Página 2 de 2

Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:05 pm
por Rui Elias Maltez
20 NH-90 era uma boa para nós.

Mas acho que é impossível.

Os EH-101 foram adquiridos para substituir os PUMA.

Acho estranho é que a FAP fique sem helis médios, já que julgo que os EH-101 são considerados helis pesados.

Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:13 pm
por Raul Neto
    Impossível não é Rui, até porque nós participamos no Consórcio NAHEMA, só teríamos interesse em participar mais com o decorrer do desenvolvimento do programa, conforme está a fazer a Espanha faseadamente e muito bem :wink:

    Os EH-101 são considerados hélis médios, mas entendo muito bem essa sua observação, não deixa de fazer um certo sentido :wink:

    Pôr os «Puma» a voar mais 100 anos é que é impossível Rui :wink:

Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:18 pm
por Rui Elias Maltez
Eu também acho que 10 NH-90 para o GALE é curto.

Dá para uma Companhia, e não sobra nada de meios mais pesados para transporte de viaturas tácticas, equipamentos diversos, etc, a menos que se recorra aos Merlin da FAP.

Mas estão sempre a dizer que não há dinheiro.

A Espanha é que não faz por menos e já encomendou 100 unidades :shock:

Isto é meserável:

Dos 14 Merlin iniciais, ficámos pelos 12, e mesmo destes 2 serão co-financiados pela UE (os SIFICAP).

Como pelo menos 3 estarão nos Açores, ficamos com 9 no continente.

Se numa missão com o NavPol forem mais 3, ficamos no Continente com 6.

Mais pobre que isto, só no Uganda :evil:

Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:21 pm
por Raul Neto
    É verdade Rui, mas eles vão por fases a 1º compreende 45 unidades, porque é que nós não podemos fazer o mesmo em 10 + 10 :?:

    Acredito que teríamos vantagens a nível industrial :wink:

Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:23 pm
por Rui Elias Maltez
Talvez até o custo inicial por unidae baizxasse, se a encomenda fosse maior.

Mas em Portugal sempre se pensou em coisas pequenas, se tirarmos pessoas de rasgo como foi o Marquês de Pombal.

Enviado: Qui Ago 25, 2005 12:49 pm
por Raul Neto
    Aí é que está :!: :wink:

Enviado: Sex Ago 26, 2005 12:10 am
por Raul Neto
    :idea: Acaba de me ocorrer, a possibilidade de se montar no Skylander uns flutuadores como foi feito a estes DHC Twin OTTER (aeronave de dimensões e características semelhantes) Canadianos:

    Imagem
    :arrow: http://www.glffc.com/public/resources/fire_tools.html
    Imagem
    :arrow: http://www.canadian99s.org/articles/2004rally_mollie.htm

    Com flutuadores-depósito tal como o Grumman «Fire-Boss» :wink:

    Desta forma nem sequer me parece de todo inviável poder vir a colocar o Skylander pequeno, mas adequado às dimensões da maioria das nossas bacias hidrográficas a abastecer nas mesmas :wink:

    Deixaria de ser uma aeronave "presa à terra", poupando-se tempo no reabastecimento :wink:

Enviado: Dom Ago 28, 2005 8:48 pm
por Raul Neto
    Amigos,

    Deixo-vos aqui um vídeo de uma solução quanto a mim interessante de ser estudada para o Skylander:

    :arrow: http://www.mnr.gov.on.ca/MNR/csb/news/plane5.MOV

    Estou a pensar em flutuadores-depósito para águas pouco profundas :roll: :wink:

    Abraço,

    Raul

Enviado: Seg Ago 29, 2005 10:56 am
por Rui Elias Maltez
Erikson air crane:

Imagem
Imagem

Julgo que esta poderia ser uma boa solução, principalmente para orografia acidentada e montanhosa, como no centro e norte do nosso país.


Imagem
Muitos litros de água e rapidez no reabastecimento:

Imagem

Polivalência, para usos civis e militares, em épocas de outono e inverno, rentabilizando o investimento:
Imagem

http://hoore.com/helo/aircrane/

Para Portugal, pelo menis 4 desse já dariam uma grande ajuda, a juntar aos Puma da actual FAP.

Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:12 am
por Raul Neto
    Os Skycrane são de facto um conceito interessante, mas estarmos a meter muitos modelos ao barulho e depois termos de ficar com a sua manutenção :roll: hmmmm

    Preferia mais apostar em desencolver um kit interno para o EH-101, aproveitar uma plataforma já existente, rentabilizando-a mais :wink:

    Assim como em 2 kits AFFS para os C-130 :wink:

Enviado: Seg Ago 29, 2005 2:12 pm
por Raul Neto

Enviado: Seg Ago 29, 2005 4:10 pm
por Raul Neto