizando exercícios internacionais para aprender como a OTAN trabalha, além de puxar uma sardinha para o lado da Africa do Sul.Qual sardinha?
Tem um ministro da Aeronáutica que na minha opnião parecia ser meio mole no ínicio mas agora está passeando pelo Brasil todo dando satisfação sobre o que a FAB está fazendo para melhorar... acho isso legal!Está ´dando esmola com chapeu alheio!
Está começando a se organizar com as outras FA para criar centro de manutençao integrados (o primeiro ao que parece vai ser na Amazônia)positivo, mas tardio, só para citar o caso dos helis, apartir de janeiro com a chegada dos Blacks, termos 06 tipos diferentes de manutenção diferentes(Quem trablha no suprimento e no PAMA sabe o tamanho do pepino).
Tá dando uma força danada para o pessoal da MB (AFA, exercícios, Radar para a Base Aérea de S Pedro, operações conjuntas)Sim,depois de cria todo o tipo de problemas para a MB ter seus próprios aviões.Ficaram com vergonha, pois a MB criou uma doutrina nova em 5 anos
Além disso tem essa história do CAN e das doações de aviões excedentes que ajudam a criar laços entre as FA dos países vizinhos.Isto é historia pra boi dormir, explico, este aviões que foram enfiados goela abaixo, além de serem da 1ª série, estão cheio de problemas, principalemte APU(vivem na VARIG POA com falhas).A RIOSUL deu o calote no BNDES e nos todos(os babacas contribuintes) pagamos a conta, pois foi com recursos do tesouto nacional que se tapou o buraco no banco.Alem de terem severas limitações de operação em pistas clima amazônico.
Começou a pensar em AAA com a aquisição dos IGLA (novamente doutrina)Igla como defesa AAA de bases aéreas é piada de mau gosto!
Criou soluções logisticas que eu vi serem apresentadas até em Le Bourget (o módulo de refeição em lugares dispersos)Boa
Voltou a fazer RodopistaBoa
Tem ainda a criação do C-SAR com o S-70 o que se virmos bem começou com aqueles exercícios que eles faziam com os americanos no Mato Grosso (2/10). - Show de bola.
Com relação a falta de armamento é um problema sim, mas comprar as armas nunca foi muito o problema, e sim dominar a tecnologia... o Chilenos, Argentinos, Peruanos e Colombianos tiveram as armas que tinham por problemas fronteiriços e de conflitos internos...Não precisa ter conflitos para se ter armas modernas, pois é com a sua utlização e emprego que desenvolve a doutrina. e se diminui a gap tecnológico.
Além desses países viverem circunstâncias economico-políticas diferentes do Brasil na época.
O problema nos atrasos no desenvolvimento dos mísseis/Bombas, etc é ruim sim, e nesse ponto sou da opnião de que a FAB deveria se "aliar" (e não simplismente comprar) à países como a África do Sul - que tem domínio de muitas dessas tecnologias mas não tem demanda! 100%
Temos que ver que a FAB está montando uma estrutura que daqui a pouco tempo a irá colocá-la como a melhor força aérea da Am Latina (eu já acho que é mas vou ser menos polêmico)Errado, A FAB contínua mantendo uma estrututra dinossaurica, sem priorizar nada, estrutura esta que não consegue manter e operar, pois você comprar alguma coisa, não siguinifica opera-la!EX P3, Uma base como Florianópolis com 4 bandeirulha, 1200 homens, custos e tudo mais, a Inglaterra tem fechado bases, concentrado esquadões, estinguindo outros, veja bem a Inglaterra e aqui no Brasil a FAB planeja abrir novas, enquanto nas outras falta até papel higiênico nos banheiros, por favor!!!
Erros foram cometidos no passado mas não deixo de pensar que a situação política/econômica do País foi a principal responsável pela bagunça... e acho que os caras estão fazendo um trabalho show de bola para os recursos que estão disponíveis para ela.Erros continuam a ser cometidos por simples falta de profissionalismo daquels que comandam a instituição.
Na minha opnião a FAB está pensando certo a Força Aérea do eFuturo...Qual é a Força Aérea do Futuro que a FAB quer, você sabe? porque a maioria denos não sabe!!
Grande Abraço
Uma nota:
O Brasil a partir dos anos 70 a FAB vem tentando adotar a filosofia Smith no que diz respeito a pesquisa/aquisição aeronáutica (Prof. Richard Harbert Smith - que foi um dos fundadores do ITA/CTA e cuja a filosofia era a de menos dependência possível de fornecedores externos - ele já falava em parcerias e off-set à 30 anos atrás!) - Por conta desta filosofia temos hoje a Embraer.
Só uma opnião![]()
CB_Lima
FAB Balanço de aquisições
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Carlos escreveu:A situação da FAB não está mal, pessoalmente acho que comparando com os últimos 25 anos a FAB nunca esteve tão bem. Houve mudanças importantes durante os últimos 10 anos e isso é inegável:
1995-------------------------------------->2005
Tucano/Xavante------------------------->AT-29 Super Tucano
F-5E--------------------------------------->F5-EM
C-91 Avro-------------------------------->C-99
AIM9-B----------------------------------->MAA-1/ Phyton 3
?------------------------------------------>AEW&C (R99A) / R99-B
Só coloquei os itens que estão verdadeiramente operacionais na FAB hoje. Se o projeto de mordenização do AMX, homologação do MAR-1, recebimento do C295 e P3 Orion mordenizados forem concluídos a situação será ainda mais favorável.
Falou,
Carlos.
Caro Carlos!
De fato, a FAB vem paulatinamente melhorando! Se não o faz com mais vigor, certamente na raiz também estão problemas financeiros!
Acho que, dentro dos próximos 5 anos, a FAB irá chegar na crista de um processo que se iniciou há mais tempo. Embora caminhe com a já característica lentidão de programas no Brasil, sejam civis sejam militares, está caminhando! Faltou apenas o F-X, nesse processo!
A única ressalva que faço é que desses programas que tu citou, o F-5EM não está totalmente operacional, embora a FAB tenha recebido sua primeira unidade! Outra ressalva é a demora para iniciar o processo do PFCEAB, e posteriormente a lentidão para levá-lo àdiante!
Como você colocou como referencial o ano de 1995, podemos claramente ver que faltou agilidade no inicio da modernização dos F-5!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell