Substituição "Tankers" da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#16 Mensagem por Jet Crash® » Dom Jul 31, 2005 4:29 pm

rodrigo escreveu:Alguém sabe dizer se existia mais um 707 da VARIG que seria da FAB e sumiu em um vôo sobre o oceano? Já ouvi várias estórias de 007 sobre esse avião.

Acredito que você se refere ao Boeing 707-323C, prefixo PP-VLU da Varig que desapareceu em 30 de Janeiro de 1979 com seus seis tripulantes. Era uma aeronave configurada como cargueiro.

A aeronave partiu do Aeroporto de Narita, Tokyo com destino ao Rio de Janeiro com escala em Los Angeles. A aeronave teria desaparecido trinta minutos após a decolagem sobre o Oceano Pacífico.

Morreram o piloto Gilberto Araujo da Silva, co-piloto Erny Peixoto Mylius, os terceiros pilotos Evan Braga Saunders e Antonio Brasileiro da Silva neto, os mecãnicos de vôo Nicola Esposito e Severino Gusmão Aráujo. O Comandante Gilberto Araujo da Silva era o mesmo do acidente do PP-VJZ ocorrido em Orly, Paris , no dia 11 de julho de 1973.

A carga declarada constituia de 153 quadros avaliados em US$ 1,24 milhões.

Também lembro ter ouvido teorias miraculosas sobre o desaparecimento desta aeronave.

Jet Crash®

Imagem
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#17 Mensagem por rodrigo » Dom Jul 31, 2005 9:29 pm

Acredito que você se refere ao Boeing 707-323C, prefixo PP-VLU da Varig que desapareceu em 30 de Janeiro de 1979 com seus seis tripulantes. Era uma aeronave configurada como cargueiro.
Deve ser este.

Também lembro ter ouvido teorias miraculosas sobre o desaparecimento desta aeronave.
Já ouvi dizer que o avião levava material secreto russo, capturado pelos americanos, e que os soviéticos derrubaram ou sequestraram o avião, já que nunca acharam nem destroços.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#18 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jul 31, 2005 10:27 pm

Além do mais, o 767 seria excelente aeronave para REVO, não acham?!

Acredito que seja um ótimo negócio, inicialmente estas 03 aeronaves ao preço que estão oferecendo, está uma barbada, s/ falar nos benefícios que estas novas aeronaves poderão trazer a FAB, além de ter várias aeronaves do tipo disponiveis no mercado, para começar umas 05 unidades tá muito bom...

A-29
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por A-29 » Dom Jul 31, 2005 11:41 pm

No Alide tem uma matéria sobre o Corsário (que opera os 707 na FAB) e lá diz que a FAB espera operar o tipo tranquilamente por mais 10 anos. O comandante do Esquadrão também declarou que se pretendia adquirir outra célula para que sse tenha sempre 4 aeronaves em operação e uma em check, ao invés da 3 operacionais de hoje. Pela entrevista as propostas de substituição já vêm de longa data, mas ainda não se tem nada de concreto. Muito bom o artigo, vale a visita!

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 250 vezes
Agradeceram: 562 vezes

substituir os motores

#20 Mensagem por Brasileiro » Seg Ago 01, 2005 2:40 pm

Que bom, uma quinta célula!!! :P
Mas, será de enorme importância que se substituam os motores atuais, pois eles são pouco econômicos, poluem demais, e são diagmos...idosos.
Com isso, ele ganharia em alcance e potência, aumentando um pouco a carga. Realmente, acho que ainda não seria necessária a subustituição deles antes de 2015, mas como sabemos, a falta de manutenção, resultado do baixo orçamento acelera a velocidade de envelhecimento dos aviões

A-29
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por A-29 » Seg Ago 01, 2005 3:00 pm

Oi Brasileiro!

De acordo com o artigo da Alide de que falei, a manutenção dos KC´s é esmerada, estando sempre três em uso e um fazendo manutenção geral. Os aviões voam pouco por ano, apenas uma média de 600h, o que não geraria economia de combustível suficiente durante o resto de vida útil do avião que justificasse a troca dos motores.
A idéia de se operar os 767 em conjunto com os 707 até que estes dêem baixa do serviço ativo parece interessante, mas a menos que venha alguma decisão política para favorecer o caixa da Varig, não acredito que a aquisição de novos tankers ocorra tão cedo...

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#22 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Ago 01, 2005 3:33 pm

Se vocês tiverema a oportunidade, leiam a entrevista do Tenente-Brigadeiro-do-Ar José Carlos Pereira, que acabou de deixar o posto de Comandante do COMGAR (Comando Geral de Operações Aéreas) na última T&D (#104). Ela é bastante revaladora, fala dos tankers (a FAB comprará mais 2), etc.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#23 Mensagem por helio » Seg Ago 01, 2005 6:35 pm

Os 707 em operação são verdadeiros hangar queen.
Caros de operar, poluidores, a fAB faz o possivel para operar os C-130 ao invés dos 707 pelo seu custo operacional. Acho até que não é só o custo por hora voada, mas do custo de peças de reposição, cada vez mais raras no mercado. Em todo o mundo, os 707 estão sendo relegados às sombras dos seus hangares(exceto talvez a USAF, que trocou os seus motores, tornando-os mais economicos).
OS 767, apesar de muito voados( os modelos da Transbrasil) caso sejam adquiridos turbinas novas, poderão durar muitas décadas.Nada como um bimotor, para consumir menos combustível.

Hélio

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: substituir os motores

#24 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Ago 01, 2005 6:58 pm

Brasileiro escreveu:Que bom, uma quinta célula!!! :P
Mas, será de enorme importância que se substituam os motores atuais, pois eles são pouco econômicos, poluem demais, e são diagmos...idosos.
Com isso, ele ganharia em alcance e potência, aumentando um pouco a carga. Realmente, acho que ainda não seria necessária a subustituição deles antes de 2015, mas como sabemos, a falta de manutenção, resultado do baixo orçamento acelera a velocidade de envelhecimento dos aviões

Caro Brasileiro,

Me desculpe, mas comemorar a compra de uma quinta célula de uma aeronave totalmente obsoleta como é o Boeing 707 é algo que eu não irei fazer.

Tenho certeza que podemos nos virar com os 4 KC-137 por mais algum tempo ( e não 5, como viria à ser), para então investir em KC's que não sejam tão obsoletos.

No caso, a substituição dos 4 KC-137 por ao menos 4 KC-767, e quem sabe até umas 5 ou 6 células estaria de bom tamanho.

Acho mais interessante isso, do que comprar agora uma célula do Boeing 707.

Da mesma forma, fui contra (não à princípio) de mais células do F-5, pois são aeronaves totalmente obsoletas!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#25 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Ago 01, 2005 6:59 pm

A-29 escreveu:A idéia de se operar os 767 em conjunto com os 707 até que estes dêem baixa do serviço ativo parece interessante, mas a menos que venha alguma decisão política para favorecer o caixa da Varig, não acredito que a aquisição de novos tankers ocorra tão cedo...

Concordo!

Acho difícil que se realize tal operação, em que pese que eu ache que a VEM vem trilhando um caminho muito interessante!

Parabéns à ela!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#26 Mensagem por eu sou eu » Seg Ago 01, 2005 7:02 pm

existem muitos 707 em operação no mundo , seja em forças aereas, ou como cargueiros, alguns sem modificações, outros com hush kit, e outros com nova motorização, num artigo recente que li em uma revista, a poderasa força aerea de Israel, pretende prolongar a vida util de seus 8, 707-300 em mais vinte anos, e la ao que parece eles não acham que seus tanker são sucatões

Mateus Dias
Avançado
Avançado
Contato:

#27 Mensagem por Mateus Dias » Seg Ago 01, 2005 10:22 pm

Pra mim isso é coisa do GODOY.... Apenas mais uma tempestade em copo d´agua.

A FAB tem milhões de coisas mais importantes e urgentes a pensar do que a troca dos reabastecedores

Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
A-29
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por A-29 » Seg Ago 01, 2005 11:20 pm

Segui o conselho do Vinícius e li a entrevista da última T&D. Realmente o ex-comandante menciona a possibilidade de remotorização ou troca dos atuais KC's, mas destaca que isso está longe de ser prioridade.
Até acho que não foi mentira do Godoy não, mas não deve ter passado de um oferecimento da VEM, no melhor estilo: olha, quando quiser trocar os aviões, não esquece de mim!

A-29
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por A-29 » Seg Ago 01, 2005 11:33 pm

Vou aproveitar o tópico para perguntar: Não seria melhor manter 4 KC 137, sendo três operacionais, e adicionar mais KC 130 aos dois já presentes na FAB? Creio que deve ser possível a compra de "Kit's" para conversão de um C 130 em um KC 130. Também imagino que os tanques internos de combustível possam ser removidos. Obviamente ele não possui tanta capacidade de combustível como um 707, mas certamente possui uma hora de vôo mais em conta e, no final das contas, nossos caças são pequenos e com pouca capacidade de combustível. Alguém aí sabe se essa conversão é assim simples (e barata) como imagino???

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#30 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Ago 02, 2005 12:14 am

O problema é que, ao que parece, os KC-130 não são muito bons para os F-5. Os KC-130 voam muito lento e os F-5 têm que voar numa velocidade perigosamente baixa pra eles. Os KC-130 se dão melhor com os AMX, que por sua vez não se dão muito bem com os KC-137.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder