A Marinha na Tríplice Fronteira.
Moderador: Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
-
- Sênior
- Mensagens: 789
- Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
- Localização: Brasília - DF
- Agradeceu: 88 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Vinicius Pimenta escreveu:Comprar esses navios portugueses está fora de questão. Velharia por velharia a gente fica com o Pedro Teixeira e a Imperial Marinheiro. Que se construa embarcações específicas novas. Sairá mais caro mas o custo/benefício é incomparável. A embarcação deve ter possibilidade de operação com helicópteros. Sem isso, não é muito indicada para nós.
Boa tarde a todos,
Concordo Vinícius, vc não entrou no espírito da brincadeira entre eu e o Rui, mas, a verdade é cruel, precisamos de navios, urgentemente, principalmente para as nossas flotilhas fluviais.
Abraços.
- pt
- Sênior
- Mensagens: 3131
- Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
- Localização: Setubal - Portugal
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 161 vezes
- Contato:
Evidentemente os navios portugueses não são uma opção.
No entanto, são muito melhores que o que o Brasil tem na região de que estamos a falar. Por muito trágico que isso seja.
A realidade é que os Cacine foram feitos exactamente para a luta em rios ou lugares com aguas rasas.
O objectivo dos Cacine, era dar ás forças portuguesas o controlo dos rios, nomeadamente dos rios da Guiné e de Angola. Mas foi principalmente na Guiné que a sua utilidade se demonstrou.
São navios armados e preparados para destruir qualquer força que esteja nas margens. Estavam inicalmente armados com dois canhões de 40mm e com munição incendiária, eram a ultima visão que alguém queria ver se estivesse próximo da margem. Alguns foram equipados com foguetes de artilharia, com o mesmo objectivo: Garantir que mais ninguém utilizava os rios como meio de comunicação.
Os Cacine eram novos quando acabou a guerra em África e por isso transformaram-se em patrulhas oceanicos, que é algo para o que nunca foram pensados.
Hoje, têm uma tripulação demasiado grande para este tipo de navio, mas mesmo hoje, seriam adequados para patrulha fluvial "mais pesada". Esse é o seu "meio" natural. O último dos Cacine entrou ao serviço em 1973.
Ficha dos patrulhas da classe CACINE
Cumprimentos
No entanto, são muito melhores que o que o Brasil tem na região de que estamos a falar. Por muito trágico que isso seja.
A realidade é que os Cacine foram feitos exactamente para a luta em rios ou lugares com aguas rasas.
O objectivo dos Cacine, era dar ás forças portuguesas o controlo dos rios, nomeadamente dos rios da Guiné e de Angola. Mas foi principalmente na Guiné que a sua utilidade se demonstrou.
São navios armados e preparados para destruir qualquer força que esteja nas margens. Estavam inicalmente armados com dois canhões de 40mm e com munição incendiária, eram a ultima visão que alguém queria ver se estivesse próximo da margem. Alguns foram equipados com foguetes de artilharia, com o mesmo objectivo: Garantir que mais ninguém utilizava os rios como meio de comunicação.
Os Cacine eram novos quando acabou a guerra em África e por isso transformaram-se em patrulhas oceanicos, que é algo para o que nunca foram pensados.
Hoje, têm uma tripulação demasiado grande para este tipo de navio, mas mesmo hoje, seriam adequados para patrulha fluvial "mais pesada". Esse é o seu "meio" natural. O último dos Cacine entrou ao serviço em 1973.
Ficha dos patrulhas da classe CACINE
Cumprimentos
-
- Sênior
- Mensagens: 789
- Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
- Localização: Brasília - DF
- Agradeceu: 88 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
pt escreveu:Evidentemente os navios portugueses não são uma opção.
No entanto, são muito melhores que o que o Brasil tem na região de que estamos a falar. Por muito trágico que isso seja.
A realidade é que os Cacine foram feitos exactamente para a luta em rios ou lugares com aguas rasas.
O objectivo dos Cacine, era dar ás forças portuguesas o controlo dos rios, nomeadamente dos rios da Guiné e de Angola. Mas foi principalmente na Guiné que a sua utilidade se demonstrou.
São navios armados e preparados para destruir qualquer força que esteja nas margens. Estavam inicalmente armados com dois canhões de 40mm e com munição incendiária, eram a ultima visão que alguém queria ver se estivesse próximo da margem. Alguns foram equipados com foguetes de artilharia, com o mesmo objectivo: Garantir que mais ninguém utilizava os rios como meio de comunicação.
Os Cacine eram novos quando acabou a guerra em África e por isso transformaram-se em patrulhas oceanicos, que é algo para o que nunca foram pensados.
Hoje, têm uma tripulação demasiado grande para este tipo de navio, mas mesmo hoje, seriam adequados para patrulha fluvial "mais pesada". Esse é o seu "meio" natural. O último dos Cacine entrou ao serviço em 1973.
Ficha dos patrulhas da classe CACINE
Cumprimentos
Bom dia a todos,
Pt, só para desencargo de consciência, qual é o alcance das Cacine.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Ricardo Rosa:
À volta das 2.500 milhas a 13 nós, mas a página da Marinha não dá informações seguras.
Se quiser aprofundar os dados da Classe Cacine, consulte:
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/D ... as/Cacine/
___________
Mas diga-nos:
Apesar da idade, acha esses navios interessantes?
Este é o NRP Save, construído em 1973:
À volta das 2.500 milhas a 13 nós, mas a página da Marinha não dá informações seguras.
Se quiser aprofundar os dados da Classe Cacine, consulte:
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/D ... as/Cacine/
___________
Mas diga-nos:
Apesar da idade, acha esses navios interessantes?
Este é o NRP Save, construído em 1973:
-
- Sênior
- Mensagens: 789
- Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
- Localização: Brasília - DF
- Agradeceu: 88 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
"Rui Elias Maltez"
[/quote]
Características
Deslocamento 292t
Comprimento 44m
Boca máxima 7,7m
Calado 2,2m
Velocidade Máximo 20nós
Propulsão
2 Motores MTU 12V 538 TB80 Diesel 3.750hp
Armamento e sensores
1 peça Bofors 40mm/60
1 peça Oerlikon 20mm/65
1 radar de navegação KH 1007
Guarnição
Oficiais 3
Sargentos 6
Praças 24
Estes navios substituiram a classe dos patrulhas Boavista/stª Luzia/Sº Antão/Fogo.
Eram mais leves, mais rápidos e mais fáceis de manobrar... Mesmo a parte de máquinas era comandado directamente da ponte de comando!
Com bastante parte electrónica para o seu tempo!
Este é o NRP Save, construído em 1973:
[/quote]
Características
Deslocamento 292t
Comprimento 44m
Boca máxima 7,7m
Calado 2,2m
Velocidade Máximo 20nós
Propulsão
2 Motores MTU 12V 538 TB80 Diesel 3.750hp
Armamento e sensores
1 peça Bofors 40mm/60
1 peça Oerlikon 20mm/65
1 radar de navegação KH 1007
Guarnição
Oficiais 3
Sargentos 6
Praças 24
Estes navios substituiram a classe dos patrulhas Boavista/stª Luzia/Sº Antão/Fogo.
Eram mais leves, mais rápidos e mais fáceis de manobrar... Mesmo a parte de máquinas era comandado directamente da ponte de comando!
Com bastante parte electrónica para o seu tempo!
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato: