Página 2 de 2
Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:05 pm
por Rui Elias Maltez
20 NH-90 era uma boa para nós.
Mas acho que é impossível.
Os EH-101 foram adquiridos para substituir os PUMA.
Acho estranho é que a FAP fique sem helis médios, já que julgo que os EH-101 são considerados helis pesados.
Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:13 pm
por Raul Neto
Impossível não é Rui, até porque nós participamos no Consórcio NAHEMA, só teríamos interesse em participar mais com o decorrer do desenvolvimento do programa, conforme está a fazer a Espanha faseadamente e muito bem
Os EH-101 são considerados hélis médios, mas entendo muito bem essa sua observação, não deixa de fazer um certo sentido
Pôr os «Puma» a voar mais 100 anos é que é impossível Rui 
Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:18 pm
por Rui Elias Maltez
Eu também acho que 10 NH-90 para o GALE é curto.
Dá para uma Companhia, e não sobra nada de meios mais pesados para transporte de viaturas tácticas, equipamentos diversos, etc, a menos que se recorra aos
Merlin da FAP.
Mas estão sempre a dizer que não há dinheiro.
A Espanha é que não faz por menos e já encomendou 100 unidades
Isto é meserável:
Dos 14
Merlin iniciais, ficámos pelos 12, e mesmo destes 2 serão co-financiados pela UE (os SIFICAP).
Como pelo menos 3 estarão nos Açores, ficamos com 9 no continente.
Se numa missão com o NavPol forem mais 3, ficamos no Continente com 6.
Mais pobre que isto, só no Uganda

Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:21 pm
por Raul Neto
É verdade Rui, mas eles vão por fases a 1º compreende 45 unidades, porque é que nós não podemos fazer o mesmo em 10 + 10
Acredito que teríamos vantagens a nível industrial
Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:23 pm
por Rui Elias Maltez
Talvez até o custo inicial por unidae baizxasse, se a encomenda fosse maior.
Mas em Portugal sempre se pensou em coisas pequenas, se tirarmos pessoas de rasgo como foi o Marquês de Pombal.
Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:49 pm
por Raul Neto
Aí é que está

Enviado: Dom Ago 28, 2005 8:48 pm
por Raul Neto
Enviado: Seg Ago 29, 2005 10:56 am
por Rui Elias Maltez
Erikson air crane:
Julgo que esta poderia ser uma boa solução, principalmente para orografia acidentada e montanhosa, como no centro e norte do nosso país.
Muitos litros de água e rapidez no reabastecimento:
Polivalência, para usos civis e militares, em épocas de outono e inverno, rentabilizando o investimento:
http://hoore.com/helo/aircrane/
Para Portugal, pelo menis 4 desse já dariam uma grande ajuda, a juntar aos
Puma da actual FAP.
Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:12 am
por Raul Neto
Os Skycrane são de facto um conceito interessante, mas estarmos a meter muitos modelos ao barulho e depois termos de ficar com a sua manutenção
hmmmm
Preferia mais apostar em desencolver um kit interno para o EH-101, aproveitar uma plataforma já existente, rentabilizando-a mais 
Assim como em 2 kits AFFS para os C-130
Enviado: Seg Ago 29, 2005 2:12 pm
por Raul Neto
Enviado: Seg Ago 29, 2005 4:10 pm
por Raul Neto