Campo de Provas da Marambaia

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Alcantara » Ter Mai 10, 2005 12:10 am

Marechal-do-ar escreveu:E o ALAC que pesa 7,2kg ja municiado? Com uma arma que pesa 10kg você fica obrigado a levar poucas unidades ja que é dificil um soldado lutar com tanto peso, isso resulta em pouco volume de fogo que pode resultar na perda da tropa.

Como SGT Guerra falou, é uma arma de apoio e será usada a nível de pelotão, ou seja, não é como um fuzil que um homem só carrega e utiliza. É uma arma de uso coletivo, e como tal, seu peso é ótimo. :lol:

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 322 vezes
Agradeceram: 563 vezes

#17 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mai 10, 2005 12:50 am

SGT Guerra essa noticia sai no inicio de 2003 se eu não me engano, a sequencia de fotos dela é ótima pois mostra o projétil saindo do cano, a poucos metros do alvo e o impacto, tbm passou uma matéria na tv com as imagens do disparo, é um estrago enorme!

Um abraço e t+ :D

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#18 Mensagem por Guerra » Ter Mai 10, 2005 11:12 am

Pablo Maica escreveu:SGT Guerra essa noticia sai no inicio de 2003 se eu não me engano, a sequencia de fotos dela é ótima pois mostra o projétil saindo do cano, a poucos metros do alvo e o impacto, tbm passou uma matéria na tv com as imagens do disparo, é um estrago enorme!

Um abraço e t+ :D

Eu atirei com o canhão 84 em 97 e o AT-4 já estão nas escolas desde de 91, por isso eu acho que é uma noticia meio defasada.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por Guerra » Ter Mai 10, 2005 11:15 am

Lauro Melo escreveu:SGT GUERRA,

Tudo bem SGT GUERRA,

Saberia explicar a função destas armas ? Por que 5 tipos ? Qual a quantidade estimada ?
E quem ( Infantaria,pára-quedista, etc.. ) utiliza no EB ?

1 ) AT-4 -
2 ) M-3 Carl-Gustaf -
3 ) Milan -
4 ) Eryx -
5 ) MSS 1.2 AC

sds,

P.S : Lembrando que nos Fuzileiros ainda temos o RBS 56 BILL, portátil, anticarro, alcance 2,2 km. Me parece o mais atual.

Saberia explicar a função destas armas ?
O principal emprego dessas armas é anticarro, mas o canhão por exemplo, pode ser empregado contra tropa, casamatas etc No combate urbano (já que virou modismo falar em combate urbano rs rs) o canhao é usado para abrir buracos em paredes.
Por que 5 tipos ?
Eu vou responder no achismo pela minha experiencia de infantaria. Embora sejam empregadas da mesma forma são armas diferentes, o AT 4 é um lança rojão, depois vem o canhão e o restante são misseis. O AT 4 veio pra substituir os antigos lança rojões. Eles não estão enquadrados em nenhuma fração. O canhão 84 substituiu o can 57, é dotação do pelotão de apoio (os pelotões de apoio dão apoio as companhias de fuzileiros). Os misseis são de dotação das companhias de apoio (a CCAP da apoio aos batalhões).
Resumindo: os AT4 aumentam o poder de fogo dos pelotões, o canhão apoia uma companhia,
os misseis apoia o batalhão.

Qual a quantidade estimada ?
A quantidade total eu não sei, a dotação do canhão é 3 por pelotão (de apoio), o missel se não me falha a memória, são duas (ou uma) peças para cada seção, cada pelotão (anticarro) tem 3 seções.
E quem ( Infantaria,pára-quedista, etc.. ) utiliza no EB ?
Toda a infantaria é dotada dessas armas (acho que só a infantaria), mas atualmente só é possivel encontrar essas armas nas OM consideradas prioridade 1 e 2 ( FE, paraquedista, selva, leve etc)

Guerra
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por Guerra » Ter Mai 10, 2005 11:17 am

Marechal-do-ar escreveu:E o ALAC que pesa 7,2kg ja municiado? Com uma arma que pesa 10kg você fica obrigado a levar poucas unidades ja que é dificil um soldado lutar com tanto peso, isso resulta em pouco volume de fogo que pode resultar na perda da tropa.

Você esta certo Marechal. Um homem usando um AT-4 pode lutar tranquilamente, já o canhão precisa de uma guarnição, por isso, como disse o FinkenHeinle são duas armas distintas.
Criando uma situação com essas armas. Um pelotão vai fazer um ataque a uma posição inimiga, esse pelotão pode receber para aumentar seu poder de fogo um AT-4 (mas só a arma), que sera distribuida no pelotão de acordo como o comandante julgar necessario. Ele pode também receber um canhão, nesse caso vem a arma e toda a guarnição junto (inclusive os marmanjos). Outra forma de emprego do canhão, é que essa mesma guarnição pode agir independente durante o ataque, dando apoio para toda a companhia, não ficando enquadrada em nenhum pelotão.
Cada arma tem suas vantagens. Outro exemplo: O AT-4 numa missão de patrulha eu posso usa-lo e no retraimento, que é um ponto critico na missão, eu não vou ter que carregar peso, mas com o canhão eu vou ter uma maior quantidade e variedade de munição, apesar de precisar de pessoal especializado. Mas deixando as comparações de lado, o canhão 84 é uma excelente arma. É uma arma simples, tem cadencia de 6 tiros por minuto. Possui 8 tipos de munição(3 são p/ treinamento) : A HEAT 551 que tem a vantagem de uma distancia de armação bem curta, mas tem dispositivo que permite tiro em mata rala e arbustos, dizem ser letal em 90% das blindagens existentes, pode ser usada contra abrigos de concreto, pista de pouso e antipessoal, pois os fragementos do corpo da granada tem efeito letal, o alcance é de 700 m. A HEAT 751 pode penetrar em blindagens de até 5 cm, e letal mesmo em blindagens explosiva reativa, tem alcance de 600m. A EXPLOSIVA DUPLO EMPREGO: pode ser empregada contra blindados leves e fortificações. O alcance vai de 300 a 500 m. Excelente para emprego em combate urbano. A EXPLOSIVA: esse bichinha tem pode ser usada tanto para detonação por impacto direto quanto para arrebentamento aereo que produz 800 esferas de aço, o alcance dessa maravilha é de 1100 m. Já imaginou poder lançar 800 esferas de aço atrás de uma elevação a 1100 m? Tem tammbém a fumigena e iluminativa, ou seja, chega daqueles calculos malucos de morteiro para lançar essas granadas. As granadas vem em cunhetes em forma de maletas (duas por cunhete) bem praticos e faceis de transportar.

Guerra
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por Guerra » Ter Mai 10, 2005 11:22 am

Alcantara escreveu:

Como SGT Guerra falou, é uma arma de apoio e será usada a nível de pelotão, ou seja, não é como um fuzil que um homem só carrega e utiliza. É uma arma de uso coletivo, e como tal, seu peso é ótimo. :lol:

Certo Alcantra, image todas essas vantagens que citei no post anterior, pela bagatela de 10 kilinhoss apenas... :lol: :lol:

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#22 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mai 10, 2005 12:41 pm

O SGT guerra entendeu o que eu quis dizer, com um arma de 10kg você precisa de soldados destacados apenas para carregar ela e sua munição, se você tem uma arma 3kg mais leve (ja municiada) você pode distribuir varias delas entre a tropa (os suecos fazem isso) ganhando um grande poder contra tanques.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder