Blindados Leves Sobre Rodas – Qual o melhor ?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Blindados Leves Sobre Rodas – Qual o melhor ?

Pandur
4
15%
Patria AMV
7
26%
BTR 80
3
11%
Stryker
2
7%
AMX 10 RC
1
4%
Piranha III
3
11%
Cascavel Modernizado
7
26%

Total de votos: 27

Mensagem
Autor
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#16 Mensagem por talharim » Qui Abr 21, 2005 2:38 pm

Arthur escreveu:
Só acho que esse tipo de veículo é mto caro, afinal US$ 2 mi por um veículo blindado sobre rodas é mto. Pensando no Brasil que têm hoje 555 M-113, 409 Cascavel e 220 Urutus, dá pra perceber que para substituí-los seria necessário nada mais nada menos do que 2,3 bi de dólares.
Arthur

U$$ 2,3 bilhoes é muito :?:

Se um país com a economia do Brasil,com as pretensoes estratégicas que tem nao tiver culhao para investir 3 bilhoes de dólares na mísera substituiçao de míseros 1200 blindados é melhor parar tudo e começar a repensar sua política de defesa.

Acaba de vez com as suas FAs e cria uma guarda nacional estilo México,que só possui FAs de enfeite e entrega a defesa do país aos EUA também com base militar na Amazonia e tudo :!:

Esses U$$ 2,3 bilhoes seriam diluídos ao longo de uns 10 anos até substituirem toda a frota,fora as contrapartidas comerciais e ganhos de conhecimento técnológico que seriam repassados.Com uma encomenda desse porte seriam produzidos os blindados aqui mesmo no Brasil,gerando muitos empregos e diminuindo a oposiçao política a tal aquisiçao...

Para mim o Pátria é a melhor opçao no momento.O Puma seria uma boa opçao também porque já tem parque montado aqui no Brasil (Fiat-Iveco).

Falows,

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#17 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Abr 21, 2005 2:55 pm

Talharim, ele não é caro para um país como o Brasil, ele é caro para a missão que se destina, um Osório (muito mais poderoso) custava "apenas" US$4 milhões, um veículo de apenas 15 tons e sem um canhão ou misseis capazes de destruir um MBT não deveria custar mais que US$1 milhão, mas o Pátria custa o dobro que isso.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#18 Mensagem por talharim » Qui Abr 21, 2005 3:13 pm

Pois é,o Pátria possui um valor acima da média,provavelmente porque seja um projeto novo e ainda nao possua encomendas suficientes para diluir o custo de projeto.

Com relaçao ao Brasil,seriam adquiridos igual número de blindados que seriam substituídos ou superior,os valores de contrato com certeza seriam vantajosos...............isso sem falar que com abertura de linha de montagem no Brasil e um mercado sul-americano a vista o Pátria bem que poderia chegar nos U$$ 1 milhao.

Marechal,pelo que eu sei existem configuraçoes de blindados Pátria com canhoes montados e até mesmo como plataforma de mísseis,o Pátria é uma plataforma modular,ela é entregue conforme pedido do cliente.

1200 blindados para o EB nao seriam entregues todos iguais sem nenhuma peça de artilharia e apenas lisos para transporte.Seriam entregues várias configuraçoes montadas pelo EB creio eu.........

Eu acho que independente do concorrente,pois nenhum é tao superior ao outro e pela grandeza da aquisiçao deve-se dar prioridade para produçao do blindado aqui no Brasil com repasse tecnológico vantajoso para nós.

Qualquer um dos concorrentes da enquete seria bem-vindo para o EB,podem ser todas boas opçoes (pelos valores envolvidos e com habilidade política a negociaçao pende a nosso favor) e a vantagem é para quem já possui base montada aqui no Brasil.

Falows,

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#19 Mensagem por Slip Junior » Sex Abr 22, 2005 3:09 pm

Arthur escreveu:Pensando no Brasil que têm hoje 555 M-113, 409 Cascavel e 220 Urutus, dá pra perceber que para substituí-los seria necessário nada mais nada menos do que 2,3 bi de dólares.

O novo blindado sobre rodas do EB irá substituir também os M-113 (que são veículos de esteiras)? Se for, não iremos ficar sem nenhum veículo de transporte de tropas de esteiras?

Abraços

ZeRo4
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por ZeRo4 » Sex Abr 22, 2005 7:28 pm

Slip Junior escreveu:
Arthur escreveu:Pensando no Brasil que têm hoje 555 M-113, 409 Cascavel e 220 Urutus, dá pra perceber que para substituí-los seria necessário nada mais nada menos do que 2,3 bi de dólares.

O novo blindado sobre rodas do EB irá substituir também os M-113 (que são veículos de esteiras)? Se for, não iremos ficar sem nenhum veículo de transporte de tropas de esteiras?

Abraços

Estava a pensar nisso! talvez seja mais interessante para o Brasil modernizar os M-113 para um padrão semelhante ao Zelda-2 ou L-Vas Israelense

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 322 vezes
Agradeceram: 563 vezes

#21 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 22, 2005 10:41 pm

Pessoal em outro fórum um cara postou essa foto e disse que pelo q ele sabia era uma experiência brasileira tipo um "Urutuzão"... tenho minhas duvidas oq vcs acham?

Imagem

Um abraço e t+ :D

Editado pela última vez por Pablo Maica em Sáb Abr 23, 2005 12:01 am, em um total de 1 vez.
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#22 Mensagem por Slip Junior » Sex Abr 22, 2005 11:56 pm

Pablo, essa torreta com 2 metralhadoras me dá a impressão de ser de procedência russa, mas isso é apenas um palpite de leigo em blindados. Mas de qualquer forma, eu duvido muito que seje brasileiro.

Abraços

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#23 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Abr 22, 2005 11:57 pm

Pablo Maica escreveu:Pessoal em outro fórum um cara postou essa foto e disse que pelo q ele sabia era uma experiência brazileira tipo um "Urutuzão"... tenho minhas duvidas oq vcs acham?

Grande Pablo, tudo bem?!

Acho essa "experiência" (digna de um verdadeiro Frankstein) é absolutamente tosca...

A tecnologia empregada tanto nos Urutus quanto nos Cascavéis é totalmente ultrapassada. Tanto é que, conforme eu postei, o substituto do Cascavel seria o EE-18 Sucuri II, de concepção tecnologica amplamente diferente. À começar por diversas características basicas de suspenção (a do Cascavel utilizava a antiga "Boomerang"), blindagem, conceitos de design, enfim, era totalmente diferente. Certamente um substituto do urutu seria tecnologicamente parecido com o Sucuri II no que tange às soluções encontradas.

De forma que, como eu falei para um colega (não me leve à mal, me esqueci quem foi...), não haveria futuro para a dupla Cascavel/Urutu, por esses motivos. O que, absolutamente, não é demérito para esses veículos, que foram ícones de uma época.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Pablo Maica
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Abr 23, 2005 12:04 am

Pois é Slip eu tbm acho mto dificil esse blindado ser Brasileiro, tbm achei a torre muito estranha, apesar de que o "corpo" do carro se parece mesmo com o de um Urutu. :)

Pablo Maica
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Abr 23, 2005 12:07 am

Concordo plenamente contigo Finken acho que se o EB decidisse adotar uma solução nacional para substituir os nossos blindados sobre rodas seria muito mais valido começar um projeto totalmente novo. :)

Responder