A Verdade Sobre o AMX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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César
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#16 Mensagem por César » Sex Set 05, 2003 1:03 pm

Kosiak, seja bem-vindo! :wink:

Bem, só venho acrescentar uma coisa que esqueci de falar em minha mensagem nesse tópico, que diz respeito às exportações do AMX.
Muitos falam que o um dos motivos do AMX ser um fracasso(e eu discordo de quem diz uma coisa dessa) é o fraco desempenho dele em exportações. Por que será que isso aconteceu?
Temos que voltar ao cenário político-militar da época em que ele foi desenvolvido. A guerra fria tinha acabado, e as grandes potências bélicas no mundo estavam reduzindo seus arsenais. Com isso, uma quantidade enorme de aviões mais antigos modernizados, como centenas de A-4 por exemplo, estavam sendo ofertados no mercado internacional a preço de banana. Para um país pobre que queria reforçar suas forças armadas, entre um AMX recém desenvolvido e caro ou um A-4 ou similar barato e modernizado, todos preferiam a segunda opção.
Talvez, se o AMX tivesse sido desenvolvido no meio da guerra Fria, as suas chances de sucesso em exportações teriam sido maiores.

Abraço a todos :)




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
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BEM VINDO!!!!

#17 Mensagem por Malandro » Sex Set 19, 2003 2:06 pm

Bom , antes de mais nada bem vindo , Grilo e Kosiak !!!!

Agora entendi seu ponto de vista e concordo com ele. Mas o AMX tem uma boa capacidade de auto-defesa em relação a outros aviões de ataque. Na Red Flag 2 F/A-18 foram abatidos por eles fora os F-16 que você citou, acho que a isso se deve ao fato de que ele possui uma baixa assinatura visual e baixo RCS. Na arena do AMX, que é a de baixa altura, é mais fácil para que ele escape de possíveis interceptadores, o ponto fraco é que a baixa altura ele fica mais sucetível a SAMs


Bom nesse caso foi a tatica dos pilotos e a boa agilidade do aviao que contaram ( se bem que depois de 2 manobras o AMX fica " pesado " o que demonstra a importancia de boas taticas ! :wink: )

A capacidade de cumprir missões estratégicas é uma característica de grande interesse para as forças aéreas no mundo de hoje e o A-1, que é uma aeronave estratégica, concebida e produzida no Brasil pela EMBRAER, está comprovadamente aprovado nesse perfil de vôo.


E , mas o seu alcance a niveis mundiais ainda é pequeno... :cry:

O AMX é uma boa aeronave mas apresenta várias caracteristicas de operação que indicam que a participação brasileira na elaboração dos requisitos para o desenvolvimento de tal caça foi limitada


Bom mas você tem que ver também que o nivel tecnologio da Italia em relacao a nos era muito mais alto . Nao se esque´ca que eles participaram do programa Tornado !

Sobre as críticas feitas pelo colunista da revista Veja, quero rebater apenas um argumento:segundo ele, vários aviões italianos caíram por falhas de projeto. Se vocês puderem, entrem no site


Acidentes acontecem com todos os projetos e há " períodos negros " em todas as forças aéreas em determinados momentos




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#18 Mensagem por Everson Garcia » Dom Set 21, 2003 5:47 pm

O AMX e uma excelente aeronave de combate, seu raio de açao e bom ,
graças a ele possuimos a quarta maior fabrica de aeronaves do mundo.
Os A-1 nos coloca na posiçao de mais forte força aerea da regiao.
Em caso de guerra ele poderia ser fabricado aqui em alta velocidade, nossos adversarios latinos teriam que comprar la fora.

Os A-1 sao extremamente estrategicos, pois ele necessita de poucos reabastecimentos para voar ate o amapa, enquanto que em uma regiao pequena como o IRAQUE e KOSOVO , os F-16, Tornado, A-10 necessitavam de varios reabastecimentos.
Os Italianos nao veem a hora de jogar os Tornados no ferro velho e ter no futuro uma força conbinada de AMX com EUROFHIGTER.




ABRAÇOS.




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#19 Mensagem por Everson Garcia » Dom Set 21, 2003 5:55 pm

A capacidade dos italianos e tao boa , mais tao boa que eles nao possuem a 4 maior fabrica de aeronaves do mundo e apos conhecer os A-1BACHT3 de santa maria, ficaram surpresos e fecharam um contrato de 300 milhoes de dolares com a Embraer para igualar seus AMX com os de SANTA MARIA!!!!
Agora quem lidera o projeto AMX e a EMBRAER!!!!!
A Libia apos o fim do embargo espera agora que sua antiga encomenda de 40 AMX brasileiros saiam do papel, o IRA que teve sua intençao de compra 60 AMX vetada pela Inglaterra, mostra que o AMX nao teve suscesso por razoes politicas e nao tecnicas.
Atualmente os A-1 sao os mais letais aeronaves da America latina, mesmo em relaçao ao Mig-29 e F-16 de nossos vizinhos.



ABRAÇOS.




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#20 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 21, 2003 7:14 pm

Everson Garcia,

Acho que vc está sendo otimista demais. O AMX é bom sim, mas não tudo isso.
Só alguns pontos:

Everson Garcia escreveu:Em caso de guerra ele poderia ser fabricado aqui em alta velocidade, nossos adversarios latinos teriam que comprar la fora.

Bom, mas só se eles voam sem motor e sem aviônicos internos, né?

Os A-1 sao extremamente estrategicos, pois ele necessita de poucos reabastecimentos para voar ate o amapa, enquanto que em uma regiao pequena como o IRAQUE e KOSOVO , os F-16, Tornado, A-10 necessitavam de varios reabastecimentos.

Tanto o F-16 (3162 kg), quanto o A-10 (to sem tempo pra pesquisar agora mas pode ter certeza absoluta disso) e o Tornado (4660 kg) tem maior capacidade de combústivel e, consequentemente, maior raio de ação que o AMX (2790 kg)

A capacidade dos italianos e tao boa , mais tao boa que eles nao possuem a 4 maior fabrica de aeronaves do mundo e apos conhecer os A-1BACHT3 de santa maria, ficaram surpresos e fecharam um contrato de 300 milhoes de dolares com a Embraer para igualar seus AMX com os de SANTA MARIA!!!!

A Itália tem uma industria aerospacia, sobretudo, militar forte. Os mesmos participam atualmente de projetos avançados como o EF2000 e YAK-130, dentre outros.
E quanto a essa história, de Embraer e modernização de AMX italianos nunca ouvi falar. Pode citar alguma fonte?

Libia apos o fim do embargo espera agora que sua antiga encomenda de 40 AMX brasileiros saiam do papel, o IRA que teve sua intençao de compra 60 AMX vetada pela Inglaterra, mostra que o AMX nao teve suscesso por razoes politicas e nao tecnicas.

Mais uma vez história desconhecida pra mim (e acredito que pra muitos outros daqui). Pode citar a fonte?

Atualmente os A-1 sao os mais letais aeronaves da America latina, mesmo em relaçao ao Mig-29 e F-16 de nossos vizinhos.

Como assim mais letais? Quais caracteristicas vc está levando em conta para tal afirmação?

Abraços




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#21 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Set 21, 2003 8:12 pm

Slip e Evrson, os dois estão sendo radicais demais, o AMX não é tão forte quanto a mensagem do Everson faz ele parecer ser, mas tambem não é tão fraco quanto a mensagem do Slip faz ele parecer ser,
Slip Junior escreveu:Everson Garcia,

Acho que vc está sendo otimista demais. O AMX é bom sim, mas não tudo isso.
Só alguns pontos:

Everson Garcia escreveu:Em caso de guerra ele poderia ser fabricado aqui em alta velocidade, nossos adversarios latinos teriam que comprar la fora.

Bom, mas só se eles voam sem motor e sem aviônicos internos, né?

Sem aviônicos os motores são fabricados pela Celma aqui do Brasil.
Os A-1 sao extremamente estrategicos, pois ele necessita de poucos reabastecimentos para voar ate o amapa, enquanto que em uma regiao pequena como o IRAQUE e KOSOVO , os F-16, Tornado, A-10 necessitavam de varios reabastecimentos.

Tanto o F-16 (3162 kg), quanto o A-10 (to sem tempo pra pesquisar agora mas pode ter certeza absoluta disso) e o Tornado (4660 kg) tem maior capacidade de combústivel e, consequentemente, maior raio de ação que o AMX (2790 kg)
[/quote]Não é bem assim, o AMX carrega menos combustivel mas consome menos, o alcance limpo do AMX é um pouco superior aos demais, mas nada que seja muito relevante
A capacidade dos italianos e tao boa , mais tao boa que eles nao possuem a 4 maior fabrica de aeronaves do mundo e apos conhecer os A-1BACHT3 de santa maria, ficaram surpresos e fecharam um contrato de 300 milhoes de dolares com a Embraer para igualar seus AMX com os de SANTA MARIA!!!!

A Itália tem uma industria aerospacia, sobretudo, militar forte. Os mesmos participam atualmente de projetos avançados como o EF2000 e YAK-130, dentre outros.
E quanto a essa história, de Embraer e modernização de AMX italianos nunca ouvi falar. Pode citar alguma fonte?

Tambem nunca ouvi falar

Libia apos o fim do embargo espera agora que sua antiga encomenda de 40 AMX brasileiros saiam do papel, o IRA que teve sua intençao de compra 60 AMX vetada pela Inglaterra, mostra que o AMX nao teve suscesso por razoes politicas e nao tecnicas.

Mais uma vez história desconhecida pra mim (e acredito que pra muitos outros daqui). Pode citar a fonte?

Idem

Atualmente os A-1 sao os mais letais aeronaves da America latina, mesmo em relaçao ao Mig-29 e F-16 de nossos vizinhos.

Como assim mais letais? Quais caracteristicas vc está levando em conta para tal afirmação?

Se considerar apenas missões ar-terra e considerar que se compra dois AMX pelo preço de um mig 29 ou F-16 a afirmação esta correta, numa comparação cara a cara não é bem assim.




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#22 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Set 21, 2003 8:16 pm

Salve Everson velho de guerra, é bom vê-lo de novo!

Agora cá pra nós, amigo, você forçou um pouco a barra nessa de "mais letais da américa latina, hein?!

Bem vindo de volta!

Abraço!




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...

#23 Mensagem por Super Flanker » Dom Set 21, 2003 8:51 pm

Vinicius Pimenta escreveu: Agora cá pra nós, amigo, você forçou um pouco a barra nessa de "mais letais da américa latina, hein?!



Cocordo com o Vinicius.
Ele pode ser o mais letal de sua categoria na América Latina, ja que em sua categorina na América do Sul só tem o Su-25. E eu ainda duvido se ele seja melhor que o Su-25 hoje, mais depois de sua modernização ele sim será o mais letal de sua categoria na América do Sul.

E também não podemos comparalos com os Mig-29 nem o futuro F-16 do Chile, eles não são da mesma categoria que o AMX.

Falows.




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#24 Mensagem por Malandro » Dom Set 21, 2003 9:03 pm

Galera como afirmei ,nos brasileiros dominamos hoje 100% do AMX ( inclusive os avionicos !!!) . Saiu em uma das ediçoes do Força Aérea . Se não me engano foi o ploto de testes Potenguy ( se noa estou enganado ) que disse isso . E sim o projeto de modernizacao dos AMX sera liderado pela Embraer e se baseara no AMX vendido para a Venezuela . A única diferenca e que os brasileiros e italianos usarao o radar brasileiro SCP-01 e os AMX italianos instalarao o sofware para as J-DAM . E em uma outra reportagem da Forca Aerea exclusivamente sobre o AMX , ela cita o mesmo como principal caça de ataque da America Latina . Talvez o Su25 tenha sido preterido pela reportagem por ter avionicos mais antigos ou por ser considerado um caca de apoio e nao de ataque . Por favor so nao me pecam para procurar e escanear as duas reportagens . meu tempo livre é quase nulo! :cry:




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#25 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 21, 2003 9:04 pm

Marechal,

Até onde eu saiba a CELMA não tem nada a ver com os Rolls-Royce Spey que são utilizados pelo AMX. Pelo que eu saiba, os motores são construidos na Inglaterra e algumas revisões são realizadas no PAMA/SP e outras nas oficinas da Rolls Royce do Brasil.

E em relação a essa comparação de ataque ar-terra, acho que devem ser considerados os seguintes pontos:
1. O F-16 é muito mais rápido que o AMX portanto é menos vulnerável.
2. O AMX custa US$18,75 milhões e portanto tem um preço similar ao dos F-16A empregados pela Venezuela.
3. O F-16, mesmo custando 2 vezes mais do que o AMX, pode carregar mais do que 2 vezes a carga bélica do AMX (3800 kg
4. O MiG-29 tem um preço similar ao do AMX e apresenta, basicamente, as mesmas vantagens do F-16

Abraços




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#26 Mensagem por Malandro » Dom Set 21, 2003 9:09 pm

Bom prefiro acreditar na revista Forca Aerea . Provavelmente os motores dos AMX sao feitos aqui ou pelo menos em caso de necessidade nos sabemos fazer mas talvezz por medidas de custa , saia mais barato traze-los de fora . Mas eu tenho certeza de que li na revista Forca Aerea que os AMX sao dominados 100% pelo Brazsil e a revista ainda afirma que , por causa disso , podemos atuar com cpleta autonomia dos italianos 8)

O MiG-29 tem um preço similar ao do AMX e apresenta, basicamente, as mesmas vantagens do F-16


O F16A em relacao ao Mig 29 primeiras versoes . E mesmo assim acho que a capacidade de carregar armamentos do F16 'maior mas nao tenho tanta certeza




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#27 Mensagem por Rodrigo Cadoni » Dom Set 21, 2003 9:15 pm

Ae eu gostaria de saber se o Radar SCP-01 Scipio ja esta em operacao nos A-1 da FAB ??? e queria saber qual era o Radar que equipava o A-1 antes do SCP-01 entrar em operacao ????? ah e outra pq a FAB nao comprou as bombas Opher da Elbit para equipar os A-1 ??????




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#28 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Set 21, 2003 9:17 pm

Pessoal, o Brasil domina 100% do processo de fabricação do AMX. Porém, isso não quer dizer que 100% dos componentes do mesmo sejam nacionais. Em relação a aviônicos, podemos dizer que o futuro A-1M (depois da modernização) terá cerca de 90%, ou até um pouco mais, desses componentes nacionais. Porém, os 10% ou menos são de sistemas vitais como plataformas de navegação, etc.

A turbina, Spey, é INGLESA. Na época do programa AMX ela foi fabricada sob licensa no Brasil pela Celma. Porém, a Celma foi privatizada, hoje, ela é controlada pela GE - General Electric, que é AMERICANA. A Celma, hoje, não passa de um centro de manutenção de turbinas.

Resumindo, os componentes vitais do avião o Brasil não produz.




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#29 Mensagem por Super Flanker » Dom Set 21, 2003 9:19 pm

Rodrigo Cadoni escreveu:Ae eu gostaria de saber se o Radar SCP-01 Scipio ja esta em operacao nos A-1 da FAB


"O AMX brasileiro está equipado com o radr multipropósito leve Tecnasa/SMA SCP-01..."
Tirei isso de uma revista, então quer dizer que ja esta equipado com esse radar.

Falows.




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#30 Mensagem por Malandro » Dom Set 21, 2003 9:26 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Pessoal, o Brasil domina 100% do processo de fabricação do AMX. Porém, isso não quer dizer que 100% dos componentes do mesmo sejam nacionais. Em relação a aviônicos, podemos dizer que o futuro A-1M (depois da modernização) terá cerca de 90%, ou até um pouco mais, desses componentes nacionais. Porém, os 10% ou menos são de sistemas vitais como plataformas de navegação, etc.

A turbina, Spey, é INGLESA. Na época do programa AMX ela foi fabricada sob licensa no Brasil pela Celma. Porém, a Celma foi privatizada, hoje, ela é controlada pela GE - General Electric, que é AMERICANA. A Celma, hoje, não passa de um centro de manutenção de turbinas.

Resumindo, os componentes vitais do avião o Brasil não produz.



Acho que o fato da CELMA ter sido privatizada nao tira em nada o fato de em caso de uerra podermos fabricar esse motores . Como dominamos a tecnologia , adaptar uma industria para isso , ainda mais se considerando a diversidade da industria brasileira , nao deve ser problema . E o fato de alguns avionicos virem de fora apesar de domina-los com certeza se deve a uma politica de economia . Talvez por la fora eles fabricarem mais do que nos alguns avionicos , eles tenham uma economia de escala favoravel




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