Incêndios: Portugal e França colaboram em projecto de avião

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#16 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Ago 25, 2005 12:05 pm

20 NH-90 era uma boa para nós.

Mas acho que é impossível.

Os EH-101 foram adquiridos para substituir os PUMA.

Acho estranho é que a FAP fique sem helis médios, já que julgo que os EH-101 são considerados helis pesados.




Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#17 Mensagem por Raul Neto » Qui Ago 25, 2005 12:13 pm

    Impossível não é Rui, até porque nós participamos no Consórcio NAHEMA, só teríamos interesse em participar mais com o decorrer do desenvolvimento do programa, conforme está a fazer a Espanha faseadamente e muito bem :wink:

    Os EH-101 são considerados hélis médios, mas entendo muito bem essa sua observação, não deixa de fazer um certo sentido :wink:

    Pôr os «Puma» a voar mais 100 anos é que é impossível Rui :wink:




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#18 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Ago 25, 2005 12:18 pm

Eu também acho que 10 NH-90 para o GALE é curto.

Dá para uma Companhia, e não sobra nada de meios mais pesados para transporte de viaturas tácticas, equipamentos diversos, etc, a menos que se recorra aos Merlin da FAP.

Mas estão sempre a dizer que não há dinheiro.

A Espanha é que não faz por menos e já encomendou 100 unidades :shock:

Isto é meserável:

Dos 14 Merlin iniciais, ficámos pelos 12, e mesmo destes 2 serão co-financiados pela UE (os SIFICAP).

Como pelo menos 3 estarão nos Açores, ficamos com 9 no continente.

Se numa missão com o NavPol forem mais 3, ficamos no Continente com 6.

Mais pobre que isto, só no Uganda :evil:




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qui Ago 25, 2005 12:22 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#19 Mensagem por Raul Neto » Qui Ago 25, 2005 12:21 pm

    É verdade Rui, mas eles vão por fases a 1º compreende 45 unidades, porque é que nós não podemos fazer o mesmo em 10 + 10 :?:

    Acredito que teríamos vantagens a nível industrial :wink:




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#20 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Ago 25, 2005 12:23 pm

Talvez até o custo inicial por unidae baizxasse, se a encomenda fosse maior.

Mas em Portugal sempre se pensou em coisas pequenas, se tirarmos pessoas de rasgo como foi o Marquês de Pombal.




Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#21 Mensagem por Raul Neto » Qui Ago 25, 2005 12:49 pm

    Aí é que está :!: :wink:




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#22 Mensagem por Raul Neto » Sex Ago 26, 2005 12:10 am

    :idea: Acaba de me ocorrer, a possibilidade de se montar no Skylander uns flutuadores como foi feito a estes DHC Twin OTTER (aeronave de dimensões e características semelhantes) Canadianos:

    Imagem
    :arrow: http://www.glffc.com/public/resources/fire_tools.html
    Imagem
    :arrow: http://www.canadian99s.org/articles/2004rally_mollie.htm

    Com flutuadores-depósito tal como o Grumman «Fire-Boss» :wink:

    Desta forma nem sequer me parece de todo inviável poder vir a colocar o Skylander pequeno, mas adequado às dimensões da maioria das nossas bacias hidrográficas a abastecer nas mesmas :wink:

    Deixaria de ser uma aeronave "presa à terra", poupando-se tempo no reabastecimento :wink:




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#23 Mensagem por Raul Neto » Dom Ago 28, 2005 8:48 pm

    Amigos,

    Deixo-vos aqui um vídeo de uma solução quanto a mim interessante de ser estudada para o Skylander:

    :arrow: http://www.mnr.gov.on.ca/MNR/csb/news/plane5.MOV

    Estou a pensar em flutuadores-depósito para águas pouco profundas :roll: :wink:

    Abraço,

    Raul




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#24 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Ago 29, 2005 10:56 am

Erikson air crane:

Imagem
Imagem

Julgo que esta poderia ser uma boa solução, principalmente para orografia acidentada e montanhosa, como no centro e norte do nosso país.


Imagem
Muitos litros de água e rapidez no reabastecimento:

Imagem

Polivalência, para usos civis e militares, em épocas de outono e inverno, rentabilizando o investimento:
Imagem

http://hoore.com/helo/aircrane/

Para Portugal, pelo menis 4 desse já dariam uma grande ajuda, a juntar aos Puma da actual FAP.




Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#25 Mensagem por Raul Neto » Seg Ago 29, 2005 11:12 am

    Os Skycrane são de facto um conceito interessante, mas estarmos a meter muitos modelos ao barulho e depois termos de ficar com a sua manutenção :roll: hmmmm

    Preferia mais apostar em desencolver um kit interno para o EH-101, aproveitar uma plataforma já existente, rentabilizando-a mais :wink:

    Assim como em 2 kits AFFS para os C-130 :wink:




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#26 Mensagem por Raul Neto » Seg Ago 29, 2005 2:12 pm





O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#27 Mensagem por Raul Neto » Seg Ago 29, 2005 4:10 pm





O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Responder