MCD-SM escreveu:Como você fez uma critica direta a todos e partindo do principio que quem diz o que quer, ouve o que não quer, eu me vejo no direito de fazer um comentário sobre sua opinião.
Seu post além de ser infantil e pobre de argumentos é uma indelicadeza com quem sugeriu o assunto, e pior de tudo, achei covarde.
>>>foi num tom irônico com a finalidade de alertar o pessoal antes de postar, deixando o patriotismo um pouco de lado, e parece que funcionou. Acharia melhor fazer umn comparação da organização, treinamento e equipamento das FA em discussão. Infelizmente, grande parte dos nossos militares estão preocupados é com o seu salário e seus apadrinhados. Nossas FA carecem de visão administrativa e necessitam de uma profunda reforma (mental também) de seus quadros. Desculpa se magoei, não foi a intenção.
OK, minha intenção também foi só para alerta-lo que aqui ninguém comenta nada sem pensar, pelo contrário os comentários são de otima qualidade.
Você disse que o EB é vergonhoso. O exército chileno é vanguarda no combate em area de montanhas, não só na America Latina, mas no mundo inteiro, mas o fato é que eles perderam uma unidade inteira na montanha. No Brasil metade do território nacional é comberto por selva. Agora me diz, quando foi que uma unidade inteira do EB se perdeu na selva? Já aconteceu de militares brasileiros se perderem na selva, mas são fatos isolados. Inclusive, quando militares de paises vizinhos se perdem na selva é ao Brasil que eles recorrem. Não acha estranho um exército não esta preparado para operar numa grande parcela do seu território?
Meu contato com os chilenos foi bem breve, realmente são profissionais, mas eles não tinham um tostão no bolso para comprar uma cerveja. Os brasileiros fizeram uma vaquinha para comprar material para eles. Isso não é vergonhoso? É igual aos brasileiros? Se é igual, é igual, não é mais nem menos.
Foi dito aqui que eles são semi-profissionais. O EB também é semi-profissional. Se formos levar em conta experiencia em combate, o Peru, Colombia e o Equador então são os melhores, porque são os unicos exérctios que têm miliatres com experiencia em combate, ainda em atividade. Se considerarmos modernidade e a relação tamanho do exército com o território, a Guiana Francesa esta disparada na frente.
Quanto a mudança de mentalidade, concordo plenamente, eu acabei de falar isso aqui. Agora, eu estou preocupado com meu salario sim. E digo mais, não é grande parte não, é todo mundo. Do general ao soldado mais moderno. Você tem duvida que os militares ganham mal? Aqui todo mundo concorda que sim. E ai, você queria que eu delegasse a função de se preocupar com meu salario para quem? Eu já acho muito eu ter que delegar esse problema para minha esposa.
Esse problema de apadrinhados atinge 0,001% do efetivo.