O NRP Creoula, da Marinha Portuguesa.
Antigo navio pesquero de bacalhau na Terra Nova, e depois de uns anos atracado em Santos, foi adquirido pela Marinha para servir de pequeno navio-escola e escola de marinharia:
U.A.M. Creoula
0 «Creoula» é um lugre de quatro mastros.
Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral de Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio a efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Um número a reter é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis.
As obras-vivas a vante, com particular destaque para a roda de proa, tiveram construção reforçada uma vez que o navio iria navegar nos mares gelados da Terra Nova e Gronelândia.
Até à sua última campanha em 1973, o navio possuía mastaréus, retrancas e caranguejas em madeira. O gurupés, conhecido como « pau da bujarrona», que também era em madeira, deixou de existir em 1959, passando o navio a dispor apenas de duas velas de proa: giba e polaca.
As velas que agora são em dacron, material sintético mais leve e mais resistente, eram na altura feitas de lona de algodão, possuindo o navio duas andainas de pano, que eram manufacturadas pelos próprios marinheiros de bordo.
O pano latino era feito com lona de algodão n° 2, o velacho (redondo) com lona de algodão n° 4 e as extênsulas com algodão n° 7, o mais resistente. As tralhas das velas eram em cabo de manila. Quanto ao aparelho fixo, esse sempre foi em aço, mas o de laborar era outrora em sizal.
O espaço que medeia hoje entre a zona da coberta de vante (coberta das praças) e a casa da máquina, era na época o porão do peixe e em cujos duplos fundos se fazia a aguada do navio.
O navio estava assim dividido em três grandes secções por duas anteparas estanques que delimitavam, a vante e a ré, o porão do peixe. A vante do porão ficavam os alojamentos dos pescadores, o paiol de mantimentos e as câmaras frigoríficas para o isco; a ré, os alojamentos dos oficiais, a casa da máquina, os tanques do combustível, o paiol do pano e aprestos de pesca.
Tinha ainda nos delgados de vante e de ré vários piques utilizados como reserva de aguada, armazenamento de óleo de fígado, carvão de pedra para o fogão e óleos lubrificantes.
Todo o interior do navio era revestido a madeira de boa qualidade e o porão calafetado para evitar o contacto da moura com o ferro.
O mastro de vante (traquete) servia de chaminé à caldeirinha e ao fogão a carvão, fogão este que se encontra hoje no Museu Marítimo de Ílhavo.
Características
Tipo Lugre de 4 mastros
Deslocamento: 70 ton.
Comprimento de fora a fora: 67,4m
Comprimento entre perpendiculares: 52,8m
Boca: 9,9m
Pontal: 5,9m
Altura dos mastros: 36 m
Deslocamento leve: 894 ton.
Deslocamento máximo: 1.300 ton.
Calado 4,7m
Aguada 146t
Combustível (gasóleo) 60t
Propulsão
Motor Principal: MTU 8 cilindros
Potência: 500 CV
Guarnição
Oficiais 6
Sargentos 6
Praças 26
Capacidade de embarque 51 Instruendos
1 Director de treino
Fonte:
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/D ... reoula.htm