Incêndios: Portugal e França colaboram em projecto de avião
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- Impossível não é Rui, até porque nós participamos no Consórcio NAHEMA, só teríamos interesse em participar mais com o decorrer do desenvolvimento do programa, conforme está a fazer a Espanha faseadamente e muito bem

Os EH-101 são considerados hélis médios, mas entendo muito bem essa sua observação, não deixa de fazer um certo sentido

Pôr os «Puma» a voar mais 100 anos é que é impossível Rui

O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
- Rui Elias Maltez
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Eu também acho que 10 NH-90 para o GALE é curto.
Dá para uma Companhia, e não sobra nada de meios mais pesados para transporte de viaturas tácticas, equipamentos diversos, etc, a menos que se recorra aos Merlin da FAP.
Mas estão sempre a dizer que não há dinheiro.
A Espanha é que não faz por menos e já encomendou 100 unidades
Isto é meserável:
Dos 14 Merlin iniciais, ficámos pelos 12, e mesmo destes 2 serão co-financiados pela UE (os SIFICAP).
Como pelo menos 3 estarão nos Açores, ficamos com 9 no continente.
Se numa missão com o NavPol forem mais 3, ficamos no Continente com 6.
Mais pobre que isto, só no Uganda
Dá para uma Companhia, e não sobra nada de meios mais pesados para transporte de viaturas tácticas, equipamentos diversos, etc, a menos que se recorra aos Merlin da FAP.
Mas estão sempre a dizer que não há dinheiro.
A Espanha é que não faz por menos e já encomendou 100 unidades

Isto é meserável:
Dos 14 Merlin iniciais, ficámos pelos 12, e mesmo destes 2 serão co-financiados pela UE (os SIFICAP).
Como pelo menos 3 estarão nos Açores, ficamos com 9 no continente.
Se numa missão com o NavPol forem mais 3, ficamos no Continente com 6.
Mais pobre que isto, só no Uganda

Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qui Ago 25, 2005 12:22 pm, em um total de 1 vez.
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Com flutuadores-depósito tal como o Grumman «Fire-Boss»

Desta forma nem sequer me parece de todo inviável poder vir a colocar o Skylander pequeno, mas adequado às dimensões da maioria das nossas bacias hidrográficas a abastecer nas mesmas

Deixaria de ser uma aeronave "presa à terra", poupando-se tempo no reabastecimento

O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
- Amigos,
Deixo-vos aqui um vídeo de uma solução quanto a mim interessante de ser estudada para o Skylander:

Estou a pensar em flutuadores-depósito para águas pouco profundas


Abraço,
Raul
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Erikson air crane:
Julgo que esta poderia ser uma boa solução, principalmente para orografia acidentada e montanhosa, como no centro e norte do nosso país.
Muitos litros de água e rapidez no reabastecimento:
Polivalência, para usos civis e militares, em épocas de outono e inverno, rentabilizando o investimento:
http://hoore.com/helo/aircrane/
Para Portugal, pelo menis 4 desse já dariam uma grande ajuda, a juntar aos Puma da actual FAP.


Julgo que esta poderia ser uma boa solução, principalmente para orografia acidentada e montanhosa, como no centro e norte do nosso país.

Muitos litros de água e rapidez no reabastecimento:

Polivalência, para usos civis e militares, em épocas de outono e inverno, rentabilizando o investimento:

http://hoore.com/helo/aircrane/
Para Portugal, pelo menis 4 desse já dariam uma grande ajuda, a juntar aos Puma da actual FAP.
- Os Skycrane são de facto um conceito interessante, mas estarmos a meter muitos modelos ao barulho e depois termos de ficar com a sua manutenção

Preferia mais apostar em desencolver um kit interno para o EH-101, aproveitar uma plataforma já existente, rentabilizando-a mais

Assim como em 2 kits AFFS para os C-130

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- Os Skycrane também são usados para reflorestação


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- Já agora penso que este link também é interessante para ajudar a compreender melhor de que forma se pode complementar a acção dos anfíbios com a das aeronaves de carga em terra


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