O famoso e velho Dakota:
DOUGLAS DC-3 (C-47) DAKOTA
Características:
Motor- 2 Pratt & Whitney R-1830-92 de 1200 hp cada
Dimensões:
Envergadura................................ 28,95 m
Comprimento.............................. 19,60 m
Altura........................................... 4,52 m
Superficie Alar........................... 91,70 m2
Pesos -Vazio.................................7637 Kg
Equipado.......................... 11440 Kg
Performances:
Velocidade máxima..................... 370 km/h
Raio de acção............................... 3300 km
Razão de subida........................... 345 m/min
Tecto de serviço........................... 7100 m
Resumo histórico
Obtidos a partir de 1953, a Aviação Militar e, depois a Força Aérea, dispuseram de 29 aviões de transporte Dakota, nas versões DC-3, C-47 e C-53, incluindo um avião que em 1943, durante a II Guerra Mundial, tinha sido internado após aterragem em Portugal.
Estes aparelhos além da função de transporte foram utilizados, também, para instrução de pilotagem em aviões plurimotores e instrução de navegadores, tendo operado a partir da Base Aérea 1, Sintra, Base Aérea 2, Ota, Base Aérea 3, Tancos, Base Aérea 4, Lajes e Aeródromo-Base 1, Portela de Sacavém.
Foram, ainda, largamente utilizados no Ultramar e serviram em todos os teatros de operações ultramarinos - Guiné, Angola e Moçambique - acabando por ser abatidos ao serviço em 1976. No Museu do Ar (pólo de Sintra) existe um exemplar em exposição estática.
in
http://www.emfa.pt/museu
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Como nota, diga-se que infelizmente, este aparelho em exposição, tal como outros estão ao ar livre há anos, à mercê dos elementos, porque aparentemente, as FA's portuguesas ou o Estado não tem verba para construir um hangar ou um pavilhão para lá guardar dentro estes exemplares do património areonáutico portugês.