EXÉRCITO SUCATEADO.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 210 vezes
Agradeceram: 515 vezes

#16 Mensagem por delmar » Ter Jun 28, 2005 8:54 pm

Sgt. Alex disse:

"Se não podemos dar palpite na política nacional, então por quê, com exceção dos recrutas recém incorporados (por lei), somos obrigados a votar em toda as eleições?"

Sargento, voce vota por ser um cidadão, com todos direitos e deveres que tem cada um dos brasileiros. Como cidadão pode reclamar, ter opinião, votar contra ou a favor. Fora do expediente pode agitar a bandeira de teu candidato e participar de carreatas.
Já como instituição, as forças armadas, os órgãos policiais, as universidades públicas, não tem opinião politica. Numa democracia o partidos que ganha uma eleição leva. Imagine o exército ter um candidato e ele perder a eleição? Com que cara os milicos iriam bater continência ao novo comandante em chefe. Ou acredita que dariam um golpe e iniciariam uma guerra civil. O exército contra o povo?
Os militares, assim como as universidades, os órgãos de saúde pública, o ministério dos transportes e outros estão sempre reclamando por mais verbas. Estão certos, cada um deve defender seu lado, fazer lobies, tentar influenciar ministros e parlamentares. É parte do jogo, inclusive os votos dos cidadãos militares e seus familiares contam. Inclusive o teu sargento.
Saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Arthur
Sênior
Sênior

#17 Mensagem por Arthur » Ter Jun 28, 2005 9:08 pm

The Baaz escreveu:
Não concordo, pois a partir do momento que deixamos de dar palpites, tudo começou a ficar uma palhaçada

Salve Sgt. Alex.

O que eu falei, é que se hoje os militares começarem a dar palpites, os políticos vão começar a dizer que é tentativa de golpe, e isso iria desestabilizar o país. Eu sei muito bem que depois que as FAs começaram a se distanciar da política tudo virou no que está hoje.

Como se o país fosse uma maravilha quando os milicos tavam no poder.........

Como se ninguém roubasse naquela época.........

Como se nossos louváveis políticos como Collor, Sarney, Maluf, Helio Garcia, Jarbas Barbalho não fossem subproduto da ditadura........

Como se as empreiteras não tivessem enriquecido aos extremos com obras feitas pelos militares........

Como se o II PND do Geisel não tivesse endividado o país a ponto de quebrá-lo na década de 80........

Como se o salário mínimo real não tivesse caído barbaridade entre 1964-1985........

Como se os militares tivessem feito algo para reduzir o abismo entre os níveis de educação brasileiros e os de outras nações do mundo (desenvolvidas ou não).......

Como se o Brasil não tivesse chegado ao início da década de 90 com taxas de mortalidade infantil africanas.........

Como se as políticas habitacionais do regime militar tivessem sido eficientes ao ponto de evitar o inchaço de favelas nas grandes cidades......

Realmente.........durmimos Bélgica e acordamos Índia.......

Aliás, bons de gestão do jeito que eles eram os milicos da época da ditadura devem estar todos dando aula de gestão pública em Harvard ou dando consultoria para grandes empresas multinacionais e para governos de outros países..........

:(

Arthur

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#18 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jun 28, 2005 9:29 pm

Realmente foi uma merda, vou me mudar para cuba, la é tudo nivelado (por baixo).

Saudaçoes ditatoriais.

e Nao vamos esquecer das Megalomanias dos Militares, Itaipu, Angra, Transamazonica, Isso só citando as Maiores, Acha que teriamos programa nuclear se nao fossem os militares? se nao fossem eles nunca teriamos nem um projeto de SNB, nao teriamos itaipu, estariamos queimando oleo, nao teriamos uma petrobras forte, Industria Naval produzindo Mega-navios, Industrias de Base, realmente veja so a construçao naval, depois do figueiredo como ela caiu, quase se extinguiu.

Viva os Herois do araguaia, viva o Mensalao!

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#19 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Jun 28, 2005 9:57 pm

douglas escreveu:Concordo em numero genoro e grau com Sgt Guerra.
A burocracia é a atividade fim do EB (Salvo 10% da forca).
Os uniformes estao defasados Ex Um coturno americano nao precisa engraxar pois é feito para dar operacionalidade a tropa.
Os quarteis Sao antigos de manutencao cara.
Salarios e planos de carreira não vou comenta um delegado ganha em MS começo de carreira 7000 mil Reias e um tenente?
Quanto a opinião é um direito constitucional sem comentarios.

Douglas, também concordo com a maioria das deliberações, no entanto como teríamos um Exército combatente sem as atividades de suporte e apoio para suprilo. Os quartéis são antigos, porém funcionais e a sua manutenção só é dispendiosa devido a própria contigência orçamentária de anos de descaso da classe política, assim como, os próprios salários da tropa.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 210 vezes
Agradeceram: 515 vezes

#20 Mensagem por delmar » Ter Jun 28, 2005 11:30 pm

Eisamkeit disse:

"e Nao vamos esquecer das Megalomanias dos Militares, Itaipu, Angra, Transamazonica, Isso só citando as Maiores, Acha que teriamos programa nuclear se nao fossem os militares? se nao fossem eles nunca teriamos nem um projeto de SNB, nao teriamos itaipu, estariamos queimando oleo, nao teriamos uma petrobras..."

Exatamente a megalomania pelas grandes obras.
Na época Itaipu foi a salvação da lavoura. Produz 12.600 Mw, sendo a metade, 6.300 Mw do Paraguai. Custou uma banana pois o negócio era o tamanho. Depois, em outros governos, foram construidas muitas outras usinas, menores e mais baratas, e o Brasil produz hoje 91.600 Mw. Estão ainda em andamento diversas obras que irão produzir mais 32.000 Mw (quase igual a tres Itaipu), sem tanta propaganda e sem sócio. Itaipu, com a parte paraguaia, representa hoje menos de 13% da energia brasileira.
Angra 1 e 2 até hoje tem um funcionamento problemático e também custaram uma fortuna. Todos técnicos concordam que deveriamos ter iniciado o uso da energia nuclear construindo incialmente reatores menores, 50 a 100 Mw, e a seguir ir aumentando o tamanho e o número das usinas.
A transamazonica foi outra megalomania. Foi um desperdicio enorme de dinheiro. 80% da obra foi destruida pela chuva ainda no governo militar do Geisel e do Figueiredo, que não tiveram meios de continuar a estrada.
Os governos militares tiveram seus altos e baixos. Tirando a transamazonica fizeram outras estradas importantes e incentivaram a indústria nacional e a agricultura. Ao final não foram piores nem melhores que os seus sucessores.
Saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#21 Mensagem por The Baaz » Ter Jun 28, 2005 11:51 pm

Na época Itaipu foi a salvação da lavoura. Produz 12.600 Mw, sendo a metade, 6.300 Mw do Paraguai. Custou uma banana pois o negócio era o tamanho. Depois, em outros governos, foram construidas muitas outras usinas, menores e mais baratas, e o Brasil produz hoje 91.600 Mw. Estão ainda em andamento diversas obras que irão produzir mais 32.000 Mw (quase igual a tres Itaipu), sem tanta propaganda e sem sócio. Itaipu, com a parte paraguaia, representa hoje menos de 13% da energia brasileira.

Desliga Itaipu pra você ver o colapso no sistema elétrico brasileiro...23% da energia consumida no país vem de lá :roll:.

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
sgt alex
Júnior
Júnior

#22 Mensagem por sgt alex » Qua Jun 29, 2005 11:03 am

Ricardo Rosa escreveu:Caro Sgt Alex, não estou não, tanto que concordo com o que vc disse, porém, o que eu estou tentando dizer, é que não podemos generalizar. Sou empregado público do setor operacional de uma grande empresa e sei bem o que é lidar com burrocratas, porém consigo ser ouvido e promovido pelo meu trabalho e capacidade.

Sorte sua.

sgt alex
Júnior
Júnior

#23 Mensagem por sgt alex » Qua Jun 29, 2005 11:08 am

The Baaz escreveu:Salve Sgt. Alex.

O que eu falei, é que se hoje os militares começarem a dar palpites, os políticos vão começar a dizer que é tentativa de golpe, e isso iria desestabilizar o país. Eu sei muito bem que depois que as FAs começaram a se distanciar da política tudo virou no que está hoje.

Como eu disse não é ficar dando opiniões a torto e a direito sobre a política nacional, mas sim conseguirmos ser ouvidos nas questões que envolvam a soberania da nação e que afetam diretamente as Forças Armadas no seu papel constitucional.

sgt alex
Júnior
Júnior

#24 Mensagem por sgt alex » Qua Jun 29, 2005 11:16 am

delmar escreveu:Sargento, voce vota por ser um cidadão, com todos direitos e deveres que tem cada um dos brasileiros. Como cidadão pode reclamar, ter opinião, votar contra ou a favor. Fora do expediente pode agitar a bandeira de teu candidato e participar de carreatas.

Não existe o fora do expediente para os militares.
Para se ter uma idéia, um dos itens considerados para compor o nosso conceito, Oficiais e Sargentos, é a conduta social. Se um oficial que vai me avaliar não sabe como é o meu relacionamento fora da unidade, como ele pode me dar uma nota (de 1 - 10), 6?

Verdade ou não Sgt Guerra??

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#25 Mensagem por Guerra » Qua Jun 29, 2005 12:48 pm

sgt alex escreveu:
The Baaz escreveu:Salve Sgt. Alex.

Como eu disse não é ficar dando opiniões a torto e a direito sobre a política nacional, mas sim conseguirmos ser ouvidos nas questões que envolvam a soberania da nação e que afetam diretamente as Forças Armadas no seu papel constitucional.

Sgt Alex, é isso que estou tentando dizer. O Exército como instituição eu acho que não deve, mas o militar sim. Nós além de votarmos, pagamos impostos, e se for colocado ao pé da letra “imposto de renda”, talvez pouquisimos brasileiros pagão mais impostos que nós (é só voce levar em conta o caso da cervejaria), e apesar disso não podemos manifestar nossa opinião. Eu acho isso um absurdo. Agora, quando eu digo que o EB não deve se meter em politica, isso inclue ficar fazendo textos sobre intentona comunista, sobre revolução de 64 etc(Eu não estou entrando no merito do certo ou errado, ou na questão idelologica ). O Exército deveria denunciar o crime que estão cometendo contra a segurança nacional, isso sim. Um exército que chega ao nivel de munição que estamos, e não diz nada, na minha opinião esta cometendo um crime.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Guerra » Qua Jun 29, 2005 12:51 pm

sgt alex escreveu:
delmar escreveu:Sargento, voce vota por ser um cidadão, com todos direitos e deveres que tem cada um dos brasileiros. Como cidadão pode reclamar, ter opinião, votar contra ou a favor. Fora do expediente pode agitar a bandeira de teu candidato e participar de carreatas.

Não existe o fora do expediente para os militares.
Para se ter uma idéia, um dos itens considerados para compor o nosso conceito, Oficiais e Sargentos, é a conduta social. Se um oficial que vai me avaliar não sabe como é o meu relacionamento fora da unidade, como ele pode me dar uma nota (de 1 - 10), 6?

Verdade ou não Sgt Guerra??

Verdade...infelizmente é verdade.

Guerra
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por Guerra » Qua Jun 29, 2005 12:57 pm

Ricardo Rosa escreveu: é preciso um bom suporte e apoio dos burocratas, desde que este apoio, não se torne a atividade fim da Força.

Mas agora você falou tudo Ricardo Rosa, porque é exatamente isso que esta acontecendo. O serviço burocrático é um caminho natural para o militar, ou pelo menos deveria ser. O que acontece hoje é que o serviço burocrático esta mais valorizado que a parte operacional. Uma boa administração virou virou sinonimo de operacionalidade e de bom comando. Qual a vantagem de estar na tropa hoje? (Tropa que eu digo é até companhia) Nenhuma. O militar que permanece na tropa mais que um ou dois anos fica para trás. Ele pode ser o primeiro da turma dele, que vai ser o ultimo da turma anterior. Essa é a realidade atual.
Do que adianta a AMAN ter a estrutura que tem. O Oficial chega na tropa “mordendo corda” e quem ele vai comandar? Ele vai comandar um sargento que chegou da ESA “mordendo corda”, mas já desmotivado por ver que aquele caminho que ele esta seguindo não vai levar ele a nada. Um sargento que esta preocupado em fazer uma faculdade porque é isso que o EB espera dele. Vai comandar um cabo, que o EB transformou numa figura que não executa porque não é soldado e não comando porque não é sargento. Vai comandar um soldado recruta, sem motivação nenhuma. Louco para ir para uma seção para conseguir o tão sonhado enganjamento.
Então quando esse Tenente cansar de todo dia no inicio do expediente, ele ter que liberar o pessoal “empregado”, e ficar com os “desempregados”, que é uma meia duzia de gato pingado, que ele joga na faxina, ou liberar por ser atletas, ele vai dizer: “não tem recursos para nada”. Logico que não tem, ele acabou de mandar para a lixeira o maior patrimonio da força.
Serviço burocrático é um caminho natural para o militar, o que não pode é servir de buraco para os aventureiros e ser mais valorizado para os comandantes serem promovidos.

Guerra
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por Guerra » Qua Jun 29, 2005 1:05 pm

Concluindo...não seria justo se eu não disse que o EB tentou arrumar a casa. Foram criadas as bases administrativas, mas com os cortes no efetivo (que também são feitos sem levar em conta a atividade-fim), as bases foram desmontadas. Em algumas OM elas funcionam e é o que mantem um nivel de operacionalidade aceitavel.
Para voces terem uma ideia. Na brigada de operações especiais, os militares que servem na base não precisam ser FE nem comandos, mas não podem ocupar PNR (casas). Só quem esta na tropa. Viram a diferença?

Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#29 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Jun 29, 2005 5:14 pm

SGT GUERRA escreveu:Concluindo...não seria justo se eu não disse que o EB tentou arrumar a casa. Foram criadas as bases administrativas, mas com os cortes no efetivo (que também são feitos sem levar em conta a atividade-fim), as bases foram desmontadas. Em algumas OM elas funcionam e é o que mantem um nivel de operacionalidade aceitavel.
Para voces terem uma ideia. Na brigada de operações especiais, os militares que servem na base não precisam ser FE nem comandos, mas não podem ocupar PNR (casas). Só quem esta na tropa. Viram a diferença?

Infelizmente, concordo com vc Sgt Guerra, mas o meu alento, é que existem algumas pessoas, que sabem qual é o caminho certo.

Deífobo
Novato
Novato

#30 Mensagem por Deífobo » Qui Jun 30, 2005 12:01 am

Einsamkeit escreveu:Realmente foi uma merda, vou me mudar para cuba, la é tudo nivelado (por baixo).

Saudaçoes ditatoriais.

e Nao vamos esquecer das Megalomanias dos Militares, Itaipu, Angra, Transamazonica, Isso só citando as Maiores, Acha que teriamos programa nuclear se nao fossem os militares? se nao fossem eles nunca teriamos nem um projeto de SNB, nao teriamos itaipu, estariamos queimando oleo, nao teriamos uma petrobras forte, Industria Naval produzindo Mega-navios, Industrias de Base, realmente veja so a construçao naval, depois do figueiredo como ela caiu, quase se extinguiu.

Viva os Herois do araguaia, viva o Mensalao!

Antes de você bradar alguma "vantagem" que a ditadura trouxe ao Brasil, é pertinente lembrar quem a impôs, não só ao Brasil, mas a quase toda América Latina.

Responder