A Marinha na Tríplice Fronteira.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#16 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Ago 24, 2005 12:45 pm

Vinícius.

Foi brincadeiora minha.

Os Cacine já nem para a Guiné serviriam.

São velhinhos para caramba, e é um milagre que ainda naveguem.

Porque o Brasil não pensa numa espécie de lanchas Argos, como as nossas, ou se querem navios para operar helis, um navio do tipo dos nossos NPO's?




Imagem
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#17 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Ago 24, 2005 1:31 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Comprar esses navios portugueses está fora de questão. Velharia por velharia a gente fica com o Pedro Teixeira e a Imperial Marinheiro. Que se construa embarcações específicas novas. Sairá mais caro mas o custo/benefício é incomparável. A embarcação deve ter possibilidade de operação com helicópteros. Sem isso, não é muito indicada para nós.



Boa tarde a todos,

Concordo Vinícius, vc não entrou no espírito da brincadeira entre eu e o Rui, mas, a verdade é cruel, precisamos de navios, urgentemente, principalmente para as nossas flotilhas fluviais.

Abraços.




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#18 Mensagem por pt » Qua Ago 24, 2005 6:57 pm

Evidentemente os navios portugueses não são uma opção.

No entanto, são muito melhores que o que o Brasil tem na região de que estamos a falar. Por muito trágico que isso seja.

A realidade é que os Cacine foram feitos exactamente para a luta em rios ou lugares com aguas rasas.

O objectivo dos Cacine, era dar ás forças portuguesas o controlo dos rios, nomeadamente dos rios da Guiné e de Angola. Mas foi principalmente na Guiné que a sua utilidade se demonstrou.

São navios armados e preparados para destruir qualquer força que esteja nas margens. Estavam inicalmente armados com dois canhões de 40mm e com munição incendiária, eram a ultima visão que alguém queria ver se estivesse próximo da margem. Alguns foram equipados com foguetes de artilharia, com o mesmo objectivo: Garantir que mais ninguém utilizava os rios como meio de comunicação.

Os Cacine eram novos quando acabou a guerra em África e por isso transformaram-se em patrulhas oceanicos, que é algo para o que nunca foram pensados.

Hoje, têm uma tripulação demasiado grande para este tipo de navio, mas mesmo hoje, seriam adequados para patrulha fluvial "mais pesada". Esse é o seu "meio" natural. O último dos Cacine entrou ao serviço em 1973.

Ficha dos patrulhas da classe CACINE

Cumprimentos




Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#19 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Ago 25, 2005 7:31 am

pt escreveu:Evidentemente os navios portugueses não são uma opção.

No entanto, são muito melhores que o que o Brasil tem na região de que estamos a falar. Por muito trágico que isso seja.

A realidade é que os Cacine foram feitos exactamente para a luta em rios ou lugares com aguas rasas.

O objectivo dos Cacine, era dar ás forças portuguesas o controlo dos rios, nomeadamente dos rios da Guiné e de Angola. Mas foi principalmente na Guiné que a sua utilidade se demonstrou.

São navios armados e preparados para destruir qualquer força que esteja nas margens. Estavam inicalmente armados com dois canhões de 40mm e com munição incendiária, eram a ultima visão que alguém queria ver se estivesse próximo da margem. Alguns foram equipados com foguetes de artilharia, com o mesmo objectivo: Garantir que mais ninguém utilizava os rios como meio de comunicação.

Os Cacine eram novos quando acabou a guerra em África e por isso transformaram-se em patrulhas oceanicos, que é algo para o que nunca foram pensados.

Hoje, têm uma tripulação demasiado grande para este tipo de navio, mas mesmo hoje, seriam adequados para patrulha fluvial "mais pesada". Esse é o seu "meio" natural. O último dos Cacine entrou ao serviço em 1973.

Ficha dos patrulhas da classe CACINE

Cumprimentos



Bom dia a todos,

Pt, só para desencargo de consciência, qual é o alcance das Cacine.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#20 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Ago 25, 2005 8:12 am

Ricardo Rosa:

À volta das 2.500 milhas a 13 nós, mas a página da Marinha não dá informações seguras.

Se quiser aprofundar os dados da Classe Cacine, consulte:

http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/D ... as/Cacine/

___________

Mas diga-nos:

Apesar da idade, acha esses navios interessantes?

Este é o NRP Save, construído em 1973:

Imagem




Imagem
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#21 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Ago 25, 2005 1:33 pm

Boa tarde a todos,

Caro Rui, me parecem ser plataformas estáveis, de operação simples, bem artilhadas (versão original), com bom alcance (para um navio da classe) e uma boa velocidade final. Realmente, apesar da idade, ponto para a indústria naval portuguesa.

Abraços.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#22 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Ago 29, 2005 10:21 am

É...

Também acho que foram uns belos navios para a época em que foram feitos, e logo 10 unidades em relativamente pouco tempo.

E que provaram pela sua durabilidade e polivalência.




Imagem
Avatar do usuário
mpina41
Avançado
Avançado
Mensagens: 634
Registrado em: Dom Fev 27, 2005 4:31 pm
Agradeceram: 1 vez

#23 Mensagem por mpina41 » Seg Ago 29, 2005 11:11 am

"Rui Elias Maltez"


Este é o NRP Save, construído em 1973:


Imagem[/quote]

Características

Deslocamento 292t
Comprimento 44m
Boca máxima 7,7m
Calado 2,2m
Velocidade Máximo 20nós
Propulsão
2 Motores MTU 12V 538 TB80 Diesel 3.750hp
Armamento e sensores
1 peça Bofors 40mm/60
1 peça Oerlikon 20mm/65
1 radar de navegação KH 1007
Guarnição
Oficiais 3
Sargentos 6
Praças 24

Estes navios substituiram a classe dos patrulhas Boavista/stª Luzia/Sº Antão/Fogo.

Eram mais leves, mais rápidos e mais fáceis de manobrar... Mesmo a parte de máquinas era comandado directamente da ponte de comando!
Com bastante parte electrónica para o seu tempo!




Imagem_______________________________________
Quem olha para o seu passado e não descobre nada que se arrependa de ter feito...
Pode estar certo...
Que, em nada evoluiu!
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#24 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Ago 29, 2005 11:27 am

Vai ser uma pena vê-los partir atrás das fragatas João Belo e das corvetas João Coutinho ou Batista de Andrade.

Se ao menos a Marinha preservasse um exemplar de cada para o futuro :roll:

Mas já não será mau se preservarem o NRP Delfim e uma corveta ao menos :?




Imagem
Responder